Iniciar sessão ou registar-se
    • ns03
    • 29 janeiro 2012

     # 61

    Apenas uma opinião...
    Tenho utilizado bastante nos últimos dias e estou satisfeito com o rendimento!

    http://new-life-inn.blogspot.com/2012/01/recuperador-de-calor-uniko-gold.html

    Obrigado,
  1.  # 62

    Ao colocar um recuperador de calor de dupla face posso aproveitar o calor para os quartos, através de tubagem? queria que o recuperador de calor só tivesse por cima o tubo inox a ver-se, podia levar os tubos dos quartos pelo chão?
  2.  # 63

    Antes de mais quero salientar este magnifico forum que descobri recentemente.
    Preciso de ajuda para escolher o recuperador de calor para a minha moradia.
    Tenho instalado um recuperador de calor há 15 anos, que agora está a apodrecer, além de nunca me ter dado o calor que desejo, pois é um modelo sem ventilador e para que tenha calor na sala tenho de gastar uma quantidade de lenha insuportavel.
    O recuperador é para aquecer uma sala de 32 m2 e para levar, atraves de tubos de aluminio, o calor para os quartos (4) e sala (1).
    Assim e dado que o meu fornecedor me falou em 600 euros para arranjar o recuperador, decido comprar um novo.
    As marcas que me foram propostas foram:
    - ADF 680 NV - eficiencia 70% - 1600,00 já com instalacao.
    - FERLUX 755 - eficiencia 76% - 1300,00 já com instalacao
    - FERLUX 1103 1200,00 c/ instalacao

    O fornecedor aconselha-me o ADF. Mas será que é a escolha certa. Será que compensa dar 300,00 a mais?????
  3.  # 64

    Boa tarde.

    Estou a construir casa e vamos colocar o recuperador Chama Kristal 98.
    Deste modo, aproveito este tópico para perguntar que cuidados devemos ter na instalação de um recuperador de calor para um correcto funcionamento?

    Devo colocar Lã de rocha para isolar? Se sim, em que zonas? E a entrada de ar do exterior, é obrigatório? Deve ter aquela grelha por cima do recuperador para sair o calor? Enfim, são muitas duvidas e se houvesse por aqui alguem conhecedor destes assuntos agradecia a informação. É que tenho medo de ficar com aquilo mal instalado e passar a sair fumo pelo recuperador como acontece na casa dos meus sogros. Eles têm casa nova e nao podem usar o recuperador pois ficam com a casa cheia de fumo.

    Muito obrigada.
    Cumps,
    Xana
  4.  # 65

    Colocado por: xanaEstou a construir casa e vamos colocar o recuperador Chama Kristal 98.


    O 98 ???? Qual é a altura todal da conduta de fumos que vai ter ?

    Colocado por: xanaDevo colocar Lã de rocha para isolar?


    Isolar o quê ? Não vai querer aqueçer a casa ? se vai nºao tem que isolar e muito menos com lã de rocha

    Colocado por: xanaE a entrada de ar do exterior, é obrigatório?


    Nos paises evolvidos sim é obrigatório e como não não é não precisa de por ...

    Mas se quiser fazer bem faça como lá fora obrigam !

    Colocado por: xanaÉ que tenho medo de ficar com aquilo mal instalado e passar a sair fumo pelo recuperador como acontece na casa dos meus sogros.


    Por isso deve comprar e ser instalado por quem sabe ... Se o instalador lhe quer colocar lã de rocha é porque não sabe... Mude de instalador... Pergunte ao fabricante quem lhe recomenda para colocar sem lã de rocha...
    Não se deixe enganar!

    Colocado por: xanaEles têm casa nova e nao podem usar o recuperador pois ficam com a casa cheia de fumo.


    Esse fumo vem sempre ou apenas em dias de vento ? Sabe o diâmetro da conduta de fumos e como é o terminal da chaminé ?

    Será como alguma destas (post #54 )
    https://forumdacasa.com/discussion/33164/3/maus-exemplos-na-construcao/

    Tenha em atenção que poucos arquitectos percebem de chaminés e depois na execução muitos eng. não querem saber e estão a lixar-se para as regras ( Lei )

    Muitos fazem coisa ilegais e depois dizem que a culpa é do recuperador ou da lenha...

    Se arranjar uma foto do terminal da chaminé da casa do seu sogros mostre pois ás vezes são coisas que em 5 minutos se resolvem .
  5.  # 66

    Boa noite a todos,

    Estou a escrever-vos porque tenho algumas dúvidas relativas a um trabalho, que foi feito uma empresa que contratei, para instalar um recuperador de calor e vários radiadores a água nos quartos/cozinha/casa de banho.

