Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: fsilva106Se fosse eu, partia tudo, colocava o recuperador de calor e refazia a hotte em gesso cartonado
    Concordam com este comentário:rjmsilva,bricana



    sr. silva... eu também, se soubesse a quantidade de vezes que já bati naqueles cantos de granito com o dedo mindinho do pé!!!
    aquilo nem com biqueira d'aço! mas esta casa é de familia... a minha mae adora aquela meia tonelada de granito...
    eu só quero é nao gastar tanto em lenha, numa lareira que de 15em 15mn precisa de outro pau...

    Porque é que teve de partir a sua? Foi porque queria algo mais moderno ou porque tinha de ser?

    O que é que fica mais barato, é instalar o recuperador de calor assim 'directamente' ou partir tudo e refazer nova peça?

    Já agora, se alguem quiser comprar 1 lareira granito maçiço, é só vir desmontar :)


    Sr Jorge Santos, gostava de ouvir tb a sua opiniao e dos outros colegas tb. Obrigado a todos.
  2.  # 42

    parti a minha porque queria algo mais moderno, o novo recuperador também era maior, logo tinha de partir.
    fica mais barato instalar o recuperador sem partir,
    se a sua mae adora o granito e voce nao que gastar muito dinheiro então não parta (as pedras), coloque so o recuperador e ja está.
    pode partir so a parte de cima e "endireitar" com pladur.

    o sr. jorge santos já cá não anda a algum tempo, é mais fácil contacta-lo por email (va a sitiodaslareiras.com)
  3.  # 43

    Veio cá um técnico para fazer um orçamento. E disse-me que nao revestia a lã de rocha com folha de alúminio, ora eu tenho visto em todo o lado que tem de se revestir com folha de alúminio, senao a lã de rocha vai sendo projectada lentamente pelas saídas de ar quente...

    Vi tb no sitiodaslareiras bons e maus exemplos e deu-me assim um pouco de medo, este técnico...
  4.  # 44

    essa questão da la de rocha já foi bastante discutida aqui,
    na minha instalação optei por não por, ponto.

    já agora o orçamento foi acima ou abaixo dos 1200€??
  5.  # 45

    Desculpe o atraso, como isto nao envia emails, eu nao sei quando alguem responde...

    Ainda nao me entregou o orçamento.

    O senhor nao pos lã de rocha, fiquei com a ideia de que sim! Pos o quê, como isolamento?
  6.  # 46

    Colocado por: bricanaPos o quê, como isolamento?

    placa de silicato de calcio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
  7.  # 47

    Vou colocar o mesmo na minha. Não pretendo colocar lã de rocha.
    E também já tenho o contacto de um vendedor/instalador na zona de Lisboa que faz as instalações com as ditas placas. Já não usa lã.
    • vmld
    • 26 outubro 2020

     # 48

    Colocado por: jda1176Olá a todos, sou recente neste forum e tenho pesquisado acerca de recuperadores de calor, instalações, relações qualidade/preço, orçamentos, etc...

    Resolvi não colocar nenhuma questão anteriormente, limitei-me a pesquisar o já existente e, agora nesta altura, já tenho um recuperador instalado e pretendo contribuir com a minha (pequena) experiência...

    Substitui a minha lareira aberta (que até gostava bastante) por um recuperador de calor (com ventiladores) a fim de obter um melhor rendimento e eficiência no aquecimento;
    Devo dizer que a diferença é brutal, a minha sala de 26 m2 leva apenas 15/20 minutos para ficar climatizada e, de seguida, abrindo as portas da sala, o calor espalha-se pelo hall em frente;

    Quanto à lareira, era normal, boca de 70cm x 55cm, moldura em mármore, tijolo refractário no interior e pescoço de cavalo em ferro;
    (espero consueguir inserir imagem)

    Quanto à instalação do recuperador:

    - Aparelho - Insert 700GV daSalgueda(em ferro fundido com 2 ventiladores situados na parte frontal junto ás entradas de ar frio);
    - Recuperador isolado a fibra cerâmica coberta por fita de alumínio;
    - Paredes interiores forradas a lã de rocha com folha de alumínio;
    - Tubagens para saída de fumos e saídas de calor secundárias;
    - Saída de calor secundária colocada no pano frontal a sensivelmente 50cm do tecto;

    Resolvi não colocar novamente a moldura em mármore, obtando por ficar com o recuperador à face do pano, pois pensei em revestí-lo com pedra natural;
    Esse já é um trabalhinho que eu próprio iniciei ontém depois de saír do emprego... até sexta feira devo ter concluído a obra - ando a treinar para pedreiro eheheh!!!

