Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PicaretaQuestão 1 - chove dentro de casa?. Normalíssimo, a laje não impede a chuva de passar, se impermeabilizasse de certeza que já tinha visto muitas casas sem telha.

Questão 2 - Impermeabilizar a laje??? Se impermeabilizar já não precisa de colocar a telha. A solução do JCM ARQ, tem quase o preço de uma tela betuminosa, pelo que mais vale aplicar a tela betuminosa e esquecer a telha. (Já cá ando á muitos anos e ainda não vi esta solução em nenhuma obra)

Como é que faziam as coberturas à uns anos atrás, quando a estrutura de suporte das telhas era feita com madeira??

Então acha que tudo isto é normal? O Sr. Picareta viu bem as fotos, é que eu depois de ver isso fui ver duas obras perto da minha e estavam secas por dentro.
  2.  # 22

Colocado por: rimar
    Então acha que tudo isto é normal? O Sr. Picareta viu bem as fotos, é que eu depois de ver isso, fui ver duas obras perto da minha e estavam secas por dentro. Será aminha que está mal construida?
  3.  # 23

Pedro Azevedo 78

Não há dúvida nenhuma que a solução da sub-telha é a melhor, porém face ao adiantamento dos trabalhos (como se verifica na imagem colocada por rimar), apenas dei a opinião no sentido de minorar o problema.

Há melhores soluções (até melhores que a sub-telha), só que era necessário repensar tudo.

Picareta

meia dúzia de baldes de emborro, seguramente que não custará o mesmo que uma tela de impermeabilização. Além disso os apoios para as telhas já estão executados.

Cmps

Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rimar
  4.  # 24

Colocado por: PicaretaO negócio da Onduline é vender sub-telha. Veja os pormenores das fábricas que fabricam telhas.

E?
    Não percebi... Acha má ideia colocar subtelha? Faça como entender... Por isso frisei bem, que se fosse comigo, colocaria sempre!

Colocado por: JCM | ARQNão há dúvida nenhuma que a solução da sub-telha é a melhor, porém face ao adiantamento dos trabalhos (como se verifica na imagem colocada por rimar), apenas dei a opinião no sentido de minorar o problema.

Claro. Compreendi isso. Mas acredita mesmo na impermeabilização com emborro de cimento??!
  5.  # 25

A diferença pode estar na forma com foi regularizada a superfície do betão aplicado na laje da cobertura. Se quando betonaram a laje deixassem a superfície da laje afagada (passar a talocha e a costa da colher) de certeza que ficava melhor impermeabilizada, mas deixaram a superfície bastante rugosa, que não impermeabiliza bem a laje, mas melhora a aderência das ripas executadas para aplicar a telha. Não vejo qualquer problema, se fosse eu apenas aplicava uma camada de isolamento térmico, roofmate daquele que tem rasgos para segurar a telha(tem que ver no site da DOW).
  6.  # 26

Reparei agora na foto onde já está executada a ripa em argamassa. Talvez já seja tarde para aplicar o XPS
  7.  # 27

A minha opinião vale o que vale.
    Todos aqui sabem como ODEIO telhas. :-)

Não se justifica em pleno séc XXI «acreditarmos» (no sentido de: «acreditarmos em milagres») que as telhas impedem a água de entrar.
    Ou é porque a água «foi demais» e transvasou das caleiras, ou é por ter sido «batida a vento», ou um pássaro levantou uma telha, ou a caleira entupiu, ou uma telha está partida, etc.
    A chuva acaba SEMPRE por passar para debaixo das telhas.

No caso de uma construção nova, a cobertura inclinada em placa (aligeirada ou em betão armado) deverá , por isso, ser impermeabilizada - nem que seja com produtos (da Sika, da Weber, da Würth, e etc.) à base de cimento. E depois colocam-se as telhas, para enfeitar.
    Essa impermeabilização tem custos? Claro que tem. Mas preferem poupar e aumentarem as hipóteses de ter manchas de água nos tectos?

Nota: quanto a mim, não se justifica colocar subtelha ("onduline") sobre uma cobertura em placa (aligeirada ou em betão armado). É, seguramente, uma solução mais cara do que dar uma "espécie de pintura" sobre a placa.

