Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros entendidos,

    Gostaria de saber se, ao reclamar uma avaliação de uma vivenda unifamiliar ás finanças, a segunda avaliação vier maior do que a primeira qual delas fica a vigorar?
    Qual o custo de uma segunda avaliação?

    Antecipadamente grata

    Pimpolha
  2.  # 2

    Para os imóveis que não foram sujeitos a reavaliação desde 2003 a taxa pode variar entre os 0,4% e os 0,8%, para os imóveis reavaliados desde 2004 (ano em que o IMI substituiu a Contribuição Autárquica) a taxa pode variar entre os 0,2% e os 0,5%

    Pelas novas medidas da TROIKA vai haver novas reavaliações, portanto nem precisas de fazer nada

    Vamos todos pagar muito mais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha, Uchabi
  3.  # 3

    O custo é zero, até ver não precisamos de pagar para reclamar.

    Só deve reclamar sobre questões concretas, por exemplo o coef. de localização está mal, a área está mal, o coef. de qualidade e conforto está mal. Não pode reclamar apenas por achar que o valor é muito alto.

    Qual o motivo da sua reclamação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  4.  # 4

    Colocado por: altarPara os imóveis que não foram sujeitos a reavaliação desde 2003 a taxa pode variar entre os 0,4% e os 0,8%, para os imóveis reavaliados desde 2004 (ano em que o IMI substituiu a Contribuição Autárquica) a taxa pode variar entre os 0,2% e os 0,5%

    Pelas novas medidas da TROIKA vai haver novas reavaliações, portanto nem precisas de fazer nada

    Vamos todos pagar muito mais


    Devido a mudanças no calculo do IMI, em certos casos os valores podem baixar. Por isso mesmo vi reavaliado por minha iniciativa, imoveis que viram o seu valor baixar. Cada caso é um caso.

    Quanto á questão inicial, não é questão que se coloque. Faça uma simulaçao no site das finanças: se a smiluação for mais baixa, reclame. Se nao for, não faça nada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  5.  # 5

    A avaliação refere-se a um imóvel novo (avaliação recebida ontem).
    Pelo simulador obtenho uma simulação 10.000€ mais baixa, não sei é por que razão, como tal também não sei qual a razão a invocar para pedir reavaliação.

    Grata
    Pimpolha
  6.  # 6

    Se o simulador é o das Finanças, então deverá reclamar. Já o fiz uma vez porque achei o valor muito alto, mas eles seguiram à risca a fórmula e confirmaram o valor. A minha dúvida estava no coeficiente de vestustez que tem a ver com a idade do imóvel.
    Quanto a custos, nada a pagar. Fui convocado através de carta regsitada e na presença de funcionário das finanças, tudo me foi explicado.
    Saí de lá mais triste, mas nada mais pude fazer, a não ser concordar.

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  7.  # 7

    A «avaliação» de prédios urbanos resume-se a aplicar uma fórmula de cálculo que considera as áreas, localização e características do imóvel. Já encontrei ERROS na aplicação das áreas, nos cálculos (em vez de 123,4 considerarem 1234,0), etc.
    Portanto, se achar que a diferença entre o que as Finanças apuraram e o que você apurou utilizando o simulador é muito grande, reclame.

    Colocado por: PicaretaO custo é zero, até ver não precisamos de pagar para reclamar.


    Colocado por: JCM | ARQQuanto a custos, nada a pagar.

    Segundo a DINHEIRO & DIREITOS (revista da DECO) de Maio/Junho 2011, "desde 2009 os contribuintes que pedem uma segunda avaliação do valor patrimonial têm de pagar entre 510 e 2040 euros" (para fazer umas continhas!), que será devolvido caso o contribuinte tenha razão.
    NÃO SEI se «reclamar» é o mesmo que «pedir uma segunda avaliação»...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Segundo a DINHEIRO & DIREITOS (revista da DECO) de Maio/Junho 2011, "desde 2009 os contribuintes que pedem uma segunda avaliação do valor patrimonial têm de pagar entre 510 e 2040 euros" (para fazer umas continhas!), que será devolvido caso o contribuinte tenha razão.
    NÃO SEI se «reclamar» é o mesmo que «pedir uma segunda avaliação»...


