Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de saber qual o preço da Barreira Pára-Vapor Ondutiss STX para um telhado de 72m2?

    E vale mesmo a pena? O construtor diz que é desnecessário porque já tem o wallmate de 5cm e protege as vigas e forro de madeira.
  2.  # 2

    O wallmate está por cima do forro de madeira por isso julgo veda bem. Cobre completamente o telhado inteiro.

    O preço da barreira para-vapor é que eu não encontro em parte nenhuma. É difícil de montar? Ele (construtor) nem sabia que existia.
  3.  # 3

    o roofmate é para isolar térmicamente.

    Como isolado térmicamente, para evitar que exista condensação entre o forro e o isolamento térmico deve-se aplicar uma barreira para-vapor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  4.  # 4

    Colocado por: SobreiroO preço da barreira para-vapor é que eu não encontro em parte nenhuma.

    http://orcamentos.eu/precos/coberturas/


    Colocado por: SobreiroÉ difícil de montar?


    É estender
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  5.  # 5

    Muito Obrigado a TODOS

    Ondutiss STX -- /un -- 2.38 € ?????????? Isto é um erro do site não é? Este preço não deve ser ao metro quadrado? Na onduline vendem rolos de 1,5mx50m de certeza que 2.38€ não é há unidade.

    É que noutra vertente é, como : Ondutiss BV 1.5x50m /m2 /2.01 €
  6.  # 6

    Só uma pergunta.

    O melhor da Onduline é o Ondutiss STX no caso de ser: telha+xps(5cm)+BPVapor+forro & vigas de madeira ????

    O ondutiss BV aplica-se mais no caso de haver a subtelha?????

    Muito Obrigado
  7.  # 7

    URGENTE:
    Alguém me sabe dizer aonde posso comprar na zona de ÉVORA
  8.  # 8

    Onduline BV - barreira pára-vapor (tem um coeficiente Sd =200)
    Onduline STX - permite a passagem de vapor de água, mas impermeável à água (tem um coeficiente Sd < 0.03)

    São productos diferentes - completamente opostos.

    Apenas o primeiro é uma BPV, coloca-se por baixo do isolamento da cobertura.
    O segundo não é BPV mas sim, um substituto de subtelha ondulada.

    A aplicação de uma BPV sob as placas de isolamento térmico será o maior garante da não existência de condensações na cobertura.
    A BPV deverá ser colocada na face inferior do isolamento térmico (lado quente da cobertura), devendo ser selada, com fita bi-adesiva, a zona de sobreposição dos rolos.
    Concordam com este comentário: nbpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro, GMCQ
  9.  # 9

    Penso que as BPV nas coberturas servem para evitar que o vapor de água no interior da habitação suba até às telhas, originando um envelhecimento precoce das mesmas.

    Será isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  10.  # 10

    Se colocarmos a barreira pará-vapor por cima da laje da cobertura inclinada não vamos criar condensações nos tectos?

    http://www.onduline.pt/gifs_solucoes/lage_bv_isol_st50.gif

    Nestes casos, o vapor como não passa para cima não ficará retido na laje criando condensações nos tectos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  11.  # 11

    Obrigado
    Realmente eu já ia fazendo asneira. Como as "fichas técnicas" estão no mesmo pdf no site da onduline, não me apercebi que a STX não tem nada a ver com a BV, (só quando olhei bem para a fotografia).

    Pelo que o Sr. da Onduline me explicou está relacionado com a diferença de temperatura, no inverno, nas casas aquecidas, nas zonas de contacto entre a parte fria e a parte quente forma-se condensação (especialmente pelos vapores???está parte já não me lembro). Com a tal barreira já não se forma e protege a estrutura e julgo que também o isolamento. Pelo que um engenheiro de térmica me disse só daqui a talvez 10 anos (depende?!) é que se nota que a estrutura não ganha nenhum tipo de humidades enquanto que sem barreira paravapor vai-se começando a notar aqui e ali nalguns pontos do tecto. Mas a casa tem que ser arejada.

    Infelizmente o dinheiro não dá para tudo. E o empreiteiro também torcia um bocado o nariz, dizia-me que a madeira tem que respirar e a tal barreira (que ele não conhecia) podia criar um efeito estufa, e como a casa pode ficar fechada durante vários meses...não a posso arejar e... acabei por não meter.
  12.  # 12

    Estou com uma dúvida existencial relativamente ao papel kraft / barreiras pára-vapor (que não ficou esclarecida neste tópico).

    Uns dizem que a barreira pára-vapor impede as condensações na face inferior das telhas, outros dizem que serve para evitar condensações dentro do pano de parede interior no caso das paredes duplas. Por último, todos achamos que a BPV ajudará impedir que o isolamento térmico fique ensopado pela condensação...
    Mas ainda NENHUM destes argumentos me convenceu!

    1. No caso das PAREDES DUPLAS em que a caixa-de-ar-não-ventilada é preenchida com lã mineral, os fabricantes recomendam que a barreira de vapor (papel kraft) deverá ficar virada para a parede interior.

    "Não sei" se concordo. MAS, em contrapartida sei que pode ocorrer o seguinte:

    Suponham uma situação de humidade elevada (nevoeiro), com 20ºC dentro de casa e -2ºC no exterior.
    É GARANTIDINHO que o ponto de orvalho será algures no interior da espessura da "parede" (conjunto da "dupla" + isolamento térmico).
    O papel kraft está virado para o lado da parede interior, portanto nada impede que a humidade venha do lado exterior, e que a condensação ocorra precisamente no interior da espessura da lã mineral.
    (E... isolamento térmico molhado, não isola).

