Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir e tenho a casa feita em pedreiro com as divisórias interiores em ijolo.
    Teêm me aconselhado a forrar todas as paredes interior com pladur apara um melhor isolamento acustico, termico e sem as rachadelas tradicionais. O que acham desta opção e qual seria +/- o custo ao m2 desse forramento ou a diferença de custo para o reboco tradicional.

    Agradeço comentários de quem utilizou este sistema ou percebe do mesmo pois sou um pouco leigo na matéria.

    Em compensação, poderei ajudar na área da carpintaria, portas, pavimentos flutuantes e maciços, roupeiros, etc.

    Obrigados antecipados.
  2.  # 2

    Faça isso que não se arrependerá. Se há uns meses atrás eu tivesse os conhecimentos que tenho hoje, (grande parte deles aprendidos neste fórum) não tinha usado o reboco tradicional e tinha optado por revestir toda a casa com este sistema. Para melhor isolamento poderá optar por colocar lã de rocha no interior.

    Quanto a preços, o Paulo já lhos dá... já já a seguir :P

    cumps
  3.  # 3

    Também estou a construir mas vou optar pelo tradicional, cepticismo o que se há-de fazer.

    Já em relação a carpintaria tenho ainda algumas dúvidas, vi estes dias um soalho maciço em 'tuari' (não sei se se escreve assim) e gostei do aspecto final e do preço também-acha que será boa opção?
    Poder-me-à dizer +- quanto gastarei em

    82m2 deste soalho
    2 roupeiros embutidos 2.2mx0.5m
    1 closet 10m2
    10 portas (80cm)
    Estando tudo já envernizado.

    Um muito obrigado por qq ajuda, e boas obras.
  4.  # 4

    Boas

    Experiência

    Profissionalmente, fazemos na empresa, muitas lojas em centro comerciais, as quais são todas feitas a pladur (gesso cartonado), comprando por ano cerca de 100.000€ em material.

    A minha casa está toda forrada a gesso cartonado, (paredes e tectos) e já tem cerca de 11 anos de construida. Rachas ou outros problemas, até hoje: zero

    Isto tudo para lhe dizer, que apesar dos sobrecustos, considero ser a melhor solução para revestimentos interiores e sou um defensor do gesso cartonado. Como nas paredes exteriores da minha casa foi colocado isolamento térmico em lã de rocha, fiz na altura, um dos piores investimentos da minha vida: Instalei ar condicionado, o qual é ligado meia dúzia de dias por ano.

    Existe no entanto, á volta do gesso cartonado, muito MID (Medo, Incerteza, Dúvida), porque se diz, que as paredes são de cartão, não se pode pregar um prego, ao fim de uns anos os parafusos oxidam e ficam á vista, a lã de rocha liberta particulas cancegirenas. Mas tudo não passa do medo habitual do desconhecido, do que é novo.

    Custos (Os valores não tem IVA)

    O estuque custa cerca de 7 a 8€/m2
    O forro de paredes e tectos (placa numa face) em gesso cartonado, custa entre 18 a 20€/m2 se for feito por uma empresa.

    Numa vivenda de 300m2, terá cerca de 650m2 para revestir, pelo que o sobre custo deverá ser entre 6500 a 7500€

    No entanto é possivel baixar este diferencial caso você não esteja a construir chave na mão. Contrata uma equipa de aplicadores (2 a 3 homens) e compra o material. Nesta situação, o preço final do m2, andará nos 13€, caso saiba ir ás compras. Mas terá de calcular as quantidades de material a aplicar.

