Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Zita GonçalvesPedro Azevedo78 tenho ideia que a caldeira a pellets necesita de mais limpeza e produz bastante pó na habitação, mas é mais barata em relação à bomba de calor. isso é real?
    tem ideia desses consumos ?

    Sim necessita de mais manutenção. Quanto ao pó, não percebo de onde tirou essa ideia! Não vai instalar a caldeira na sala certamente...
    Quanto a preços, há para todos os gostos. Há caldeira a pellets de topo a custar muito mais que uma bomba de calor de gama média/baixa. E o contrário...
    Mas para uma mesma gama, sim a caldeira deverá ser um pouco mais barata.
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011

     # 22

    Ou a bomba não tem a potência adequada, ou algo está mal na instalação.
    Na bomba agora não pode mexer, mas reveja a instalação. O que ajuda sempre é por exemplo instalar radiadores com mais elementos. O investimento não é por aí além e resulta muito bem (a temperatura dos radiadores pode ser menor que é compensado por uma área maior), em vez de estar a instalar um outro sistema.
    De resto se a bomba de calor não lhe garante a reposição do calor que perde nos dias mais frios, é porque foi mal calculada!


    Olá Pedro!
    Como posso rever a instalação? Refere-se à instalação dos antigos aquecedores de parede com a rede de tubos em cobre? Aquilo poderá estar mal de alguma forma?
    Os Srs da Daikin instalaram o sistema, fizeram os seus ensaios, mas não me disseram nada sobre a possibilidade de haver problemas relacionados com a rede antiga de aquecedores que foi feita para ser usada com caldeira a gaz.

    Os radiadores aquecem abaixo do que seria desejável, sobretudo nos dias frios. A potência do aparelho foi escolhida para responder eficientemente, para aquele nº de aquecedores. Contudo verifico que eles não aquecem a casa como esperava sobretudo nos dias frios em que ficam apenas "mornos". Parece que quanto mais longe se situam da Bomba de calor, e maior é o circuito a percorrer, menos aquecem. Isto é válido para uma saída de 65.º C. Na verdade nunca coloquei aquilo na potência Máxima com saída de 80.ºC. Como está regulado para 65.ºc , subi apenas para 70º, mas mesmo assim as divisões mais distantes não aqueciam o suficiente.
    A verificar-se o facto de a potência não ser suficiente não sei o que fazer: Eu não queria comprar mais Bombas de calor, (tenho uma de 16kw para cerca de 250 m2.)
    Preferia colmatar as eventuais dificuldades, recorrendo ao ar condicionado e diminuindo o nº de aquecedores a ligar ao sistema. Pode acontecer que a casa seja demasiado grande para um aparelho daqueles. Quanto a aumentar o n.º de radiadores a Daikin não aconselhou...
    Tem alguma ideia do motivo pelo qual ficam "mornos" e não aquecem todas as salas por igual?
    Se ligar a um número menor de aquecedores a eficiência não aumenta?
    Porque acha que deveria ter um sistema único, e não dois a trabalhar em simultâneo?
    Quem é que devo chamar para verificar aquilo?
    Obrigada
    L. B.
  2.  # 23

    " Há caldeira a pellets de topo a custar muito mais que uma bomba de calor de gama média/baixa. E o contrário..."

    Com certeza ! mas não me interressa comprar qq coisa so por comprar, estou a tentar comparar o que é possivel comparar ou seja nivel de eficiencia/consumo.


    "De resto se a bomba de calor não lhe garante a reposição do calor que perde nos dias mais frios, é porque foi mal calculada!"
    quer explicar melhor?
  3.  # 24

    Colocado por: LuBContudo verifico que eles não aquecem a casa como esperava sobretudo nos dias frios em que ficam apenas "mornos". Parece que quanto mais longe se situam da Bomba de calor, e maior é o circuito a percorrer, menos aquecem. Isto é válido para uma saída de 65.º C. Na verdade nunca coloquei aquilo na potência Máxima com saída de 80.ºC. Como está regulado para 65.ºc , subi apenas para 70º, mas mesmo assim as divisões mais distantes não aqueciam o suficiente.

