Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal!

    Ora bem, estou com alguns problemas na minha casa (nova diga-se de passagem) e gostaria de obter a vossa ajuda de forma a poder resolvê-los/minimizá-los...
    Começando pelo princípio:
    1 - Em todas as janelas sinto o ar a passar na zona das borrachas (as janelas são de alumínio, vidro duplo, oscilo-batentes, com corte térmico). Por vezes, em dias de mais vento, até assobia! Para além do barulho, arrefece-me a casa;

    2 - Na cozinha o exaustor faz um barulho descomunal com o vento...tenho também respiro que faz um barulho enorme, para além do frio (imenso) que deixa entrar...será que um extractor centrífugo resolveria este problema? Ou terá mesmo de ficar assim? (empiricamente, o respiro funciona de forma a provocar a entrada de ar novo para a cozinha por causa dos aparelhos de queima de gás, certo? Já estou a ver que não haverá muito a fazer...será um mal necessário...)

    3 - Na casa de banho interior tenho um extractor que quando faz muito vento (que são muitas vezes!) roda e injecta ar frio na divisão...

    A zona é ventosa, sim, mas considero que uma habitação nova (construída em 2009, habitada desde Março de 2010) não tem razão para tal situação se verificar!
    Já falei com o Engenheiro responsável pela obra que há-de vir dar a sua opinião. No entanto, já uma vez uma das janelas foi ajustada, mas continua na mesma...daí fazer pouca fé e querer saber a vossa opinião...

    Cumprimentos a todos e obrigado de antemão!

    Ficam algumas fotos:
      PC282065.JPG
      PC282067.JPG
      PC282069.JPG
      PC282071.JPG
      PC282072.JPG
      PC282073.JPG
      PC282075.JPG
  2.  # 2

    A principal razão para essas queixas, deve-se ao facto da zona ser ventosa.
    No entanto em relação ás janela e portas o técnico dos aluminios deverá verificar o que se passa com as borrachas e afinações dos caixilhos.
    Quanto ao exaustor da cozinha e extractor ndo WC, o empreiteiro pode alterar as chaminés, não sei como é que são, mas penso que adivinho. Por vezes uns Hs na saída dos tubos poderão ajudar ou fazendo alguma protecção aos ventos dominantes.
    A grelha de ventilação da cozinha tem que existir é obrigatório. Poderá optar por fechar a grelha quando não utiliza o esquentador ou caldeira, mas não se pode esquecer de a abrir quando utilizar os aparelhos de queima.
    Já agora quero referir o seguinte, antigamente as casas era supostamente herméticas, mas era errado as habitações precisam de venntilação para criar um clima saudavel no seu interior. Até está previsto na legislação.
  3.  # 3

    Colocado por: Kronnuz1 - Em todas as janelas sinto o ar a passar na zona das borrachas (as janelas são de alumínio, vidro duplo, oscilo-batentes, com corte térmico). Por vezes, em dias de mais vento, até assobia! Para além do barulho, arrefece-me a casa;

    Terá que dizer que série usou,em que zona se encontra e a que altura está...se as portas não tiverem pontos de fecho lateralmente entre as dobradiças,está apresentado...o ar passa por aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  4.  # 4

    Colocado por: KronnuzNo entanto, já uma vez uma das janelas foi ajustada, mas continua na mesma...daí fazer pouca fé e querer saber a vossa opinião...

    Não percebi bem a imagem em que se encontra a sua mão...e a dobradiça fora do lugar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  5.  # 5

    Colocado por: Kronnuzdaí fazer pouca fé e querer saber a vossa opinião...

    Quase de certeza que não puseram fechos de reenvio ao centro das dobradiças do oscilobatente e dobradiça invisível ao centro das duas dobradiças da 2ª folha...né Two-Rock?
  6.  # 6

    1 - Em todas as janelas sinto o ar a passar na zona das borrachas (as janelas são de alumínio, vidro duplo, oscilo-batentes, com corte térmico). Por vezes, em dias de mais vento, até assobia! Para além do barulho, arrefece-me a casa


    Também tive este problema no Inverno. A solução que encontrei foi aplicar aquelas fitas de borracha isolante nos sítios onde era possível. No entanto, reparei depois que numa das janelas a maior parte do ar passava na zona das dobradiças "oscilobatentes" onde não era possível aplicar as ditas fitas, e nesses casos acabei por dobrar um papel de cozinha e aplicar na dobradiça para tapar o ar. Isto funcionou, excepto pelo lado estético.. mas como a janela está sempre tapada pelo cortinado ficou assim. Como só acontece na janela do quarto, é mesmo um defeito da janela.

