Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acabei de instalar na minha moradia aquecimento central a gás com Caldeira Vaillant Turbo Tec 24KW, 9 radiadores com 77 elementos totais (aliance) e 4 seca toalhas. a Casa tem parede dupla com Wallmate com cerca de 33 cm e portadas aluminio e toda a caixilharia é de vidro duplo.

    Liguei ontem pela primeira vez todo o circuito, e quando regulei as cabeças termostaticas Giacomini para a posição 3...nenhum radiador aqueceu...depois aumentei para o 4 e começaram a aquecer...a caldeira regulei para 55 graus... contudo na sala com 35 mt estão dois radiadores com 10 elementos cada e um...para aquecer tem de ter a cabeça termostatica regulada para a posição 5 enquanto o outro no 4 fica mais quente...será normal? problema na tubagem? obs. já tirei o ar...

    Outra questão é que ainda me vão instalar o cronotermostato Vaillant Callormatic 330, e estou na dúvida como devo regular as cabeças termostaticas com esta sonda, pois não sei se devo deixar todas abertas e a sonda é que vai regular tudo... sei que na caldeira é para regular a temperatura no maximo..agora nas cabeças não encontro nada...

    Acham suficeintes 77 elementos + 4 secatoalhas para uma moradia com 190 mt (brutos)?

    Por fim...devo utilizar o cronotermostato e devifinir uma temp minima de 15 graus e deixar ligado o dia inteiro, ou ligo apenas à noite regulando nas cabeças termostaticas?

    Lamento o rol de perguntas mas sinto que apenas aqui me podem ajudar...

    Abraços
  2.  # 2

    Não tenho boas noticias para si: a menos que tenha capacidade económica esse sistema dá consumos de gás proibitivos, no meu caso com menos radiadores cerca de 380 Euros/mês para aquecer 2 quatos + sala
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  3.  # 3

    Mas a sua caldeira é igual a gás natural? é que tenho um familiar que há 5 anos tem aquec. a gás natural e o maximo q pagou mensalmente foi 100 euros...
  4.  # 4

    Boa tarde,

    Tenho uma caldeira igual a essa a aquecer um T3 com cerca de 140m2, somos 2 pessoas em casa. Neste momento esta com um cronostato que nao é da mesma marca da caldeira, mas por sinal bem mais bonito e wireless (custou cerca de 200€).
    Tenho sempre o aquecimento ligado (temp minima de 17º e de conforto (5:30h - 8h e das 17:30h - 23h) 20,5º ) com as cabeças dos radiadores (7 radiadores) todas no 5 (maximo). Tenho estado a ler no contador menos de 1,2 m3/dia de gas (o que a 3,3€/m3 dá cerca de 120€/mes). Estou a falar de Outubro... penso que devera piorar "qualquer coisa" nos meses mais invernosos...
    Mas em relaçao ao tempo em que nao havia cronostato... sem cronostato a caldeira trabalhava 15m e descansava 7m consecutivamente... tentei todas as regulaçoes possiveis nessa altura e nunca se afastava desse consumo... nao consigo quantificar em €'s porque sinceramente nem me aventurei a deixar ligado 3 dias seguidos 24/24h!
    Convem dizer que tenho a casa virada a SUL/ESTE ou seja tenho sol o dia todo e tenho o cuidado de quando saio deixar as portadas abertas para o sol entrar e o 1º a chegar a casa fecha tudo... parecendo que nao influencia em muito as temperaturas interiores (durante o dia e de noite nunca baixou dos 17º logo nunca a caldeira se ligou ainda para atingir os 17º) e mesmo por volta das 19h da tarde liga-se para que nao baixe dos 20,5º mas é por muito pouco tempo, nao descendo mais do que 2 ou 3 vezes dos 20,5º ate as 23h).
    Penso que nao deve ser muito facil melhorar os gastos com o gas...
  5.  # 5

    Boa tarde,
    Paramonte disse:
    Não tenho boas noticias para si: a menos que tenha capacidade económica esse sistema dá consumos de gás proibitivos, no meu caso com menos radiadores cerca de 380 Euros/mês para aquecer 2 quatos + sala

    O erro de muita pessoas, é compararem coisa que não são comparaveis o meu vizinho pode gastar 400€ e o outro ao lado pode gastar 200€.
    -causas; sistemas mal dimensionados, mas regulados, pouco cuidado com janelas abertas e quase um infinito.
    possivelmente você tem uma fuga de gás ou o sistema com muito problemas............
    Newworld disse:Acham suficeintes 77 elementos + 4 secatoalhas para uma moradia com 190 mt (brutos)?

