Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    desde há muito tempo que sigo com bastante atenção este fórum, tendo-o como um lugar de discussão e troca de experiências que tem facilitado a vida a muitos.
    chegou agora a minha vez de também pedir ajuda, uma vez que não consigo decidir o que fazer e como fazer.
    Tenho uma vivenda na zona de Loures, com 3 quartos, escritório, sala, cozinha, casas de banho, garagem, enfim, o costume de uma casa, sendo que tenho pré instalação de AC por toda a casa, com o lugar para colocar as maquinas exteriores já definido.
    no entanto gostava de climatizar a sala e dois quartos que são os que utilizo.
    Tenho procurado a solução que será menos dispendiosa em termos de consumo energético mas que ao mesmo tempo me dê conforto quando estou em casa e algumas pessoas dizem me para colocar emissores térmicos secos nas divisões todas ou pelo menos nas que utilizo mais e outras dizem me para colocar AC.
    Estamos a falar de uma sala com 38m2, 1 quarto com 30m2 e outro com 20m2.
    Na verdade só estou em casa depois das 18 horas e a essa hora gostava de ter a casa quente e quando me fosse deitar e quando me levantasse gostava de ter a casa igualmente aquecida. ou seja, a utilização do sistema de aquecimento que vier a instalar resume-se a utilizações pontuais de cerca de 4 a 6 horas por dia durante os piores meses de inverno. No verão se tiver um sistema que também arrefeça, não vou negar que sou capaz de o utilizar, mas muito raramente.

    Para piorar as coisas, andei no AKI e no Leroy Merlin e cada um diz uma coisa diferente se os AC devem de ser Inverter, Multi ou mono Split, de marca branca ou não....enfim...uma confusão.
    Tenho feito contas à vida e na realidade o AC parece me que mesmo sendo de marca branca e sem ser inverter, para a utilização que lhe vou dar poderá ter uma longevidade considerável e uns consumos medianos, visto ser apenas utilizado poucas horas por dia e poucos dias por ano...
    não podia estar mais perdido!! se me puderem ajudar e se possível caso esteja por aqui algum instalador ou profissional que queria avançar orçamentos, preços, propostas...eram bem vindas....
    Obrigado a todos
  2.  # 2

    peço que relata não pretende gastar muito dinheiro,

    se precisar de "emissores térmicos" conheço algumas pessoas que até lhos poderam dar,

    são as pessoas a quem tenho instalado A\C e que no passado tinham esses aquecedores desse tipo, e agora arrancaram-os,
    e como estavam cansados de pagar contas de 150€ de factura da EDP, resolveram mudar,
    pelas contas de um dos meus amigos, em 4 anos só no diferencial de consumo paga as 3 maquinas que lhe instalei, e foi com Daikin,
    Vivamente aconselho maquinas inverter, pelo menor consumo e maior conforto e nalguns casos a diferença de custos é baixa,,

    atentamente
    Jorge Alves
  3.  # 3

    O que é que o inveter tem de bom? O facto de se eu pedir 23 ºC é isso que ele dá, em vez de estar a fazer on-off a partir de uma valor máximo?
  4.  # 4

    O inverter permite variar a potencia a fornecer através da variação de rotação do compressor, e adicionalmente nos modelos mais "recentes" ter uma capacidade até 130% ou 140% da capacidade nominal do compressor, com isto consome muito menos que uma maquina convencional, e ao não fazer grandes diferencias de temperatura no ciclo on\off permite um grau superior de conforto,
    atentamente
    Jorge Alves
  5.  # 5

    Boa noite. Bom, sou mais um leitor recente deste Fórum, e hoje mesmo adquiri um Emissor Seco Térmico de 1500 Watts da Digital Equation Ceratec.
    Este aparelho tem uma Placa de Cerâmica no seu interior para acumular calor e não tem qualquer liquido no seu interior...
    Tenho visto durante o serão de hoje de facto diversos comentários Negativos sobre estes Emissores Térmicos em relação ao AC, e desculpem a minha ignorância, mas de facto não percebendo muito disto, coloco uma questão arriscando-me a repetir o que alguém possa ja ter dito...
    Se um AC só faz calor enquanto está ligado, e um Emissor Térmico necessita apenas de trabalhar 20 minutos para depois libertar calor durante 100 minutos, como é que um AC é mais económico que um Emissor Térmico ???
    Dispenso também os comentários do Sr. Jorge Alves, pois já constatei que ele vende Ar Condicionado, e como tal naturalmente puxa a brasa à sua sardinha...
    Dispenso comentários sem conhecimento de causa...
    Acho que estes Fóruns servem é para as pessoas saberem o que podem ou devem adquirir poupando o mais possível, uma vez que não se pode mais acreditar nops fabricantes, tal é a fome de vender, que os bons principios da verdade já se perderam faz muito tempo... Se alguem me puder ajudar agradecia, pois estou muito inclinado a devolver o aparelho nos próximos dias enquanto ainda posso...
  6.  # 6

    Colocado por: aguiabranca
    Se um AC só faz calor enquanto está ligado, e um Emissor Térmico necessita apenas de trabalhar 20 minutos para depois libertar calor durante 100 minutos, como é que um AC é mais económico que um Emissor Térmico ???