    Outra questão com que me deparei é que em alguns casos não se ouvia o uivo antes de aplicar as fitas de borracha, mas, após aplicar, passou a ouvir-se. É como se o ar tentasse passar na mesma, e como tem menos sítio onde passar, vai comprimido e faz o tal uivo. Neste momento ocorre-me na porta de entrada do apartamento. Mas tenciono solucionar tapando esses pontos de passagem do ar que ainda restam..

    2 - Na cozinha o exaustor faz um barulho descomunal com o vento...tenho também respiro que faz um barulho enorme, para além do frio (imenso) que deixa entrar...será que um extractor centrífugo resolveria este problema? Ou terá mesmo de ficar assim? (empiricamente, o respiro funciona de forma a provocar a entrada de ar novo para a cozinha por causa dos aparelhos de queima de gás, certo? Já estou a ver que não haverá muito a fazer...será um mal necessário...)


    Os respiradores para prevenir a falta de oxigénio pelas queimas de gás acabei por tapar do lado de fora com papel alumínio e fita cola. Assim posso tirá-los durante o Verão. Compreendo a sua utilidade mas nos meses de Inverno é difícil ter uma corrente de ar gélido a entrar cozinha adentro..
  7.  # 7

    Colocado por: palmstrokeé mesmo um defeito da janela.

    É defeito de quem a fez.
  8.  # 8

    Colocado por: Jorge RochaQuase de certeza que não puseram fechos de reenvio ao centro das dobradiças do oscilobatente e dobradiça invisível ao centro das duas dobradiças da 2ª folha...né Two-Rock?

    E ainda o ponto de fecho que a cremone pode acionar na sua direcção.
  9.  # 9

    Colocado por: palmstrokeOutra questão com que me deparei é que em alguns casos não se ouvia o uivo antes de aplicar as fitas de borracha, mas, após aplicar, passou a ouvir-se. É como se o ar tentasse passar na mesma, e como tem menos sítio onde passar, vai comprimido e faz o tal uivo. Neste momento ocorre-me na porta de entrada do apartamento. Mas tenciono solucionar tapando esses pontos de passagem do ar que ainda restam..


    Boa noite,

    Como na foto o Sr. tem a junta de borracha na mão, isso parece demonstrar falta de alguns pormenores de acabamento do caixilho (colagem das juntas, por exemplo e dependendo sistema). Em todos os sistemas as juntas deverão apresentar-se uniformes sem qualquer tipo de irregularidade. Uma junta mal aplicada ainda que pontualmente, constitui um pontco de perca de equilíbrio das pressões, logo a estanquidade do caixilho é comprometida.

    A caixilharia tem a marcação CE?

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: Window masterA caixilharia tem a marcação CE?

    Não tem a ver.
  11.  # 11

    Colocado por: Jorge Rocha
    Não tem a ver.


    Boa noite,

    Dispenso o seu comentário, Manuel, o Sr. já deu a sua opinião e a sua prespectiva e não é certamente a única pessoa aqui no fórum suficientemente informado sobre o assunto, obrigado na mesma.
    A pergunta tem tudo de pertinente e vem numa linha de raciocínio que o Sr. naturalmente não entende, pois nunca discutimos o assunto os 2 e é unicamente destinada ao Kronnuz, a não ser que o Manuel tenha passado a procurador do Kronnuz.

    Cts
  12.  # 12

    Olá a todos! Antes de mais, um feliz ano novo!
    Bem, tentando responder às questões colocadas (agradecendo as vossas respostas).

    - Jorge Rocha: O que tenho na minha mão é a borracha que (supostamente) é responsável pelo isolamento e por onde sinto o ar a passar. A localização do imóvel é na zona de Santarém, vivo num 2º andar (o prédio tem 3)

    - Window master: marcação CE? Do que se trata?