    1º-Bem aqui o que lhe posso dizer, se a casa tiver realmente 190m2 o sistema está mal dimensionado por exemplo na sala devia levar mais uns 4 elementos.
    Mantendo o que tem para fazer um teste:

    -Acho que devia aumentar a temperatura de impulsão visto que tem o sistema mal dimensionado para ai 75ºC.
    -Se a ideia é ter a casa quente no período económico deve meter com temperatura mínima em casa entre os 17ªC e os 18ºC e temperatura conforto 20ºC (esta programação é feita no cronotermostato)
    -Relativamente ás cabeças termostáticas ver a escala de regulação posição 3 deve ser +/-18 graus portanto se estiver acima disso não liga (e existem cabeças de sensor liquido mais precisas e cabeças de cera com menos precisão)
    Há pequenos pormenores que fazem a diferença.
    Atenção verifique o comportamento do sistema e o contador de gás para não haver surpresas no final do mês.
    Concordam com este comentário: silvacastro
  6.  # 6

    Colocado por: NewworldMas a sua caldeira é igual a gás natural? é que tenho um familiar que há 5 anos tem aquec. a gás natural e o maximo q pagou mensalmente foi 100 euros...


    Se a ligar uma noite por mês, até paga bem menos que os 100€
  7.  # 7

    Vamos ver um exemplo: "conversa do Carlos para o Chico"
    Carlos- Fui para o algarve de carro e fiz uma média de 7,5l aos 100KM.
    Chico -Fogo esse carro gasta muito..............
    Carlos -Sim mas fui a 200km/h
    Chico- Bem sendo assim, o teu carro até é económico..........
  8.  # 8

    Parece que há aqui comentarios desnecessários... se nao teem nada a acrescentar é preferivel ler e "calar".
    Se teem alguma coisa a acrescentar, é melhor pelo menos relatar a experiencia ou conhecimento....
    Concordam com este comentário: Newworld
  9.  # 9

    ao fim de um ano com este sistema devo informar de q a maior factura de gas mensal q paguei foi de 110 euros... em media gasto 80 euros mes ligando o cronotermostato às 18 horas e desligando ás 22h com uma temperatura no interior de 20 graus ou 19,5 graus....

    Agora o meu dilema é tentar maximizar os consumos e não sei qual a temperatura q devo regular na caldeira...a Vailllant diz q com o cronotermostato devo regular para o maximo 75 graus que o cronotermostato passa a escolher qual a temperatura da caldeira, contudo já percebi q só o faz quando a casa está ligeiramente acima da temp pretendida...até lá é sempre a queimar ao maximo e nao desliga...só desliga quando se aproxima da temperatura regulada...contudo quando baixo na caldeira para 65 graus...a caldeira desliga de vez em quando...

    qual a opção mais correcta e economica?
    é que com 75 graus a casa deve chegar aos 20 graus mais rapido mas a caldeira tb está a trabalhar ao maximo, o que além de consumir mais, obriga a maior esforço da caldeira e até das tubagens...

    não sei qual a temp q devo regular...

    abraços
  10.  # 10

    Colocado por: Newworld
    qual a opção mais correcta e economica?
    abraços

    Consegue aumentar o nº de elemantos de radiador?
    Já agora qual o tipo de radiadores?
    600mm?
    700mm?
    Qunatos mais elementos levar menor será o consumo, pois necessita de menos tempratura na caldeira para aquecer a mesma área.
    Concordam com este comentário: Newworld
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  11.  # 11

    Os radiador são muito bonitos da Faral modelo Alillance com 600mm contudo a possibilidade de aumentar mais os radiadores não é assim tão facil, pois existem limitações em termos de espaço disponível nas paredes o que levaria o radiador a surgir na janela...contudo estive a fazer um estudo e conseguia colocar cerca de 20 elementos a mais, contudo existem radiadores onde apenas conseguia colocar um elemento, o que deveria tornar o investimento muito elevado, pq tinha de se retirar quase todos os radiadores...e se cada elemento até nem é assim tão caro, a mão de obra de desmontar os radiadores, abrir, colocar, etc deverá ser desnecessariamente cara...

    Contudo devo avisar de que tendo em conta o estudo feito pelo "técnico", a mina casa até tem mais elementos do q os necessários...

    A minah duvida neste momento é qual a melhor temperatura na caldeira....

    abraços
  12.  # 12

    Contas feitas por alto
    77 x 175w = 13475w = 13,475KW
    190m2 / 13,475KW
    = +- 70wm2
    Acha que está bem dimensionado?
    Isto é um exemplo para uma tempreratura média dos radiadores de 60º, é claro que se lhes aumentar a temperatura vão render mais, logo consumir mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  13.  # 13

    No site da faral existe um simulador que nos permite ter uma ideia dos equipamentos necessáros tendo em conta a temperatura exterior, o isolamento da casa e a temperatura interior solicitada...também tem em conta o tipo de radiadores...e pelo que vejo tenho elementos a mais...

    existem até muitos elementos que eu desligo pois são 3 divisoes que não utilizo...ás vezes penso que talvez fosse melhor ligá-los e abrir as portas...pois assim eram mais elementos a aquecer, contudo a aquecer uma áera superior...mas quando os ligo, parece-me que o aquecimento funciona melhor.