    Caro aguiabranca, se um emissor térmico necessita de estar ligado à corrente durante 20 minutos para libertar calor durante 100 minutos(porque "...tem uma Placa de Cerâmica no seu interior para acumular calor..."), onde será que o acumulador se abastece? Na "EDP"? Ou será que aproveita o "Sol"?!
    Que quantidade de energia liberta em forma de calor no periodo compreendido entre os 20 e os 100 minutos(depois de desligado)?

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  7.  # 7

    Colocado por: aguiabrancaDispenso também os comentários do Sr. Jorge Alves, pois já constatei que ele vende Ar Condicionado


    sim, comercializo equipamentos de "ar condicionado" de uma marca especifica, mas não sou fundamentalista, e muito menos deixo que isso me tire a objectividade e a coerência, e se reparar os meus comentários são basicamente técnicos, que antes de comercial sou sim um técnico com alguma experiência

    Colocado por: aguiabrancaDispenso comentários sem conhecimento de causa...


    acima de isso tudo sou e fui consumidor que também já precisou de usar emissores térmicos por falta de aquecimento,
    aliás é a solução que actualmente uso meu escritório
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  8.  # 8

    Vou dar um exemplo ao aguiabranca. Suponha que você está numa recta plana com o seu caro.

    Liga o carro acelera, arranca e passado 2 minutos desliga o carro e vai em ponto-morto e assim anda mais 200 metros "à borla".

    Você acredita que aqueles 200 metros foram à borla? Claro que não, toda a energia que o carro gastou a andar 200 metros c\ o motor desligado, saiu da altura em que você acelerou.

    Se repetir a operação e acelerar 3 minutos, e depois desligar o motor o carro vai andar 300 metros, mas isso quer dizer que consumiu mais na aceleração.

    Quanto ao seu emissor térmico a trabalhar 20 minutos para librtar calor durante 100 minutos, quer dizer que durante esses 20 minutos consome para carago, portanto em valor médio fica tudo na mesma, não passa de uma resistência, a única coise q poderá fazer é tirar partido do bihorário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  9.  # 9

    Pois, esses pormenores eu não sei... Sinceramente sempre usei aquecedores a Óleo e nunca me passou pela cabeça antes gastar 410,00 num Emissor Térmico...
    É uma pequena fortuna (pelo menos para mim), e esperava que já que é tão caro (se comparado com o sistema de aquecimento tradicional), que com o tempo, se traduzisse em poupança e não em gastar ainda mais, porque se for para isso, então compro outro aquecedor a óleo que me custa 1 décimo do preço e ligo-o 2 horitas à noite como sempre fiz até agora... Não é tão quente, mas dá para safar...
    O AC por outro lado, e pelo que vi, tem um custo mais ou menos igual ao deste Emissor Térmico, mas tem algumas outras desvantagens que para mim são bastante relevantes :
    - O espaço que ocupa a instalação do Extractor
    - O Ruido que faz
    - A manutenção
    - O custo de Instalação...

    Posto isto, acho que o melhor mesmo é ir devolver o Emissor Térmico, trazer mais um aquecedor a Óleo Standard e continuar a usar umas mantinhas para complementar esse calor...

    Resumindo : Muita Publicidade para um aparelho que não passa de um Aquecedor a Óleo mais sofisticado, disfarçado e/ou mais bonito de se ver, mas bastante mais caro ao longo do tempo...
    Penso que foi esta a conclusão que tirei em tudo o que li neste e noutros fóruns durante este serão...