    2. O mesmo poderá acontecer (e ainda mais fácilmente por não haver pano de tijolo do lado exterior) no caso de um SOTÃO.

    Reparem no tópico aberto pelo rukagrande (https://forumdacasa.com/discussion/20748/1/problemas-de-condensacao/).
    Actualmente a condensação (da humidade existente no interior da casa) ocorre no tecto, isto é, na face inferior da placa de cobertura - e, também, no lado interior dos vidros.
    Se o isolamento térmico (lã mineral com papel kraft virado para baixo) sobre a laje de cobertura ajudar a manter a temperatura da espessura dessa laje acima do ponto de orvalho, e se as condições forem as que indiquei em cima, nada impede que a humidade existente no EXTERIOR da casa condense no meio da lã mineral!

    (nota: creio que todos já viram a humidade condensar no lado EXTERIOR dos vidros das vossas casas...?).

    3. Portanto... quem é que me explica com rigor « o que está lá a fazer o papel kraft »?

    4. O que eu quero dizer é:
    Como a humidade tanto pode ir de dentro para fora, como vir de fora para dentro, a barreira pára-vapor não pode ser colocada apenas de um lado do isolamento térmico!
    Portanto, a não ser que coloquem o papel kraft DOS DOIS LADOS da lã mineral para a proteger (À LÃ MINERAL) de condensações no seu interior, esta barreira de vapor não cumpre a sua função !
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Lol... também partilho da tua dúvda.
    Talvez o alv, nos possa elucidar o que realmente se passa, nomedamente no que concerne às construções leves...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  14.  # 14

    lã de rocha em paredes exteriores não é garnde coisa muito menos com papel.

    ab
  15.  # 15

    Li, algures (não me lembro onde) que o papel kraft serve para:
    1. Facilitar a colocação da lã mineral (que é como quem diz: tanto faz ficar virado para dentro como para fora!);
    2. Aumentar a resistência mecânica;
    3. Por vezes (lã de vidro) em vez de papel kraft tem folha de alumínio, que serve como reflector.
    Curiosamente, a Wikipédia não fala de propriedades «pára-vapor» do papel kraft (http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_kraft). :-)

    Colocado por: bettencourtlã de rocha em paredes exteriores não é garnde coisa muito menos com papel.
    (vou dar uma de «aprendiz»/«?»/«DOGMA») :-)
    Porquê?

    Colocado por: Anonimo16062021Barreira de vapor no isolamento térmico
    http://www.Texsa.Com.Br/livro%2010.Htm#_toc470313708
    É só a mim que isto acontece? «Não é possível localizar a página web»

    Colocado por: Anonimo18072022APois a questão da permeabilidade ao vapor na envolvente cria, na minha modesta opinião, algumas abordagens pertinentes.
    Concordo. Mas só com a questão da "pressão". :-)
    Revejamos o caso do isolamento térmico colocado sobre a laje da cobertura, com a barreira pára-vapor virada para a parte inferior.
    Se a temperatura do ponto de orvalho se encontrar algures no interior do isolamento térmico, não vai ser a BDV na parte de baixo que vai impedir a condensação da humidade do ar (exterior) dentro do isolamento térmico!

    (editado)
    Por isso penso que, para ser eficaz, a barreira pára-vapor devia revestir o isolamento térmico dos dois lados (para evitar que o isolamento perca qualidades).
  16.  # 16

    para mim os isolamentos térmicos em paredes exteriores devem ser de celula fechada por causa da humidade e até mesmo agua em estado liquido - agora cada um faz o que quer.

    ab
    •  
      alv
    • 6 novembro 2011

     # 17

    Vivam!

    Luis, hoje não me apetece teorizar. Acabei de fazer uma acta de condomínio, e por hoje chega de escrita.
    Mas uma coisa temos todos a certeza: Em teoria tudo é possível equacionar, na prática o que resulta mesmo é a colocação de uma barreira continua pára vapor. Nos Eu chama-se CI (continuos isolation) e todos os produtores de isolamentos recomendam a sua utilização. Todos recomendam que seja aplicada na face aquecida de inverno. Não confundir com a outra menbrana muito utilizada em sistemas de construção leve como, por exemplo, a tyvek (uma das mais conhecidas) que tem outro propósito que é o de impermeabilizar de fora para dentro, mas deixar respirar de dentro para fora.
    Teoricamente é como diz o piso radiante, na prática é o que eu digo. Também na prática tenho apanhado muito caso de inspecção de tectos e revestimentos com patologias de humidade e lá está, ou não tem o papel ou outro material, ou está mal aplicado, porque está exatamente para o lado exterior.
    Alteramos a localização ou colocamos a manta nova com o papel para o lado certo e milagre, a coisa funciona, ou pelo menos não torna a apresentar problemas.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: nbpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Sobreiro
    • eu
    • 5 maio 2021

     # 18

    Boas.

    Na laje do sótão (não habitado), tenho isolamento com placas de XPS de 3 cm. Reparei que na zona em que existe um WC por baixo, há condensação na parte inferior das placas XPS.

    A laje parece estar seca. As placas de XPS, apesar de húmidas, não têm qualquer degradação após 10 anos.

    Acham que vale a pena levantar o XPS todo e aplicar uma barreira para vapor? E nesse caso, a humidade não fica na laje?
  17.  # 19

    Colocado por: euA laje parece estar seca. As placas de XPS, apesar de húmidas, não têm qualquer degradação após 10 anos.

    Acham que vale a pena levantar o XPS todo e aplicar uma barreira para vapor? E nesse caso, a humidade não fica na laje?


    Algum sinal de bolor?
    • eu
    • 7 maio 2021

     # 20

    Colocado por: wuxingAlgum sinal de bolor?


    Não.
 
0.0227 seg. NEW