Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou fazer uma laje (aliás eu não, o construtor)

    A casa é antiga com paredes de terra e pedra mas já teve que se levantar tijolos junto as antigas paredes para poderem subir o telhado, com paredes duplas.
    E agora vai-se fazer uma laje para uns quartos superiores.

    Se pelo mesmo preço pudessem colocar barrotes de pinho redondo de cerca de 15/18cm OU casquinha rectangular 16-8cm.

    Ou uma laje em pré-esforçado (vigotas e tijolo)?

    O que colocariam? Quais os pró e contras?

    O projectoestá em : https://forumdacasa.com/discussion/16441/preciso-opinioes-arquitectosprojectistas-5-projectos-diferentes/#Comment_226261
  2.  # 2

    A primeira hipótese. Não colocaria uma laje de betão sobre "paredes de terra e pedra".

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  3.  # 3

    A primeira hipótese. Não colocaria uma laje de betão sobre "paredes de terra e pedra".

    Porque o barrote redondo aguenta mais peso do que o rectangular, é preferível à madeira de melhor qualidade???

    Julgo que a laje é com vigas e tijolos encaixados nelas provavelmente assentes nas novas paredes laterais... mas tenho a sensação que teriam que ser feitos ainda assim pilares, tenho que falar melhor com o construtor porque ele falou-me que o preço seria talvez mais barato
  4.  # 4

    Já sei.
    Encaixa-se uma viga de betão ao longo e dentro nas paredes de tijolo que foram feitas por dentro coladas às paredes laterais . E as outras (vigotas em T distância entre elas de 50cm)vão-se encaixar por cima desta.

    O problema é que em algumas paredes o tijolo vem desde o chão .... noutras não, foram colocados por cima da parede de terra e pedra.

    O que acham?
  5.  # 5

    Nã acho boa ideia. Quando me referi à primeira hipótese queria dizer que usava madeira.

    Encaixa-se uma viga de betão ao longo e dentro nas paredes de tijolo que foram feitas por dentro coladas às paredes laterais

    Não sei não. Sem ver a situação no local não me atrevo a ser taxativo, mas em princípio eu não colocava vigas de betão sobre essas paredes, muito menos a receber a carga de um pavimento de vigotas. Eu faria tudo em madeira. Qual? Acho que é uma questão de gosto.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
 
0.0114 seg. NEW