Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vamos lá iniciar um tema, que me parecel actual, fotovoltaico, sim ou não !
    decidi investir no futuro, da forma que me parece sustentavel e usufruir dos apois que o governo nos oferece.
    A minha questão é ? vale a pena insvertir numa microprodução ?
    usando crédito, quais os bancos que melhor condições oferecem?
    vosses que já tem uma opinião, uma microprodução, acham que vale a pena, mesmo com os novos criterios de preços ?
    desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: PatalhetasVamos lá iniciar um tema, que me parecel actual, fotovoltaico, sim ou não !
    decidi investir no futuro, da forma que me parece sustentavel e usufruir dos apois que o governo nos oferece.
    A minha questão é ? vale a pena insvertir numa microprodução ?
    usando crédito, quais os bancos que melhor condições oferecem?
    vosses que já tem uma opinião, uma microprodução, acham que vale a pena, mesmo com os novos criterios de preços ?
    desde já o meu obrigado.

Boas

Sem conhecer os pormenores apenas posso dizer que deve valer a pena, pelo menos eu acredito que sim porque a nossa empresa faz montagens de centrais de microgeração a um ritmo alucinante. Penso que num espaço de 2 anos devemos ter montado mais de 50 centrais.

Também posso informar que 80 ou 90% dos clientes para centrais fotovoltaicas são pessoas bastante informadas e ponderadas, levando-me a acreditar que não iriam investir tanto sem haver retorno.

Cumps

Edit: Só para informar que a nossa empresa não comercializa centrais de microgeração, fazemos apenas a montagem.
  3.  # 3

Vale a pena enquanto andarem os patos (nós todos que pagamos impostos) a subsidiar esse modelo de negócio.
  4.  # 4

Colocado por: rjmsilvaVale a pena enquanto andarem os patos (nós todos que pagamos impostos) a subsidiar esse modelo de negócio.

Boas

Não sei a que se refere até porque não conheço ao pormenor como esse sistema é financiado e por quem mas o que tenho a certeza é que é um modelo de produção de energia que nos pode prevenir de um choque brutal em gerações futuras.

Não me parece que a evolução energética seja feita à base de energias fósseis e/ou limitadas. Há mais fontes de energia que se podiam explorar, no entanto há muitos "senãos" como por exemplo a nuclear.. Na alemanha por exemplo a desativação das centrais nucleares já foi agendada, apesar de ainda não ter sido concretizada.
  5.  # 5

Gostava de entender um pouco mais sobre este assunto e entender as vantagens para quem faz a instalacao de paineis fotovoltaicos.
    se me puderem ajudar agradeco.

Muito obrigado
    • eu
    • 7 fevereiro 2011

# 6

Mas esse programa não foi suspenso?
  6.  # 7

Um sistema mais simples ou seja sem seguidor, o investimento poderá ser recuperado ao fim de 5 anos.
    O ideal serão 18 painéis e uma coisa que as pessoas por esquecem é que se deverá limpar depois das primeiras chuvas (ficam sujos não dando o mesmo rendimento).
  7.  # 8

Colocado por: euMas esse programa não foi suspenso?

O dos solares térmicos acho que sim, os fotovoltaicos nem sei sequer se havia programa..
    •  
      sousal
    • 7 fevereiro 2011 editado

# 9

Colocado por: Rui A. B.

..., os fotovoltaicos nem sei sequer se havia programa..

Foram reduzidos. Mas acho que ainda existem.
  8.  # 10

hummm
  9.  # 11

Colocado por: sousalUm sistema mais simples ou seja sem seguidor, o investimento poderá ser recuperado ao fim de 5 anos.
    O ideal serão 18 painéis e uma coisa que as pessoas por esquecem é que se deverá limpar depois das primeiras chuvas (ficam sujos não dando o mesmo rendimento).

5 anos é muito optimista, eu apontava mais para os 7 a 8 anos isto se o governo não se lembrar de acabar com os apoios a este negócio.

Basicamente o modelo de negócio prevê que a energia seja toda vendida à rede 6 vezes mais cara do que aquilo que a rede a vende a nós, portanto quem produz, vende tudo, depois compra à rede ao preço normal, quem paga o diferencial são os restantes consumidores na sua factura de electricidade.
  10.  # 12

Colocado por: rjmsilva

5 anos é muito optimista, eu apontava mais para os 7 a 8 anos isto se o governo não se lembrar de acabar com os apoios a este negócio.

Basicamente o modelo de negócio prevê que a energia seja toda vendida à rede 6 vezes mais cara do que aquilo que a rede a vende a nós, portanto quem produz, vende tudo, depois compra à rede ao preço normal, quem paga o diferencial são os restantes consumidores na sua factura de electricidade.

