Iniciar sessão ou registar-se
    • Glytch
    • 26 setembro 2008 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Gostava de pedir a vossa ajuda numa duvida que tenho relativamente aos encargos relativos a Escritura de uma habitação no valor de 108.000€ para habitação propria. Recorri ao credito habitação para a aquisição do imovel.

    Sabem dizer-me que tipo de encargos posso esperar para Registos Provisorios e Definitivos assim como a Escritura?
    Gostava de saber se ha algum tipo de desvantagem fiscal escriturar ainda este ano ou esperar por Janeiro do proximo ano (refiro-me mais a questoes de isenções de impostos que vigoram por x anos e que pode começar a contar ja desde 2008 quando so restam poucos meses).

    Obrigado
    •  
      FD
    • 27 setembro 2008 editado

     # 2

    Veja aqui: Custos com escritura e registos.

    Sinteticamente, e se não me engano, deverá pagar cerca de 500€ para o registo definitivo, mais 250€ para o provisório. O valor da escritura depende muito porque os preços foram liberalizados e os valores podem variar muito. Mas nunca contaria com menos de 250€.

    Não se esqueça é do IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), veja as taxas aqui: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt17.htm
    Pelas contas que fiz, se for para habitação própria e permanente, deverá pagar cerca de 900€ de IMT.

    A desvantagem fiscal que fala aplica-se apenas á isenção do IMI. Essa isenção é contada anualmente e não no aniversário da compra, pelo que comprar um imóvel com isenção em Janeiro de 2008 ou em Dezembro de 2008 é exactamente igual - já contou um ano de isenção em qualquer um dos casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Glytch
  1.  # 3

    Gostava de fazer mais uma pergunta.

    Neste momento estou numa habitação temporaria cedida pela empresa a quem comprei a minha habitação que nao ficou emitida a licença a tempo do fim do contrato de promessa.

    Neste momento a licença ja saiu e por incrivel que pareça as rectificações na habitação (lista de varias coisas por a casa toda) ainda se encontra por acabar.
    So vou escriturar quando estiver tudo rectificado mas agora pedem-me para fazer os registos provisorios e fico sem saber se ao faze-los se estou a proceder correctamente. Ha algum inconveniente se proceder ja aos registos ou estou de alguma forma a aceitar o estado actual da casa e os seus defeitos?

    Desculpem la as perguntas estranhas mas prefiro perguntar agora do que saber depois do mal feito.


    Obrigado pela ajuda.
 
0.0093 seg. NEW