    Não me parece que isso adiante, pois a bomba está é a ter dificuldade em colocar a água mesmo a 65ºC, por isso é que sente os radiadores mornos. Mas experimente subir para 75ºC e deixar a sempre a bomba ligada... Não pode andar a ligar e a desligar a bomba, se não só a liga qd está demasiado frio cá fora e ela não consegue aquecer o que deve.
    O que pode também fazer é aumentar a área de radiadores se tal for possivel. Isso se não lhe resolver o problema vai pelo menos ajudar muito.
    Outra coisa é a situação de a casa ser de fim de semana... Se tivesse isso em uso contínuo creio que ia funcionar melhor, pois a bomba nas horas de maior temperatura exterior ia conseguir colocar o depósito de inércia a uma boa temperatura, para depois ajudar nas horas mais críticas.
    Se tiver temperaturas exteriores muito baixas na sua zona durante a noite, tb pode ajudar colocar um depósito de inércia bem grande, para que a bomba consiga produzir água a altas temperaturas durante o dia e acumular para esses picos de frio.
    Mas como todos os sistemas de aquecimento central, o ideal é nunca o desligar. Isso faz com que a casa não passe por tantos picos de necessidade energética.
    Por isso digo sempre que para casas de fim de semana, sem dúvida colocar ACs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  4.  # 25

    Colocado por: Zita Gonçalves"De resto se a bomba de calor não lhe garante a reposição do calor que perde nos dias mais frios, é porque foi mal calculada!"
    quer explicar melhor?

    Se a casa perder 10KW de energia por hora, e a bomba só conseguir produzir 8KW/h de energia nas temperaturas mais baixas, é claro que não vai chegar esta bomba.
    É preciso uma mais potente. E quem instalou a outra fez mal as contas...
  5.  # 26

    Colocado por: LuBContudo verifico que eles não aquecem a casa como esperava sobretudo nos dias frios em que ficam apenas "mornos". Parece que quanto mais longe se situam da Bomba de calor, e maior é o circuito a percorrer, menos aquecem


    problema típico de tubagem mal calculada\executada, ou diâmetros incorrectos, originado estrangulamentos, no entanto existem artimanhas para diminuir o desconforto.
  6.  # 27

    ...
  7.  # 28

    como posso calcular as potencias necessarias para a bomba de calor e para o AC?
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011

     # 29

    problema típico de tubagem mal calculada\executada, ou diâmetros incorrectos, originado estrangulamentos, no entanto existem artimanhas para diminuir o desconforto.

    Se for esse o problema, estou completamente agarrada.
    Nada poderei fazer se o problema tiver a ver com canos de cobre estreitos e estrangulamentos, visto que nesse caso é a água quente que não passa a um ritmo satisfatório e, não posso aumentar o caudal em circulação, visto que os canos estão lá bem fixos, por debaixo do soalho. Inclino-me para que que o problema seja esse, porque os aquecedores mais distantes da bomba, são os que menos aquecem.
    Quanto a artimanhas... de que é que fala?
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011

     # 30

    Zita Gonçalves, reconheço que pouco sei sobre esta coisa de aquecimentos e eventuais problemas que podem dar.
    Há aqui quem saiba mais disto que eu, e é com essas pessoas que se deve aconselhar.
    Na verdade apenas posso contar com a minha experiência pessoal, que me diz que o Ar condicionado é, de longe, a solução mais económica.
    Contudo tal como a Zita e muitas outras pessoas tenho já um sistema antigo a funcionar e não o querendo por para o lixo, tento adaptá-lo minimizando os custos de aquecimento. Pode não ser fácil. Neste momento o meu maior receio é estar a lidar com um "motor Rols Royce" atrelado a uma carroça...
  8.  # 31

    Colocado por: LuBQuanto a artimanhas... de que é que fala?

    a mais simples de implementar é colocar a maquina em serviço ou na temperatura de conforto com uma antecedência em relação á hora pretendida de conforto, de modo a ganhar energia por acumulação,

    existem também algumas afinações que podem dentro de alguns limites, ser feitos na bomba circuladora para compensar um pouco a falta de caudal da instalação, obvio que se está a partir do principio que a instalação foi devidamente purgada e tem agua com pressão suficiente,

    aconselhava a contactar o técnico para dar uma vista de olhos para melhor analisar em profundidade esta questão,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
    • LuB
    • 3 fevereiro 2011 editado

     # 32

    foi por sua causa que um dia abandonei o fórum...Tentou descredibilizar-me perante todos.

