Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Amigos,

    depois de analisar muitas das discussões de muitíssimo útli forum, venho-vos pedir alguma ajuda. Estou a iniciar o processo de restauro da antiga casa dos meus avós, na zona de Penacova. Há quase seis anos renovei a casa propriamente dita (1º e 2º piso) e agora cou ter de restaurar todo o páteo, adega e muros exteriores.
    Assim, tenho algumas dúvidas para as quais precisava de sugestões. Indico que o orçamento é curto e que o espaço exterior (páteo) ronda os 450 metros quadradros.

    1ª dúvida: o pavimento do páteo
    Aqui pensei em calçada portuguesa cinzenta de granito, com junta de cimento. Penso eu que é barata, muito duradora e, com a junta de cimento, capaz de reter todas as plantas que hoje brtam no páteo. Também tem a possibilidade de ser facilmente levantada para o procedimento de alterações (algo que a tijoleira, penso eu, não é tão versátil);

    2ª dúvida: a construção do anexo
    Tenho que construir um anexo com cerca de 60 metros de comprimento, por quatro. Este anexo ocupará a zona da adega, casa da lenha, alambique e antiga cozinha existente. Vou aproveitar as paredes exteriores - serão rejuntadas, pois são em pedra - e vou levantar paredes interiores novas. Este anexo irá conter uma casa-de-banho, uma zona ampla multi-usos, a casa da lenha, e o alambique será transformado em churrasqueira aberta. A garagem irá ocupar a Adega. O meu problema aqui é o telhado! Qual a melhor e mais barata solução? Os Mestre-de-obras sugeriam o telhado metálico "sandwich" - da Haironville, por exemplo, com isolamento em poliuretano. Acontece que a minha mulher acha que tal extensão irá parecer-se com um anexo e não terá a mesma aparência de um telhado em telha convencional... Interiormente, acho que o revestimento irá igualmente pecar por ser demasiadamente frio... Contudo, foi-me indicado que as poupanças serão muitas, comparadas com um telhado em telha e madeira e/ou cimento. Vi já na internet as telhas metálicas (ainda não consegui encontrar umas que emitam as telhas cerâmicas), as telhas da Metrotile e as telhas cerâmicas (da Onduline, por exemplo). No entanto, tenho dúvidas como são aplicadas e se de facto ficam mais baratas que a solução de telhado com vigas e ripas de cimento e sub-telha mais telha de cerâmica. É aqui que preciso de ajuda para encontrar uma solução barata e duradora, que não comprometa a questão estética, pois o telhado - só de uma queda - terá uma grande visibilidade.

    3ª dúvida: o muro exterior
    Toda a propriedade é rodeada por um muro muito antigo em pedra. No entanto, o muro encontra-se muito danificado (com barrigas e distorções) e não é um muro em pedra muito sólida - muitas das pedras estão a desfarelar-se e as pedras parecem estar ligadas com um barro. Esta situação é mais evidente na fachada exterior do muro. Aqui, pensei em demolir toda esta zona, mantendo apenas um muro de cerca de 60 cm de altura, e substituir por placas de metal. O muro da traseira da casa (comum ao anexo) está em melhor condições e aparenta ser de construção diferente do da fachada frontal. o Mestre-de-obras sugeriu rejuntá-lo todo. Pergunto se esta solução irá resultar ou se existem outras soluções para o restauro deste tipo de paredes.

    Peço desde já desculpas pelo "enorme" testamento, mas peço que me vão dando algumas dicas para estas questões. Prometo que tenho mais dúvidas, mas para já, deixo-vos com estas...

    Desde já, muito obrigado.

    Ricardo Pereira
    •  
      FD
    • 20 agosto 2008

     # 2

    Não posso ajudar porque não tenho bagagem, mas podia ser interessante se juntasse umas fotos...
  2.  # 3

    Colocado por: FDNão posso ajudar porque não tenho bagagem, mas podia ser interessante se juntasse umas fotos...


    Eu tenho umas fotografias do páteo e do anexo tiradas, mas estão num outro PC e ainda não as posso colocar aqui... Assim que possa, fá-lo-ei para que tenham uma melhor ideia.

    Obrigado,
  3.  # 4

    1 - Placas de betão pré-fabricado ALCUPEL 60x40, existem a imitar granito bujardado, ou betão simples, há em branco, preto, vermelho etc, acentes sobre regularização.