    Boa noite e obrigado a todos.
    P.S. Se alguem tiver algum outro comentário a fazer, é sempre bem vindo, em especial se houver alguém que tenha adquirido um destes aparelhos "milagrosos" e já o tenha experimentado mesmo.. Mas um que seja "sem fluidos" Ou seja que funcione com Placa Ceramica, Vulcanica ou Ferro Fundido...
  10.  # 10

    sr Aguia Branca
    tive o cuidado de explicar noutra discussão a causa de falta de satisfação de alguns utilizadores em relação aos emissores térmicos secos, e no fundo traduz-se simplesmente em números de watt´s fornecidos, nos cálculos usa-se uma potencia por unidade área ( em media 100w\m2) a maneira de os debitar é que pode variar, nos aquecedores por resistências eléctricas por efeito de Joule o "rendimento" ou COP é 1 ou seja consome 1 W e liberta 1 W, usando uma maquina bomba de calor pode ir até 5 Kw de produção\debitado com um consumo até 1Kw,

    existem aparelhos de ac nas grandes superfícies que já apresentam estes valores de rendimentos e custam com instalação incluída os mesmos 400€ que um emissor, o consumo é que é muito diferente,
  11.  # 11

    Ao Sr. Jorge Alves, não me leve a mal pelo meu comentário, mas não foi para ofender... Não coloquei em causa o seu juizo,
    mas termino com uma interrogação/afirmação...
    E isto aplica-se em tudo...
    Temos duas tecnologias, independentemente de uma ser mais antiga que a outra,
    imagine-se o seguinte :
    Tecnologia 1 - Ar Condicionado
    - Mais económico
    - Aquece mais rápido
    - Mais barato (o aparelho)

    Tecnologia 2 - Emissores Termicos
    - Mais dispendioso
    - Demora mais a aquecer
    - O aparelho custa mais

    Agora pergunto eu... Em tempos de crise, quem é que no seu perfeito juizo vai adquirir um Emissor Térmico com estes valores que coloquei em cima,
    ou seja que temos vindo a discutir ao longo de dias... ( no meu caso ao longo de uma noite apenas)....
    E por outro lado, porque é que estes emissores proliferam de forma descontrolada, cada vez existem mais marcas, e a grande superficie onde fui, tinha dezenas de aparelhos destes á venda...
    Ora se são assim tão caros, e dispendiosos, não seria mais lógico dado que já existem pelo menos há 3 anos, de terem desaparecido do mercado com o tempo ???
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvessr Aguia Branca
    tive o cuidado de explicar noutra discussão a causa de falta de satisfação de alguns utilizadores em relação aos emissores térmicos secos, e no fundo traduz-se simplesmente em números de watt´s fornecidos, nos cálculos usa-se uma potencia por unidade área ( em media 100w\m2) a maneira de os debitar é que pode variar, nos aquecedores por resistências eléctricas por efeito de Joule o "rendimento" ou COP é 1 ou seja consome 1 W e liberta 1 W, usando uma maquina bomba de calor pode ir até 5 Kw de produção\debitado com um consumo até 1Kw,

    existem aparelhos de ac nas grandes superfícies que já apresentam estes valores de rendimentos e custam com instalação incluída os mesmos 400€ que um emissor, o consumo é que é muito diferente,



    - Acredito e concordo plenamente consigo, o problema é que de facto o extractor ocupa muito espaço, e estou num apartamento e não numa moradia, o que complica bastante o uso do AC... Se assim não fosse, nem pensava duas vezes e teria logo adquirido o AC...
  13.  # 13

    Basicamente, penso eu que seja derivado ao baixíssimo custo de produção dos emissores térmicos, que deixa uma margem comercial bastante confortável para o comerciante, aliado ao facto de não precisar de instalação especifica, e convenhamos que resolve alguns problemas, agora se tivesse-mos energia a preços da Europa, já seria outra coisa, mas não temos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  14.  # 14

    Sabendo que já tem os lugares definidos para o aparelho exterior do AC, aconselho a instalar o mesmo, eu optei há dois anos por instalar emissores térmicos em minha casa, e além das exageradas contas da electricidade reparei também que durante o verão os aparelhos tornavam-se inúteis e inconvenientes à estética interior da casa....
    Consequentemente acabei por tirá-los e neste momento instalei AC nos quartos pra testar e acho óptimo pelo facto de que sao úteis durante todo o ano, ao contrario dos emissores termicos, e utilizo tambem na funçao de desumidificação, o que acaba por ser muito útil.
  15.  # 15

    Pois, concordo com o que diz, mas vejam-se estas diferenças...

    - O AC tem um calor mais AGRESSIVO que o Emissor Termico, que liberta um calor suave e homogéneo
    - O AC faz um ruido a trabalhar que no Emissor é Inexistente...
    - O Emissor Térmico dispensa qualquer tipo de Instalação feita por Técnicos, e também futuras manutenções...

    Agora pergunto eu, No verão nunca senti necessidade de usar AC pois a minha casa é fresca durante todo o Ano...
    Humidades também não tenho, pois vivo numa zona bastante seca...