    A fracção está classificado como classe energética B (dado que não tem sistema de energias renováveis, caso contrário passaria a A - de acordo com o que está descrito no certificado energético).
  13.  # 13

    Bom dia Kronnuz,

    Antes de mais, agradeço e retribuo os desejos de um Feliz Ano Novo,

    A marcação CE do caixilho, para além de tudo e nesta situação, é um certificado de conformidade do produto com as performances obtidas em ensaio laboratorial, e que jamais poderão reportar a um produto com o tipo de permeabilidade ao ar, por si descrita. Em casos em que isto acontece e as partes envolvidas andam a "enrolar", o cliente final poderá denunciar a situação à ASAE que na constatação de erro grave, tem sanções bem pesadas a aplicar aos prevaricadores.
  14.  # 14

    E onde posso ver essa marcação? No próprio caixilho? No Certificado Energético?
  15.  # 15

    Colocado por: Window masterDispenso o seu comentário, Manuel, o Sr. já deu a sua opinião e a sua prespectiva e não é certamente a única pessoa aqui no fórum suficientemente informado sobre o assunto, obrigado na mesma.

    'tá bruto hem?

    Colocado por: Window masterA pergunta tem tudo de pertinente e vem numa linha de raciocínio que o Sr. naturalmente não entende,

    Entendo é bem demais.

    Colocado por: Window mastera não ser que o Manuel tenha passado a procurador do Kronnuz.

    Desculpe lá mas o sr.Window está a ser burrinho...o sr.Kronnuz expoz questões a público,e pelo que observo em suas respostas(muito pouco técnicas)e muito desfazadas do cerne da questão,fala aqui em marcações ce para quê?Que tem uma coisa a ver com outra?Explique aqui a quem não entende se realmente eu posso colocar uma janela com uma capacidade baixa em termos de resultados laboratoriais numa zona alta ou não?Claro que posso...a norma não prevê o contrário...percebe?
    • fjrv
    • 25 janeiro 2011

     # 16

    Gostaria de saber como resolveu esta questão. Eu tenho exactamente o mesmo problema (casa nova) e já foram lá fazer mil e uma coisa e continua na mesma. Tentei contactar varias empresas para fazerem trabalho de consultoria e irem analisar a instalação indicando-me o que poderá estar errado, ou seja, ouvir uma opinião diferente da do instalador dos aluminios ou do proprio fornecedor mas sem sucesso. Conhecem alguém que preste este serviço na zona de Lisboa (a pagar claro).

    Obrigado.
  16.  # 17

    Boa noite!
    Só hoje vi a questão, peço desculpa.

    Infelizmente ainda continua tudo na mesma :( um pouco melhor porque optei por colocar fitas da Tesa para tentar diminuir um pouco o desconforto...

    Estou a aguardar uma solução por parte da construtora - estão à procura de uma borracha balão que dê para aplicar na caixilharia existente. Disseram-me que isto existe mas com a "base" em PVC. Ora isso implicaria desmontar a caixilharia para ser aplicado de raíz. Assim sendo, de momento estão à procura dessa tal solução. Ainda estou bem dentro do período da garantia (2 anos), mas vou já começar a apertar com os responsáveis porque não estou a gostar do rumo que isto está a levar! "Estamos à procura de uma solução...estamos a ver...vamos resolver...". De promessas estou eu farto e garanto que isto não vai ficar assim! Nem que tenham de desmontar tudo o que é caixilharia!

    Cumprimentos
  17.  # 18

    Colocado por: Kronnuz. Ainda estou bem dentro do período da garantia

    E enviou uma carta registada com aviso de recepção queixando-se desse defeito ?
    Isto pode ser «só» um pró-forma, mas se não o fizer...
    Concordam com este comentário: fernandoR
  18.  # 19

    .
    Concordam com este comentário: Kronnuz
  19.  # 20

    Boas este parece ser um problema tipico de quem faz mal e não resolve,sera porque não sabe ,que parece ser o mais provavel ou então ????
    O pior é quem fica com o problema e ainda tem que improvizar e com a agravante, uma casa nova !!!!!
    Boa sorte
 
0.0224 seg. NEW