Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Abro este tópico para obter esclarecimentos sobre como é habitual proceder-se quanto ás condições de pagamento para a construção de moradias. No fundo, qual ou quais as distribuições de pagamento mais habituais, que sejam razoáveis e seguras para ambas as partes, quando se entrega uma obra deste género a alguma empresa do ramo.

    Eu tive casos de gente próxima que teve no passado graves problemas com o adiantamento de dinheiro para execução das suas obras, pelo que do meu ponto de vista, os pagamentos deveriam ser realizados mediante a 'entrega' de algo, ou neste caso, a execução de algo. É certo que tanto o dono de obra como o empreiteiro não são obrigados a ter confiança mútua, excepto nos casos em que se conhecem, e deste ponto de vista que género de distribuição de pagamentos é mais aconselhável :

    Um pagamento faseado com base em autos de medição (pressupondo a existência de uma mapa de trabalhos e quantidades devidamente orçamentado), sem adiantamentos de dinheiro, ou seja, o dono de obra paga ao empreiteiro, em cada intervalo intervalo estipulado, o valor que corresponde ao que efectivamente foi realizado (dentro do que for quantificavel) ? É ou deverá ser um procedimento aceite pela maioria dos empreiteiros ?

    Ou é de admitir o adiantamento de dinheiro, por exemplo com a adjudicação da obra ?

    A 2ª opção parece-me mais arriscada para o dono de obra em caso de azar com o empreiteiro escolhido, mas por outro lado dá mais conforto (ou não ...) ao empreiteiro para o arranque da obra. Nestes casos em que há adiantamento por parte dos donos de obra, já li testemunhos de pessoas que solicitaram garantias bancárias para o efeito o que teve como resultado ou a rejeição da obra por parte do empreiteiro ou então a opção pela solução dos pagamentos faseados sem adiantamento, até porque as garantias bancárias têm custos associados.

    Julgo que praticar pagamentos faseados quando estes não são feitos com base em mapas de trabalhos e quantidades bem definidos e orçamentados acarretam risco de qualquer forma pois o dono de obra como não sabe os custos do que está a pagar pode estar a adiantar dinheiro de qualquer forma ao longo da obra e se tiver azar na escolha de um empreiteiro menos sério, pode ficar com a obra a meio e sem parte do dinheiro (como aconteceu com gente muito próxima a mim).

    O outro lado da moeda são os donos de obra 'menos sérios', que também os há, pelo que ao obrigar o empreiteiro a suportar os custos do arranque da obra até ao 1º pagamento, acarretaria para este também algum risco no caso de estar a lidar com um dono de obra 'duvidoso'. E podem surgir sempre atrasos quando a gestão da entrega do dinheiro não é bem feita ao trabalhar com bancos por exemplo...

    Gostava assim de conhecer a opinião dos mais 'experts' sobre este tema no sentido de perceber qual ou quais as formas mais adequadas de proceder e que salvaguardem de alguma forma ambas as partes.

    Obrigado a todos.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011

     # 2

    Colocado por: SchopferGottGostava assim de conhecer a opinião dos mais 'experts' sobre este tema no sentido de perceber qual ou quais as formas mais adequadas de proceder e que salvaguardem de alguma forma ambas as partes.

    Plano de pagamentos (Como pagar ao empreiteiro).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sonhadora
  2.  # 3

    Ooops ... Desculpem. Search First.
  3.  # 4

  4.  # 5

    O tópico foi encerrado. Como faço para ver a discussão?
 
0.0111 seg. NEW