Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Oi!

    Esta planta foi uma das que fiz até chegar á minha agora final..
    Gostava de receber criticas :)

    Obrigado

    Arquitectura

    O Norte é no canto superior direito, a entrada do terreno é no canto inferior esquerdo.
    Terreno com +/- 3000 m2
  2.  # 2

    Cara Patricia, Eng.ª Patricia...
    Uma solução em L... tem sempre o problema do desperdicio de circulação... na sua proposta... é mais que evidente!!! e pode diminui-la.
    Só me vou pronunciar na organização espacial da planta. Mais, não tenho dados. Mais lhe digo que, um projecto de Arquitectura é mais, muito mais do que a organização de compartimentos.... Mas como a Patricia quer poupar uns €€€€, e não se importa de pagar os €€€€ em Area de construção... ainda acabará por dispender mais €€€€ ;)

    Assim:
    Zona de entrada/ Hall... Eu não colocaria zona de entrada formal na habitação, visto tratar-se de uma habitação isolada... o !Hall é o próprio terreno/Lote.

    O Escritório é bastante pequeno, aumente-o para a zona do Hall ( que desaparece).

    I.S. Serviço, não vejo razão para colocar bidé.

    Sala de Estar, Se receber visitas de cerimónia.. é agradável e é bastante o acesso directo por este compartimento. REtire a lareira do canto inferior, além de ter de construir uma chaminé muito alta (+ 0,50cm, acima da cumeeira) também perderá eficiência energética. Aconselho a situa-la na parede entra as duas salas. além de conseguir juntar a lareira ao módulo TV/AV.

    Sala de Refeições, está numa boa situação, precisa de dialogar mais com a sala de estar...

    Cozinha, parece-me grande demais... para quem tem uma sala de refeições ao lado!!!

    Lavandaria/ trat. Roupa, é pena não ter janelas/ acesso directo ao exterior... deveria rever isso.

    I.S. Comum, parece-me ter dimensões suficientes para cumprir com o DL 163... veja e reveja o assunto (entre outros requisitos, a porta terá que abrir para o exterior ou ser de correr).

    Os quartos, aqui estão mal resolvidos. Deveria a dimensão menor estar confinante com o exterior (diminuir o percurso de circulação), os armários... a todo o comprimento da parede ( cerca de 4m), parece-me um exagero. Poderá juntar 2 a 2 os armários para cada quarto.

    Suite
    , dava uma revisão, para compatibilizar com as restantes soluções. O alpendre que desenha... tem uma profundidade não utlizável ( considere sempre no minimo 2 a 2,5 m.

    Área de Churrasco - Por experiência própria, considero um grande erro a construção de grill in situ ( suja-se muito, dá trabalho e nunca está com bom aspecto, mesmo com chaminé o fumo e cheiros irão para a mesas dos convivas... - além disso não é barato), aconselho antes a compra de uma unidade móvel que colocará em qualquer lugar. A bancada de apoio, dá muito jeito.
    Deverá prever um compartimento para material de exterior ( e arrumar o grill móvel).
    A I.S. pode ser reduzida, e como aprelhos sanitários mínimos, bastam, a sanita, Lavatório e base de duche.

    Geral - Não se esqueça de prever pergolas e/ ou alpendre de apoio e protecção aos comprtimentos voltados a Sul/ Piscina.
    A fenestração que apresenta... parece-me ainda um pouco caótica.
    Não se esqueça que o projecto de Arquitectura, deverá ser compatibilizado, essêncialmente com: Estrutura, RCCTE, Acústica.

    Boa sorte.

    EDIT: Também penso que deveria considerar, se é mesmo necessário ter circulação paralela ao longo das Salas e Cozinha... Que tal um openspace e menos cerca de 10 a 15m2... (Leia-se - 6500 a 10000€)
    Concordam com este comentário: Martim Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaPinto
  3.  # 3

    Ola Patricia,

    Tambem tentei fazer exactamente o mesmo, poupar dinheiro e ser eu a desenhar a minha propria casa... Andei as voltas e mais voltas e consegui aquilo que eu queria (pensei eu na altura...)
    Como tenho um colega meu arquitecto recém formado pedi-lhe para ele me dar uma opinião sobre aquilo que eu tinha feito... Resultado!!! Passei-lhe tudo para as mãos e pedi-lhe que me fizesse ele o projecto de arquitectura, segundo ele não estava mau mas estava eu a poupar uns €€€ num arquitecto e ia gastar depois muitos mais na execução... Ja para não falar naquilo que não "conseguimos" vêr!!!! Exemplo: Bidé numa casa de banho de serviço, no meu caso não tinha o bidé mas tinha um chuveiro!!!!