    À primeira vista todo o trabalho parece muito "pouco profissional".

    Os canos de distribuição da água saem do recuperador para o sotão e depois lá em cima são feitas as derivações para cada radiador de cada compartimento.

    Acontece que só colocaram as mangas de isolamento térmico nos canos que estão no sótão, ficando os canos "dentro de casa" sem a manga de isolamento. Não deveria ser colocada em todos os canos?

    Outra coisa que me parece mais grave é que numa derivação o cano de água fria está em contacto directo com cano de água quente. Isto não deveria acontecer pois não?

    Muito obrigado a todos pela atenção.

    Abraço
  6.  # 67

    Boa noite, pretendo instalar recuperador com ventiladores em lareira existente e com instalaçao de 1 saida de ar para o hall dos quartos que fica imediatamente atrás da parede onde a lareira existente se encontra.

    Area sala 35m2 e ( hall + 3 quartos ) 50m2 .

    Modelos em vista : termofoc c140 ou adf bosq aere70 .

    Gostava de sair qual a melhor forma de instalaçao para rentabilizar o calor para não perder calor demasiado para a frente nem demasiado para o hall dos quartos assim como qual destes ou outro aconselham.



    Ambos são de Aço com potências de 12 a 13 kw e ambos custam 1000€ com instalaçao serviço completo.


    Obrigado.
  7.  # 68

    Boa terde sou novo aqui no forum e gostava de solicitar a vossa ajuda, também estou interessado em instalar um recuperador de calor, tenho 2 instaladores que me aconselham um da marca ADF 680NV, o outro o BOSQ AERE80S. Sei que são fabricados na mesma casa mas será que este BOSQ tem a qualidade de um ADF?

    Já agora , rfrs80 já instalou o seu recuperador bosq aere70s? está contente?

    Obrigado.
  8.  # 69

    Colocado por: B.ParraBoa terde sou novo aqui no forum e gostava de solicitar a vossa ajuda, também estou interessado em instalar um recuperador de calor, tenho 2 instaladores que me aconselham um da marca ADF 680NV, o outro o BOSQ AERE80S. Sei que são fabricados na mesma casa mas será que este BOSQ tem a qualidade de um ADF?

    Já agora , rfrs80 já instalou o seu recuperador bosq aere70s? está contente?

    Obrigado.



    Boa Noite, optei por um bellido llama cristal 80 é uma marca espanhola que se está a lançar na alta gama com bons preços. Só testei uma vez mas aqueceu a sala de 34m 2 numa hora ao ponto de ficar em tshirt. Optei pela saida de fumos ser de 200mm, ter 2 velocidades de ventilaçao pois os aere´s só têm a automatica, como fiz distribuiçao para o hall é mais util . Ainda andei a ver o chami carbel c70 plus que ficaria 300 euros mais caro tem mais potencia mas o orçamento era de 1000 Euros mas se puderes opta pelo adf ou um fogo montanha pois pelo que li ambos permitem fechar o registo de calor da frente do recuperador e assim envia o calor para outra parte da casa(se fizeres distribuiçao claro) e têm qualidade comprovada para além de serem marcas Portuguesas .Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: B.Parra
  9.  # 70

    Boa noite, vou optar por o adf 680nv , embora seja um pouco mais caro que o bosq que por acaso tambem é fabricado pela adf mas numa linha mais econonica, as diferenças valem a diferença de preço.

    Obrigado. Abraço
  10.  # 71

    Boa tarde;

    É fácil colocar um recuperador de pellets numa lareira já existente?
    Será que compensa em termos de gastos? As pellets ficam mais baratas do a lenha?
    E em termos de aquecimento o que será melhor?

    Obrigada
  11.  # 72

    Colocado por: ns03Apenas uma opinião...
    Tenho utilizado bastante nos últimos dias e estou satisfeito com o rendimento!

    http://new-life-inn.blogspot.com/2012/01/recuperador-de-calor-uniko-gold.html

    Obrigado,

    boas, isso vai pra que preço?
    obg
  12.  # 73

    Colocado por: mabreuBoa tarde;

    É fácil colocar um recuperador de pellets numa lareira já existente?
    Será que compensa em termos de gastos? As pellets ficam mais baratas do a lenha?
    E em termos de aquecimento o que será melhor?