    Como estive uma semana e qq coisa à espera que chegasse a pedra natural, aproveitei para "testar" o aparelho... uns 5 dias seguidos ehehhe;

    A empresa a quem adquiri o recuperador e realizou a devida instalação, fez, na minha opinião um belo trabalho, cumpriu os dois dias previstos para a obra e , no terceiro dia estiveram comigo a realizar os primeiros testes (até trouxeram a lenha:); Como já foi mencionado em tópicos anteriores, na primeira utilização sai fumo e cheiro nas saídas de calor provenientes da queima dos óleos das tubagens (como sabem estas não são feitas a seco), por isso é que no início se devem dar os grandes apertões nas queimas.

    Nota: A grelha e devido suporte não foram colocados precisamente porque posteriormente eu iria colocar a pedra natural;

    Coloquei algumas fotos do processo de remodelação, esperando assim contribuir mais um pouco para este forum;
    Obviamente não devo ter dito tudo o que podia, mas estejam à vontade para perguntar...

    Cumpts
    João
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto
      Lareira.JPG
      Início da batucada.JPG
      Fim da batucada.JPG
      Processo de isolamento.JPG
      Continuação de isolamento.JPG
      Continuação de isolamento 2.JPG
      furo para instalação electrica.JPG
      Reconstrução.JPG
      Fim de reconstrução.JPG


    Boa tarde,

    Adquiri este ano um apartamento que tinha já instalado um recuperador de calor. Contudo, não tenho disponível o manual de instruções, pelo que estou com dificuldades em utilizar o equipamento.

    Pelas imagens que colocou, parece-me que o funcionamento será idêntico ao seu. É possível disponibilizar o manual de instruções?

    Obrigado pela ajuda.
  8.  # 49

    Colocado por: vmldpelo que estou com dificuldades em utilizar o equipamento.


    qual é a sua dificuldade?
    coloque aqui uma foto do aparelho!!

    isso é por lenha lá para dentro e acender o fosforo !!!
    Concordam com este comentário: GMCQ
  9.  # 50

    Obrigada a todos, pela vossa ajuda.
    Parece que ainda nao é este inverno que terei recuperador... o tecnico que devia vir cá a casa ha 1 mes, ainda nao veio...

    Aproveito já para declarar as festividades natalicias abertas :) ou ainda é muito cedo? acho que nunca é muito cedo para familia e comida boa, mesmo que este ano sejamos menos. força a todos e protejam-se!
  10.  # 51

    já agora, falando da lá de rocha nos recuperadores a água, valerá a pena ao invés de colocar o isolamento no pladur, embrulhar o recuperador?
    isto porque sendo a água deverá ter mais interesse manter o calor no recuperador e não para o ambiente...

    Acho que já li algo sobre isso por aqui
  11.  # 52

    Colocado por: bricanao tecnico que devia vir cá a casa ha 1 mes, ainda nao veio...

    o melhor é chamar outro tecnico.
    o frio ainda agora começou, ainda vai a tempo.

    ja decidiu se vai manter as pedras ou se vai partir tudo?
    isso é em que zona do pais?
    Concordam com este comentário: bricana
  12.  # 53

    Boa tarde. Andei aqui pelos tópicos todos que consegui encontrar e queria apenas confirmar a minha ideia para o meu próprio caso. Pretendo aplicar um recuperador de calor em minha casa na qual a chaminé é exterior (fotos), ou seja, neste caso teria obrigatoriamente de isolar o interior da hotte com lã de rocha devido às perdas de calor, certo?
    Tenho apenas estas fotos, o buraco é apenas para acesso.
    O tubo que está na foto é o negativo, irei colocar outro mas tenho a dúvida se bastará apenas até ultrapassar a laje em questão ou se terá de ir até ao topo da chaminé?
    Obrigado
  13.  # 54

    A foto é esta.
      123768504_828910444602918_2244829746797978342_n.jpg
  14.  # 55

    Colocado por: fsilva106
    o melhor é chamar outro tecnico.
    o frio ainda agora começou, ainda vai a tempo.

    ja decidiu se vai manter as pedras ou se vai partir tudo?
    isso é em que zona do pais?
    Concordam com este comentário:bricana