    Cumps

    PS: Não arranja uns tabelas de preços? è que as minhas, começam a ficar desactualizadas, em especial, nos pavimentos flutuantes estratificados e maciços . Mas o que agradecia mesmo, era uma tabela de preços de madeiras exóticas mesmo em tronco.
  5.  # 5

    Já agora, fazendo aqui um offtopiczito... há umas semanas atrás fui ter com um carpinteiro para falarmos das portas interiores, e qual não é o meu espanto quando lhe digo que queria as portas em Wengé e ele fica naquela.. veng quê???!!! Depois de lhe mostrar uma foto de uma porta em wengé ele afirma que se trata de uma pintura de um outro tipo de madeira. Eu sei que é muito habitual haver o carvalho com velatura e chamam-lhe de wengé, mas o wengé afinal não é mesmo uma madeira?! Pelo que tive a pesquisar existe mesmo. O pintar o carvalho será uma forma de wengé falsificado mais barato?

    cumps
  6.  # 6

    Boas,

    R3volution, o Wenge (ou panga panga) é de facto uma madeira.
    Se quer um conselho, só o facto de esse carpinteiro não conhecer essa madeira já não abona muito a favor dele...
    Quanto à aplicação de "cor" noutras madeiras para as escurecer, faz-se muito, e muitas vezes fica muito bonito! É uma questão de ver as duas situações ao vivo e escolher...

    Cump
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, Sargomes
  7.  # 7

    Olá Paulo
    Só agora vi os seus comentários quanto às vantagens do Pladur(é o mesmo q. Gesso cartonado?) q. vêm de encontro àquilo q. eu tinha pensado para revestir as tais paredes da mansarda no meu sótão.Só não sei mesmo é como fazer e se na verdade posso,dado já haver rodapés ,aros de portas e janelas,parapeitos...Não vai haver espaço para o pladur...
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Visitacao
  8.  # 8

    Colocado por: R3volutionO pintar o carvalho será uma forma de wengé falsificado mais barato?

    Pintar madeira para imitar o wengué, é pratica habitual. E nem madeira é, mas mdf e poucos notam a diferença.

    Colocado por: GandufePladur(é o mesmo q. Gesso cartonado?)

    Sim, é o mesmo. Pladur é uma marca comercial

    Colocado por: GandufeNão vai haver espaço para o pladur...

    Só vendo, mas existem 3 maneiras de fixarmos pladur:
    Com estrutura metálica de montantes de 48mm + placa de 13mm
    Com estrutura omega de 20mm + 13mm da placa
    Com pasta de agarra +/- 10mm + 13mm da placa

    A primeira é a melhor e permite colocar isolamento térmico e tubagens, a segunda e a terceira acompanham os defeitos da parede, porque são fixadas directamente e não sou fã, mas num local menos visivel, passa

    Os remates com aros, parapeitos e afins, terão de ser feitos negativamente, isto é, como a espessura do gesso cartonado, é superior a esses elementos, terão de ficar rebaixados. Não é bonito, mas... No rodapés pode fazer-se o mesmo, e nem fica muito mal, até porque muitos arquitectos colocam os rodapés á face da parede. è uma questão de gosto.

    Agora a melhor solução, depende muito das quantidades. Se for só um aro de porta, pode-se substitui-lo, se forem muitos, terá de se fazer contas. Depende, cada caso é um caso e só vendo ou colocando umas fotografias.
  9.  # 9

    Olá Paulo
    Pois,o que interessava mesmo era o isolamento térmico e só o gesso não é suficiente,pois não? É que fui tirar umas medidas e aquilo está uma desgraça!Há rodapé com 1cm.,há o remate do tecto com uma medida superior,há os parapeitos com outras...No entanto penso que tenho q. me guiar pelos 10mm,o q. não deixa hipótese de isolamento.
    Hei-de tirar umas fotos,como sugere.
    Obrigada pela suas sugestões.
  10.  # 10

    Ola a todos,

    Caro Gandufe o Sr Paulo concerteza que lhe dara uma resposta bem melhor do que a minha mas o pladur/gesso cartonado não funciona bem como isolante termico...

    Tenho uma duvida na utilização do gesso cartonado, o projecto esta a ser elaborado e estava a pensar em forrar as paredes interiores em gesso cartonado incluindo lã de rocha devido as diversas vantagens ja mencionadas.
    Uma das duvidas é qual sera a espessura do tijolo indicada para as paredes interiores??? tijolo de 11?

