Iniciar sessão ou registar-se
    • opapa
    • 14 fevereiro 2011

     # 1

    Parece incrível ,mas encontrei um assunto que não está debatido no forum :)

    O meu empreiteiro sugeriu-me a colocação de um depósito com bomba de agua para poder "tomar dois duches ao mesmo tempo sem pensar nas maquinas de louça ou roupa".
    Gostei da ideia, mas não gostei de ter que ter deposito devido a alguma falta de espaço.
    Pesquisei e encontrei as bombas circuladoras.

    Será que fazem o mesmo efeito?

    Agradecia qualquer ajuda!
  1.  # 2

    Colocado por: opapaParece incrível ,mas encontrei um assunto que não está debatido no forum :)

    O meu empreiteiro sugeriu-me a colocação de um depósito com bomba de agua para poder "tomar dois duches ao mesmo tempo sem pensar nas maquinas de louça ou roupa".
    Gostei da ideia, mas não gostei de ter que ter deposito devido a alguma falta de espaço.
    Pesquisei e encontrei as bombas circuladoras.

    Será que fazem o mesmo efeito?

    Agradecia qualquer ajuda!


    será que não está??? :)
    • opapa
    • 14 fevereiro 2011

     # 3

    Se estivesse sei bem que não deixaria passar a oportunidade para colocar o link e mostrar-me que estou enganado.

    E quando ao problema em sí?

    vantagens em usar uma bomba com deposito relativamente a uma bomba circuladora?

    eu até agora só conhecia bombas circuladoras para o sistemas de AQS com termosifão :) mas parece que a bomba circuladora é também capaz de aumentar a pressão da agua lá em casa..

    alguém confirma?
  2.  # 4

    • opapa
    • 14 fevereiro 2011

     # 5

    amigo..... não tem NADA a haver,
  3.  # 6

    Boas

    Vou lançar mão de comentários de outra discussão:

    ...2 - A visão “burocrática” que a maioria dos donos de obra têm dos “projectos de especialidade”: são uma coisa que têm de pagar para apresentar na câmara e poderem ter a licença de construção, mas não lhes passa pela cabeça que há questões a serem discutidas tão seriamente como a localização do roupeiro da suite ou ilha da cozinha. Encontro muitos clientes que acham uma “chinesice” o facto de eu inquirir sobre alguns hábitos higiénicos da família, como seja tentar avaliar a possibilidade de todos os elementos do agregado familiar tomarem banho sensivelmente à mesma hora ou outras questões relacionadas com a simultaneidade de funcionamento dos aparelhos consumidores.

    Essa questão deve ser colocada ao autor do projecto de abastecimento de água. Se já está em fase de obra, deve dar conhecimento ao director técnico da obra e à fiscalização.

    Como não o fez, agora encontra-se nesta situação:

    3 - Como consequência do ponto anterior vem a cereja no topo do bolo: o empreiteiro passa a ser o “conselheiro” do dono da obra. É ver - aqui mesmo neste fórum - alguns donos de obra a pedirem esclarecimentos sobre soluções construtivas só porque o empreiteiro aconselha algo diferente (será que lhe convém?). Nada teria contra isto e seria até radicalmente a favor - diria mesmo que era o paraíso - mas só se eu fosse o empreiteiro: aconselhava a solução e fazia o preço, o que poderia ser melhor?


    PS: Salvo circunstâncias excepcionais, não tem necessidade nenhuma desse depósito ou bomba.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 7

    raramente esses investimentos compensam!!!!
    • opapa
    • 14 fevereiro 2011

     # 8

    Percebo sem dúvida a vossa opinião e de um modo geral concordo plenamente ( e até aviso outros).
    No entanto parece-me que aqui fui "enganado" por mim próprio... bem.. com a ajudinha de alguns intervenientes é certo.

    Desde o principio que me preocupei com a simultaneidade de banhos com, neste caso.. cozinhar.
    A verdade é que os nossos horários fazem com que esteja a cozinhar na altura em que as crianças vão tomar banho.

    No inicio da obra já lá vai um ano.. tudo era belo e só o facto dos tamanhos dos tubos e dos 300l do painel solar dava para tudo.
    Infelizmente agora a mesma pessoa que me disse isso (instalador de painéis) agora também me diz que devo colocar a bomba.
    Consultado o arquitecto que á primeira me torceu o nariz (tal como todos aqui) depois de lhe explicar que a pressão na zona noutra casa com construção mais antiga só dá efectivamente para um duche em simultâneo disse -me para colocar a bomba.


    Sendo assim pergunto algo diferente.
    O que devo "garantir" em obra para que esta minha pretensão (2 torneiras de agua quente a funcionar) seja atendida.

    Obrigado
 
0.0156 seg. NEW