Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Precisava de ajuda, espero vir a não precisar de nada, mas gostava de estar mais informado.

    A questão é a seguinte:

    O que fazer se o empreiteiro não entregar a casa concluida no prazo estabelicido no contracto, o que devo fazer? Devo tomar algumas medidas mesmo antes do prazo acabar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos2010
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2010

     # 2

    Colocado por: quiksilver26Devo tomar algumas medidas mesmo antes do prazo acabar?

    Se for muito óbvio que ele não vai terminar dentro do prazo acordado, poderá escrever-lhe uma carta a "sensibilizá-lo" para o assunto, mostrando-lhe que conhece alguns procedimentos para esse tipo de casos, como por ex., uma queixa ao InCI.


    Colocado por: quiksilver26O que fazer se o empreiteiro não entregar a casa concluida no prazo estabelicido no contracto, o que devo fazer?

    Carta registada para o empreiteiro, dando um prazo para conclusão da obra (por ex. 1 mês). Após esse prazo, caso a obra não esteja concluída, apresenta uma queixa no InCI. Pode também contratar um advogado para processar o empreiteiro por não cumprimento contratual e respectiva indemnização.
    Se na carta "ameaçar" com a queixa ao InCI, terá mais hipóteses de resolução do problema. As coimas são elevadas e o empreiteiro poderá até perder o alvará de construção. Ele sabe as consequências de uma queixa ao InCI e não deve estar interessado que ela lá chegue, a menos que esteja em situação de falência ou pré-falência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quiksilver26, sonhadora
  2.  # 3

    MRui,
    Relativamente a atrasos nos prazos, sei de casos em que 90% da responsabilidade é do dono de obra, e ele nem se apercebe.

    Por exemplo: «Não quero isto assim. Deixe estar que arranjo alguém para fazer isto como eu gosto»

    Ou ainda: «Quero que compre este material, nesta loja, fala com sr. X, e o preço que lhe vão fazer é Y euros», e depois o material chega 1 mês depois do previsto.

    Ou: »Já agora...(etc.)».Etc.
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2010

     # 4

    Claro que deve haver bom senso. Se o DO pediu alterações que justificam o atraso, não pode exigir o cumprimento do prazo como se essas alterações não tivessem existido.
  3.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.MRui,
    Relativamente a atrasos nos prazos, sei de casos em que 90% da responsabilidade é do dono de obra, e ele nem se apercebe.

    Por exemplo: «Não quero isto assim. Deixe estar que arranjo alguém para fazer isto como eu gosto»

    Ou ainda: «Quero que compre este material, nesta loja, fala com sr. X, e o preço que lhe vão fazer é Y euros», e depois o material chega 1 mês depois do previsto.

    Ou: »Já agora...(etc.)».Etc.


    Colocado por: MRuiClaro que deve haver bom senso. Se o DO pediu alterações que justificam o atraso, não pode exigir o cumprimento do prazo como se essas alterações não tivessem existido.


    Não é o caso, basta dizer que não houve sequer uma alteração.
    Ate agora não tenho queixa nenhuma do empreiteiro, compriu com tudo e não há "derrapagens no orçamento" e o trabalho feito como deve ser.
    Acho que o problema é mesmo trabalho a mais... apesar do que está agora atrasado é a colucação do "capoto" (vai ser colocado por outra empresa contractada pelo empreiteiro) que já devia estar no sitio á uns meses...
    No final o que quero é que a obra fique concluída como de ver ser mesmo que atrase algum tempo (desde que não seja muito).
  4.  # 6

    Não é o caso, basta dizer que não houve sequer uma alteração.
    casos raros ha sempre qualquer coisa.
    Ate agora não tenho queixa nenhuma do empreiteiro, compriu com tudo e não há "derrapagens no orçamento" e o trabalho feito como deve ser.
    Acho que o problema é mesmo trabalho a mais... apesar do que está agora atrasado é a colucação do "capoto" (vai ser colocado por outra empresa contractada pelo empreiteiro) que já devia estar no sitio á uns meses...
    No final o que quero é que a obra fique concluída como de ver ser mesmo que atrase algum tempo (desde que não seja muito).
    o tempo ja terminou?esta a terminar? ou e aquela parte da obra em que se vai todos os diasa obra e nao se ve andamento? um conselho se nao tem razao de queixa como diz, deixe o homem trabalhar.
    MRui,
    Relativamente a atrasos nos prazos, sei de casos em que 90% da responsabilidade é do dono de obra, e ele nem se apercebe.

    Por exemplo: «Não quero isto assim. Deixe estar que arranjo alguém para fazer isto como eu gosto»

    Ou ainda: «Quero que compre este material, nesta loja, fala com sr. X, e o preço que lhe vão fazer é Y euros», e depois o material chega 1 mês depois do previsto.

