Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom,
    Tirei o dia para ler todas as discussões sobre tópicos do meu interesse! meus amigos posso dizer-vos que ao fim de um dia de leitura (ininterrupta) me sinto uma completa tótó..... :0(((
    Nunca imaginei que houvesse tanta desonestidade e tanto aldrabão....eu sabia que havia mas tão concentrado não(isto sobre varios relatos que li)!
    Neste momento posso dizer que me sinto preparada para discutir a adjudicação de um projecto de arquitectura e construção.....(se me entendem..preocupações que me possam salvaguardar dos ditos espertos, pelo menos minimamente....)
    Só há uma coisa que me faz confusão....
    Porque é que a OA não cria condições/normas de conduta a nivel de projectos arquitectura que obrigue os seus membros a trabalhar (todos com os mesmos índices de referência) no que diz respeito a honorários? Porque não existe uma norma que obrique a especificar ao pormenor as varias partes que compoêm o projecto? Já andei no site da ordem e nem aí existe essa informação disponível....
    Resumindo para uma pessoa atingir os seus objectivos em qualquer área quase que tem de se formar....(forma de dizer claro....mas que se tem de ler muito para perceber as coisas, ai isso tem), não seria mais facil as pessoas serem honestas, respeitarem a ignorancia dos outros e apresentarem as coisas de uma forma que ambos os lados fiquem bem servidos?Sem omissões? Como já tive oportunidade de referir em outra discussão que iniciei foi precisamente o que me aconteceu....mas que coisa, eu também quero ganhar dinheiro mas não desta forma!
    Aqui fica o meu desabafo!
    Cândida
  2.  # 2

    E chego à conclusão que o que me aconteceu foi precisamente porque arquitectos há que cobram os valores como se tivessem condições para fornecer todos os serviços e afinal não têm....então cobram o mesmo dos outros que oferecem essas condições sem se importarem com o prejuizo que essa sua atitude irresponsavel provoca no cliente que se tem o azar de não estar alertado assina, larga o dinheiro e depois entrou num percurso sem volta e com toda a sua programação financeira desajustada!
    Enfim, é o que temos não é? desculpem-me aqueles a quem não serve o capuz, mas isto é mesmo preocupante, omotir informação é um mau serviço prestado!
    Cândida
  3.  # 3

    cândida

    Percebo o seu desabafo, mas mais do que perguntarmos porque certas coisas são como são, mas vale gastarmos esse tempo a saber como elas são e qual a melhor maneira de lidar com o que temos.

    A única maneira que temos para evitar sermos enganados é informação, informação, informação e mais informação e vá dando graças aos deuses que existam locais, como estes fóruns, onde essa informação pode ser procurada e partilhada. Por quem procura e por quem a têm (embora quem a tenha geralmente não a partilha).

    Mas não imagine que na maior parte dos casos, existe premeditação por parte de quem engana, o que existe é apenas pura incompetência, desleixo e irresponsabilidade porque ninguém ou quase ninguém é penalizado pelas asneiras que faz (excepto claro os serventes)

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, candida
  4.  # 4

    Sim é verdade, gostava de ter já encontrado em qq lado escrito assim:
    Programa base : >(o que compoem esta fase é .....bla bla bla bla) X €

    Estudo Prévio: (o que compoem esta fase é .....bla bla bla bla)Y €

    Projecto execução: (bla bla bla)Z €
    Assistência Técnica (bla bla....)
    Telas Finais


    Mas não nada disto se encontra em lado nenhum! estarnho.......o que ha a esconder? não é aqui que está o segredo que é a alma do negócio....acho que esse esta na forma de trabalhar, as respectivas ferramentas que se detêm para desenvolver o trabalho,e mto importante "saber", ser um bom profissional!
    Quem não procede assim, me desculpem mas é aldrabão!
  5.  # 5

    Pois, por essas e por outras, é que no caso da reabilitação, onde não existe a obrigatoriedade da existência de projectos, muitos clientes estão a tornear os projectistas e vão directos aos empreiteiros.

