Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas. Antes de mais queria deixar expresso a minha admiração e agradecimento pela existência deste forum e dos assuntos abordados, que fazem um verdadeiro serviço público.

    A minha questão é a seguinte: Pondero seriamente comprar uma casa independente (com 15 a 20m2) numa "vila", para remodelação total em Lisboa. Ao que parece todas as casinhas pertencentes à vila formam apenas uma casa, e portanto,da imobiliária dizem-me que o vendedor já está a tratar de fraccionar o imóvel de forma a poder vender as fracções em separado. Ainda segundo a imobiliária, a empresa vendedora é de confiança, bom nome no mercado e bons conhecimentos na Câmara não estando portanto em causa que se consiga fraccionar o prédio. Acreditando nisto, é-me proposto um contrato promessa compra e venda, com um valor de entrada, e ser-me-ia dada a facilidade de poder iniciar as obras de imediato. Que acham desta solução? É arriscada?

    Em segundo lugar, e propriamente a ver com a remodelação em si. Como leigo que sou em construção civil, aparentemente e olhando para o imóvel, embora pequeno penso ser possível, com obras, fazer um espaço interessante que sirva os meus propósitos. No entanto, gostaria de saber que aspectos devo ter em conta tanto a nível da estrutura como ao nível legal, já que o tornar um espaço interessante só será possível deitando duas paredes abaixo. É possível saber de antemão se é possível deitá-las abaixo? Há algum aspecto na estrutura que deva ter em especial conta?

    Muito obrigado a todos. Aguardo a vossa opinião.

    Cristóvão
  2.  # 2

    Na minha opinião!!!

    Aguarde para lhe venderem uma fracção autonoma.
    Conheço muitas dessas histórias.
    •  
      FD
    • 14 agosto 2008 editado

     # 3

    É como o Projectomoradia diz, antes dos papéis assinados as facilidades são sempre muitas. Depois dos papéis assinados é que vêm as dificuldades.

    Se tudo isso que o vendedor diz fosse tão fácil de fazer não estaria já feito? ;)

    Se quer mesmo arriscar, faça apenas um contrato de promessa compra e venda, dando um sinal irrisório (1.000€ por exemplo), estabelecendo como condição para conclusão da venda o dito fraccionamento e legalização. Assim que falar nisto ao vendedor, faça-o pessoalmente, olhe directamente para a cara dele e veja a reacção. A partir dessa reacção tire as suas conclusões, mas tenha em atenção que por vezes, o vendedor até pode estar a ser honesto, mas o problema reside sempre no proprietário e na propriedade. E nem pense em começar já as obras, poderá estar a fazê-las a título gratuito caso desista do negócio...

    Não facilite! Muitas pessoas o fizeram ao longo dos tempos e uma boa percentagem delas, LIXOU-SE.

    Vou-lhe dar um exemplo prático, com poucos dias, visto neste mesmo fórum em como as coisas nunca são tão fáceis: https://forumdacasa.com/?CommentID=8943 (Despesas compra de terreno construção # 11)

    Quanto às obras, se tiver fotos, pode ser que se possa ajudar. Sem fotos é difícil.
    • sur
    • 16 agosto 2008

     # 4

    Olá a todos

    Estou a considerar comprar uma casa térrea para remodelar com cerca de 57 m2 (por piso) mas com cave (rc+cave). A casa referida é em banda (encostada de um lado e de outro).
    Pretendia fazer o seguinte: aproveitar a cave para atelier/bricolage domésticos (silenciosos) o rc para habitação e o sotão para um quarto, arrumação, e também espaço aberto.
    Pretendo abrir um corredor lateral (entre a minha casa e a do vizinho) e atrás para ter um pequeno espaço livre exterior, pôr umas plantas, respirar, e para iluminar a casa.
    Agora não sei se isto permite manter todas as paredes e estrutura actual da casa. A minha ideia é manter na cave só as paredes à volta e arrasar com o resto com o mínimo de gastos,
    arranjar em cima (rc) um quarto uma sala cozinha e wc frugais (sem luxos) e no sotão como disse atrás. Alguém me explica a sequência dum processo destes? Quanto poderei gastar para conseguir remodelar nos termos que descrevi antes? Esta remodelação exige projecto de arquitectura?, quanto demorará a aprovar (caso seja necessário) na Câmara de Almada?
    Agradou-me a sugestão de remodelar os interiores segundo o sistema de "aço leve galvanizado" que encontrei neste fórum mas julgo necessitar de uma estrutura em betão para suportar
    um pequeno sotão. Agradeço achegas sugestões e ajudas. Obrigado.
    Sur
 
0.0071 seg. NEW