Iniciar sessão ou registar-se
    • migabc
    • 10 outubro 2010 editado

     # 1

    A minha casa vai levar ETICS de 8cm nas paredes exteriores.
    Sobre esse ETICS vai levar uma faixa de granito de 10cm (altura) x 2cm (espessura) no topo da parede (por baixo da cornija). Ver foto.

    Qual a melhor forma de aplicar essa faixa de granito sem que a mesma descole e caia?
      Cornija + Cappotto.JPG
  1.  # 2

    a cola especial por isto
    • RLV
    • 10 outubro 2010

     # 3

    Boas

    O melhor é aplicar sobre uma calha que serve de remate para o Sistema Etics.
    Se o Sistema Etics tiver 6 cm por exemplo a Pedra pode ter 2 cm e por trás da pedra um isolamento de 2/3 cm. Sobra espaço para argamassa de fixação.
    Imagem em anexo para perceber o que estou a dizer, embora seja um pormenor de remate de com o chão a imagem foi rodada, mas funciona do mesmo modo.

    Vantagens:
    - Fica tudo á face
    - A pedra de bordadura superior fica apoiada
    - Mantêm inercia térmica

    Cumps
      1.JPG
  2.  # 4

    Percebi a ideia, mas não pretendo que a faixa (pedra de bordadura superior) fique completamente à face com o ETICS.
    Idealmente esta pedra deve sair para fora da parede uns 2cm.

    Que tal colocar a pedra de bordadura com 2.5 cm de espessura em que 1cm fica apoiada na calha do ETICS e 1.5 cm fica saída para fora?
    Será que isto é o suficiente para aguentar com o peso da pedra?

    Ou seja:

    - Faixa superior com XPS de 6cm + 1cm de argamassa de fixação + 2.5 cm de pedra de bordadura = total 9.5cm. Isto tudo assente em:
    - ETICS de EPS de 8cm com calha superior que serve de apoio parcial da pedra

    Desta forma a pedra não fica à face mas sim com um dente de 1.5cm saída para fora

    Acham que isto funciona?
    • RLV
    • 10 outubro 2010

     # 5

    Colocado por: migabcAcham que isto funciona?


    Boas

    1,5 cm apoiada é melhor do que não ficar apoiada de todo!

    Eu fazia 2 cm apoiada e 1,5 cm em "consola" quanto mais área de apoio melhor,não se esqueça que quanto mais espessura a pedra tiver mais pesada fica!

    Cumps
    • LeaR
    • 29 abril 2017

     # 6

    migabc , ainda frequenta o fórum? gostava de tirar algumas dúvidas consigo, visto que fez o que eu também pretendo. Obrigado!
 
0.0114 seg. NEW