Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de uma leitura exaustiva sobre os temas aqui discutidos relativamente aos honorários pagos por um projecto de arquitectura (tipo chave na mão ou seja com todas as vertentes que esse mesmo implica)...questiono o seguinte e gostaria que alguém me elucidasse:
    Supondo que existe uma habitação com uma área generosa (ex.:89 m2) que em termos estrurais oferece estabilidade para ser recuperada mas que n é habitavel, e que se pretenda só recuperar o espaço (tipo open space), embelezando-o, claro, e direccionando-o para uma área social, transpondo a parte que obriga a infra-estruturas (cozinhas, casas banho/águas, esgotos) para a parte de ampliação a base de calculo referente ao projecto da habitação já existente assenta nas mesma referências do projecto de raiz? Gostava que alguém me elucidasse sobre isto.....há decisões que tenho de tomar relativamente ao meu projecto e precisava de mais informação (sim porque depois ter escrito que estava muito satisfeita,fui alertada (abri a pestana :0))por certos relatos aqui disponibilizados e comecei a aprofundar a minha proposta de honorários e conclui que estou a ser enganada.
    :0(........
    Ainda bem que não cheguei a passar o cheque e a assinar o contrato senão era um caminho sem retorno e muitas dores de cabeça, e por isso mesmo deixo aqui um profundo agradecimento aos promotores deste forum, aos técnicos que aqui têm postado os seus conhecimentos e também àqueles que se disponibilazaram abertamente contar as suas experiências, umas boas outras más.
    Um bem haja
    Cândida
  2.  # 2

    Na parte dos honorários, não a posso ajudar, mas fez uma observação, sobre a qual, permita-me o seguinte:

    Falou em passar uma área de 89m2 a opensapce, retirando algumas divisões e mudando-as de sitio. Desconheço o tipo de estrutura que a casa têm, mas terá de ter muitíssimo cuidado com o que vai fazer, porque em certo tipo de construção com estrututras em madeira, paredes resistentes, etc, estar a fazer isso, obriga a um projecto de reforço muito cuidado e raramente vejo isso.

    Facilmente se tira uma ou mais paredes e se coloca vigas metálica no seu lugar e todos garantem que fica tudo bem. Fica, fica enquanto não abanar com um sismo e este nem precisa de ser grande. E tudo devidamente assinado garantindo que cumpre a legislação em vigor

    Nas construções mais antigas, nem sempre um bom aspecto, significa bom estado, nem um mau aspecto significa uma ruina. Cuidado com o que vai fazer Em Lisboa, existem brincadeiras dessas, que são crónicas de uma tragédia anunciada, porque no dia em que isto abanar um bocadinho, vão parar ao chão, e depois a culpa vai morrer solteira, mas muitos irão morrer primeiro debaixo da estupidez que para ai se anda a fazer sem qualquer controle.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
  3.  # 3

    PauloCorreia,
    A casa é toda em pedra, a estrutura (paredes estão todas em pé apesar dos seus 150 anos :0)), são robustas e tem um rochedo que entra para dentro da habitação e que funciona como suporte (a casa esta encostada ao dito). O telhado é que esta a cair, e é evidente que vai sair todo bem como a sua estrutura mas as paredes das divisões existentes e que demarcam supostas divisões podem-se considerar meias paredes, não interferem com a estrutura principal da casa, e ainda distam 1,5 m do tecto/telhado, resumindo o suporte do telhado é feito nas paredes exteriores, são grossissimas de pedra, e essas so tenciono melhorar, limpar mas nada de alterar, inclusivamente as duas portas existentes vão ficar e só as janelas é que terão de ser alargadas visto corresponderem a um bloco de pedra o que não é suficiente.
    Aguardo por mais informação,
    Obrigado Cândida
  4.  # 4

