Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa tarde.
    Para retificação nas finanças será apenas preciso levar o levantamento topografico ou mais alguma coisa? Necessário levar algum impresso preenchido?
  2.  # 22

    Em que conservatória aceitaram registar com o papel provisório das finanças? Na conservatória onde estou a tratar de tudo, só aceitam com o papel definitivo das finanças
    Concordam com este comentário: diasmaria
  3.  # 23

    Boa noite a todos, preciso de fazer uma retificação de areas nas finanças De um terreno rústico, ja tenho o levantamento topográfico, agora onde posso meter a assinatura dos vizinhos? Podem assinar no levantamento topográfico na zona de cada um? É necessário acrescentar algum texto? Ou redigir ou documento á parte?

    Obrigado cumprimentos a todos
  4.  # 24

    Colocado por: ljparBoa noite a todos, preciso de fazer uma retificação de areas nas finanças De um terreno rústico, ja tenho o levantamento topográfico, agora onde posso meter a assinatura dos vizinhos? Podem assinar no levantamento topográfico na zona de cada um? É necessário acrescentar algum texto? Ou redigir ou documento á parte?

    Obrigado cumprimentos a todos


    Também gostava de saber.
    No meu caso, o terreno na Conservatória do Registo Predial tem 2500m2, nas Finanças 5000m2 (não actualizaram o destaque efetuado pelo anterior proprietário) e na planta topográfica 2395m2.
    Pretendia que as Finanças actualizassem a área para os 2500 mas chutaram para a Direção Geral do Território.
    Ora a DGT, depois de ter pago 72€ pela entrada do processo e 15€ pela Certidão de Teor atualizada, ao fim de 8 meses, responderam-me que falta a Certidão de Destaque da Câmara.

    Se tinha um problema, agora tenho dois, a Câmara não encontra o registo da Certidão de Destaque efetuada pela anterior proprietária, há mais de 15 anos. O que posso fazer?
  5.  # 25

    Colocado por: pipocas4

    Também gostava de saber.
    No meu caso, o terreno na Conservatória do Registo Predial tem 2500m2, nas Finanças 5000m2 (não actualizaram o destaque efetuado pelo anterior proprietário) e na planta topográfica 2395m2.
    Pretendia que as Finanças actualizassem a área para os 2500 mas chutaram para a Direção Geral do Território.
    Ora a DGT, depois de ter pago 72€ pela entrada do processo e 15€ pela Certidão de Teor atualizada, ao fim de 8 meses, responderam-me que falta a Certidão de Destaque da Câmara.

    Se tinha um problema, agora tenho dois, a Câmara não encontra o registo da Certidão de Destaque efetuada pela anterior proprietária, há mais de 15 anos. O que posso fazer?


    Depois de várias deslocações à Câmara, sem que encontrassem o destaque do meu terreno, descobri que o terreno ao lado do meu é que foi destacado.
    Originalmente era um terreno de 5.000m2 que resultou em dois de 2.500m2 através do destaque do terreno do lado. O meu terreno é o restante (remanescente/sobrante), por isso é que a Câmara não encontrava o meu destaque porque nunca existiu.

    Alguém passou pela mesma situação?
  6.  # 26

    Assim sendo, a certidão serve para o seu caso. Existe a parcela destacada e a parcela "sobrante".
    Este documento serve para actualizar as matrizes prediais de ambos os prédios, o "novo" e o "velho".

    Do Destaque de Parcela só podem resultar 2 parcelas.
    Já leu o documento?


    Colocado por: pipocas4

    Depois de várias deslocações à Câmara, sem que encontrassem o destaque do meu terreno, descobri que o terreno ao lado do meu é que foi destacado.
    Originalmente era um terreno de 5.000m2 que resultou em dois de 2.500m2 através do destaque do terreno do lado. O meu terreno é o restante (remanescente/sobrante), por isso é que a Câmara não encontrava o meu destaque porque nunca existiu.

    Alguém passou pela mesma situação?
  7.  # 27

    Colocado por: ADROatelierAssim sendo, a certidão serve para o seu caso. Existe a parcela destacada e a parcela "sobrante".
    Este documento serve para actualizar as matrizes prediais de ambos os prédios, o "novo" e o "velho".

    Do Destaque de Parcela só podem resultar 2 parcelas.
    Já leu o documento?




    Sim, já li, tenho uma foto dessa certidão.

