Iniciar sessão ou registar-se
    • shrek
    • 1 março 2011 editado

     # 1

    Boas!
    Alguém me pode informar sobre o que significa as litragens associadas aos esquentadores (11l, 14l 18l)?
    Obrigado!
    • Gee
    • 1 março 2011

     # 2

    Isso quer dizer a potência útil do esquentador em funcionamento máximo.
    Quando falamos, por exemplo, num esquentador com 11 litros de capacidade, significa que o esquentador permite aquecer, por minuto, 11 litros de água com um diferencial de temperatura entre a entrada e saída de 25ºC. Ou seja, se a água entra no esquentador a 15ºC, o esquentador em questão permite obter um caudal de 11 litros de água por minuto a 40ºC.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek, skypt
  1.  # 3

    Colocado por: GeeIsso quer dizer a potência útil do esquentador em funcionamento máximo.
    Quando falamos, por exemplo, num esquentador com 11 litros de capacidade, significa que o esquentador permite aquecer, por minuto, 11 litros de água com um diferencial de temperatura entre a entrada e saída de 25ºC. Ou seja, se a água entra no esquentador a 15ºC, o esquentador em questão permite obter um caudal de 11 litros de água por minuto a 40ºC.


    Obrigado pela resposta.
    Se for um esquentador de 18 l, significa que num minuto consegue aquecer os tais 18 litros certo? Na prática qual a diferença para um de 14 ou 11? tem a ver com o caudal de água que sai da torneira??? por exemplo um de 18 l, como aquece mais litros por minuto, logo tem que sair mais preesão de agua quente pela torneira, é isto?
    Obrigado!
    • Gee
    • 2 março 2011 editado

     # 4

    Tudo depende da distância entre o esquentador e a torneira em causa, quanto maior a distância mais poder calorifico irá perder pelo caminho, mas os de 11l por norma chegam bem para um WC, se quiser utilizar em 2 WC em simultâneo aí sim aconselho um de 17l e 28 kw de potência.
    Se o caudal for baixo nunca um esquentador irá aumentar o mesmo.
    Originalmente escrito por: Barba Negra

    Existe no entanto esquentadores de baixa pressão, os quais conseguem manter melhor a temperatura em 2 pontos simultâneos, embora exista sempre uma queda de temperatura, mas muito menos acentuada.
  2.  # 5

    Colocado por: GeeOriginalmente escrito por: Barba Negra

    Existe no entanto esquentadores de baixa pressão, os quais conseguem manter melhor a temperatura em 2 pontos simultâneos, embora exista sempre uma queda de temperatura, mas muito menos acentuada.


    Quais? onde?
    Obrigado
  3.  # 6

    e qual a distância máxima aconselhada entre o esquentador e as saídas da água (wc)???
  4.  # 7

    Colocado por: sergyioe qual a distância máxima aconselhada entre o esquentador e as saídas da água (wc)???


    eu tenho cerca de 15m para o wc maior (banheira+bidé+lavatório) e 3m para o 2ºwc (poliban+lavatório) e ainda 6m para a cozinha (lavatório). Qual a litragem aconselhada?
    • Gee
    • 2 março 2011 editado

     # 8

    Colocado por: sergyioe qual a distância máxima aconselhada entre o esquentador e as saídas da água (wc)???


    Bem, acho que não existe termo de "máxima distância entre esquentador e torneira", o que isso influência em grandes distâncias é uma perda de temperatura na água e um maior consumo de gás, pois mais poder calorífico teremos de estar a usar.
    Também influência no tempo em que demora a água quente a chegar à torneira em causa, pois toda a água que se encontra na tubagem após o esquentador terá de sair para chegar a quente.

    Colocado por: shrek
    Quais? onde?
    Obrigado


    Nada como ir a uma loja e perguntar por um esquentador de baixa pressão, resumido ele acende aos 0.1Bar
    Se o problema é a pressão na água quente nada melhor que um termoacumulador, assim terá sempre a mesma pressão da água fria na quente.
    Já tentou ver se as torneiras do esquentador têm filtros? Por vezes entopem o que impede a passagem de água com maior fluidez.

    Colocado por: shrek
    eu tenho cerca de 15m para o wc maior (banheira+bidé+lavatório) e 3m para o 2ºwc (poliban+lavatório) e ainda 6m para a cozinha (lavatório). Qual a litragem aconselhada?


    Como já disse anteriormente, se for para usar várias torneiras em simultâneo aconselho um de 17L.
  5.  # 9

    Colocado por: GeeComo já disse anteriormente, se for para usar várias torneiras em simultâneo aconselho um de 17L.