    Bem... Não acredito no que me está a dizer. Nunca pensei que desistisse apenas porque discutimos um pouco por causa das caldeiras, e do aquecimento central. Só lhe posso dizer que está a exagerar: Não sou assim tão importante, nem o ofendi nada de especial...
    Lembro-me que na altura me aborreci com o ? (na altura "aprendiz") por causa das caldeiras a gás, de que eu tinha péssima impressão, porque tinha tido uma que tinha provado mal na minha casa.
    Depois é verdade que me entusiasmei com as bombas HT da Daikin o que até é natural...
    Entretanto o ? jurava a pés juntos que eu era funcionária da Daikin o que evidentemente me irritou.
    Mas se realmente o ofendi, peço-lhe desculpa!
  9.  # 33

    Agradeço a disponibilidade dos que comentaram quer dando testemunhos pessoais quer esclerecimentos técnicos.
  10.  # 34

    Boa tarde
    tenho 120 elementos de radiador (alta temp)., sendo que cada unidade emite 160 kcal a 60º) (salvo erro, global vox) e mais 3 radiadores talheiros de 120 cmx60 (wc); dois paineis solares insuatherm e um acumulador de aguas
    de 300l (2 permutadores+ resitencia electrica). Após avaria de caldeira, pretendia saber pf qual a melhor opção para aquecimento central, mantendo os radiadores (tudo com canalização em cobre isolado).
    Uma bomba de calor seria uma boa opção?
    Que tipo de bomba?
    Precisava de agua a circular nos radiadores a uma temp de aproximadamente 60º (como antes)!
    Abraço
    obrigado
  11.  # 35

    Colocado por: paulo.krudUma bomba de calor seria uma boa opção?


    á partida sim,

    Colocado por: paulo.krudQue tipo de bomba?


    para essa utilização só pode ser uma de alta temperatura.
    • LuB
    • 3 fevereiro 2011 editado

     # 36

    .
  12.  # 37

    Boa noite
    Encontrei noutras discussões referencia à Mitsubishi (zubadan) (baixa temperatura!?) monofasica que produz agua a 60ºC, concretamente a "puhz-hw140vha". Não funcionaria bem numa situação como a minha?
    Peço desculpa pelo incomodo,mas não percebo nada disto!
    Obrigado
  13.  # 38

    Colocado por: paulo.krudBoa noite
    Encontrei noutras discussões referencia à Mitsubishi (zubadan) (baixa temperatura!?) monofasica que produz agua a 60ºC, concretamente a "puhz-hw140vha". Não funcionaria bem numa situação como a minha?
    Peço desculpa pelo incomodo,mas não percebo nada disto!
    Obrigado


    uma bomba de baixa temperatura produz até 55º ou 60º mas é o limite máximo, e perto do limite o rendimento é mais baixo,
    uma bomba HT produz até 80º, e a mesma coisa do limite, como tal para se ter a bomba a trabalhar com consumos e performances aceitáveis, não se deve usar como serviço as regulações próximo do limite,
    • pehp
    • 4 fevereiro 2011 editado

     # 39

    Colocado por: jorgealves

    uma bomba de baixa temperatura produz até 55º ou 60º mas é o limite máximo, e perto do limite o rendimento é mais baixo,
    uma bomba HT produz até 80º, e a mesma coisa do limite, como tal para se ter a bomba a trabalhar com consumos e performances aceitáveis, não se deve usar como serviço as regulações próximo do limite,


    Tenho uma de baixa temperatura e nestes dias é que são elas para o sistema aguentar-se sempre a aquecer. A água a circular por os ventiloconvetores anda nos 40ºc. Como regular para mais qualquer coisa a temp.?

    Tenho a bomba circuladora na velocidade 1, Será que podia ter mais calor a circular e dissipar se a circuladora estivesse na vel. 2?

    Desde já a bomba é airmat-daikin de 11kw.

    Obrigado
  14.  # 40

    Colocado por: pehpTenho uma de baixa temperatura e nestes dias é que são elas para o sistema aguentar-se sempre a aquecer. A água a circular por os ventiloconvetores anda nos 40ºc. Como regular para mais qualquer coisa a temp.?


    no comentário anterior referia-me ao limite não á regulação de uso

    Colocado por: pehpTenho a bomba circuladora na velocidade 1, Será que podia ter mais calor a circular e dissipar se a circuladora estivesse na vel. 2?
    Desde já a bomba é airmat-daikin de 11kw.


    naõ conheço a Airmat a esse nivel, mas teoricamente quando fizeram o ajuste da instalação "deveriam" ter ajustado a velocidade em função das linhas dos circuitos de ida e retorno, sem comprovar não aconselho a alterar, a possibilidade é teórica e nem sempre é a melhor tem que se analisar os circuitos e a resposta da instalação.
 
0.0257 seg. NEW