    Cump
  14.  # 14

    Aliás estive agora a simular a minha casa toda e eles dizem que com temp exterior de zero graus para ter 20 graus interior tendo em conta o isolamento, paredes q estão para exterior, pé alto, etc necessito de 71 elementos no total sem contar com as 4 casas de banho, onde estão seca toalhas e as portas sempre fechadas (pois até hoje ainda nao percebi se aquilo tem eficiencia calorifica de dispersão ou se apenas serve paa secar toalhas LOL), por isso acho q os elmentos devem chegar...mas aceito que o ideal era ter muitos mais...contudo agora custa-me pagar um balurdio de mao de obra para colocar apenas mais uns 10 elementos que em material mal custam 80 euros...

    Estive a ver as áreas uteis da casa e sem as 4 casas de banho a área é de 140 m quadrados uteis...

    abraços
  15.  # 15

    Nem sabia q a caldeira poderia ser afinada, pois nem o instalador nem o tecnico da Vaillant q veio fazer o arranque da caldeira fizeram nada q me parecesse ser afinação do equipamento...aliás até acho q nem afinaram os radiadores...fui eu que inventei o equiibrio térmico dos radiadores...

    em relação ao numero de elementos...mais uma vez friso q a propria marca dos radiadores diz que com zero graus negativos necessito no maximo de 71 elementos e eu tenho 77 elementos... isto com os radiadores com um factor delta de 50 graus...e parece-me que eles estão a receber a água um pouco mais quente que isso...

    em relação ao relogio digital...bem...já pensei em experimentar desligar e ver como se porta, contudo tenho de abrir a caldeira para desligar e isso não me agrada nada...

    abraços
  16.  # 16

    Bem em suma...a decisão foi tomada e com o serviço de um elemento do forum irei proceder a um "upgrade" em termos de potência calorifica, estando neste momento nuns 10.000wts passando para cerca de 13.000 wts com 18 novos elementos de radiador.

    Tenho dois radiadores com 17 elementos totais que se vai desmontar elemento por elemento para acrescentar aos restantes que já estavam montados, e onde estes dois radiadores estavam montados vou comprar dois novos radiadores com uma potência por elemento bem superior, pois são mais grossos e num caso também mais altos.

    Existem divisões que vão ficar com elementos a mais como o caso dos quartos dos filhotes que têm agora 8 elementos ficando com 12 elementos (o necessário pela marca eram 8), acho que desta forma, as divisões seráo aquecidas com maior eficácia e radpidez, pelo que a torneira termostatica deverá fechar mais cedo, permitindo um reforço adicional de calor e fluxo de água para as divisões que realmente necessitam.

    Apenas a Sala irá fica com 2 elementos a menos, estando agora com 20 elementos sendo apenas possível acrescentar 2 (limitações da parede) sendo o ideal 24 elementos...nada se pode fazer.

    Vamos ver como corre, e posteriormente irei esclarecer quais os ganhos ou percas que tive com este investimento, contudo considero necessário pois sinto que o aquecimento leva muitas horas a subir de temperatura, pelo que 77 elementos poderia ser pouco...agora vou fica com 95 elementos e um acréscimo de potência calorifica de 30% pois estes elementos são mais performantes....

    Vamos ver....


    Abraços e muito obrigado pela ajuda.
  17.  # 17

    voltas e reviravoltas...já está!

    Mais 18 elementos para a casa passando de 77 para 95, sendo este 18 mais performantes q os q já tinha pois um é de 800mm de altura e o outro mais grosso...

    no quarto dos miudos, o necessário era 8 elementos (q já tinha) passou a ficar com 13 elementos cada quarto, as restantes divisões ficaram todas com mais elementos q o necessário excepto a sala q necessitava de um minimo de 24 e ficou com 20, pois as paredes não permitiam mesmo mais...o meu quarto ficou com 7 elementos Alba de 800mm de diferença e se dantes nao passava dos 18 graus ao fim de 1 dia...agora chega aos 19,5 ao fim de duas horas.
    tudo melhorou e parece-me q o consumo tb pois a caldeira demora mais tempo a chegar á temp de 65 graus mas desliga mt mais vezes depois...passando longos periodos a trabalhar so com a temp do circuito....
    qts mais elementos melhor, pois as divisoes aquecem mt rapido e as torneiras fecham mais cedo, podendo a caldeira se "concentrar" em aquecer as divisoes q ainda nao chegaram á temp regulada na torneira termostatica.

    Valeu bem o investimento ainda de quase 400 euros...

    Abraços
  18.  # 18

    Agora quando vier á rua agasalhe-se bem pois não vá se constipar com a diferença de temperatura!
    Concordam com este comentário: Newworld
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  19.  # 19

    Vaillant na zona de Braga; quem vende e instala? Conseguem ajudar?

    Quero orçamentos para uma caldeira a gás natural média-alta (Buderus, Vaillant, Viessmann...) mas aqui na zona de Braga as empresas que contactei nao parece que queiram saír fora da "zona de conforto"... é vulcano ou junkers e pouco mais :-(

    Obrigado. José Carlos
  20.  # 20

    Sr jose mp
 
0.0214 seg. NEW