    Boa sorte e aconselho a procurar um arquitecto...
    • FLR
    • 8 setembro 2008

     # 4

    Bem, isto é um projecto "à desenhador"... não desmerecendo o esforço, mas é um projecto que só funciona em planta- e imaginar os cortes, os alçados, a imagem geral da casa? Já agora, onde está o terreno? É um rectângulo plano, ou tem uma forma definida, tem vários níveis, tem Norte e Sul, Nascente e Poente?

    É irritante que nos peçam "a planta", e que se comente por aí as reuniões e discussões à volta "das plantas", como se uma planta isolada resolvesse um projecto.

    As questões funcionais já foram devidamente criticadas, mas, para nos ficarmos pelas "plantas", anexo um exemplo de uma planta, que não é um L perfeito, mas anda lá perto, entre o L e o T, e que é um exemplo de funcionalidade e eficácia- é a Casa de Ofir, do Arq. Fernando Távora- parece-me admirável, mesmo tendo em conta que é dos anos 50, e que o tipo de vida das pessoas daquele tempo se reflecte nas opções do projecto...

    casa ofir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Pormenor, Martim Costa
  4.  # 5

    Boa FLR
    uma verdadeira pérola do bem fazer.
    Patricia não leve a mal mas que desperdicio de tijolo e cimento. Há formas de fazer uma casa em L sem que seja preciso uma bicicleta para ir do quarto á cozinha beber um copo de água.
    • AnaT
    • 8 setembro 2008

     # 6

    Se a entrada no terreno é pelo canto inferior esquerdo, os carros, para chegarem à garagem (ou alpendre) teem de passar pela piscina??

    Em relação à zona social, porquê tantas paredes?

    Entre a cozinha e a sala da jantar tem um passa-pratos? Mais uma porta de acesso directo no canto?

    Entre a sala de jantar e a sala de estar, eliminava a parede e colocava a lareira aqui com abertura para os dois lados.

    Também a casa de banho que serve os 3 quartos devia ter uma localização mais central.
  5.  # 7

    Patricia a ideia até pode ser muito engraçada, mas n sei se será assim tão prática, logo pelo comprimento do corredor, como curiosidade quantos metros são desde o inicio junto á sala até à Suite? Como tem a necessidade de colocar muitas espaços vidrados, vai-lhe encarecer o custo de construção, além de que como disse o Pedro, terá que precaver alguma solução para evitar o sol directo nas mesmas.

    O telhado como seria? Plano, 1 "água"?

    Agora isto é como tudo, se gosta e se é exequível, força, nem pense duas vezes, porque afinal de contas é você que lá vai morar. Contudo poderia "rabiscar" um plano B para a sua casa, acho que não perdia muito.

    Eu dou-lhe o meu exemplo, antes do projecto que estou actualmente a construir, meti na cabeça que queria fazer uma casa quase em forma de T e tal como você tinha embeiçado por aquilo.... felizmente a mesma foi recusada na Camara devido à historia dos afastamentos e, sabe que mais, ainda bem, pois um ano depois vejo que aquilo não tinha pés nem cabeça... também não digo que actualmente não fizesse algumas alterações.

    cumpts,

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • Jonh
    • 8 setembro 2008

     # 8

    Imagine entrar nesse corredor enorme...será que ja pensou bem? Gostos sao gostos mas parece me que se optar por um redimensionamento do espaço lhe seria mais agradavel, principalmente pelo motivo que mencionei...
  6.  # 9

    Boas..

    Pois, por estas coisas todas, é que esta não é a moradia final!
    Também não gostei, principalmente de sentir que tinha de ir de bicicleta à cozinha! LOL
    Desisti disso, não tem nada a ver!


    Vou explicar-vos:
    A ideia era que os compartimentos mais importantes tivessem envidraçados voltados a sul (entre sudoeste e sueste) - o Norte faz 45º com o canto superior direito .
    Mas deparei-me com estes problemas todos, daí achei interessante que fosse criticado por profissionais :)


    Até porque existem alguns interessados em moradias em L, lendo estas coisas poderão tirar partidos..
    Aprendemos muito com as criticas!

    Obrigado a todos :)

    Aqui fica o terreno (mais ou menos) á volta é tudo vizinhos e estrada, mas tudo com boas áreas.