    À cerca de dois anos reclamei de uma avaliação, e não me lembro de ter pago nada, fiz outra reclamação em Junho de 2010, e fui convocado para comparecer amanhã nas finanças para a nova avaliação, e não me pediram dinheiro nenhum.


    Colocado por: Luis K. W.Portanto, se achar que a diferença entre o que as Finanças apuraram e o que você apurou utilizando o simulador é muito grande, reclame.


    Continuo a achar que não pode ser assim...o valor é elevado, então reclame. O valor patrimonial é calculado pela seguinte fórmula: Vt = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv, e a reclamação deve ser feita se achar que algum dos fatores da fórmula de cálculo estiver errado.
    Na primeira reclamação que fiz, foi o coeficiente de afetação (Ca), que estava mal, tinham 1.2 (comércio) e deveria ser 1.1 (serviços), nesta que será feita amanhã reclamei o valor do Coeficiente de qualidade e conforto (Cq), porque consideraram que o prédio tinha uma localização excepcional, quando não é verdade.

    No caso da pimpolha, ela deve verificar qual dos fatores da formula de cálculo estão mal, e depois reclamar, se precisar de ajuda peça aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    No caso da pimpolha, ela deve verificar qual dos fatores da formula de cálculo estão mal, e depois reclamar, se precisar de ajuda peça aqui.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:pimpolha




    Muito obrigada pela sua atenção.
    Liguei para as finanças e disseram-me que teria de pagar 70€, se a segunda avaliação for maior o que conta é a segunda avaliação.
    A minha dúvida é saber quais são os valores para cada um dos coeficientes.

    Grata
    Pimpolha
  10.  # 10

    Colocado por: pimpolhaLiguei para as finanças e disseram-me que teria de pagar 70€, se a segunda avaliação for maior o que conta é a segunda avaliação.

    Ainda hoje estive com os peritos das finanças a fazer uma 2ª avaliação, e não paguei nada, só se mandam depois a conta.

    Colocado por: pimpolhaA minha dúvida é saber quais são os valores para cada um dos coeficientes.


    Se colocar aqui os coeficientes, podemos ajudar. Estão na notificação da avaliação que recebeu das finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  11.  # 11

    Aqui vão os ditos:

    VC=603
    A=229,9218
    Ca=1,00
    Cl=1,19
    Cq=1,120
    Cv=1,00

    Já agora, sabem qual é a taxa aplicada pela CMOdivelas?

    Grata
    Pimpolha
  12.  # 12

    Colocado por: pimpolhaVC=603


    Aqui não há nada a fazer. Está correcto.

    Colocado por: pimpolhaA=229,9218


    Isto é a soma da área bruta privativa + 30% da área bruta dependente +2.5% do terreno até duas vezes a área de implantação + 0.5% do restante terreno. Tem que medir e verificar se está correcto.

    Exemplo: lote com 1000m2, implantação 150m2, construção 250m2, área bruta dependente 100m2 (cave)

    A = 250+0.3x100+0.025x150x2+0.005x(1000-150-150x2) = 290.25

    Colocado por: pimpolhaCa=1,00


    Para habitação Ca=1, está correcto.

    Colocado por: pimpolhaCl=1,19


    Isto é o coeficiente de localização. Tem que ir ao portal das finanças e verificar no mapa que lá está este coeficiente. Faz zoom sobre o seu terreno, depois faz um duplo clik e aparece o valor do coeficiente de localização. O link é este:

    http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

    Colocado por: pimpolhaCq=1,120


    Coef. de qualidade e conforto, é o mais complicado, na ficha de avaliação da finanças, está lá a forma como chegaram a esse valor, tem que nos mostrar. anexo imagem com um exemplo.