    De qualquer forma aceitarei os conselhos do arquitecto, mas o que eu gostaria de saber é mesmo como são calculados os honorários para intervenção numa habitação existente e que em principio irá necessitar de alguma intervenção no que diz respeito à estabilidade...se for necessária, possivelmente será.
    Ah trata-se de uma casa terrea e que não irá de ter de suportar outro piso....a construção mesmo a ampliação será terreo.
  5.  # 5

    Pois, em relação a honorários normalmente sairá um pouco mais caro porque tratando-se de ampliação tem que se apresentar projecto de vermelhos (a ampliar) e amarelos (a demolir), terá que ser levantado (medido) todo o existente e desenhado de forma a poder enquadrar o que pretende ampliar. Mas não lhe sei dizer qual a % a + que se pode cobrar por este tipo de projecto (a única ampliação que fiz após ter canudo foi em colaboração com um gabinete..., ainda não está concluído, não faço ideia de quanto se cobra, sei o quanto cobrei, lol).
    Agora recuando umas 2 décadas lembro-me bem que a a nível de projecto de arquitectura se acrescia +- uns 10 a 15% porque se tinha de desenhar à mão (por cima do desenho) a tinta vermelha (o que se ampliava) e a amarelo (o que se demolia), isto em 5 ou 6 colecções de plantas, cortes e alçados.
    Será só neste projecto (arquitectura) que lhe poderão cobrar mais. Eventualmente no projecto de estabilidade..., nada por aí além porque o Cype faz maravilhas.
    Cumprimentos,
    carlosmcd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
  6.  # 6

    Bom , aguardo por 2ª feira...altura em que vou ao terreno com o arquitecto, mas pelo menos estarei preparada para não demonstrar alguma expressão de espanto ou de susto, lol, é que tenho esse problema, é notório quando fico surpreendida, lol.
    Cumprimentos
    Cândida
  7.  # 7

    Ainda em relação a este assunto % a +.... afinal o enquadramento é o que se pode dizer (4 oaredes) uma vez que não vai haver divisões nesta área....não querendo dizer que se resume a 4 riscos no papel...claro! É complicado para quem não domina estas matérias ter uma noção real das coisas, muito complicado mesmo. Estive a ler a discussão sobre o empreiteiro que pediu mais dinheiro depois do contrato assinado e minha nossa......é só problemas em cima de problemas mas será que neste País nada nem ninguem está salvaguardado, que não existem leis que acautelem aqueles que fazem as coisas correctamente????
  8.  # 8

    Candida

    Posso dar-lhe uma ajuda, porque essa é a minha área de eleição e de paixão, já tendo muita coisa orçamentada e realizada e inclusive estou neste momento a fazer um orçamento de concepção construção para uma igreja, cuja única coisa que resta, são as paredes exteriores, tendo trabalhado numa das boas empresas de reabilitação deste país, e embora lá estivesse estado pouco tempo, passaram-me pelas mãos alguns excelentes projectos nessa área e algumas coisas, que enfim, não quero referir, porque as susceptibilidades andam á flor da pele, por aqui, e não vale a pena estar a criar guerra.

    1 - Cobertura
    Como disse antes que a cobertura não têm apoios a meio, significa que terá de ser uma cobertura de asnas, a menos que seja um edifcio sobre comprido. O terrivelmente importante é fazer um levantamento muito cuidado do existente, com desenho da estrutura do telhado, as secções da madeira, distâncias entre elas, etc. Se o não fizerem depois é uma enorme chatisse e se despejarem o problema para o empreiteiro, depois não se queixe. è que quando o telhado está montado, parece fácil substitui-lo, mas depois de desmontar, é que são elas. Estou a tentar encontrar uma fotografias para perceber o que estou a dizer. Foi por pouco que não levei uma entaladela da boas.

    2 - Apoio da cobertura
    è o sitio que geralmente mais me assusta, dadas as implicações que têm. Geralmente existe um frechal (Viga em madeira) que corre toda a parede exterior e onde a estrutura do telhado vai apoiar. Quando se muda a estrutura muda-se sempre este frechal, até porque é lá que estão muito problemas. A solução a adoptar é que varia conforme o valor arquitectónico, o estado da parede, o tipo de estrutura da cobertura e as soluções construtivas que podemos usar (no património protegido, são mais limitadas ou deveriam ser).

