Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Estou a construir uma moradia e optei por investir num soalho maciço, sendo que a minha preferência recai sobre cores claras, nomeadmente o carvalho (americano). Contudo, o preço deste é bastante superior ao orçamento que tinha previsto. Assim sendo, desloquei-me a um local de venda de madeiras e aconselharam-me a colocar "Tauari" por ser uma madeira que se adapta bem ao clima dos Açores e por se assemelhar muito à cor do Carvalho.
    Na semana passada estiveram a lixar e a pintar a 1ª mão de verniz e deparei-me com uma cor que, no meu entender, nada tem a ver com a amostra que me deram na loja de madeiras.
    Como podem ver na foto abaixo, o chão está avermelhado.
    De Álbum sem título

    Por favor, alguém pode ajudar-me a explicar o que se pode ter passado aqui? Foi um investimento brutal e a loja o que diz é que a madeira pode ter alterações de cor. Mas será que pode ser assim tão drástica?
  2.  # 2

    O que posso dizer é que vi uma amostra dessa madeira e, de facto, a cor era avermelhada (embora mais clara que o jatobá)... Quanto à qualidade, não posso ajudar... mas até gostei (só que preferi uma cor escura - sucupira - ao contrário do meu instinto inicial!)
  3.  # 3

    A madeira de Tauari que utilizei, este ano numa obra de cliente meu... era/ é "clara" e não apresenta qualquer tom avermelhado... apresenta-se perto dos amarelos, ocres e dourados...
    No fundo como apresentada nesta ficha técnica
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas.
    Será que aplicação do verniz foi o responsável pela alteração da cor? É que de facto queríamos algo mais para os dourados, e não para o avermelhado. Foi utilizado o verniz incolor da CIN de 2 componentes.
    Ou seja, a aplicação do verniz de 2 componentes pode provocar alteração de tons e "ferir" a madeira ao ponto de alterar e escurecer drasticamente a cor?
  5.  # 5

    PS- Para que fiquem com uma ideia, esta é uma foto do chão antes do verniz:
    http://picasaweb.google.pt/helfimed/LbumSemTTulo#5251743605043746802
  6.  # 6

    ..PARECE-ME QUE HOUVE REACÇÃO DO VERNIZ COM A MADEIRA (OXIDAÇÃO), OU O VERNIZ NÃO ERA INCOLOR....
    003_QUARTO_TAUARI
    Neste exemplo de aplicação, temos o pavimento (já com o tratamento - DONATOS) em TAUARI, e restantes madeiras em Tola (rodapés, porta/aduelas) e tecto em madeira de pinho..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helfimed
  7.  # 7

    Helfimed, já agora pode dizer quanto gastou em média por metro quadrado para esse chao?
  8.  # 8

    O chão custou 35€ o metro quadrado (preço na loja, não estou a contar com custos com o carpinteiro, pintor e tintas).
  9.  # 9

    A madeira de Tuari é clara mas amarelada, ao passo que o carvalho americano especificamente é rosado, enquanto o comum "francês" é amarelado (creme). Eu pessoalmente acho o carvalho americano muito bonito em comparação com o mais comum o carvalho francês. O Tuari nunca é comparação com o carvalho americano.
    O facto da tua madeira ter ficado avermelhada, deve-se à oxidação do verniz com o ar e reacção da madeira.
    Com o sol e o uso tende a escurecer mais ainda.
    A solução para isso é raspar tudo e envernizar com outro tipo de verniz ou cera.
    A cera requer manutenção mensal ao passo que o verniz não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helfimed
 
0.0145 seg. NEW