    Para uma Utilização esporádica, digamos que só nestas alturas mais frias é que utilizo de facto o Aquecedor a óleo e também o Termoventilador durante uma horita, no máximo duas horas por noite... Será que justifica Instalar um AC ???
    Ou um Emissor seria suficiente ???

    Já agora, Conhecem estes novos Emissores secos de pedra Vulcânica ou pedra Cerâmica ??? Já alguem os Usou ?
    Sabem se de facto são eficazes ???
    E esteticamente também é inquestionável que são bem superiores aos AC...

    Agradeço os vossos comentários...
  16.  # 16

    Calor AGRESSIVO são 30º...e qq um, seja emissor, seja ac, o pode fornecer...Quanto ao silêncio, não são bastante ruidosos...fazem entre 20 e 30dcb...um carro ao ralentim faz 45 dcb...mas um ac bem usado quase passa despercebido...


    Manutenção é baixissima...lavar ou aspirar filtros conforme o uso...
    Instalação é de facto mais complicada e necessita pessoal especializado...Dispendiosa (comparando com esses emissores) não é...Considere uma instalação de 8kw...para bons acs chegam 3000€ já com instalação...quanto dá 8000w nesses emissores?...


    Para uma Utilização esporádica, digamos que só nestas alturas mais frias é que utilizo de facto o Aquecedor a óleo e também o Termoventilador durante uma horita, no máximo duas horas

    Epá...para essa utilização compre o aquecedor/emissor/radiador/ventilador mais barato que encontrar que vai servir perfeitamente...Uma, duas horas?...Não há nada para discutir...:-)

    Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  17.  # 17

    Pois, é o que farei... Tenho um aquecedor a óleo, vou comprar outro... Vai um para o quarto e fica o outro na sala...
    Chega muito bem...
    Quando inventarem uma tecnologia que seja de facto económica em termos de gasto de energia, nessa altura falaremos, até lá continua-se com o velho radiador a óleo e o termoventilador para dias mais frios...

    Cumprimentos e obrigado a todos.
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2011

     # 18

    Colocado por: aguiabrancaE por outro lado, porque é que estes emissores proliferam de forma descontrolada, cada vez existem mais marcas, e a grande superficie onde fui, tinha dezenas de aparelhos destes á venda...
    Ora se são assim tão caros, e dispendiosos, não seria mais lógico dado que já existem pelo menos há 3 anos, de terem desaparecido do mercado com o tempo ???

    É uma estratégia comercial: bigger, better, cheaper (maior, melhor, mais barato).

    As superfícies comerciais ganham a vida, vendendo.
    Ora, para ganharem a vida, precisam de vender. Se há uma necessidade que está satisfeita (aquecimento), têm que encontrar outra para satisfazer ou melhorar a que foi satisfeita, ou então, não vendem e, não ganham a vida.
    Logo, a melhor estratégia que existe é melhorar o produto que tem em sua casa de forma a convencê-lo a comprar um produto "bigger, better, cheaper".
    A necessidade de aquecimento pode estar satisfeita mas, não é a ideal - o aquecimento custa dinheiro.
    Logo, vão "melhorar" essa satisfação: inventar um produto milagroso que é melhor, aquece mais e consome menos.
    E nasce a "vontade" de comprar. E as superfícies comerciais, vendem algo novo, supostamente "bigger, better, cheaper". E ganham a vida.
    Daqui a uns anos, inventam mais qualquer coisa nova e, como a memória é curta, lá vamos nós outra vez... é um ciclo, o do consumismo.
    Acontece com isto como acontece com os detergentes, as pastas de dentes, os iogurtes, a tecnologia, etc.

    Um bom exemplo é o que a Apple faz, e a propósito disso deixo aqui um vídeo que gostei de ver: http://video.yahoo.com/watch/4656101/12447278
  18.  # 19

    Tenho estado a ver o desenvolvimento desta discussão e gostaria de saber se alguém esta em condições de fazer as contas de consumo e custos de aquecimento de um Emissor Térmico e de um AC e responder a 1 e 2:

    1) Qual é o consumo em KWatts de um ET e de um AC para aquecer uma sala de 20 m2 com duas fachadas, pé direito de 2,6m, sem isolamento, a 23ºC durante 4 horas, na Zona 1?
    2) Quanto custa p consumo do ET e do AC para os consumos de 1) considerando o KWatt a 0,20€?

    Só respondendo a estas quetão saberemos qual deles vence. O resto é conversa !
 
0.0232 seg. NEW