Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Estou a remodelar o meu apartamento, tenho tudo partido neste momento para a passagem dos tubos novos da Agua (em PPR)

    Uma vez que estou nesta fase, vou fazer a parte electrica ao mesmo tempo das tubagens, pois junto aos roços da agua pode sempre passar alguns cabos /tubos para algumas zonas da casa que estejam " desfavorecidas " na parte electica ou "pouco inteligentes"

    Vou aproveitar a vaga de partir chão, paredes & entulho para acrescentar alguma parte de cablagens e tubagens extra, por exemplo :

    -Vou passar um cabo de 4mm para a zona da maquina de lavar (vai servir para a máquina e para mais umas tomadas que vou meter na zona)

    -Vou passar um cabo de 4mm para a bancada de cozinha , para a placa de indução

    -Vou criar no centro da casa (por cima da tal divisão onde vai ficar a maquina de lavar roupa e o deposito de aproveitamento das aguas "Ecolismo" ) , uma zona para onde vão confluir tudo o que é cabos de rede, antena, telefone, colunas.

    -Como essa zona fica ao lado da sala, vou meter 4 caixas deste tipo da Gewiss, cada uma delas com uma tomada de rede RJ45 e com uma tomada ligada a uma UPS Central. Estas caixas serão ainda uteis para passar cabos de um lado para o outro mesmo que um dia mude a disposição da sala (o que à partida não farei). Essas 4 caixas servirão ainda para passar os cabos para as colunas traseiras de um home cinema que venha a ter um dia.

    -Por essas caixas vão ainda passar cabos de colunas que vêm da aparelhagem , 3 pares no total, para ter som ambiente nos wc´s e na cozinha, proveniente da aparelhagem da sala

    Tudo isto pode parecer luxuoso, até porque normalmente são cenas que se encontram nas casas de gama mais alta, mas como sei fazer quase tudo, tenho ali muitos restos de cabos, caixas de derivação, quadros, tubos, entãpo vai ficar por um very nice price, básicamente só vou pagar para abrir dois roços pelo chão, um para cada lado da sala.

    Estudei electrotecnia ha uns bons anos, mas como não exerço não tenho tudo presente como devia de ter, por isso a minha questão é : O que diz a legislação sobre passar cabos electricos juntos as tubagens da Agua ?

    Na minha casa os tubos em plastico branco "VVD" passam junto à canalização metálica.

    Neste caso estava a pensar em meter tubo anelado cinzento de 16 ou 20mm para a parte electrica (com 3 fios de 4 ou 2.5mm lá dentro)

    Posso passar este tubo junto com o PPR na mesma vala (as vezes até encostados nas zonas mais apertadas) ?

    Vou ainda meter um tubo de 40mm para a parte "inteligente", colunas, cabos de rede, TV, Telefone, Som ambiente, e ainda deixar espaço livre para o que vier, mas este não me preocupa pois não tem tensões.

    Obrigado
      buracos.jpg
      buracos2.jpg
  2.  # 2

    poder pode, ninguém o vai fiscalizar, não deve mas pode.

    e já agora esqueça essa ideia de tubo de 40 com tudo lá dentro, não é nada pratico, coloque antes 3 tubos de 25,
    e use tubo rígido tipo ERFE ou similar para a instalação eléctrica e comunicações.
    • eu
    • 1 março 2011

     # 3

    Segundo as regras oficiais, não deve fazer isso.

    No entanto, não vejo nenhum inconveniente nessa opção. Sugestão: para as canalizações eléctricas use bons tubos ERM, com um diâmetro de 25 mm.
  3.  # 4

    Obrigado pelas vossas dicas

    Estava a pensar usar tubo anelado normalissimo, umas vez que tenho ali uns bons metros que me sobrou de outra situação ...

    Confesso que estou um bocado fora destas modernices, sou do tempo do tubo VD, em que o aneloado era uma novidade ...

