Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou instalar um recuperador de calor e tenho duas dúvidas:

    - sendo que a casa (que está ainda em construção, em fase avançada) terá ventilação, segundo as normas tem que ter por causa da renovação do ar interior, é necessário ou traz alguma vantagem ter entrada de ar exterior para o recuperador, ou apenas preciso de colocar uma grelha na hotte para entrar o ar da sala?

    - o exaustor da cozinha deve ter também entrada de ar exterior (como já me indicaram), para evitar puxar ar através da chaminé do recuperador, ou a ventilação da casa resolve isso?


    O recuperador e exaustor não serão instalados por mim e espero que o instalador saiba o que está a fazer, mas quero que o construtor deixe já tudo preparado caso seja necessário ter ar exterior e quero também saber avaliar se o trabalho está a ser bem feito.

    Cumprimentos,
    Sérgio Matos
  2.  # 2

    Há um principio.Onde há uma saida deve haver uma entrada.Cozinha,quartos de banho,lareira,etc.
    Este é o principio.O resto será caso a caso.Se a casa é nova deve fazer, cumprindo os principios.
  3.  # 3

    Em principio é suposto que toda a casa não é estanque e que as janelas são para abrir etc.

    Mas por experiência própria coloque uma entrada de ar o mais próximo possível da admissão de ar do recuperador. Não se vai arrepender
  4.  # 4

    Se tiver hote a entrada de ar deve ser dentro da hote
  5.  # 5

    Aliás segundo o RGEU as cozinhas e quartos de banho têm que possuir entradas de ar.Chamada ventilação transversal.O RGEU ainda não chegou as lareiras...infelizmente.
  6.  # 6

    E com o advento dos alumínios as casas estão cada vez mais "estanques".

    Por exemplo se se abrir uma janela nota-se que o fogo da lareira fica mais vivo.
  7.  # 7

    Colocado por: ParamonteSe tiver hote a entrada de ar deve ser dentro da hote


    Por exemplo, abrir uma entrada na laje na zona da hotte, para uma zona aberta existente por baixo da moradia (fundações) por onde passam as canalizações, parece-lhe uma boa solução?

    Obrigado
  8.  # 8

    Cuidado com as aberturas para essas zonas que no Inverno estão muitas vezes saturadas de humidade...danifica o recuperador.Se for uma zona seca...tudo bem.O problema das entradas para a hote reside em que quando o aparelho não esta a trabalhar entra frio...a não ser que coloque um sistema de obturação..
  9.  # 9

    Não tinha pensado nisso. De facto calculo que no Inverno se torne uma zona mais húmida... não sei se será demais ou não.
    Outra hipótese é passar uma tubagem para o jardim; talvez seja melhor. Que tipo de tubo posso usar, o mesmo que se usa para ligar à chaminé?
  10.  # 10

    Pode ser PVC.A medida minima deverá ser de 125mm.
  11.  # 11

    Desculpe.Ao entrar na zona do fogão tem de ser no minimo aluminio..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
    • RuiR
    • 5 janeiro 2011

     # 12

    Boa tarde!!!
    Gostaria de saber como é que se adapta um ventilador/dissipador num recuperador de calor que não possui ventilação!!!
    Qual o melhor local tendo em conta que o local mais fresco é por baixo do recuperador (o meu tem espaço para isso)..é possível???
  12.  # 13

    Estou neste momento a ver as várias opções de escolha relativamente a recuperadores de calor, e fico com dúvidas precisamente no aspecto relacionado com a admissão de ar exterior.

    Tenho reparado que muitas instalações admitem apenas ar da propria divisão através de grelha inferior junto aos recuperadores de calor, no entanto vejo normalmente aconselhado que se utilize algum tipo de admissão de ar exterior para minimizar a degradação do ar dentro da divisão a aquecer.

    Gostaria de saber é viável ou aconselhado ter uma solução mista, com aproveitamento tanto do ar da divisão como de ar exterior, ou seja,
    ligar a entrada de ar fresco de 150mm do recuperador a um tubo que se subdividiria em 2, em que 100 mm captariam ar da divisão e 50 mm captariam ar do exterior através de tubo instalado para o efeito, ao qual deveria acoplar um obturador exterior para evitar a entrada de ar frio na casa sempre que o recuperador não estivesse em utilização.

    Obrigado.
    • gugas
    • 15 fevereiro 2012

     # 14

    Não se preocupe com essa entrada de ar frio que é marginal.

    Alem disso, convem ter alguma entrada de ar, se não as casas ficam autenticos tupperware.

    Nota, eu tb tenho admissão de ar exterior e tinha pensado nisso (no obturador) mas depressa conclui que nao havia grandes ganhos
  13.  # 15

    Colocado por: gugasNão se preocupe com essa entrada de ar frio que é marginal.

    Alem disso, convem ter alguma entrada de ar, se não as casas ficam autenticos tupperware.

    Nota, eu tb tenho admissão de ar exterior e tinha pensado nisso (no obturador) mas depressa conclui que nao havia grandes ganhos


    Neste momento tenho já preparado em obra um tubo de admissão de ar exterior a terminar na zona do recuperador, pelo sim pelo não.
    A questão é que por diversos constrangimentos, não consegui garantir um tubo com diametro maior que 50mm quando a maioria dos recuperadores têm entradas maiores (150mm p.ex.), daí que pensei na solução mista, de forma a conseguir obter sempre algum ar exterior e não sacrificar exclusivamente o ar da divisão.
    Quer venha a utilizar ou não, o tubo ficou já preparado.
    A questão do obturador, pareceu-me importante para não ficar uma entrada de ar frio permanente na casa quando não se utiliza o recuperador.

    No seu caso, deixou o tubo de admissão de ar exterior sem obturador ? Tem apenas rede de protecção por fora para evitar entrada de insectos por exemplo ? Que diametro é o tubo de admissão que colocou ?

    Obrigado.
  14.  # 16

    Estou a pensar comprar um recuperador de calor para encastrar numa lareira. Todavia, parece-me que uma boa opção passaria por comprar um com entrada exterior. De tudo o que tenho visto, parece que nenhum tem entrada de ar exterior. No AKI, no outro dia, nem sequer percebiam o conceito...
    Enfim, haverá alguma boa opção económica neste domínio, ou devo cingir-me aos que não tem entrada de ar exterior?
    António
  15.  # 17

    Estou a planear um recuperador que possa usar ar exterior, contudo, a parede do recuperador dá em betão subterrado. Tenho duas soluções possíveis: 1. passar tubo PVC de 90/125 rente ao chão com entrada exterior a 7 metros de distância, com apenas 55/25mm de betão leve em cima; 2. passar tubo de inox pelo espaço da chaminé até telhado. Ambas soluções parecem más...
    Alguém consegue dar uma opinião?
  16.  # 18

    Faça um esboço para ser perceber isso do betão leve
 
0.0233 seg. NEW