    Colocado por: pimpolhaCv=1,00


    Cof. de vestustez, para uma casa com menos de 3 anos está correcto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  13.  # 13

    aqui está a imagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
      Capturar1.PNG
  14.  # 14

    Eu também pedi a alguém para pedir a reavaliação dum dos meus apartamentos, mas penso que nem deve de ser necessário, pois daqui a algum tempo, todos os apartamentos e vivendas devem de ser reavaliados para que o governo receba muito mais de IMI.
  15.  # 15

    Para resumir, a situação tem sido a seguinte:
    O prédio data de finais dos anos oitenta. O meu apartamento é o único que tem tido sempre o mesmo proprietário, apesar de já ter tido alguns inquilinos.
    Os outros apartamentos já foram comprados e vendidos.
    Assim, os outros pagam cerca de 40 por mil de IMI e eu, porque nunca o vendi, pago quase o dobro, ou seja, 70 por mil.
    Lindo ....
  16.  # 16

    Colocado por: fumador passivoAssim, os outros pagam cerca de 40 por mil de IMI


    pagam 4 por mil, ou seja 0.4%.

    Colocado por: fumador passivoe eu, porque nunca o vendi, pago quase o dobro, ou seja, 70 por mil.


    Paga 7 por mil, ou seja 0.7%. Regra geral quem paga 7 por mil, tem um valor patrimonial muito baixo, e está bastante beneficiado relativamente a quem paga 4 por mil, porque estes já tem o valor patrimonial actualizado.

    Se quiser pode ir às finanças pedir uma avaliação da sua casa, e a partir daí passa a pagar 4 por mil de IMI, só que o mais provável é passar a pagar mais, por isso é que um objectivo da finanças é avaliar todos os imóveis até final de 2012 (ou 2013, não tenho a certeza).
  17.  # 17

    Não é bem assim. Informei-me nas finanças e junto de pessoas do prédio.
    Posso dizer-lhe que, por exemplo, uma das pessoas do meu prédio que mandou reavaliar a casa em seguimento a um divórcio, tem um apartamento mais ou menos igual ao meu, com um valor patrimonial inferior ao do meu e paga, por conseguinte, quase metade do que eu pago.
    No meu caso, o prédio data dos anos oitenta. A pessoa em questão pediu a reavaliação em 2006 e começou logo a pagar menos. Actualmente paga quase metade do que eu pago. As outras, parece que lhes aplicaram a taxa diferente logo a seguir à compra.
    Se eu tivesse sabido, teria reagido muito mais cedo, mas normalmente estou fora do país e só este ano é que me apercebi disto. Passei distraído, sem dar atenção.
    Eu também vou pedir, mas imagino que agora não me vai servir de muito, tendo em conta os aumentos que vão vir.
  18.  # 18

    Colocado por: fumador passivoEu também vou pedir,


    Depois não se esqueça de nos dizer o valor que lhe atribuem ao apartamento.....boa sorte:))
  19.  # 19

    Colocado por: PicaretaO custo é zero, até ver não precisamos de pagar para reclamar.

    Só deve reclamar sobre questões concretas, por exemplo o coef. de localização está mal, a área está mal, o coef. de qualidade e conforto está mal. Não pode reclamar apenas por achar que o valor é muito alto.

    Qual o motivo da sua reclamação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pimpolha

    Como vou ver e verificar os coeficientes utilizados?
  20.  # 20

    Colocado por: Parreira

    Devido a mudanças no calculo do IMI, em certos casos os valores podem baixar. Por isso mesmo vi reavaliado por minha iniciativa, imoveis que viram o seu valor baixar. Cada caso é um caso.

    Onde se faz a simulaçao?

    Quanto á questão inicial, não é questão que se coloque. Faça uma simulaçao no site das finanças: se a smiluação for mais baixa, reclame. Se nao for, não faça nada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pimpolha
 
0.0245 seg. NEW