    Ou: »Já agora...(etc.)».Etc.
    concordo plenamente
  5.  # 7

    cumps

    David Marques
  6.  # 8

    O melhor é pressionar o empreiteiro a terminar a obra rapidamente. Cartas registadas não resolvem nada, aliás, só prejudicam. Só se verificar que não existe nenhuma alternativa é que deve enviar carta registada, mas para podermos opinar com justiça necessitávamos de saber qual o prazo contratual, quanto é que falta para terminar, quais os trabalhos que faltam executar, e principalmente precisávamos de conhecer o contrato. É preferível um atraso na obra do que entrar em litígio com o empreiteiro, porque pode achar que não existem alterações, mas se a coisa der para o torto, vai ficar impressionado com as justificações do empreiteiro lhe vai apresentar.
  7.  # 9

    Colocado por: PicaretaO melhor é pressionar o empreiteiro a terminar a obra rapidamente. Cartas registadas não resolvem nada, aliás, só prejudicam. Só se verificar que não existe nenhuma alternativa é que deve enviar carta registada, mas para podermos opinar com justiça necessitávamos de saber qual o prazo contratual, quanto é que falta para terminar, quais os trabalhos que faltam executar, e principalmente precisávamos de conhecer o contrato. É preferível um atraso na obra do que entrar em litígio com o empreiteiro, porque pode achar que não existem alterações, mas se a coisa der para o torto, vai ficar impressionado com as justificações do empreiteiro lhe vai apresentar.


    Eu não conto em fazer nada, só se a obra atrazer mesmo muito.
    O prazo era um ano, falta pouco mais de um mês para acabar o prazo.
    Estou convencido que possa atrasar uns 3 meses, se for isso nem me preocupo. Não convem é atrasar um ano porque se não tenho problemas no banco...
  8.  # 10

    Óptimo, se falta um mês para o final do prazo e acha que com uma derrapagem de 3 meses o empreiteiro consegue terminar a obra, não há motivo para grandes preocupações, mantenha a pressão sobre o empreiteiro, sempre em cima, não dê tréguas, passe na obra às 8.00h, se faltar alguém que lá devia estar, às 8.05h ligue ao empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quiksilver26
  9.  # 11

    Mais, se alguém sair da obra às 17.00h, ligue para o empreiteiro e pergunte se não trabalham na parte da tarde.
  10.  # 12

    Colocado por: PicaretaMais, se alguém sair da obra às 17.00h, ligue para o empreiteiro e pergunte se não trabalham na parte da tarde.

    Bem visto lol
  11.  # 13

    Colocado por: pdavidmarquesum conselho se nao tem razao de queixa como diz, deixe o homem trabalhar

    Também concordo.

    Temos de nos compenetrar que a execução de uma casa para vivermos exige que todos os intervenientes «remem» no mesmo sentido, sem desconfianças excessivas nem más-vontades.

    Quanto a mim, em vez de «pressionar sem tréguas», devia ser um «pressionar com compreensão».
    Diga-lhe que V. tem consciência que ele não conseguirá concluir a obra a tempo e peça-lhe para refazer o planeamento e que estabeleça um novo prazo. Mas que desta vez não falhe.
  12.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.
    Também concordo.

    Temos de nos compenetrar que a execução de uma casa para vivermos exige que todos os intervenientes «remem» no mesmo sentido, sem desconfianças excessivas nem más-vontades.

    Quanto a mim, em vez de «pressionar sem tréguas», devia ser um «pressionar com compreensão».
    Diga-lhe que V. tem consciência que ele não conseguirá concluir a obra a tempo e peça-lhe para refazer o planeamento e que estabeleça um novo prazo. Mas que desta vez não falhe.


    Tambem concordo, a casa vai andando, o que interessa é que no final não tenha queixa do serviço, é mais mês menos mês... desde que não sejam "mêses" lol

    Visitem
    http://homeoftheslope.blogspot.com/
    • pom
    • 6 janeiro 2011

     # 15

    Colocado por: Luis K. W.
    Também concordo.

    Temos de nos compenetrar que a execução de uma casa para vivermos exige que todos os intervenientes «remem» no mesmo sentido, sem desconfianças excessivas nem más-vontades.

    Quanto a mim, em vez de «pressionar sem tréguas», devia ser um «pressionar com compreensão».
    Diga-lhe que V. tem consciência que ele não conseguirá concluir a obra a tempo e peça-lhe para refazer o planeamento e que estabeleça um novo prazo. Mas que desta vez não falhe.


    Ora aqui estão dois bons conselhos.
    Não arranje lenha para se queimar.
    • adan
    • 6 janeiro 2011

     # 16

    Colocado por: Picaretamantenha a pressão sobre o empreiteiro, sempre em cima, não dê tréguas, passe na obra às 8.00h, se faltar alguém que lá devia estar, às 8.05h ligue ao empreiteiro.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:quiksilver26



    Eis que se revela a importância do "HOMEM de BRAÇOS CRUZADOS na OBRA"... a olhar para todos os trabalhos... pois aquela será um dia A SUA CASA...
    • Hc8
    • 6 abril 2023

     # 17

    Boa tarde,
    Estive a ler os comentários neste tópico e estou numa situação em que o contrato assinado dizia que a entrega da obra seria a 10 de Março, entretanto, ele adiou para dia 24, prazo que não cumpriu.
    Hoje é dia 6 de Abril e não tenho nenhum compartimento da casa terminada.
    Ele foi sempre criando expectativas que dia 31 de Março a casa estaria habitável porque o meu arrendamento terminava nesse dia.
    Entretanto fui vendo que não ia estar e dia 28 de Março arranjei outro sítio para ficar.
    Nisto tudo ele envia-me e-mails longos a tentar culpabilizar-me dos atrasos da obra. Mas que não fazem sentido.

    Queria só resolver isto a bem e gostaria de saber como poderei fazer com que eles assumam o valor do meu arrendamento até a casa estar pronta.
    Não fazia intenções de penalizações mais graves, mas ele atualmente não me dá uma data de termino e acho que é o mínimo que ele pode assumir.

    Alguém ter uma carta exemplo que eu possa enviar por carta registada?
    Obrigada
 
0.0218 seg. NEW