Iniciar sessão ou registar-se
    • atav
    • 27 setembro 2008

     # 1

    Pretendo alugar a minha casa e como, à partida, queria fazer tudo dentro da lei, utilizei um simulador de IRS para avaliar o impacto que esse rendimento acrescido teria. Qual não foi a minha perplexidade ao perceber no final da simulação que, contas feitas, mais de 30% da renda que pretendia cobrar pela casa iria para impostos. Isto é possível?! Ou estou a fazer mal a simulação e as contas? O que fiz foi acrescentar o valor anual total que receberia das rendas ao valor do meu rendimento anual bruto. Isso fez com que o resultado final da simulação fosse um aumento muito significativo do valor de imposto devido. Ou seja, a conclusão a que cheguei foi que, do valor mensal que estava a pensar cobrar de renda, mais de 30% seria depois para imposto. Digam-me que estou a fazer mal as contas, que sou burra, que sou uma nulidade em números... Não quero acreditar que este valor esteja correcto, pois dessa forma é completamente ridículo pensar em colocar uma casa no mercado de arrendamento...

    Muito obrigada.
    •  
      FD
    • 27 setembro 2008

     # 2

    Depende. Colocou esse valor no anexo correcto? O anexo correcto é o F.

    Se sim, também depende muito do seu actual escalão, sem as rendas, e do escalão em que ficaria com as rendas.
    Mas 30% parece-me perfeitamente normal se com os novos rendimentos subir de escalão. Claro que também depende muito dos valores em causa. Numa renda de 200€ esses 30% parecem-me muito, mas numa renda de 500€ ou mais já me parece normal.
    Basta pensar que a retenção na fonte para este tipo de rendimento é 15%.
    • atav
    • 29 setembro 2008

     # 3

    Muito obrigada pelo esclarecimento. Não fiz a simulação nesse anexo, vou repetir.
  1.  # 4

    Colocado por: FDDepende. Colocou esse valor no anexo correcto? O anexo correcto é oF.

    Se sim, também depende muito do seu actual escalão, sem as rendas, e do escalão em que ficaria com as rendas.
    Mas 30% parece-me perfeitamente normal se com os novos rendimentos subir de escalão. Claro que também depende muito dos valores em causa. Numa renda de 200€ esses 30% parecem-me muito, mas numa renda de 500€ ou mais já me parece normal.
    Basta pensar que a retenção na fonte para este tipo de rendimento é 15%.


    Para uma taxa média de IRS de 30% teria que passar para o escalão acima dos 40000 euros de rendimento colectável.
 
0.0099 seg. NEW