    Pesquisei sobre ERM e ERFE, mas não percebi as diferenças ... por exemplo neste catalogo: http://www.jsl-online.net/Imgs/content/page_268/137-144.pdf
  4.  # 5

    caro civismo para quê cabo de 4mm gosta de esbanjar? veja as potencias das maquinas que vai meter e depois coloca o fio mediante esses valores, exemplo maquina de 1800w cabo de 2,5, e tente na cozinha fazer uma distribuição como deve ser ok, disponha
  5.  # 6

    Tinha de colocar os tubos no chão? esse pode danificar a laje e destruir o tecto do seu vizinho por baixo, numa remodaração acho que é preferivel as tubagem na parede
  6.  # 7

    e uma vez que vai usar anelado use o que ja tem cablagem, é mais facil para si, se optar por gastar esses metros que ai tem aproveite e faça logo os enfiamentos, digo eu... e medidas de 16 utilize somente em iluminação para tomadas use de 20 ok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    • eu
    • 1 março 2011

     # 8

    Colocado por: civismoEstava a pensar usar tubo anelado normalissimo


    Isso é que não é nada boa ideia, pois é muito frágil para usar no chão...
  7.  # 9

    Colocado por: pdavidmarquescaro civismo para quê cabo de 4mm gosta de esbanjar? veja as potencias das maquinas que vai meter e depois coloca o fio mediante esses valores, exemplo maquina de 1800w cabo de 2,5, e tente na cozinha fazer uma distribuição como deve ser ok, disponha


    Boas! Tenho ali uns restos de fio que herdei de um tio que faleceu há uns anos, era electricista, por isso não vou esbanjar nada, mas sim aproveitar algo que já tenho :)

    No caso do de 4mm tenho ali 50 a 100 metros de preto e outro tanto de azul. Para a terra tenho ali uns 150 metros de 2.5mm.
    Claro que a terra deveria ser da mesma secção do fase e neutro, mas tecnicamente vai dar ao mesmo, ainda por cima tenho um diferencial sensivel, de 30ma, por isso em teoria até um fio de 0,1mm serviria para terra :)

    Para a cozinha já tenho 2 cabos de 2.5mm de origem na casa:
    Num tenho as tomadas da bancada, exaustor, esquentador ventilado, torradeira, tostadeira, etc (é muito coisa mas não há simultaniedade)
    No outro tenho Maquina loiça, Tv, Frigorifico, Forno electrico e Microondas (mais uma vez é muito coisa mas não há simultaniedade)

    Uma vez que vou meter uma pequena placa de indução com 2 "bicos" , e como não acho correcto estar a sobrecarregar os doisa cabos descritos, vou aproveitar o facto de ter uma vala acabadinha de abrir para as tubagens da agua, para la passar o tal cabo com 4mm.

    O mesmo se passa com a maquina de lavar roupa, vou mete-la numa zona da casa que só tem uma tomada , a qual já estive a analizar e está no fim dessa linha, passa por 3 quartos antes de ali chegar, por isso, e como são uns 10 metros do quadro, vou passar com 4mm porque irá primeiro a uma caixa de derivação , de onde sairão umas quantas tomadas , a saber :
    -Maquina de Lavar
    -UPS de 800va APC (à qual irá ligar a parte "inteligente" da casa)
    -Tomada da dispensa (a qual não existe ainda)
    -Tomada do WC que está ao lado (este WC não tem ainda tomada, só uma no espelho , daquelas que vêm do circuito de alimentação)
    -Tomada no corredor para o aspirador e outra sem fim definido

    Uma vez que não haverá simultaniedade, provavelmente 2.5mm seria suficiente, mas uma vez que tenho ali 4mm, prefiro passar, até porque assim poderei sempre derivar mais qualquer coisa no futuro (Por exemplo aquecedor de parede na sala, que está ao lado)

    Assusta-me as perdas do proprio cabo, por isso um cabo de 4mm nunca é um desperdicio face a um de 2,5mm. Por exemplo, numa maquina de lavar, se cronometrarmos, talvez ela complete o ciculo de aquecimento da agua em menos 5 ou 10% de tempo, logo vou poupar energia, não acha?

    Ainda estou a equacionar passar um cabo (e respectivo dijuntor) só para a máquina de lavar, e paralelamente outro para tudo o resto ... a ver vamos :)
  8.  # 10

    Colocado por: eu

    Isso é que não é nada boa ideia, pois é muito frágil para usar no chão...