    Terreno
  7.  # 10

    Antes de mais, obrigado pelas criticas,



    A ideia era colocar cedros a tapar a zona da piscina.
    A garagem passou para norte, para que os compartimentos mais importantes estivessem virados a sul, e de inverno não apanhar chuva para entrar em casa.



    Não é um passa-pratos, é envidraçado, mas mais comprido do que o que está representado, a ideia era colocar armario nessa parede e por cima ficava o envidraçado como que a imitar um espelho.



    Apenas uma água, e com "varanda" ao longo da casa virada para a piscina, também para quebrar a radiação d sol directo.

    Cumps
  8.  # 11

    Aquele corredor comprido faz-me lembrar o do "Shining"... :P

    apeteceu-me brincar, espero que nao leve mal ;)
  9.  # 12

    Por acaso, na minha infância frequentei casas muito agradáveis, em zonas centrais de Lisboa, com 15 e 20 metros de corredores - e belas corridas de bicicletas que lá fizemos.

    Claro que para uma vivenda , era capaz de não ser mal pensado instalar uma passadeira rolante...

    ;-)
  10.  # 13

    cara Particia... não desepere.. é sempre possivel realizar a sua casa em L... segue uma brincadeira... de proposta volumétrica... Talvez a inspire!!!
    Prop. volumétrica

    Mais uma vez boa sorte...

    PS: não sei nada da envolvente, da região geográfica... das condicionantes urbanisticas e topográficas do terreno, do sistema de vistas, dos acessos, das infra-estruturas, dos seus gostos e objectivos pessoais... é um exercício puramente demonstrativo de uma solução possível...
  11.  # 14

    Este programa é muito fixe!!!!! Como se chama?

    Tá muito giro, mas será que é possivel colocar todos os compartimentos que tenho nessa área?! O problema é esse?! Ter 4Q, 1Coz, Salas, Wc's, Escritorio, Lavandaria!!!
    Claro, se calhar dá, mas talvez para quem tenha experiencia... que não é o meu caso (eu apenas queria poupar uns €€€..........)

    Tentei... Mas deu esta... falta de equilibrio..

    Gostei de a ver assim :) parece mais real :)
  12.  # 15

    ... Patricia não lhe vou fazer o projecto...
    mas a solução volumetrica apresentada, assim a olho, incorpora 3 quartos e resolve os problemas funcionais enumerados anteriormente...
    A área bruta (inclui alpendres) apresenta 301m2...
  13.  # 16

    Claro que não!!

    Não estava a dizer isso!!

    Apenas disse que para quem sabe é fácil conjugar tudo, mas a mim não :)

    Mas gostei da volumetria!
  14.  # 17

    Pedro Caldeira disse:
    Boas

    Parece-me que a solução do colega Pedro Barradas está muito melhor, em termos de volumetria é uma solução equilibrada.
    Mas em relação à organização do espaço exterior eu trocava a piscina pelo volume dos quartos uma vez que assim a piscina apanharia o sol da tarde também que é muito agradável. Mas para proteger os quartos da zona de circulação dos carros e de modo a ter janelas para nascente (importante para os quartos) fazia um muro e afastava o volume dos quartos desse muro, fazia um pátio alongado entre os quartos e zona de circulação.

    Boa Sorte para a Patrícia
  15.  # 18

    anónimo...
    Os quartos apresentam fenestração para Nascente´e além disso projectam-se directamente para a zona de lazer...
    Na localização da piscina considerada, não é previsível que haja ensombramento à tarde... apenas já perto do por do sol, portanto é desprezível... (fiz simulação solar)...

    Mas.. todas as opiniões e criticas para ajudar a Patricia são benvindas... ;)
  16.  # 19

    Meus senhores

    Este tópico faz mais pelos arquitectos, que 10 leis a imporem que sejam os arquitectos a assinarem projectos. Acho que, por aqui, se percebe, o porquê de ser um arquitecto a fazer o projecto e não eu, um desenhador ou um engenheiro.
    Pena é, que nem sempre se lembrem de o demonstrar e explicar ao cliente.

    Cumps
  17.  # 20

    Mais ideias?!

    Era engraçado ver as diversas opiniões/prespectivas, consoante cada arquitecto, desenhador, engenheiro, ou simplesmente leigo..

    Enquando estudante, tive uma cadeira de "Arquitectura", o mais engraçado era ter um trabalho, discuti-lo, e no final!!!! Acabavam-se as ideias fixas! Tudo era alterado, porque a ideia já não era vista da mesma forma.. (Tantos cabelos brancos! LOL)

    É como um jogo! Participem!
 
0.0224 seg. NEW