    Chegam ao pé de nós, mostram o edifico que querem reabilitar e perguntam? Pretendo fazer isto, quanto custa? Financeiramente é um descanso, porque como sou nós a fazer tudo (chama-se concepção construção), Fazemos reuniões onde se esclarece muito bem o que está pedido, portanto. se me esquecer de algo, problema meu.

    Como a tendência se têm vindo a acentuar, estou neste momento a fazer una experiência que penso, pode vir a ser uma enorme mais valia para a empresa. Em vez de serem os arquitectos a coordenarem o processo e a contratarem depois os empreiteiros, são os empreiteiros a coordenarem o processo e se for preciso, contrata-se um arquitecto.

    Cumps
  6.  # 6

    Aqui existe obrigatoriedade pois além da intervenção ser também exterior a nivel de fachada, é para uma exploração turística portanto tem de ser mesmo! E depois o Paulo sabe que a nível de empreiteiros(sem querer ofender) também ha por aí cada "pato bravo" que minha nossa!
    lol
  7.  # 7

    Não ofende nada

    Sei bem os aldrabões que me rodeiam, com quem já trabalhei e com quem hei-de vir a trabalhar.

    Isto de não ter ordens, classes profissionais, códigos, éticas e afins, dá nos uma grande liberdade para falar. E também sem querer ofender, sabe que a maioria dos clientes, também são uns ricos aldrabões (ou gostariam de ser), não sabe?. Isto toca a todos
  8.  # 8

    Sei sim, e também sei que por eu ser uma pessoa que honesta e que estou sempre crente que os outros também....de vez em quando levo com baldes de água pela cabeça abaixo....claro que também ha os clientes tipo "xico esperto" e que substimam os outros claro que sim.
    lol
  9.  # 9

    Anónimo disse:
    Boa tarde

    Existe sim um livro onde vem especificado o que deverá ser entregue em cada fase de projecto e qual a percentagem que o arquitecto deve de cobrar para o mesmo.
    Chama-se calculo dos honorários e é aseado normalmente no valor total da obra.
    Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais, e acho que o que falta na sociedade é dar o valor a cada profissão, pois assim os própros profissinais tenderiam a esforçar-se para poder fazer concorrencia....assim limitam-se a dar valores, muitas vezes minimos, para apenas obter um trabalho, sem qualquer preocupação em que fique bem feito.
    Normalmente o cliente quando vem ter com um arquitecto não faz a minima ideia de qual a sua função. Pensam que os engenheiros é que fazem e sabem fazer tudo,e o arquitecto serve apenas para assinar o papel para a camara...
    Bem não funciona bem assim.

    Qualquer esclarecimento fica aqui o meu email [email protected] sou arquitecta, com muito gosto, e hoje em dia apenas me guio pelo cálculo dos honorários. Assim não trabalho para o boneco e o cliente já sabe com o que pode contar pois especifico bemem orçamento todosos trabalhos a realizar...

    Um bem haja a todos....
  10.  # 10

    A Portaria n.º 701-H/2008 de 29 de Julho, que aprova o conteúdo obrigatório do programa e do projecto de execução, bem como os procedimentos e normas a adoptar na elaboração e faseamento de projectos de obras públicas, designados «Instruções para a elaboração de projectos de obras», e a classificação de obras por categorias, revoga as Instruções para o Cálculo de Honorários referentes aos Projectos de Obras Públicas - ICHOP, aprovadas pela Portaria de 7 de Fevereiro de 1972, publicada no Suplemento ao Diário do Governo, n.º 35, 2.ª Série, de 11 de Fevereiro de 1972, e alterada pela Portaria 22 de Novembro de 1974, publicada no Diário de Governo n.º 2, 2.ª Série, de 3 de Janeiro de 1975; e pela Portaria publicada no Diário da República, n.º 53 de 5 de Março de 1986.
    Deste modo, face à nova legislação, deixa de existir qualquer regra para o cálculo dos honorários de projectos de obras públicas e privadas.

    Em comunicado, o Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, regista vários factos relativos à sua participação e posição neste processo.

    Comunicado disponível em www.arquitectos.pt
  11.  # 11

    http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf

    pode ser que ajude mais um pouco.
 
0.0173 seg. NEW