    Obrigada


    Boas, tb ja tive essa dúvida , nao sabia se devia comprar um recuperador a pellets ou a lenha e optei por comprar a lenha.
    Tive de me informar.
    Primeiro ao pedir orçamento tive em atenção que os instaladores vendiam os 2 produtos, recuperadores a pellets e a lenha, para nao ser influenciado.
    Depois pedi a opiniao deles, os 2 aconselharam a lenha, por aquecer mais, porque eu tinha espaço para armazenar a lenha, pq nao é necessario fazer manutenção so a limpeza e porque o investimento fica praticamente a metade do preço se fosse a pellets ( falando em recuperadores com a mesma potência, no meu caso 12kw). Em termos de consumo o gasto é sensivelmente o mesmo pois a lenha é mais barata mas gasta um pouco mais.

    Se necessitar de mais alguma informação diga,
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mabreu
  13.  # 74

    Colocado por: mabreuBoa tarde;

    É fácil colocar um recuperador de pellets numa lareira já existente?
    Será que compensa em termos de gastos? As pellets ficam mais baratas do a lenha?
    E em termos de aquecimento o que será melhor?

    Obrigada


    No meu caso pessoal, não foi possivel. Os instaladores do recuperador por 375€ adicionais partiram-me a lareira toda e reconstruiram-na com as medidas do recuperador.
    Falando em termos de recuperadores a água (recuperadores a ar não me pronuncio por desconhecimento técnico): não há comparação possivel em termos de conforto e acima de tudo, controlo de temperatura. Os pellets são infinitamente melhores que a lenha. Também se não o fossem, ninguém iria comprar recuperadores de 3 mil euros a pellets quando o equivalente a lenha custa pouco mais de mil euros...

    O recuperador a pellets permite-lhe controlar a temperatura grau a grau e permite ter tubagens multicamada (mais baratas e flexiveis) enquanto que, como na lenha, a combustão não é 100% controlada, a temperatura da água pode disparar sem aviso para perto dos 100 ºC e se a tugagem não for de cobre (mais cara), aquilo rebenta os tubos todos.
    Para além disso a eficiência de um recuperador a pellets anda sempre acima dos 90% enquanto que a lenha raramente vai acima dos 70%.
    Não esquecer ainda que a lenha contém resinas que podem danificar o recuperador aquando da queima. Para não falar do quão mais prático é transportar e manusear pellets (comparando com a lenha).
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mabreu
  14.  # 75

    Pedia uma opinião...

    A quem fez a migração de recuperador a lenha para pellets, qual a vossa opinião?
    Estão satisfeitos com a mudança? A nível de gastos estão a um nível equivalente (considerando que antes tinham de comprar a lenha também)?

    Obrigado
  15.  # 76

    Boa noite,

    Alguem conhece os recuperadores MCZ Boxtherm a pellets?

    Será que são de boa qualidade? e o rendimento será bom?

    Obrigada
  16.  # 77

    Boa noite

    Eu não tenho grandes problemas em escolher um recuperador, estou é com dificuldade em arranjar um instalador.

    Alguém me consegue aconselhar um na margem sul?

    Eu pretendo gastar até 1500 € (com recuperador incluído) e até agora o melhor que consegui foi 2400€, sendo que o recuperador não chega aos 1000€

    Obrigado
  17.  # 78

    Boas pessoal,

    O frio já não tarda e ainda não tenho o recuperador escolhido.

    Apenas quero aquecer a sala ( + ou - 30 m2) sem distribuir ar quente para os quartos.
    Alguém me sugere um modelo relativamente barato mas de confiança?

    Penso que será importante ter registo de fumos e ser ventilado.
    Não sei se será melhor em aço ou ferro, tenho duvidas.

    Tenho visto da Solzaima, Ferlux, Brompi, Salgueda, Chami.

    Alguém me pode ajudar? Tenho que ter o recuperador instalado no fim deste mês.
    Não queria gastar mais que 1300€ no total.

    Desde já, obrigado
  18.  # 79

    Colocado por: BralxBoas pessoal,

    O frio já não tarda e ainda não tenho o recuperador escolhido.

    Apenas quero aquecer a sala ( + ou - 30 m2) sem distribuir ar quente para os quartos.
    Alguém me sugere um modelo relativamente barato mas de confiança?

    Penso que será importante ter registo de fumos e ser ventilado.
    Não sei se será melhor em aço ou ferro, tenho duvidas.

    Tenho visto da Solzaima, Ferlux, Brompi, Salgueda, Chami.

    Alguém me pode ajudar? Tenho que ter o recuperador instalado no fim deste mês.
    Não queria gastar mais que 1300€ no total.

    Desde já, obrigado
  19.  # 80

    Qual é a zona do país? Eu instalei em abril bom e barato posso recomendar o local mas so porto e arredores. Abraco
 
0.0324 seg. NEW