    Pode passar por fazer um lintél em betão a cintar o coroamento, pode-se regularizar o coroamento e colocar uma cantoneira de aço, pode-se colocar um frechal em madeira, etc. Depende de vários factores e não há tabela ou programa que salve o projectista. Ou sabe ou não sabe e geralmente não sabem.

    3 - Paredes exteriores
    Podem ser grossissimas e apenas significarem um grande problema.
    Pode ser necessário injectacao com caldas, porque a água ao logo dos anos, entrou e foi lavando a argamassa entre as pedras
    Pode ser necessário refechar as juntas entre as pedra, pela razão de cima.
    Terão de ser picadas e refeitos os rebocos exteriores e interiores tendo em atenção, que terão de ser utilizadas soluções contra o salitre
    Existem rachas? Se sim, onde? com que espessura, e inclinadas para que lado? as cantarias dos vãos estão partidas? existem rachas a sair do canto dos vãos. Aqui terão de saber olhar, porque as rachas dizem-nos muita coisa e quando as noticias são más, são más mesmo e caras.

    Será necessário reforçar as paredes exteriores? se sim, com que solução? Betão projectado por via seca? Sistemas Richtengard? Rebocos armados?

    4 - Vãos
    Vão abrir vãos. Qual a solução prevista para o reforço? Mexer nos vão é sempre com cuidado.

    5 - Humidades ascendetes
    Qual a solução para o problema das humidades ascendentes, que nestas paredes, são sempre um problema? Pode usar uma caleira exterior para rebaixar o nível freático, pode usar barreiras contra a humidades ascendentes por exemplo

    Deixei-lhe aqui algumas observações, que você pode usar para ir fazendo perguntas ao seu arquitecto e perceber pelas respostas, se ele percebe alguma coisa ou se se pôe com as respostas evasivas do tipo: Temos de estudar a melhor solução, vamos ver, não se preocupe, etc etc.
    Ele até pode ir estudar a melhor solução, mas pode apresentar logo uma ou duas.

    Quando alguém neste mundo diz: "Não se preocupe", é altura de o pôr a andar, porque já sabemos que vem ai chatice e da boa.
    Quando lá for, leve uma máquina fotográfica e tire fotografias a tudo o que mexer e que não mexer, com uma resolução de 1MB, para não ficarem muito pesadas. Ajudam imenso e servem de memória futura

    Colocado por: candidaEstive a ler a discussão sobre o empreiteiro que pediu mais dinheiro depois do contrato assinado e minha nossa......é só problemas em cima de problemas mas será que neste País nada nem ninguem está salvaguardado, que não existem leis que acautelem aqueles que fazem as coisas correctamente????

    Haver há, mas ninguém cumpre nada, mas atenção que o problema pode vir do projecto, mas que não me parece ser o caso. Apesar de poder estar toda a gente de boa fé, basta um processo mal conduzido, um projecto com erros e estas situações acontecem.

    Cumps e boa sorte, vai precisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
  9.  # 9

    PauloCorreia,
    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos/alertas....como é obvio não me sentia segura relativamente a estas preocupações apesar de sentir alguma sensibilidade para estes assuntos, não domino minimamente as técnicas, é para isso que as pessoas se formam/estudam e com o que tenho lido por aqui as minhas preocupações têm crescido, sei que n é possível mas gostava mesmo que isto fosse um processo que corresse em velocidade cruzeiro, só com as dores de cabeça naturais para um projecto, pois é claro que dessas ninguém se livra, mas sem stress de grande importância...a minha área é mais segurança no trabalho....lol
    Assim sinto que já vou mais esclarecida para o encontro com o novo arquitecto para que tdo seja falado "in loco" e depois não haja dúvidas. Vou levar a máquina e tirar as fotos como me aconselhou para memória futura.
    Cumprimentos
  10.  # 10