No caso de uma casa com telhas sobre estrutura de madeira ou vigotas, levantem as telhas e coloquem a subtelha.

Colocado por: rimar... não sei se reparou na ultima foto que cocoquei já está tudo preparado para colocar o telhado hoje quando fui lá já estava as telhas em cima para começarem a colocar.
    Qual fotografia?
    EU NÃO REPAREI! Espere...
    Aquilo são "ripas" em argamassa para segurar as telhas?!?
    É que se forem, as "ripas" têm de ter aberturas para que a água que se infiltre por baixo das telhas não fique ali parada, a fazer poça, e acabe por se infiltrar!
    Isto é: as ripas para segurar as telhas não podem ser contínuas. Têm de ter interrupções para que a água possa escoar para baixo até ao exterior.
  8.  # 28

Colocado por: Luis K. W.
    Aquilo são "ripas" em argamassa para segurar as telhas?!?
    É que se forem, as "ripas" têm de ter aberturas para que a água que se infiltre por baixo das telhas não fique ali parada, a fazer poça, e acabe por se infiltrar!
    Isto é: as ripas para segurar as telhas não podem ser contínuas. Têm de ter interrupções para que a água possa escoar para baixo até ao exterior.

Você parte mesmo do príncipio que as telhas deixam passar água. Alguma má experiência??
  9.  # 29

Eheheheh

"rimar" já deve estar com a cabeça em água.
  10.  # 30

aprendiz2

Você é uma caixinha de surpresas. Também comercializa este produto?

Cmps
  11.  # 31

Um conselho para um fim de semana bem passado (este não que temos mau tempo): Visitem a aldeia histórica do Piódão, concelho de Arganil, e irão ver muitas casas com cobertura feita com placas de ardósia (de pequenas dimensões) apoiadas sobre estrutura de madeira, mais nada, e nem uma pinga cai lá dentro. Também é verdade que existem algumas com uma laje aligeirada, impermeabilização com tela betuminosa e placas de ardósia (de grandes dimensões) e entra água lá para dentro. A qualidade dos "artistas" que executam o trabalho tem muita importância.
  12.  # 32

Colocado por: PicaretaVocê parte mesmo do príncipio que as telhas deixam passar água. Alguma má experiência??
    "Parto do princípio", nada. :-)
    Não são as «telhas» (enquanto não partem) que deixam passar água. São OS BURACOS (ou as caleiras) entre as telhas, claro! :-)

As «más experiências» são muitas, é verdade.
    Mas não são «minhas».
    São as dos donos das casas que me telefonam porque os telhados deles estão a meter água.
  13.  # 33

Colocado por: Picareta... e irão ver muitas casas com cobertura feita com placas de ardósia (de pequenas dimensões) apoiadas sobre estrutura de madeira, mais nada, e nem uma pinga cai lá dentro.

Não há comparação possível. A ardósia é completamente impermeável, enquanto as telhas cerâmicas não o são completamente. Além disso, com verões e invernos sucessivos, algumas vão fissurando.

Já agora conhece o tipo de gancho metálico (que fica escondido), e que serve para segurar as telhas de ardósia em coberturas muito inclinadas?

Cmps
  14.  # 34

Colocado por: JCM | ARQ
    Já agora conhece o tipo de gancho metálico (que fica escondido), e que serve para segurar as telhas de ardósia em coberturas muito inclinadas?

Conheço...mas o que é que isso tem a ver? No Piódão a inclinação das coberuras é muito pouca. Existe no Piódão uma obra nova que é a Pousada do INATEL que tem esses ganchos.
  15.  # 35

aprendiz2
    não é preciso ir ao Piodão...aqui na zona tem muitas,e no Alvão também tem...Valongo...Arouca..etc etc

Pois..., mas não tem o bucho, a morçela com grelos, a aguardente de mel,...
  16.  # 36

Em minha casa tenho telhas das Algarvias feitas à mão.

Não tenho qualquer tela e num vi entrar agua pelas telhas, a não ser se alguma se parte.

Tenho outras moradias da família com telhas e nunca metei telas nem nada e nunca vi condensações em lado algum, a não ser nos manuais dos vendedores de produtos.

Os meus avós moravam em casas com telhas e nessa altura não lhes chuvia em casa e não havia ondeline nem isolamentos.

Os romanos não usavam ondeline....

