Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: marcolopesEra o que faltava, findo o contrato com a imobiliária o proprietário estar ainda vinculado a alguma responsabilidade...

    Seria o caos no sistema legal!

    Um contrato é válido pelo tempo estipulado... findo o qual... deixa de o ser!

    Não vejo qual seja a dúvida aqui...


    Marco a sua afirmação está incorrecta. Um contracto pode caducar e mesmo assim manter a validade dos pressupostos expressos no contracto.

    Caso contrario, as agências não ganhavam comissão, todos os proprietários rescindiam contracto e só depois vendiam ao cliente angariado pela imobiliária para assim evitar pagar a comissão.

    Basta a imobiliária provar que o comprador foi angariado através do trabalho desempenhado pelo gestor imobiliário para a comissão ser devida pelo proprietário.

    As imobiliárias têm pessoas que passam o dia a verificar quais os titulares das escrituras públicas dos seus imoveis angariados que não se venderam e não renovaram contractos.

    As casas que comprei estavam para venda nas imobiliárias mas tive sempre o cuidado de tentar perceber onde ficam e obter o contacto directo do constructor/proprietário. Se tivesse passado pela imobiliária, GAME OVER!
  2.  # 22

    Colocado por: marcolopesEra o que faltava, findo o contrato com a imobiliária o proprietário estar ainda vinculado a alguma responsabilidade...

    Seria o caos no sistema legal!

    Um contrato é válido pelo tempo estipulado... findo o qual... deixa de o ser!

    Não vejo qual seja a dúvida aqui...

    Isto de falar sem saber o que está no contrato de mediação ....

    Muitos dos contratos tem uma cláusula, que dá à imobiliária o direito de receber a comissão caso a venda seja efectuada a um cliente que visitou o imóvel com essa imobiliária, mesmo que a escritura seja feita x dias após o termo do contrato, normalmente 180 dias, mas pode ser mais ou menos.
    Convém ler os contratos antes de os assinar.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  3.  # 23

    Colocado por: Picareta
    Isto de falar sem saber o que está no contrato de mediação ....

    Muitos dos contratos tem uma cláusula, que dá à imobiliária o direito de receber a comissão caso a venda seja efectuada a um cliente que visitou o imóvel com essa imobiliária, mesmo que a escritura seja feita x dias após o termo do contrato, normalmente 180 dias, mas pode ser mais ou menos.
    Convém ler os contratos antes de os assinar.


    Muito bem, então permitam-me que rectifique o que disse:

    Eu JAMAIS assinaria um contrato de mediação imobiliária que me comprometesse com algo para além da sua vigência

    Tenho aqui um contrato, e li-o de uma ponta à outra diversas vezes, e não existe qualquer imposição para além da data do contrato.

    E a existir, como posso eu garantir o cumprimento de uma cláusula que me impede de vender o imóvel a um qualquer cliente da imobiliária que já o visitou / mostrou interesse / assinou algo, se esse cliente pode simplesmente ocultar esse facto? A minha responsabilidade termina quando eu não tenho conhecimento dos factos, e como tal, não sou responsável pela omissão dos outros! A cláusula também diz que o proprietário tem de informar a imobiliária de TODOS os potenciais interessados no imóvel, para que esta possa verificar na sua base de dados se o cliente lhes pertence ou não? Isto seria diabólico... Se assim é... meus amigos... muita atenção às imobiliárias...
  4.  # 24

    Colocado por: fcoucelo

    Marco a sua afirmação está incorrecta. Um contracto pode caducar e mesmo assim manter a validade dos pressupostos expressos no contracto.

    Caso contrario, as agências não ganhavam comissão, todos os proprietários rescindiam contracto e só depois vendiam ao cliente angariado pela imobiliária para assim evitar pagar a comissão.

    Basta a imobiliária provar que o comprador foi angariado através do trabalho desempenhado pelo gestor imobiliário para a comissão ser devida pelo proprietário.

    As imobiliárias têm pessoas que passam o dia a verificar quais os titulares das escrituras públicas dos seus imoveis angariados que não se venderam e não renovaram contractos.

    As casas que comprei estavam para venda nas imobiliárias mas tive sempre o cuidado de tentar perceber onde ficam e obter o contacto directo do constructor/proprietário. Se tivesse passado pela imobiliária, GAME OVER!


    Tem razão sim senhor... precipitei-me. Existem situações em que podem ser aplicadas condições que vão para além da data do contrato, é mesmo uma questão de estar muito atento aos contratos... Terá sido então por acaso que nunca encontrei um desses contratos...

    De qualquer forma, é uma limitação que deve ser evitada a todo o custo... porque as imobiliárias poderiam simplesmente aceitar apenas contratos de 1 ANO por exemplo... isto iria prender o proprietário o tempo suficiente para os interessados concluírem o negócio... aqueles compradores que estivessem dispostos a esperar o período completo apenas para tentarem o contacto directo com o vendedor, estariam a arriscar perder o imóvel, e como tal, não seria muito prático...
  5.  # 25

    Boa tarde, estou numa situação um pouco parecida e gostaria de tirar algumas dúvidas .
    Estou a tentar comprar uma casa que estava a ser vendida diretamente pelo proprietário no valor de 80.000€ e é num prédio vizinho ao meu sogro que entrou em contato com o proprietário e esse disse que a casa estava já na imobiliária e meu sogro passou pelo apartamento retirou o número do telefone e entramos em contato e a imobiliária está a vender a casa agora por 86.150€ Mandamos o banco fazer a avaliação e a casa veio no valor de 82.000€ então entrei em contato com a imobiliária para saber se o proprietário baixava o valor visto q a avaliação foi abaixo da esperada , mas o senhor da imobiliária nas duas vezes que lhe liguei diz sempre que o proprietário não baixava nada o valor então pedi para o meu sogro entrar em contato novamente com o proprietário e esse disse que quando acabasse a vigência do contrato que será 3 meses e ninguém q comprar nos vendia pelos 80.000€ mas. Ao estamos querendo esperar , há alguma coisa a fazer neste caso ?
    Obrigada a todos que puderem ajudar
 
0.0164 seg. NEW