    Uma vez que vou utilizar o capoto para as paredes exteriores na parte interior destas paredes devo colocar na mesma lã de rocha ou é desnecessário???

    Cumprimentos.
  11.  # 11

    Colocado por: Barbosaminha mas o pladur/gesso cartonado não funciona bem como isolante termico...

    Mas o Pladur não é nem pretende ser isolante térmico. O que funciona como isolante, será o que meter na caixa de ar da estrutura metálica ou por detrás dela

    Colocado por: BarbosaUma das duvidas é qual sera a espessura do tijolo indicada para as paredes interiores??? tijolo de 11?

    11 é suficiente e não têm qualquer interesse em meter menos, porque a diferença de preço para o tijolo de 7, é de 1 cêntimo por un ou 17 cêntimos para o m2. E a mão de obra é igual senão for superior, porque levantar uma parede de 7 é mais dificil que uma parede de 11.

    Colocado por: BarbosaUma vez que vou utilizar o capoto para as paredes exteriores na parte interior destas paredes devo colocar na mesma lã de rocha ou é desnecessário???

    Julgo ser desnecessário, excepto no tecto do útimo piso, para servir de reforço a essa zona critica em termos de perdas
  12.  # 12

    Obrigado pelas respostas Sr. Paulo...

    Só para finalizar este assunto o arquitecto sugeriu que como vou utilizar o gesso cartonado fazer paredes e tectos "soltos"... segundo ele ficam com um aspecto muito mais agradavel e elimina tambem a visto dos rodapés (é claro que a estetica é sempre discutivel). A minha questão é se isto não ira subir bastante o preço da aplicação do gesso cartonado uma vez que no meu entender dara mais trabalho... Pode-me dizer alguma coisa sobre isto?

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 16 setembro 2008

     # 13

    O que é que são tectos e paredes soltos?
  13.  # 14

    Se eu estou a entender, pretendem fazer tectos que não tocam nas paredes e não colocar rodapés nas paredes

    A eliminação dos rodapés é sempre um problema, porque eles são os "tapa misérias", isto é, servem para disfarcar as imperfeições na ligação parede - pavimento, pelo que não o meter, requer a colocação de um perfil de remate em Z. Não é caro, mas assusta os tipos do pladur, porque sabem que terão de fazer um trabalho mais bem feito, senão olhando-se de lado, nota-se bem as imperfeições.

    Já no caso dos tectos, ou se coloca esse perfil, no caso do tecto ficar encostado ou se deixa mesmo uma abertura, e ai, a execução ainda terá de ser mais perfeita, porque qualquer asneira se nota.

    Terá de contar com + 2 ou 3 euros por m2

    Cumps
  14.  # 15

    Quanto ao tecto solto é aquele tipo de tecto onde junto a parede fica uma ligeira abertura que permite colocar luzes e até os varões para as cortinas das partes envidraçadas, esteticamente acho que fica bonito porque não se vê o "arranque" das cortinas por exemplo... Isto vê-se bastante em diversas casas...
    Quanto as paredes, honestamente nunca vi mas junto ao pavimento ficara tambem uma abertura do mesmo genero que dara um efeito de uma parede "solta", devera dar a sensação que a parede não toca no chão...

    Sr. Paulo, os rodapés não serão eleminados... Pelo que me foi explicado os rodapés serão mantidos para corrigir na mesma o pavimento, ele até me deu a sugestão de colocar uma rodapé em inox uma vez que dura muito mais tempo e quem esta de pé ou até mesmo sentado dificilmente vera o rodape...
    Eu presumo que aquilo não faça um Z mas sim um angulo de 90º... A ideia até me agradou mas tudo depende das diferenças de preços para a execução...
  15.  # 16

    eu no rodapé experimentei fazer assim:
    De home

    (ainda falta limpar o perfil de alumínio em L)
    •  
      alv
    • 22 setembro 2008