Lí por aí que o betão fica permeavel se não levar produtos impermeabilizares.... Não concordo !

Um betão bem vibrado não deixa passa pinga de agua.

Na minha cave não passa agua pelo betão ... Numa horta tenho um deposito em betão de 10.000 litros que fiz à uns 30 anos, não passa agua e foi vibrado com uns paus...

Agora não percebo é porque não dizem que o betão da casa do sr, Rimar deixa passar agua apenas porque não foi vibrado, porque devido ao facto de ser inclinado não seria possível vibra-lo bem e como tem por baixo pouca registençia não era façil bater ou vibrar.

Gosto do trabalho que vi e não se preocupe que as telhas servem para o mesmo que sempre serviram. E mal de mim se um dia tiver que colocar tela que dura pouco mais que 10 anos, num telhado com telhas que dura bem mais que 50 anos.

Estou mesmo a ver eu de 10 em 10 anos ter que levantar as telhas para mudar a ondeline, a tela ou a pintura.

NADA dura mais que o betão ou o barro. !
  17.  # 37

Bom dia, "nem por isso" estou muito confusa cada vez pior. Só o Sr. Jorge é que tem uma opinião possitiva, é pouco para tantos comentários, o Sr. Aprendiz disse que estava nojento. Por favor algúem pode dizer-me o que posso fazer e como devo fazer. Ou será que deixo estar tudo como está.
    Sr. Aprendiz apresente lá uma solução já que disse que está nojento o trabalho. Como é que o Sr. fazia?
  18.  # 38

Boas
    Colocado por: Picareta
    Pois..., mas não tem o bucho, a morçela com grelos, a aguardente de mel,..

Mas tem as pedras parideiras, as barrigas de freira, o bife de Alvarenga, a vitela arouquesa, etc.
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida
  19.  # 39

Colocado por: Jorge Santos - FaroOs romanos não usavam ondeline....
    Mas também não tinham o nível de exigência que hoje se tem.
    As casas romanas de há 2000 anos até podiam ter telhas, mas a maioria nem vidros tinha nas janelas. Quanto mais caixilhos com corte térmico e vidros duplos!

Um betão bem vibrado não deixa passa pinga de agua.
    É (QUASE) verdade.
    Eu , por acaso, já fiz uma piscina em betão (aditivado), no alto de um prédio de 18 pisos, que era perfeitamente impermeável mesmo antes de se aplicar a impermeabilização e o revestimento.
    Mas as placas inclinadas de cobertura que temos nas fotografias da "rimar" NÃO SÃO em betão. São em vigotas com esferovite no meio.

Tenho outras moradias da família com telhas e nunca metei telas nem nada e nunca vi condensações em lado algum, a não ser nos manuais dos vendedores de produtos.
    Os meus avós moravam em casas com telhas e nessa altura não lhes chuvia em casa e não havia ondeline nem isolamentos.!
    Ok...
    Então, para além dos eventuais problemas que já mencionei, vou-lhe dar outra razão para desconfiar das telhas como «segurança absoluta contra infiltrações»:
    VOAM!
    As telhas voam.
    Já vi telhas a voarem do alto de um 5º ou 6º andar numa avenida em Lisboa.
    Eu até estava a ver de cima, de um predio mais alto, e nem sequer estava um vento por aí além. Só que naquela zona fez um remoinho e era ver as telhas a «levantar voo». Literalmente.
    E você, Jorge, aí em Faro tem obrigação de o saber. Já teve uns tornadozitos por aí - como já tivemos um, há uns meses, bem no centro de Lisboa.
    Para além do perigo que é - para pessoas e bens - haver telhas a voar por todos os lados, convenhamos que um "telhado" sem telhas não serve para grande coisa. ;-)

Nota final: a tela asfáltica que está na cobertura - plana - do meu prédio , sem qualquer protecção, está lá há mais de 27 anos.
    E é um prédio com 27 (sim, vinte e sete) pisos.
  20.  # 40

Luis K. W

Bem os Romanos não tinham vidro duplos, mas estávamos apenas a falar de infiltrações de agua e isso sempre se resolveu apenas com barro.

Agora a malta nova tem a mania do plástico, em especial os recem licenciados, porque durante os cursos a maioria nunca foi a uma obra e alguns nem depois 

Para mim o corte térmico nas caixilhos de pouco ou nada vale.