    2 - Uma subtelha Onduline (é uma espécie de plástico semi-rígido) montada em vigotas de betão pré-esforçado e telha cerâmica sobre a subtelha parece-me uma boa solução. A rematar por baixo mas encarece a obra, fica bem um painel sandwich também da onduline com isolamento termico no meio, painel hidrofugo por cima e por baixo OSB . O painel apresenta já os 3 componentes, pode escolher uma espessura de 3cm de isolamento termico tipo roffmate. As telhas metálicas são sempre menos estéticas, dada a visibilidade que a obra tem e quando chove é uma sinfonia.

    Basicamente montam-se as vigotas, monta-se a subtelha a qual tráz uma estruturazinha para apoiar as telhas cerâmicas. Por baixo fixam-se os paineis sandwich, apenas se quiser ter um aspecto uniforme e com isolamento térmico, senão deixa a subtelha por baixo à vista.

    3 - Um muro continuo em pedra é a solução mais interessante. Talvez necessite de fundação contínua e de ser refeito.
  4.  # 5

    Colocado por: danielaportela1 - Placas de betão pré-fabricado ALCUPEL 60x40, existem a imitar granito bujardado, ou betão simples, há em branco, preto, vermelho etc, acentes sobre regularização.

    2 - Uma subtelha Onduline (é uma espécie de plástico semi-rígido) montada em vigotas de betão pré-esforçado e telha cerâmica sobre a subtelha parece-me uma boa solução. A rematar por baixo mas encarece a obra, fica bem um painel sandwich também da onduline com isolamento termico no meio, painel hidrofugo por cima e por baixo OSB . O painel apresenta já os 3 componentes, pode escolher uma espessura de 3cm de isolamento termico tipo roffmate. As telhas metálicas são sempre menos estéticas, dada a visibilidade que a obra tem e quando chove é uma sinfonia.

    Basicamente montam-se as vigotas, monta-se a subtelha a qual tráz uma estruturazinha para apoiar as telhas cerâmicas. Por baixo fixam-se os paineis sandwich, apenas se quiser ter um aspecto uniforme e com isolamento térmico, senão deixa a subtelha por baixo à vista.

    3 - Um muro continuo em pedra é a solução mais interessante. Talvez necessite de fundação contínua e de ser refeito.


    Cara Daniela Portela, de facto a solução Onduline para o telahdo é interessante. Mas apresenta um custo algo elevado, ficando na casa dos 60€ por metro quadrado, tudo incluído (estrutura, subtelha, sandwich, telha e mão de obra). Como tenho cerca de 50 metros lineares, por 5 de profundidade a 30º de inclinação, vou ter cerca de 290 metros quadrados de telhado (com uma queda), o que perfaz 17.400€... Algo que fica completamente fora de orçamento, se as contas não me falham...

    Preciso de uma solução que fique pela metade deste valor...

    Quanto ao pavimento exterior, informo que o terreno não é uniforme e apresenta lages de dificil remoção. E como já existe uma casa no terreno, não há a possibilidade de nivelar o terreno. A solução aqui terá de acompanhar os desníveis do terreno. A opção apresentada pode ser aplicada desta forma?

    Quanto ao muro, é como referi: a parte frontal do muro terá de ser demolida, por estar muito danificado e não ser um muro de pedra propriamente dito...

    Obrigado pelas sugestões.

    Ricardo Pereira
  5.  # 6

    Colocado por: danielaportela
    2 - Uma subtelha Onduline (é uma espécie de plástico semi-rígido) montada em vigotas de betão pré-esforçado e telha cerâmica sobre a subtelha parece-me uma boa solução. A rematar por baixo mas encarece a obra, fica bem um painel sandwich também da onduline com isolamento termico no meio, painel hidrofugo por cima e por baixo OSB . O painel apresenta já os 3 componentes, pode escolher uma espessura de 3cm de isolamento termico tipo roffmate. As telhas metálicas são sempre menos estéticas, dada a visibilidade que a obra tem e quando chove é uma sinfonia.


    A senhora gosta mesmo de gastar dinheiro:):). O que é que o painél sandwich (Onduterm) está ai a fazer? Ou usa a primeira solução, ou usa a solução com painéis ondutherm. Ambas é espatifar dinheiro, porque se duplicam. Se estudar os catálogos verá que os painéis ondutherm são autoportantes e vai ver o porquê de não se utilizar ambas as soluções.
    http://www.onduline.pt/ps.htm

    Uma cobertura com painél Ondutherm não fica por 60€, só o painél (material) + barato custa cerca de 30€. um truque que toda a gente a fazer é colocar os trés componentes do painél em separado. Fica quase a metade do preço.

    Para a semana posso dar-lhe um maior apoio, esta está mais do que mau
 
0.0135 seg. NEW