Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    tenciono instalar piso radiante para o aquecimento. Disseram-me ou li neste fórum que o pavimento de madeira não é aconselhável. Esta afirmação tem algum fundamento? Existe algum pavimento que seja aconselhável? Obrigado.
    JSS
  2.  # 2

    O chao radiante e um bom tipo de aqucimento e que nos permite fazer quente e frio mas temos de ter em atencao o acabamento se musaico ou madeira o aconcelhavel seria musaico porque a madeira e um isolante termico logo a permuta termica e mais dificil.... mas nao e imposivel aquece demora e mais um pouco........
  3.  # 3

    Existem varios topicos sobre o assunto aqui no Forum, mas a minha ideia e a mesma do Joao 26 e essa foi uma das razoes porque escolhi ceramica para a minha moradia em vez de madeira. Tambem ja vivi numa casa com piso radiante e ceramica e era muito confortavel.

    http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/
  4.  # 4

    aquece das duas maneiras...
    na madeira até pode andar sempre descalço porque não nota muita diferença de temp. (quando está ou não ligado)
    Já no mosaico nota se está ou não ligado.

    O piso radiante "teoricamente" deveria estar sempre ligado, mas isso não acontece na realidade, pois as temp exteriores de dia não são as mesmas das de noite. Como ele tem inercia, vai acontecer que durante o dia vão existir divisões onde o aquecimento do piso (electrovalvula) puramente desliga. Na cerâmica nota que desligou (não fica frio... fica menos temperado) . Na madeira não nota isso.
  5.  # 5

    Muito obrigado pelos contributos e tempo dispensado. Inicialmente estava inclinado para o pavimento em madeira mas após ler os vossos comentários fiquei na dúvida. O instalador também recomendou vivamente a instalação de mosaico referindo que como o sistema deve estar sempre ligado o conforto é tal que se pode andar descalço sobre o pavimento. Por outro lado como o chão em madeira é isolante obriga que o sistema esteja também sempre a funcionar para manter o nível de conforto,o que,no final, será o mesmo que para o mosaico, com vantagem para este pois aquece mais depressa. Ele deu-me ainda um valor médio de gasto com o piso radiante que rondará os 500 a 600 euros ano. Concordam com esta estimativa?
    Obrigado.
  6.  # 6

    Colocado por: azasi...O instalador também recomendou vivamente a instalação de mosaico referindo que como o sistema deve estar sempre ligado o conforto é tal que se pode andar descalço sobre o pavimento...


    Não é bem assim.
    Nos locais com piso radiante e mosaicos em certas alturas do dia o piso está desligado (por vezes durante horas), como o mosaico arrefece rapidamente, nota-se um certo frio. Já quando aquece, nota-se um cero quentinho.
    Já na madeira, é praticamente a mesma coisa... pode andar sempre descalço.
    Agora que me parece mais eficiente com mosaico/granito/mármore parece. Nota-se que o ambiente responde mais rapidamente às solicitações.

    Relativamente aos 500/600 euros, só depois de se saber as áreas, isolamentos, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azasi
  7.  # 7

    Olá caros foristas..

    Não querendo fugir a dúvida inicial deste forum, exposta pelo "azasi".

    O que acham se o piso radiante estiver a funcionar com a lareira/Recuperador para aquecer a água, e como complemento aos paneis solares???

    Para quem tiver a matéria prima (lenha) penso que seja uma excelente solução!!

    Estou a pensar colocar, assim na minha moradia.
  8.  # 8

    ........os 500 ou 600 euros anuais e com que tipo de maquina? so a fazer quente ou a fazer quente e frio? ja agora qual a marca de piso que lhe falaram?
  9.  # 9

    Para quente e frio. Da marca fm-s vert. Tisun (colector solar ), pc 500 acumulador pro-clean e bomba de calor ai alfea m12 atlantic.
  10.  # 10

    Colector solar Tisun com 4P, PC500 acumulador pro-clean, Bomba de calor Alfea M12 Atlantic
  11.  # 11

    Tubo pex giacotherm 17x2.0 c/bar
  12.  # 12

    ....vai ter o deposito ligado ao piso radiante?
  13.  # 13

    sim.Sistema para AQS e piso radiante
  14.  # 14

    ....e quando for no verao como vai dissipar a temperatura dos paineis?
  15.  # 15

    .......eu aconselho a instalação de sistemas separados, porque se não vamos ter de inverno uma maquina de alta potencia a fazer AQS e de verão vamos ter excesso de temperatura......
  16.  # 16

    ......os pisos radiantes que conheço são uponor termoconcept e multi-marca como por exemplo piso radiante enat
  17.  # 17

    Tenho uma Habitação de +- 190m2 ; piso radiante a água e estou a gastar +- 12m3 de gás Propano Botija . Moradia nova com parede dupla isolamento lã de rocha. Parede exterior 15 mm interior 10 mm. Localização Baixo Alentejo Beja

    Representa um consumo de 1200€ mensal !!!!!! Dezembro e Janeiro .

    Alguém que me ajude, uma vez que apenas vejo comentários que gastam 600€ anuais e para mim nem dá para 1 mês.
    Obrigado
  18.  # 18

    Colocado por: ClaudeSousaTenho uma Habitação de +- 190m2 ; piso radiante a água e estou a gastar +- 12m3 de gás Propano Botija . Moradia nova com parede dupla isolamento lã de rocha. Parede exterior 15 mm interior 10 mm. Localização Baixo Alentejo Beja

    Representa um consumo de 1200€ mensal !!!!!! Dezembro e Janeiro .

    Alguém que me ajude, uma vez que apenas vejo comentários que gastam 600€ anuais e para mim nem dá para 1 mês.
    Obrigado


    pois colocar Piso radiante alimentado por gás de botija... vai sair sempre caro!!!
    •  
      bio
    • 2 fevereiro 2011

     # 19

    Olá Claude Sousa,

    Com esse gasto, pode bem poupar 6 meses e compra uma bomba de calor, para substituir a alimentação por gás.
    Tem que também efectuar alterações no quadro eléctrico, aumentar a potÊncia do seu contador, etc etc.
    Mas com esses gastos, aconselho a pensar bem nesta hipótese, pois 6 meses a 1200€ dá 7200€, o que já lhe dá e para certas bombas de calor de sobra para adquirir uma bomba de calor.

    Bio
  19.  # 20

    Colocado por: ClaudeSousaTenho uma Habitação de +- 190m2 ; piso radiante a água e estou a gastar +- 12m3 de gás Propano Botija . Moradia nova com parede dupla isolamento lã de rocha. Parede exterior 15 mm interior 10 mm. Localização Baixo Alentejo Beja

    Representa um consumo de 1200€ mensal !!!!!! Dezembro e Janeiro .

    Alguém que me ajude, uma vez que apenas vejo comentários que gastam 600€ anuais e para mim nem dá para 1 mês.
    Obrigado

    Instale uma bomba de calor ar-água. Garanto-lhe que se tiver uma instalação correcta do piso radiante, vai baixar os consumos para valores inferiores a 200€/mes.
 
0.0217 seg. NEW