    Boa noite! Olhe decidi adiar um ano, é triste, mas é verdade. O técnico aquele é pra nem nunca mais lhe ligar, ele de técnico deve ser de outra coisa...
    Partir nao está nos planos, ca em casa vivemos em democracia e sao 2 contra uma... vou aguentar um ano mais assim, a queimar lenha como se nao houvesse amanha, parte-se-me o coraçao porque eu sou muito ecologica. Tenho optado por não a acender tanto, porque o emissor termico de 2000w que comprei tem mantido varias peças bastante quentinhas. E a factura não subiu quase nada.
    Para o ano que vem, certamente contactarei directamente a leroy merlin e eles que façam tudo. Concerteza ficará bem e mais barato do que os "técnicos" cá da terrinha. Eu é que queria comprar no comércio local, mas terei ou de encontrar alguem profissional ou entao contactar a leroy.

    Entretanto, para não deprimir, já terminei o estaleiro do sotão, nao ha nada melhor que renovar um espaço sem comprar nada, a não ser ferragens. Transformar roupeiros em moveis estantes e fabricar prateleiras com portas e baús com armários.
    Dêem-me o meu aparafusador Hyundai e um martelo e já fico feliz :) Tb reparei o forno de pedra do jardim, tinha lá umas fugazitas, agora já está preparado para o "Pirú".

    De qualquer modo, mil obrigados pela sua e de todos ajuda.

    Bom Natal!!!!
  15.  # 56

    Colocado por: hugopereira8A foto é esta.
      123768504_828910444602918_2244829746797978342_n.jpg


    Esta foto dá vontade é de fazer uma extensão em vidro, do genero marquise, na parte exterior só para espaço de refeições com uma mesa grande prá familia toda, muita luz, e ficar com chaminé dupla ;)
    Bom Natal!
  16.  # 57

    bom dia

    do pessoal que anda a fazer isso pode me dizer uns contactos para fazer um orçamento, também vou substituir a lareira por um recuperador de calor e ventilar mais 4 divisões

    obg
  17.  # 58

    Colocado por: rui brunobom dia

    do pessoal que anda a fazer isso pode me dizer uns contactos para fazer um orçamento, também vou substituir a lareira por um recuperador de calor e ventilar mais 4 divisões

    obg


    convém dizer a sua área de residência, senão é complicado
    • reveal
    • 5 janeiro 2021 editado

     # 59

    Boas pessoal.

    Estou para colocar recuperador no lugar da actual lareira aberta. Agora surgem várias dúvidas.

    1-Técnicos instaladores (que saibam o que fazem) em Coimbra!?

    2-Sendo uma lareira já com bom uso, terá fuligem nas paredes. Posso apenas dar uma limpeza o máximo que conseguir, na zona de lareira (duvido que consiga limpar a hotte em tijolo sem partir a frente, algo que não queria nada fazer....), passar a conduta e "selar" na saída da chaminé? São cerca de 4m de conduta....

    3-Como fazer a ligação da conduta de fumo ao recuperador se o mesmo ocupa quase a totalidade da abertura da lareira? Isto sem partir nada... Pode ser ligado e depois recuperador para o sítio?

    4-Pretendo pedir comparticipação do Apoio à Eficiência, logo obriga a recuperador A+. A minha questão é, sendo limitado a largura de 70cm, o que recomendam? Já vi ADF (carinhos mas tem muito bom feedback), C&A, Metlor e Panadero.

    Obrigado
  18.  # 60

    Colocado por: revealBoas pessoal.

    Estou para colocar recuperador no lugar da actual lareira aberta. Agora surgem várias dúvidas.

    1-Técnicos instaladores (que saibam o que fazem) em Coimbra!?

    2-Sendo uma lareira já com bom uso, terá fuligem nas paredes. Posso apenas dar uma limpeza o máximo que conseguir, na zona de lareira (duvido que consiga limpar a hotte em tijolo sem partir a frente, algo que não queria nada fazer....), passar a conduta e "selar" na saída da chaminé? São cerca de 4m de conduta....

    3-Como fazer a ligação da conduta de fumo ao recuperador se o mesmo ocupa quase a totalidade da abertura da lareira? Isto sem partir nada... Pode ser ligado e depois recuperador para o sítio?

    4-Pretendo pedir comparticipação do Apoio à Eficiência, logo obriga a recuperador A+. A minha questão é, sendo limitado a largura de 70cm, o que recomendam? Já vi ADF (carinhos mas tem muito bom feedback), C&A, Metlor e Panadero.

    Obrigado


    Alguém que possa ajudar!?
 
0.0301 seg. NEW