Iniciar sessão ou registar-se
    • civismo
    • 26 fevereiro 2011 editado

     # 1

    Boas!

    Este topico vem na sequencia de outro, mas como o outro começou a divergir do assunto principal, achei por bem lançar um novo !

    Há uns 3 anos que fiquei inspirado pelo programa "minuto verde" e desde então tenho tido um balde no wc, para o qual aproveito a agua do chuveiro enquanto esta a aquecer, a qual seria desperdiçada, mas assim serve para a sanita.

    Ora, uma vez que estou a remodelar o meu apartamento, e vou mudar tubagens e esgotos, vou fazer algo mais prático!
    Vou aplicar um reservatório com uns 100 litros , o qual não irá ficar no wc , mas sim numa pequena divisão ao lado, na qual vou ter também a máquina da roupa.

    O sistema funciona aproveitanto as àguas que habitualmente são desperdiçadas até atingirem a temperatura ideal para o banho ou duche.
    Apesar de ter duche neste wc, vou aplicar uma misturadora com comutador daqueles para seleccionar encher a banheira de àgua ou chuveiro
    Quando comutamos para o lado que encheria a banheira, na realidade vamos encaminhar essa agua que estaria a ser desperdiçada para o depósito,
    o qual neste caso encontra-se numa divisão ao lado.
    Quando a água atinge a temperatura predefinida, seremos avisados por indicação sonora e / ou indicador digital da temperatura.
    Ai basta seleccionar na misturadora a posição de chuveiro e em poucos segundos podemos tomar banho !

    A água que aproveitamos no passo anterior, encontra-se agora acumulada no depósito e irá servir para abastecer o autoclismo!
    Caso o numero de descargas ultrapasse a disponivel no depósito, podemos abrir a torneira e abastece-lo normalmente com àgua da rede !

    Claro que podia fazer o sistema com electrovalvulas, por exemplo a agua podia correr para o deposito e quando atingisse a temperatura ideal, comutava automaticamente para o chuveiro.
    Mas isso será na Versão 2 do meu ecolismo, e para já estou na V1 !
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh, GMMarques
      Ecolismo v1 arrows.jpg
  1.  # 2

    Olá civismo!

    Espero que isso resulte! Se sim, vou pensar em qualquer coisa do género quando fizer obras no wc. Tenho sempre imensos problemas de consciência com a água desperdiçada em situações como essa, em que estamos ali à espera que a água chegue à temperatura adequada.

    Bom trabalho!

    I
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2011 editado

     # 3

    Gostei da partilha e do nome. :)
    Concordam com este comentário: lusoficios
  2.  # 4

    Parabéns, excelente ideia e como existem muitos idiotas, aqui vai mais uma.

    Ligar esse sistema também às aguas de bidé e misturadora de lava-loiças, seria o ideal. Para mim ainda melhor porque como tenho aquários, aproveitava a água do depósito para encher os mesmos. Tenho um sistema parecido no meu sistema de osmose inversa. Como 2/3 da água de osmose seguem para o esgoto, coloquei uma saída para um depósito (bidão) de 30 litros que uso para regar as plantas.

    Só nessa misturadora é que o sistema terá de ser aperfeiçoado, talvez usando um T com sistema de válvulas de corte manual para controlar a saída de água misturadora/ depósito. De resto "FIVE STARS" ou seis.
  3.  # 5

    Também quero!!!
    Há uns tempos tb tive um balde no WC para usar a água que até então desperdiçava no duche. O meu marido não achava piada nenhuma à ideia e nunca deitou água para o balde, até chegou a mandar vir comigo pois dizia que era foleiro ter um balde de água dentro da cabine de duche. Por isso, sempre que vinha cá alguém, lá corria eu para o WC a esconder o dito balde.
    Como era só eu que o enchia, a conta da água não sofreu grandes alterações e não achar a coisa nada prática, desisti da ideia.
  4.  # 6

    Muito bem pensado e implementado. Parabéns pelo trabalho... e obrigado pelo esquema :)
  5.  # 7

    Não gostam desta sanita, lavatório?
      sanita.jpg
  6.  # 8

    Concordo que a água é um bem escasso e devemos de consumir com moderação mas.... deixo no ar as seguintes dúvidas:
    - será que estamos a querer poupar uns litros de água fria que está na tubagem com sistemas que tarda ou nunca se irão pagar e nos esquecemos dos largos minutos que passamos de chuveiro aberto com a água quente?
    - e a água que desperdiçamos quando estamos a desfazer a barba e deixamos a torneira aberta?
    - ou quando, lavamos os dentes e a torneira se encontra aberta enquanto os esfregamos?

