Iniciar sessão ou registar-se
    • opapa
    • 2 novembro 2010 editado

     # 1

    Boas!
    • opapa
    • 2 novembro 2010 editado

     # 2

    Boas!

    Sei que este tema já está por aí muito debatido, mas o meu caso e para o qual peço ajuda, tem o seu quê de caricato.

    Regra valida para quem está a construir:::
    não deixem fazer a ultima laje sem terem o isolamento termico e impermebealização decididas antes.. senão dá nisso! ::


    Estou a construir casa e a laje do tecto já está feita e acabada mas... o tipo de isolomento e impermebealização defenidas no projecto afiguram-se como ... err... não adequadas para não dizer outra coisa.

    previsto está: tela SIKA 700 + lagetas grisol.

    o problema é que todos (mas todos) os aplicadores me dizem para não colocar as lagetas grisol pois a nivel de manutenção da impermebealização dificulta muito. na SIKA também já me informaram que o produto previsto é outro e ... estupidamente caro.
    Confe$$o que também gostaria de evitar tal solução.

    outra hipotese seria com uma tela liquida seguida de XPS com pedra rolada. No entanto os meus muretes sõ tem 10 cm de altura (já viram porque é preciso ter tudo defenido antes de fazer?) e portanto a probabilidade das pedras começarem a voar é elevada.

    outra hipotese seria aplicar tela asfaltica já que consegue-se colocar o isolamento termico por baixo das telas.
    MAS inumeras pessoas desacoselham-me a tela asfaltica.

    outra hipotese:
    colocar xps no tecto falso ( pelo interior) e impermebializar a lage com uma tela liquida.
    o probelma aqui é que tenho a alvenaria com isolamento pelo meio.. será qu enão vou estragar tudo colocando xps no tecto pelo interior?
    Também faço tenções de usar vidros (vãos grandes) baixo emissivo para reter temperatura no interior. Com o xps no tecto não ficará .. quente demais?

    help?

    o que fariam no vosso caso?
  1.  # 3

    help?
  2.  # 4

    Se o projecto foi calculado para ter o isolamento térmico pelo exterior, mantenha-o lá. Ainda por cima, com grandes envidraçados, a inércia térmica baixa consideravelmente e pode ter calor a mais no verão.
    Todos os materiais funcionam, se devidamente aplicados.
    Projectei edifícios há alguns anos, com uma solução semelhante (tela de pvc e lajetas de betão/xps). Até hoje, zero problemas.
  3.  # 5

    Sabe porque é que o aplicador diz que é dificil a manutenção da impermeabilização com Grisol?
    - Porque não trabalha com a Grazimac ou não conhece o produto, ou;
    - Porque se você ligar para a Grazimac eles lhe dão o preço directamente.

    Só uma nota, aplique entre a lâmina de PVC e a lageta um feltro separador com o mínimo de 300gr/m2
  4.  # 6

    será qu enão vou estragar tudo colocando xps no tecto pelo interior?

    Estragar?...Se colocar tectos falsos com xps ou manta vai poupar muito no aquecimento da sua casa...

    Quanto ao isolamento/impermebealização...até tremo de imaginar as consequências se for mal feito...Não poupe aí. Agora á coisa de um mês impermebializei 25m2 da lage de uns arrumos com 3 embalagens de 6kg (20€ cada) de sikagard 570w. Deu para fazer primeiro os cantos, algumas zonas em mau estado e para duas demãos com 12h de intervalo...e ainda sobrou um 1/4 de lata. É uma pele elastica para coberturas não pedonais e com as primeiras chuvadas do passado fim de semana...nem ponta de água...No entanto...para uma casa...não sei se será o ideal/suficiente...

    Abraço, Pedro
  5.  # 7

    Colocado por: opapahelp?


    Viva,

    pode optar pelo seguinte sistema de impermeabilização e isolamento térmico:

    - barreira de vapor
    - painel PIR
    - tela líquida

    Em que zona do país está a ser construida a sua moradia?
  6.  # 8

    Estou a construir em Ponta Delgada

    Quanto ao xps no tecto pelo interior a questão é exactamente essa.. não será demais? ainda por cima com os vidros a ajudar - são dos que não deixam o calor sair.. tanto:).

    quanto ás lajetas o que me dizeram os aplicadores é que as lajetas são muitos "chatas" de aplicar e quanto é necessário efectuar manutenção á tela que está por baixo é o cabo dos trabalhos....

    o mais barato para mim seria:
    xps pelo interior e impermebealização da laje.