    Quer ver a importância de se fazer um levantamento cuidado:

    Photobucket Photobucket
    Olhando para a fotografia da direita e veja se se consegue lembrar de como era a cobertura

    Photobucket Photobucket
    Por aqui pode ver a dificuldade de se voltar a fazer a cobertura, sem se fazer um levantamento em condições. Pagou-se caro, muito caro a asneira

    Photobucket
    Já agora o resultado final

    Um aviso: Não pense que existem grande formação nestas áreas. Quase toda a formação está virada para a obra nova, quando esta está a cair a pique e a reabilitação a crescer rapidamente. Dai haver tanto desemprego nos engenheiros e arquitectos e ao mesmo tempo haver tanta falta de gente nas empresas de construção. Foram e continuam a ser formados para realidades que estão a desaparecer.

    Cumps
  11.  # 11

    Ahn esclareci:
    A casa é sobre o comprido sim, tem 13,50 X 6,80.
    os apois da estrutura por aquilo que esta visivel.... possui uma viga em madeira a todo o comprimento e depois as paralelas que assentam na parede exterior.
    As paredes exteriores estão todas rebocadas a cimento, foi concerteza uma intervenção mais actual dos antigos donos e não possui rachas.
    Quanto aos vão existe efectivamente um que está danificado e que terá de ser recuperado na intervenção a fazer nesta habitação.
    mas enfim ja me sinto um pouco mais alertada para as dificuldades/preocupações que por aí vêm :0)))!
    Cândida
  12.  # 12

    Vigas com 7m são caras mas arranjam-se
    Essa viga no perimetro é o frechal é terá de ser substituido
    As paredes exteriores terão de ser picadas até ao osso e só depois se poderá ver o seu real estado. E quando rebocar, nem pense em utilizar argamassa de cimento, se o seu arquitecto disser isso, despache-o, poupa chatices. Existem argamassas prédoseadas á base de cal para essas situações.

    Quanto ao vão, a reparação não é complicada, mas a razão de ele estar partido é que pode ser e terá de ser investigada. Pode haver uma cedência do terreno ou um excesso de carga
  13.  # 13

      frente

    vou experimebtar a ver se fui bem sucedida....lol
  14.  # 14

    outra prespectiva do cimo do rochedo que entra para dentro da habitação

    pedra dentro da habitação

    Estas é só para ter uma ideia do que existe....tenho de pensar mto bem na intervensão..... :0(((
  15.  # 15

    2ª feira ja tiro fotos do interior como deve de ser e vou disponibilizar 1 ou duas para ter uma ideia concreta
    obrigado
    Cândida
  16.  # 16

    uma vista que não da para ver em pormenor mas da uma ideia do lamentavel estado


    mais uma para dar uma ideia mais geral mas distante da casa......lol
  17.  # 17

    parte de trás

    frente repetida acho eu....lol
  18.  # 18

    bom e por aqui me fico....se reparar em mais algo que me possa ajudar muito agradeço
    Cumprimentos
    Cândida
  19.  # 19

    Até já pensei se para a recuperação desta casa não seria melhor recorrer ao light steel framing....é capaz de ser uma boa opção....a ver vamos!
  20.  # 20

    Colocado por: candidaAté já pensei se para a recuperação desta casa não seria melhor recorrer ao light steel framing....é capaz de ser uma boa opção....a ver vamos!


    Atreva-se :) :)

    Você quer um armazém ou uma obra de restauro em condições? Se colocar as vigas de madeira aparelhadas e com uma velatura bonita, colocar um forro sob as telhas, fica com um tecto todo em madeira que será a inveja de todas as suas amigas.

    Steel Framing? num sitio desses? E já agora uma janelas de aluminio anodizado á cor natural com uns estores em PVC? ai ai ai

    Numa situação ajudo-a, na outra nem que pague.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
 
0.0227 seg. NEW