Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a efectuar diversos contactos em instituições financeiras para efectuar um Credito a Habitação no valor de 140.000€.
    Contudo tenho-me confrontando com diferentes "documentos" dados como obrigatórios, em especial o Seguro de Vida e toda a burocracia de exames e consultas médicas.

    Se possivel, gostaria que me informasse se realmente é permitida a "exigencia" de exames e consultas médicas nos locais assinalados pelos bancos e quais os valores abaixo dos quais já não é necessário toda essa burocracia médica.

    Obrigado pela atenção dispensada.
    Pedro
    •  
      FD
    • 2 fevereiro 2011

     # 2

    Colocado por: PVMartinsSe possivel, gostaria que me informasse se realmente é permitida a "exigencia" de exames e consultas médicas nos locais assinalados pelos bancos e quais os valores abaixo dos quais já não é necessário toda essa burocracia médica.

    O banco é que empresta o dinheiro, o banco é que coloca as condições.

    Respondendo directamente: sim, o banco pode exigir o seguro de vida, que na sequência exige os exames médicos.

    Coloque-se na posição de uma seguradora vida: imagina a quantidade de fraudes que poderiam existir se não se fizessem exames médicos?
    Todos os doentes "terminais" fariam seguros de vida para deixar uma boa herança a quem cá ficasse...
  2.  # 3

    Para o seguro de vida associado à nossa casa (CGD- Fidelidade) a única exigência foi o preenchimento de um questionário e uma consulta médica onde foi feito electrocardiograma, medida a tensão e mais umas perguntitas - 30 m para os dois, se tanto... Na Tranquilidade (pensámos mudar para lá mas a diferença de valor era muito pequena) pediam consulta, electrocardiograma e análises.
    Não me parece que com estas formalidades detectem grandes doenças...
  3.  # 4

    Pois não, mas é-se obrigado a preencher um questionário.

    Se for respondido com má fé, as seguradoras podem escusar-se a pagar os seguros
  4.  # 5

    Bom dia,

    A exigência de exames médicos varia consoante politicas das seguradoras e montantes em causa, para o valor em causa de 140 000€ penso que um simples questionário preenchido de boa fé é suficiente para formalizar o seguro de vida (pelo menos pela experiência que tenho).
    Alerto apenas para as coberturas, podem ser muito diferentes assim como o valor a pagar por elas. Sugiro também que pondere pedir cotação para o seguro de vida fora do banco onde pensa formalizar o credito habitação, pois muitas das vezes compensa largamente a penalização que eles (bancos) aplicam no spread (podemos estar a falar de alguns milhares de euros na duração do empréstimo).

    Disponível para mais informações,

    Ricardo Ramos
  5.  # 6

    Pela minha experiencia, nos seguros de vida por acaso não há grande discrepância nos valores dos prémios. Pedi ao meu mediador (que me tem arranjado preços muito bons para os seguros do carro e multiriscos) para me dar um valor para o seguro que actualmente está na seguradora do banco e a diferença são 10 euros mensais. Ele diz que nos seguros de vida têm muito menos margem de manobra que noutros ramos.
  6.  # 7

    Colocado por: becasPela minha experiencia, nos seguros de vida por acaso não há grande discrepância nos valores dos prémios. Pedi ao meu mediador (que me tem arranjado preços muito bons para os seguros do carro e multiriscos) para me dar um valor para o seguro que actualmente está na seguradora do banco e a diferença são 10 euros mensais. Ele diz que nos seguros de vida têm muito menos margem de manobra que noutros ramos.


    Cara becas,

    Depende com que companhias de seguros cada mediador trabalha, do valor de capital a segurar, das coberturas (se cobre apenas a morte e invalidez absoluta e definitiva ou morte, e invalidez total e permanente) e que "peso" tem 10€ na mensalidade do seguro. 10€ pode corresponder a 30 ou 40% do valor mensal assim como pode corresponder apenas a 5 ou 10%, depende.

    Disponível para mais informações,

    Ricardo Ramos
  7.  # 8

    Ola boa noite em 2013 voi operado a hernia discal e recentemente ha 6 meses fiz um crédito habitação e um seguro de vida na fidelidade,o problema que voltarão as dores e depois de exames o médico disse que nao vou poder trabalhar muito mais tempo,se ficar a receber uma reforma de invalidez agora, a apólice do seguro paga o crédito?
    • smart
    • 19 novembro 2018 editado

     # 9

    hum...
    2 situações.
    uma, não deu conhecimento/nem fez referência á patologia pré-existente/diagnóstico no formulário da seguradora quando contratou o seguro e agora ao reclamar as coberturas da apólice, vão-lhe pedir tudo o mais e perceberão que a patologia existia antes da subscrição do seguro e com o fundamento que o risco para a apólice seria outro, solicitam ao tribunal a nulidade da mesma.Está farto de acontecer.
    Eles nada dizem porque o pessoal preenche o que quiser no formulário. quando accionar o seguro, eles só procuram comprovar que não deu conhecimento da patologia ou dos exames que sugeriam a hipotese da doença e nesse caso o risco e consequentemente o valor do premio era outro. procure por acordãos nulidade seguro de vida e vai vêr os inumeros casos. nada dizem porque entretanto o valor do seguro pinga e não me parece que depois o segurado tenha o direito de regresso do valor de seguro pago durante anos, dado que o tribunal eventualmente designa a nulidade da apólice agora...
    Não acham estranho um seguro de vida de milhares de euros e darem apenas uma folha para o proponente preencher....
    .
    outra hipotese: o senhor deu conhecimento no formulário dos exames e diagnostico e algures na missiva de aceitação, deve estar patente que não assumem responsabilidades originárias dessa patologia.
    .
    poderá eventualmente nada disto acontecer.
    uma coisa é certa, se ficar incapacitado (e faço votos para que esteja errado e melhore) e a mesma estiver protegida no âmbito das coberturas do contrato de seguro, não tem alternativa senão participar....nada perde e não tem de fazer o trabalho da seguradora....
  8.  # 10

    Colocado por: tase68Ola boa noite em 2013 voi operado a hernia discal e recentemente ha 6 meses fiz um crédito habitação e um seguro de vida na fidelidade,o problema que voltarão as dores e depois de exames o médico disse que nao vou poder trabalhar muito mais tempo,se ficar a receber uma reforma de invalidez agora, a apólice do seguro paga o crédito?


    Caro tese68,

    É possível que o banco tenha que o remunerar pelo crédito habitação, dependendo muito de dois factores:

    1. Qual é a sua modalidade de seguro de vida no crédito habitação: IAD ou ITP?

    2. Pode ler melhor aqui, mas:

    Os bancos costumam exigir dois tipos de seguro de vida, dependendo a modalidade de banco para banco. Existe o seguro de vida associado ao crédito à habitação que cobre Morte e Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e aquele que cobre Morte e Invalidez Total e Permanente (ITP).

    O primeiro caso verifica-se no caso de doença ou acidente do segurado, ficando este impossibilitado de exercer uma profissão remunerável e tendo ainda que recorrer a uma terceira pessoa para tratar das suas necessidades essenciais. Tal situação tem de ser, claro, clinicamente comprovada.

    Já a ITP é acionada caso a pessoa segura fique impossibilitada de exercer uma profissão que se coaduna com os seus conhecimentos e aptidões. Há um ponto essencial para ser considerado ITP: terá que corresponder a 60% de incapacidade de acordo com Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais em vigor à data de assinatura do contrato.
 
0.0147 seg. NEW