    o que me parece melhor será
    isolamento térmico pir + tela asfaltica.. isso porque não é possível colocar tela liquida por cima de (qualquer que seja ele) isolamento termico, não é?
  7.  # 9

    Pode aplicar tela líquida sobre os paineis PIR (revestidos com pelicula de aluminio), desde que estes estejam bem fixos à base (c/ fixação mecânica). Convém ainda encher os espaços entre as placas com espuma. A barreira de vapor é necessária para evitar que as condensações se acumulem entre os paineis e a tela.
  8.  # 10

    Portanto.. a vantagem anunciada pelas telas liquidas em que são permeáveis ao vapor... apenas tem essa vantagem, não necessitam de barreira ao vapor?
  9.  # 11

    Neste caso necessita de barreira de vapor para a humidade não se acumular entre a laje e os paineis (e não entre os paineis e a tela como escrevi por lapso no post anterior).
  10.  # 12

    Já percebi que para tela é necessário a barreira ao vapor.

    Mas ..
    qual é a vantagem da tela liquida (permissível ao vapor) sobre a tela asfaltica ( com barreira ao vapor)?
  11.  # 13

    Bom dia Opapa,

    Informe se puder qual a area do terraço?
    Existem Elementos emergentes?
    O capeamento nos muretes ja foi executado?
  12.  # 14

    terraço 150m2
    emergentes: sim dois maciços para a/C e painel solar assim como 1 chaminé
    capeamento a ser executado com o revestimento do terraço ( muretes 10cm)
  13.  # 15

    A minha lage e terracos bem como duches estão forrados com uma tela da Schluter e pelo que tenho lido e já as vi apanhar uma carga de agua bem forte, aquilo não passa agua por lado nenhum. Deixo aqui uma foto da referida tela nos duches.
      IMG00221-20101112-1019.jpg
  14.  # 16

    Colocado por: MRCostaA minha lage e terracos bem como duches estão forrados com uma tela da Schluter e pelo que tenho lido e já as vi apanhar uma carga de agua bem forte, aquilo não passa agua por lado nenhum. Deixo aqui uma foto da referida tela nos duches.
      IMG00221-20101112-1019.jpg


    Já agora posso saber quem foi o aplicador?
  15.  # 17

    Foi o proprio construtor que é aplicador certificado pela Schluter, fiquei impressionado pois esteve lá o resp. de zona a confirmar a aplicação pois só assim dão a garantia por escrito
  16.  # 18

    Peço desculpa pela demora na resposta mas como nao sabia os valores tive perguntar ao construtor, e segundo ele sao valores que podem variar entre os 40 a 50 eur mt2 dependendo se forem areas com mtos ou poucos cortes. Segundo ele a garantia da Scheluter só é dada por escrito se o aplicador for um dos certificados por eles, caso contrario ele só se responsabilização pelo material.
  17.  # 19

    Em que zona do país está?

    Pois a mim estes valores parecem-me algo elevados/exagerados, apesar de serem os únicos sistemas com a marcação CE para a aplicação directa da cerâmica.

    fazendo uma busca no google fácilmente encontramos www.schluter.pt, onde está disponível a tabela de preços em:

    http://www.schluter.pt/media/551741_BPL_PS10_PT.pdf

    agora vamos aos sistemas:

    Kerdi para zonas interiores (casas de banho, piscinas, atrás das banheiras, bases de duche ou terraços sobre betonilha aplicada à laje)

    lâmina kerdi preço tabela (pag. 64) €14.09/m2 x 1.05m2/m2 = 14.79
    cola vedante para as sobreposições Kerdi-Coll (pag 72) €7.5x0.07=0.525

    total m2 15.315


    Agora o sistema mais complexo, para coberturas com a Garantia de Estanquicidade e de não haver patologias na cerâmica

    Lâmina Ditra (pag 61) = €13.77
    Banda de sobreposição e elevação à parede Kerdi Keba 125 (pag64)= €2.79
    cola vedante para as sobreposições Kerdi-Coll (pag 72) €7.5x0.360= €2.70

    Total do Sistema €19.26

    Estes são os preços de tabela só do material
  18.  # 20

    Estou na margem sul, pois mas está a faltar o valor da cola para as telas que não é a mesma das sobreposições e como é obvio o valor da mão de obra, por aquilo que ele me disse existem diferenças significativas de valor em função de cortes e sobreposições e como é obvio se é só um trabalho de isolamento ou como no meu caso a construção de uma casa.
 
0.0173 seg. NEW