    Não pretendo com isto desanimá-lo mas.... não basta apenas esta preocupação.
    Concordam com este comentário: two-rok, maria rodrigues, Bricoleiro
    • eu
    • 28 fevereiro 2011 editado

     # 9

    (...apagar...)
  7.  # 10

    Colocado por: mafgodConcordo que a água é um bem escasso e devemos de consumir com moderação mas.... deixo no ar as seguintes dúvidas:
    - será que estamos a querer poupar uns litros de água fria que está na tubagem com sistemas que tarda ou nunca se irão pagar e nos esquecemos dos largos minutos que passamos de chuveiro aberto com a água quente?
    - e a água que desperdiçamos quando estamos a desfazer a barba e deixamos a torneira aberta?
    - ou quando, lavamos os dentes e a torneira se encontra aberta enquanto os esfregamos?

    Não pretendo com isto desanimá-lo mas.... não basta apenas esta preocupação.


    O objectivo não é o lado economico mas somente lado de saber que aquela agua potavel não esta a ser directamente desperdiçada
  8.  # 11

    Bom dia ,

    qual é a sua fonte de aquecimentos de aguas ???
  9.  # 12

    Colocado por: NELSON SANTOSBom dia ,

    qual é a sua fonte de aquecimentos de aguas ???


    Um esquentador Junkers de 20 litros Ventilado
    • cjulio
    • 4 março 2011 editado

     # 13

    So fiz uma Alteracaosita ao seu esquema.
    claro que ainda faltam as válvulas mas era só para ver que se alterar o circuito da agua nunca fica sem agua no autoclismo.

    e se quiser pode ligar á maquina de lavar tambem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sanindusa
      ecolismo.jpg
  10.  # 14

    Colocado por: cjulioSo fiz uma Alteracaosita ao seu esquema.
    claro que ainda faltam as válvulas mas era só para ver que se alterar o circuito da agua nunca fica sem agua no autoclismo.

    e se quiser pode ligar á maquina de lavar tambem.
      ecolismo.jpg


    Excelente ideia! Gostei e se calhar vou implementar com a sua sugestão !

    Obrigado mais uma vez
    • JPO
    • 9 março 2011

     # 15

    Boas
    esta água dos banhos não tem que ser tratada antes de enviar para a sanita?
    • Kaux
    • 9 março 2011

     # 16

    Eu andava a imaginar uma solução idêntica mas para rega. No meu caso a ideia era recuperar águas de banhos. O problema na solução que imaginei é o facto da agua dos banhos vir com champô, e/ou sabão e desta forma acabar por matar as plantas/relva. Já alguém conseguiu solucionar este problema?

    Abraços!
  11.  # 17

    Colocado por: KauxEu andava a imaginar uma solução idêntica mas para rega. No meu caso a ideia era recuperar águas de banhos. O problema na solução que imaginei é o facto da agua dos banhos vir com champô, e/ou sabão e desta forma acabar por matar as plantas/relva. Já alguém conseguiu solucionar este problema?

    Abraços!


    Boas

    Imaginemos o seguinte:

    Um sistema, controlado por uma válvula eletrica, em que a água, antes de entrar no Wc, até atingir uma determinada temperatura, é desviada para um depósito geral. Assim que atinge a temperatura previamente definida, é encaminhada para a torneira que foi aberta. A esse depósito pode estar ligadas as águas dos autocolismos e regas.

    É viável? Como?

    Cumps,

    Ricardo
  12.  # 18

    Colocado por: w_ricardo_w

    Boas

    Imaginemos o seguinte:

    Um sistema, controlado por uma válvula eletrica, em que a água, antes de entrar no Wc, até atingir uma determinada temperatura, é desviada para um depósito geral. Assim que atinge a temperatura previamente definida, é encaminhada para a torneira que foi aberta. A esse depósito pode estar ligadas as águas dos autocolismos e regas.

    É viável? Como?

    Cumps,

    Ricardo


    Certamente não existe uma solução dessas in-a-box, mas com electrovalvulas e com um sensor de temperatura (preferencialmente regulavel), faz-se!
  13.  # 19

    Aproveito para dizer que deixei todas as tubagens pre instaladas para montar no final o ecolismo.

    Acrecentei o facto de colher a agua que seria desperdicada de ambos os chuveiros, no entando a sanita benificia apenas um dos autocolismos

    Quando estiver mais avançado posto aqui fotos
  14.  # 20

    E das chuvas para o autoclismo alguém coloca um esquema?
 
0.0242 seg. NEW