     # 17

    Olá vivam.
    É a 1ª vez que por aqui passo.
    Peço desculpa pelo atrevimentro, mas parece-me que posso esclarecer algumas das coisas que li, porque sou um interessado em construção em "Pladur", ou melhor em construção sêca e leve.
    Uma das me diz mais respeito, por motivos profissionais é o desconhecimento do "Pladur" que normalmente existe, quer por parte dos consumidores, que somos todos nós, por falta de informação, mas também, por parte dos projectistas e instaladores, por falta de formação, porque esta de facto existe, desde os bancos das escolas e sobretudo, dos instaladores que, normalmente, executam pela "muita experiencia" que têm.
    Na realidade, costumo comparar o Pladur ao meu cão, dizendo que quanto mais conheço a alvenaria tradicional, mais gosto do Pladur. Efectivamente, vivo numa casa com 14 anos, integralmente construída em Pladur e ainda hoje confirmo que dentro de casa a roupa que usamos de Verão é a mesma que de Inverno, mesmo a de cama e não é por questões de aquecimento, mas por questões de isolamento térmico -assunto bastante actual, devido á entrada em vigor do sistema de certificação energética dos edificios. Assim, em resumo, e por hoje, se a habitação for integralmente construída em Pladur, ou gesso laminado ("Cartonado" é uma denominação que está a ser abandonada) é efectivamente uma habitação que tem condições de isolamento térmico, acústico e de regulação higroscópica que não tem concorrentes com os sistemas de construção convencionais, e em que a relação custo benefício não tem qualquer hipótese de comparação.
    Quando digo integralmente construída, refiro-me á execução dos sistemas de compartimentação interior, dos revestimento das paredes exteriores pelo interior e dos tectos falsos com os sistemas adequados e por empresas que representem as diferentes marcas existentes no mercado, que sejam instaladoras "oficiais" e que possam aconselhar para cada caso o sistema construtivo adequado. Para isso é necessário ter os profissionais projectistas e executantes com conhecimentos para poderem aconselhar e instalar o sistema adequado á função. Como entenderam, não é a mesma coisa, mesmo em termos de preços, ter uma alvenaria de compartimentação interior em tijolo, e revesti-la com um qualquer sistema em Pladur em ambos os lados, ou ter a compartimentação em alvenaria integral em Pladur. Mesmo aqui, não é a mesma coisa utilizar uma placa por cada uma das faces da parede, ou utilizar duas placas por face, com e sem isolamento em mantas de lã mineral e assim por aí fora, desde os revestimentos até aos tectos.
    Espero poder ajudar.
    Fassam parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: toragrossa
  16.  # 18

    Bom dia,

    Srs. alv, PauloCorreia e outros, podem partilhar experiencia nestes materias?

    Vou construir, estou a tentar escolher materiais que ajudem a diminuir o gasto com aquecimento, sou de viseu, isto tem temperaturas muito baixas.

    Vou optar para exterior por capoto e parede simples de blocos termicos de 25.

    Para o interior fiquei curiosa com os comentarios, tenho duvidas quando a pancadas nestas paredes :) com moveis, brinquedos, etc, etc..

    Vantagens, desvantagens, e o que aconcelham (modo de aplicação), tudo LOL.

    Obrigado mais uma vez :)
  17.  # 19

    Colocado por: PatriciaPintoPara o interior fiquei curiosa com os comentarios, tenho duvidas quando a pancadas nestas paredes :) com moveis, brinquedos, etc, etc..


    Já o disse, mas tenho 3 filhos em casa com 7 e 10anos, os quais cresceram sempre nesta casa e apesar das setas, jogos de futebol no corredor e mais algumas situações que a mãe fica danada, nunca conseguimos fazer um burado e não foi por falta de tentativas
  18.  # 20

    LOL!!

    Eu digo isso, porque aqui onde trabalho, colocaram uma divisoria em pladur com estrutura metalica, e ao montarem os moveis da "cozinha" a parede ficou com um buraco :)

    Será que é da espessura das placas ou do revestimento?!

    Alguém que me exponha o melhor modo de construção (do seu ponto de vista, claro), para as paredes de pladur?

    Com estrutura metálica de montantes de 48mm + placa de 13mm e depois o revestimento..
 
0.0296 seg. NEW