Hummm

E agora imagino eu, o que fica mais barato à EDP? Investir nesse sistema durante uns anos e depois ter energia para vender sem qualquer tipo de custo com manutenção ou produção ou estar sempre dependente de importação de energia ou suportar os custos inerentes à produção das fontes de energia mais tradicionais?

Quanto a essas contas que fez não as consegui perceber.. sinceramente. Diz que os produtores vendem 6 vezes mais caro.. e quem paga a diferença somos nós. Para melhor perceber vamos tornar as coisas simples com um exemplo simples.

Um produtor vende determinada quantidade de energia à edp por 6€.
    Esse mesmo produtor, no posição de cliente, paga a energia equivalente com 1€ à edp. (1/6)
    Um consumidor não produtor paga pela mesma quantidade de energia 1€ à edp.

Como me explica que quem paga o diferencial são os restantes consumidores finais? Não estou a perceber como chegou a essa conslusão..

Edit: A questão dos anos é relativa, se colocar os paineis debaixo de uns sobreiros nem ao fim de 20 anos tem o investimento pago. Há paineis que produzem mais e outros menos, há seguidores, etc..
  11.  # 13

Dê uma vista de olhos na sua factura da EDP, está lá o encargo que temos com essa treta da microgeração.

A minha ultima factura foi de 41,96€, depois tem lá este asterisco:

*O valor indicado inclui os custos relativos ao uso das redes e os custos de interesse económico geral que decorrem de medidas de política
    energética, no valor de € 22,01
    (Valor independente do comercializador de energia eléctrica).
  12.  # 14

Colocado por: rjmsilvaDê uma vista de olhos na sua factura da EDP, está lá o encargo que temos com essa treta da microgeração.

Não tenho nenhuma à mão, amanhã irei ver.. mas não serão 12 ou 13 cêntimos por fatura?

Entretanto parece-me que a investir se invista em energias limpas e renováveis, ao invés de continuarmos a importar energias fósseis e limitadas. Daqui por umas décadas veremos se foi ou não um bom investimento...

E não convém esquecer que a EDP paga isso agora, quando o contrato acabar não pagará nem perto disso...
  13.  # 15

Não é a EDP que paga somos todos nós, como pode ver acima. Tem razão, o apoio só dura 6 anos e vai diminuindo, mas ao subsidiarmos estes equipamentos não estamos a garantir nada para o futuro, porque a vida útil destes materiais também não é eterna e o rendimento vai diminuindo com o tempo.
  14.  # 16

Colocado por: rjmsilvaNão é a EDP que paga somos todos nós, como pode ver acima. Tem razão, o apoio só dura 6 anos e vai diminuindo, mas ao subsidiarmos estes equipamentos não estamos a garantir nada para o futuro, porque a vida útil destes materiais também não é eterna e o rendimento vai diminuindo com o tempo.

Segundo sei a garantia dos paineis que eu conheço (nacionais) é de 25 anos se não estou errado..

Realmente a percentagem que a EDP cobra (para o estado) para financiar as renováveis é de cerca de 50% da fatura..

Edit: Bem.. até amanhã que já é tarde :)
  15.  # 17

obrigado a todos pelas vossas respostas, mas acabaram por se desviar do assunto principal !!
    creditos, bancos, tipo de oferta ....
    obrigado
  16.  # 18

Colocado por: Patalhetasobrigado a todos pelas vossas respostas, mas acabaram por se desviar do assunto principal !!
    creditos, bancos, tipo de oferta ....
    obrigado

Peço desculpa pelo desvio.. lolll
    • Bae
    • 8 fevereiro 2011

# 19

Falando um pouco sobre o assunto posso dizer o seguinte para Microgeração:

- Taxa de Inscrição 615.00
    Depois depende da potencia a instalar por exemplo 24 paineis 4,32Kwp Inversor 3,68, Incluindo Mudulos, Inversor, estrutura apra Telhado, Fichas, 750Mt Cabo Solar, Quadro AC, 50mt Cabo AC, Portinhola, Caixa Contador, Caixa Terra. +/- 17000.00 € ja com IVA de 13%
    Depois Obriga a ter ja instalado um solar Termico caso não tenho tem de ser instalado.
    - O contrato com a Edp é de 15anos 8anos a taxa de 0.40€ e 7 anos a 0,24€
    - Com este sistema no norte tem uma taxa de produção de 2370,00€ a 8anos e 1422,00€ a 7anos logo é um investimento a recuperar a 7anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patalhetas
    • Bae
    • 8 fevereiro 2011

# 20

Ao fim dos 15 anos tem o investimento pago e um lucro 11855,88€

0.0227 seg. NEW