    Caro (a) Gee! E se não for para utilizar várias torneiras em simultaneo, o de 11l serve, tendo em conta as distâncias?
    Obrigado!
  6.  # 10

    sempre existe o de 14 litros!!!
    • Gee
    • 3 março 2011

     # 11

    Sim, um de 11l serve as necessidades normais de água quente.
    A opção de 14l apenas dará mais 3 litros de capacidade (teórica, pois isso varia de acordo com o caudal e pressão de entrada de água) e mais cerca de 3 Kw de potência, daí eu ter logo recomendado o de 17l para uso em simultâneo.
    Sendo essa a situação, um de 11l chega bem e ainda poupa uns € tanto no esquentador como no consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  7.  # 12

    Bom dia,

    Qual aconselham um de 11l ou 14l, é para uma vivenda com painéis solares com 2 casas de banho.

    Pelo que li o de 11l para ter duas torneiras de água quente abertas ao mesmo tempo irá perder pressão, mas a minha questão é se no verão como os painéis vão aquecer a água á vontade não será preciso o esquentador funcionar, mas mesmo assim irei perder pressão com as duas torneiras abertas????
    A diferença é de 75 €, apesar da colocação deles um tem mais 8 cm de largura...

    Obrigado
  8.  # 13

    É um esquentador preparado para se ligar a uma instalação solar certo!!?. eu meteria somente o de 11l..aliás eu não meteria qq esquentador...
    O sistema solar é termosifão? quantos litros de acumulação?
    Região do país?
    tem gas natural? Tem mais algum aparelho a gas na casa?

    EDIT: eu nem meteria gas em casa...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  9.  # 14

    Sim para ligar á instalação solar, coloco esquentador pois já vinha no projecto(comprei a vivenda em construção) o sistema é daqueles que tem o deposito em cima(mais não consigo dizer)

    Região centro, zona de Cantanhede para o lado do mar.

    Não tenho gás natural, apesar de ter já a ligação no muro, mas acredito que eu enquanto cá andar não irá vir para estas aldeias o gás natural...

    Vai ser só para o esquentador o gás, decidi por indução(apesar de estar preparado para usar placa a gás)
  10.  # 15

    Colocado por: RcrdPrntVai ser só para o esquentador o gás, de


    então não meta esquentador nem gás.... lmande executar o bypass..
    Eu meteria somente a resistencia electrica de apoio no deposito... e um controlador horário,.. Mas esta é a minha opinião.

    .
  11.  # 16

    Ok, concordo consigo....também sou da mesma opinião de não ter gás em casa...mas...

    Mas aqui a minha dúvida é se por meter um esquentador de 11l irei ter perda de pressão mesmo que não seja necessário o esquentador ligar, tipo fazer só a passagem do depósito da água para os wc(por exemplo), pois a agua todo quente irá passar pelo esquentador ou estarei errado??(mesmo que não seja necessário ligar).
  12.  # 17

    Meta o esquentador de 11 L e um kit (Vulcano, Caleffi, etc) composto por válvula desviadora de 3 vias e misturadora termostática. O kit manda a água directa para o consumo se T>45 ºC (por exemplo); se faltar alguma temperatura, o esquentador repõe o restante.

    Como o esquentador permite 11 L/min para um diferencial de temperatura de 25 ºC, chega e sobra, porque a água no depósito solar não vai estar a 15 ºC como a água da rede, estará sempre pelo menos a uns 30 ºC, daí que para colocar a água quente a 40/45 ºC o esquentador suporte um caudal muito maior.

    Com o kit e o esquentador consegue garantir que o esquentador só trabalha quando há consumo de água E quando a temperatura da água é insuficiente. Caso não haja consumo ou caso o depósito tenha água quente o esquentador nunca trabalha, não mais económico que isto. E não consegue este tipo de controlo e autonomia com resistência eléctrica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 18

    Mas claro que o esquentador e o kit custam alguns 450/500 euros. A resistência eléctrica custa uma ninharia... a partir daí, são opções.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 19

    400€ dá para alguns anos de electrididade de apoio... não!?

    eu gasto uma media de 30€/Mês num TE de 80l... num termossifão que irá utilizar o apoio, em menos de metade do ano... e aquece agua qe estará sempre pré-aquecida... ...
    Menos problemas com o gas... vai ser garrafas ou canalizado?, menso inspecções periodicas de gás... etc... e se o esuqentador é para estar num armario da cozinha, ainda arranja um novo espaço de arrumação ;)
  15.  # 20

    Colocado por: Skinkxcaso o depósito tenha água quente o esquentador nunca trabalha
    pode não ser bem bem assim, se o depósito estiver algo afastado como por ex um termocifao ele vai arrancar ou até trabalhar até que a água quente chegue lá, embora exista algo que se pode fazer para evitar isso.
    Concordam com este comentário: ik, Pedro Barradas, Skinkx
 
0.0200 seg. NEW