    "CÂMARA MUNICIPAL DE ..."
    CERTIDÂO
    "...Certifico...face ao requerimento que lhe foi dirigido por...que o destaque da parcela de terreno com a área de 2.500m2, sita em...confrontando do Norte com..., do Sul (com o meu terreno), do Nascente com... e do poente com Serventia, do prédio rústico, propriedade do requerente, descrito na CRP de..., sob o número xyz/w, inscrito na respetiva matriz predial rústica sob o artigo X, secção B..."

    Este "descrito na CRP de..., sob o número xyz/w" creio que é o prédio original de 5.000m2, alguém me pode confirmar isto?
  8.  # 28

    No que transcreveu falta texto.
    Certifica-se que o prédio identificado... e a seguir? Não copiou o mais importante.

    Em que ano foi?
    Consulte o processo de Destaque de Parcela.
    A certidão de Destaque de Parcela costuma indicar a área destacada e a área sobrante.
    De certeza que essa certidão corresponde ao eventual destaque feito sobre o seu terreno?

    Sendo um prédio rustico, já tem resposta da DGT? Ou só o pedido de elementos?
  9.  # 29

    Esta Certidão de destaque foi passada em 2004. Não diz nada sobre a área sobrante, só a que foi destacada.

    Sim, é o destaque do terreno ao lado do meu pois os confrontamentos batem certo, estando eu a Sul, mas na altura o terreno ainda não estava em meu nome pois só o comprei em 2015.

    A DGT só me pediu este documento, passados 8 meses. No inicio, dei-lhes tudo o que tinha.
  10.  # 30

    Em que ano foi o destaque?
    Talvez essa certidão, pelo que descreve, não seja a original do Destaque de Parcela. É algo que foi pedido posteriormente, para certificar a área do prédio destacado.
    Consulte o processo camarário.

    Se é o Destaque ao lado do seu, o que faz supor que abrange o seu? O numero de descrição predial aí referido - já foi consultar ao registo predial?

    A DGT pode levar vários anos a regularizar a matriz cadastral rustica. Dramático, mas são os prazos habituais.

    Colocado por: pipocas4Esta Certidão de destaque foi passada em 2004. Não diz nada sobre a área sobrante, só a que foi destacada.

    Sim, é o destaque do terreno ao lado do meu pois os confrontamentos batem certo, estando eu a Sul, mas na altura o terreno ainda não estava em meu nome pois só o comprei em 2015.

    A DGT só me pediu este documento, passados 8 meses. No inicio, dei-lhes tudo o que tinha.
  11.  # 31

    O destaque foi em 2004.

    Foi em 2004 que a ex proprietária pediu às Finanças para retificarem a área mas estou a chegar à conclusão que foi do terreno do lado, objecto de destaque, estamos em 2020 e ainda nada foi feito, por isso, resolvi mexer-me. Também me disseram que, para não levarem tanto tempo a fazerem a retificação, se pagasse, eles resolviam mais rápido. Para entrar o processo na DGT já desembolsei 72€ + a Certidão de Teor actualizada, fora outras papeladas. Agora, 8 meses depois, pediram-me a Certidão de Destaque...estava convencida que era do meu terreno e a Câmara não encontrou nada. Cheguei agora à conclusão que não tinha de ter mesmo lá nada pois o destaque é do terreno do lado e o meu o sobrante.

    A minha questão é: será que o terreno "do prédio rústico, propriedade do requerente, descrito na CRP de..., sob o número xyz/w, inscrito na respetiva matriz predial rústica sob o artigo X, secção B..."
    é o terreno original de 5.000m2? Costuma vir mencionado nas Certdões de destaque?
  12.  # 32

    Pipocas, as certidões de Destaque mencionam, normalmente, a área destacada e a área sobrante, bem como as confrontações.

    Colocado por: ADROatelierA certidão de Destaque de Parcela costuma indicar a área destacada e a área sobrante.



    Para identificar os prédios ter que ir pelo numero da matriz e pela numero da descrição, não pelas áreas.
    Tem a certidão Predial Permanente do seu prédio? Veja o numero e veja o que lá diz.

    Colocado por: ADROatelierNo que transcreveu falta texto.
    Certifica-se que o prédio identificado... e a seguir? Não copiou o mais importante.
  13.  # 33

    Boa tarde, quanto tempo leva a retificação da área por parte das finanças?

    Estou a esperada da retificação para comprar/fazer a escritura
  14.  # 34

    Normalmente, 45 dias.

    Colocado por: Carlinhos23pBoa tarde, quanto tempo leva a retificação da área por parte das finanças?

    Estou a esperada da retificação para comprar/fazer a escritura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
 
0.0209 seg. NEW