Iniciar sessão ou registar-se
    • Jonh
    • 1 outubro 2008 editado

     # 1

    Boas a todos,

    Numa moradia com rc e 1º piso com 9m de largura por 13m de comprimento mais área de quintal, gostaria de instalar um depósito para aproveitamento de águas pluviais, localizado no quintal, na parte de trás da casa. Esse depósito funcionaria por gravidade de modo que ficaria à mostra e suspenso numa estrutura a cerca de 1.50m de altura e que serviria para regas, utilidades no quintal, carro etc...

    Como é óbvio a canalização para o seu enchimento será através de algerozes...ate aqui tudo bem.
    Agora é assim, a casa tem um telhado de 2 águas, uma para a frente e outra para trás...assim, será facil eu colocar algerozes na parte do telhado que dá para a traseira e que fica voltado para o referido deposito, mas ........e se eu quiser aproveitar também a água da parte da frente da casa?

    Será boa ideia na altura da construção deixar um tubo em desnivel por dentro das paredes ate chegar à parte de trás e descarregar no depósito?

    Espero ter sido explicito e gostava da vossa opinião!
    Um abraço a todos
  1.  # 2

    Por fora é sempre melhor, porem, estéticamente não é agradável.
    Por dentro das paredes tem vários inconvenientes: parede com caixa de ar maior (partindo do principio que não vamos estar a abrir roços, estragar isolamento térmico) depois tem que estar nas juntas MESMO estanque e o tubo ser todo revestido com manta acustica, pk senão é ouvir a aguinha a escorrer.
    Se tem duas águas, tem sotão?, ou seja a ultima laje é plana? Se assim for facilita, nesse caso em vez de beirado com a telha, uma platibanda recta ou com cornija de forma a ter uma caleira interior, mas tambem isso depende da arquitectura da propria casa.
  2.  # 3

    Pois... realmente aproveitar e tal... uns tubos e uns depósitos acima do solo... águas pluviais por dentro e fora das paredes e não sei quê...
    Parece-me uma missão para o seu arquitecto. É para isso que você lhe paga...
    Ele é que deve saber o suficiente sobre a sua habitação para lhe conseguir ajudar a solucionar os seus desejos para a sua habitação.
  3.  # 4

    Colocado por: JonhSerá boa ideia na altura da construção deixar um tubo em desnivel por dentro das paredes ate chegar à parte de trás e descarregar no depósito?


    É capaz de não ser grande ideia.

    É que dentro das paredes existem pilares de betão e não parece lá grande ideia, tentar passar um tubo pelo meio deles. Ou passa por fora ou arranja dois depósitos ou deixa a água cair
  4.  # 5

    Penso que a melhor solução será sempre pelo exterior, nunca no interior das paredes, porque essas tubagens têm tendencia a entupir.

    Agora esteticamente não vai ficar bonito.
    • Jonh
    • 2 outubro 2008

     # 6

    Obrigado a todos pelas opiniões!

    Caro luisportas, eu já pedi opiniao a quem me fez o projecto, mas nao tou a ver mal nenhum em ser debatida essa questão aqui, senao por essa lógica de ideias este forum não tinha razao de existir...
    • Jonh
    • 2 outubro 2008

     # 7

    Colocado por: Diogo MartinsPor fora é sempre melhor, porem, estéticamente não é agradável.
    Por dentro das paredes tem vários inconvenientes: parede com caixa de ar maior (partindo do principio que não vamos estar a abrir roços, estragar isolamento térmico) depois tem que estar nas juntas MESMO estanque e o tubo ser todo revestido com manta acustica, pk senão é ouvir a aguinha a escorrer.
    Se tem duas águas, tem sotão?, ou seja a ultima laje é plana? Se assim for facilita, nesse caso em vez de beirado com a telha, uma platibanda recta ou com cornija de forma a ter uma caleira interior, mas tambem isso depende da arquitectura da propria casa.


    A casa tem sotao, e beirado tradicional....
  5.  # 8

    Se a intenção é manter o beirado tradicional, pode-se fazer uma caleira oculta (deixa cá ver se me faço explicar)
    Se bem entendo, temos um telhado de duas águas com telha lusa (aba e canudo) e uma estrutura de suporte em muretes de alvenaria e ripas R10 afastadas paralelamente entre si.
    O que eu proponho é o seguinte: Eliminar a 3ª ou 4ª fiada de telhas paralelas ao beirado para fazer um "rasgo". Execução da caleira com tijolo, meia cana, impermeabilização, ralo de pinha, tubo ladrão,etc.
    Assim teriamos uma forma perfeitamente oculta de recolher as águas pluviais de ambos os lados.
  6.  # 9

    Colocado por: Diogo MartinsO que eu proponho é o seguinte: Eliminar a 3ª ou 4ª fiada de telhas paralelas ao beirado para fazer um "rasgo". Execução da caleira com tijolo, meia cana, impermeabilização, ralo de pinha, tubo ladrão,etc.


    Não faça isso, essas caleiras são um poço de problemas, em caso de chuva a sério, a secção não aguenta e se não estiver muito bem feito e preparada para isso, tem uma inundação em casa.

    Para entupirem, basta um saco de plástico, meia duzia de olhas
  7.  # 10

    O Sr. Paulo...tem a sua cota de razão..como em tudo na vida...se não fica bem feito, dá barraca. Em relação á inundação no caso de chuva a sério, o tubo ladrão escoa o excesso. O ralo de pinha evita entupimentos, mas contra sacos de plástico e folhas, tudo entope.

    P.S. Já agora...como faço para citar uma pessoa?
  8.  # 11

    Colocado por: Diogo MartinsP.S. Já agora...como faço para citar uma pessoa?


    Selecciona o texto que quer e clica no lado direito, onde diz "citar"
  9.  # 12

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Diogo MartinsP.S. Já agora...como faço para citar uma pessoa?


    Selecciona o texto que quer e clica no lado direito, onde diz "citar"



    aahhhh...muchas gracias hombre!!
    • Jonh
    • 4 outubro 2008

     # 13

    Bem a opçao seria mesmo a passagem dos tubos pela parede interior, mas tou a ver que pode tgrazer problemas, o melhor será mesmo tentar buscar outra soluçao...
  10.  # 14

    Paulo Correia
    Vá lá,,explique mais devagarinho,com desenho e tudo,pois ando há muito para perceber" como se cita uma pessoa"e não sei .E também não cheguei lá com a sua explicação.
    Obrigada pelo esforço.
    • Jonh
    • 5 outubro 2008

     # 15

    Colocado por: GandufePaulo Correia
    Vá lá,,explique mais devagarinho,com desenho e tudo,pois ando há muito para perceber" como se cita uma pessoa"e não sei .E também não cheguei lá com a sua explicação.
    Obrigada pelo esforço.


    No canto superior direito de cada mensagem está: agradecer citar ...clice em citar, na mensagem que deseja copiar e depois é so escrever por baixo da citação ....
  11.  # 16

    Só mais uma coisa

    Tem de ter a sessão iniciada, isto é, fazer o login :)
 
0.0175 seg. NEW