Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 4 agosto 2008

     # 1

    Boas
    Na minha actual moradia (geminada) temos um portão de ferro de correr na entrada para o lote.
    O vizinho já me mostrou que o portão tem alguma ferrugem e precisa de uma intervenção.
    De improviso lá falamos que teremos de o retirar (é fácil), lixar e pintar.
    Depois pensei melhor e parece-me que talvez seja mais correcto retirá-lo, levá-lo a uma empresa de metalização que o decapará e adonizará e depois pintamos.
    Que acham?
    (O portão é de correr, tem chapa até +- 1 metro de altura e por cima tem uns ferros de mais cerca de 70 cm, o que não facilita o trabalho de lixar.)
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 4 agosto 2008

     # 2

    A chapa tem ferrugem superficial ou já corroeu?
  1.  # 3

    Embora a opção de enviar para metalização seja a melhor, poderá não valer a pena, excepto se o ferro já estiver corroído. Levam cerca de 10€/m2 por face, para metalizar e não me pergunte como é que eles calculam a área, sempre foi e sempre será um mistério.

    Caso isso esteja em condições razoáveis e pela sua descrição deve estar, pode fazer o seguinte:

    Desmonta o portão e coloca-o em cavaletes
    Nas zonas com ferrugem, lixa-o recorrendo a um berbequim com uma escova metálica (catrabucha) até ficar com o metal à vista
    Nas outras zonas lixa a superfície manualmente
    Limpa a supeficie toda com um pano embebido em diluente (Há um barato para limpezas)

    1 Uma demão de primário epoxidico Hempel Hempadur 15553 nas zonas lixadas até ao ferro
    1 demão de primário epoxidico Hempel Hempadur 15553
    2 demãos de acabamento Poliuretano Hempathone Enamel 55100

    Estas tintas são de uso profissional e são caras, mas muito boas e esta solução resiste em ambientes marítimos. Esta pintura com lixagem deverá custar cerca de 14€/m2 já com mão de obra.

    Existem muito esquemas de pinturas possiveis, mas deverá optar por um esquema de qualidade com um primário à base de zinco ou um primário de base epoxidica. Todas as marcas os tem, mas lembre-se que o mais caro é a mão de obra e não a tinta.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
    • Mac
    • 5 agosto 2008

     # 4

    Obrigado Paulo. Excelente como sempre.
    Suponho que não encontre facilmente as tintas hempel.
    Cumprimentos
  2.  # 5

    Colocado por: MacObrigado Paulo. Excelente como sempre.
    Suponho que não encontre facilmente as tintas hempel.
    Cumprimentos


    Não, encontram-se bem, dado existirem muitas lojas da Hempel, mas existem outros esquemas de pintura ao válidos como este. è daqueles sitios, onde se deve tomar cuidado com as tintas utilizadas, porque ficam expostas a ambientes mais ou menos agressivos e dado a relação mão de obra / materiais ser de 80-20, poupanças na tinta, pagam-se em mão de obra.

    Cumps
 
0.0093 seg. NEW