    Perdoe-me a ignorancia, mas enquanto informatico visito algumas obras de clientes, muitas ainda em construção, e vejo os tais tubos anelados cinzentos um pouco por todo a lado ...

    Está certo que são frageis, mas uma vez chumbados no cimento, essa fragilidade deixa de importar, ou estou a pensar mal ?

    Estou a falar de tubo anelado deste tipo:
    Concordam com este comentário: two-rok
      1286311829_125767599_2-Cabo-electrico-e-tubo-anelado-Santa-Cruz-1286311829[1].jpg
  9.  # 11

    Colocado por: pdavidmarquese uma vez que vai usar anelado use o que ja tem cablagem, é mais facil para si, se optar por gastar esses metros que ai tem aproveite e faça logo os enfiamentos, digo eu... e medidas de 16 utilize somente em iluminação para tomadas use de 20 ok

    Estas pessoas agradeceram este comentário:civismo



    Agradeço a sua dica, é precisosa e pouca trabalho! Mas em todo o caso que me preocupa não é tanto este anelado, até porque tenho ali umas boas guias para todos os gostos e feitios :)

    Estou preocupado é com as tomadas que não têm terra (quartos, sala e corredor), nas quais vou ter que tirar os 2 fios e passar 3 ... nada que um pouco de vaselina não ajude :)
  10.  # 12

    Colocado por: NephilimTinha de colocar os tubos no chão? esse pode danificar a laje e destruir o tecto do seu vizinho por baixo, numa remodaração acho que é preferivel as tubagem na parede


    Eu até estive para passa-las no tecto (ate fiz um topico sobre esse assunto), mas conclui que pelo tecto eram mais 4 metros, o que em termos de agua quente representa algumas perdas , por isso foi mesmo pelo chão.
    Ainda falei com o trolha sobre passarmos no rodape, mas ele disse que é muito facil pelo chão, e realmente é, pois os primeiros 10cm é uma betonilha bastante solta, aquilo desfaz-se com muita facilidade, a laje está mais abaixo , por isso o tecto do meu vizinho esta salvo :)
    • kami
    • 2 março 2011

     # 13

    Boas


    Estou preocupado é com as tomadas que não têm terra (quartos, sala e corredor), nas quais vou ter que tirar os 2 fios e passar 3 ... nada que um pouco de vaselina não ajude :)


    Isso é fácil... só tem de ter o cuidado de não tirar os fios que tem antes de colocar os outros... ou seja... só tem de "engatar os 3 fios" nos que quer substituir e depois puxar... é a melhor forma e mais segura!

    Cumps
  11.  # 14

    Colocado por: kamiBoas




    Isso é fácil... só tem de ter o cuidado de não tirar os fios que tem antes de colocar os outros... ou seja... só tem de "engatar os 3 fios" nos que quer substituir e depois puxar... é a melhor forma e mais segura!

    Cumps


    Nalguns sitios ate vou aproveitar os de 2x 2.5mm existentes, adicionando simplesmente o de terra, então ao tirar os 2 existentes puxo uma guia, a qual engata nos 3 e voila :P
  12.  # 15

    Afinal quais sao as diferenças entre o tubo ERM e ERFE ?
  13.  # 16

    Colocado por: civismoAfinal quais sao as diferenças entre o tubo ERM e ERFE ?


    o fabricante, somente isso.
  14.  # 17

    Colocado por: jorgealves

    o fabricante, somente isso.


    E quais as direnças para o tubo anelado ?
  15.  # 18

    Colocado por: civismoE quais as diferenças para o tubo anelado


    o tubo anelado é um tubo "flexível" com baixa rigidez e baixa estabilidade dimensional que resiste mal ao esmagamento,
    o tubo ERF ou ERM serie media (mais vulgar) é um tubo "semi-rigido" com maior resistência dimensional e com muito maior resistência ao esmagamento,
  16.  # 19

    Colocado por: civismoAfinal quais sao as diferenças entre o tubo ERM e ERFE ?



    ERME acções mecânicas fortes
    ERFE acções mecânicas medias

    Cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ramalho
  17.  # 20

    Muito obrigado pela explicação :)

    Já agora, alguem conhece caixas deste tipo mas com a tampa em preto ?

    Obrigado
      7897586_GW48005[1].jpg
 
0.0255 seg. NEW