Em relação à piscina que fez no alto do um prédio cm, betão aditivado, bem isso agora é assim que se faz.

Mas se quer ver talvez a piscina mais antiga colocada acima de 5 pisos feita à usn 40 anos, SEM ADITIVOS pode vir ver ao hotel EVA em Faro, e pode até andar por baixo dela.

Eu na minha piscina mais recente tb meti betão aditivado. Não sei para quê mas meti.

Agora se em toda a minha vide fiz (acompanhei) varias piscinas para mim e para a família e nunca coloquei aditivos mas apenas uma boa vibração e nunca vi uma a perder agua (tenho um técnica para fazer essa verificação) Não posso agora dizer que so com aditivos é que é bom.

As piscinas que eu conheço a perder agua são as que fissuram, mesmo ao lado de mim está uma que partiu agora ao fim de 27 anos. Até aqui nunca perdeu agua e é evidente que não foi aditivada.

Aliás, se for a uma obra com uma boa laje em betão garanto-lhe que por baixo dela não chove nem uma pinga. A tela, (que normalmente é mal aplicada) só serve para permitir uma boa drenagem e evitar concentrações de humidade nas lajes, E evidentemente não deixar entrar agua na rachas que vão aparecendo.

Nas boas casas por onde passo as infiltrações dá-se junto ás chaminés ou a qualquer abertura na laje, e isto porquê ? porque o betão é dos melhores amigos do homem.
    Antes do betão era o barro. E a pedra.

Hoje vimos a malta defender a pedra feita de fibra de vidro, os plásticos as telas e os produtos “inovadores” mas eu quero ver é daqui a 20 anos.

Muita malta porque viu a duração de um produto durante 3 ou 4 anos já o acha a melhor maravilha do mundo

Luis K. W

Essa das telhas que voão é boa sim sr.

Vamos então deixar de fazer naves industrias em telhas e começar a usar só betão :-)

Porque eu já via naves industriais voarem literalmente.

Mas tb já vim um prédio desmoronado em S. João da Madeira _( e não vis os técnicos presos)

Em minha as telhas são daquelas feitas manualmente. Em Tavira, com o barro mais poroso que há.
    Criam musgo o que é bonito na minha opinião, este tipo de telha de um só canudo é rejuntada com cimento fraco, antes era com massa de cal e NO VOA.
    Já tive aqui ventos de 130 kl que me Jogaram um muro abaixo e nem um telha voou.
    A outra telha, de aba e canudo quando é muito inclinada leva um arame fixador em Inox, conhece esse técnica ?

Agora é evidente que um telha pode voar, se até as casas voam… mas se isso acontecer é só colocar outra no lugar.

Para mim eu só quero casas com telhas e sótão e uma pequena varanda para poder ver o mar. Só com telhas temos estanquidade para sempre garantida.

Hoje com há novos produtos, como a ondeline, que se use tudo bem, mas não podemos dizer que os outros não prestam, pois todos sabemos que para durar para sempre tem que ter BARRO, PEDRA OU CIMENTO E AREIA.
    O resto tem duração limitada, que peças as garantias do produtos que vão aplicar.

No seu prédio tem tela asfáltico com 27 anos ?
    Olhe que se for bem feito tem varias camadas e as de cima protegem as de baixo, de qualquer forma ou mora numa zona sem sol a a sua tela deve estar quebradiça como o vidro, ou então já foi mudada e você não dei por isso. Eu sei como fica a tela com o sol !

Em casa da minha mãe onde eu morei nem tela tem e tem uns 44 anos.
    Essa casa construiu o meu avô e sabe como é o isolamento…

Um dia tiro umas fotos, podemos até trocar fotos .-)

È uma técnica antiga Árabe acho eu pois em Olhão era tudo assim.

Leva uma boa inclinação depois leva mosaicos em barro e as suas juntas são pintadas com alcatrão e não com plástico … Por fim é tudo caiado e olha que já não se toca lá a pelo menos uns 20 anos. Mas tocar será apenas pintar de novo as juntas e voltar a caiar.

Este sistema sim registe a tornados :-) Era assim que eu fria numa zona sujeita a tornados.

0.0285 seg. NEW