Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Estou a ver os videos e instruções para configurar o Rainbird400.

    Já agora, para quem quiser ver o quanto é simples :

    Video: http://www.rainbird.com/support/SST_guide/index_c.html

    Quick Start: http://www.rainbird.com/documents/diy/man_SSTQuickStartGuide-English.pdf
    Operation: http://www.rainbird.com/documents/diy/man_SST-Operation-English.pdf
  2.  # 62

    aquilo foi uma ligação "temporaria" (feita à dois anos :p ) quando tive que desmontar o tubo que vai pescar :) e liga as sondas que estão agarradas ao mesmo.
    (continuo a achar o nome engraçado)

    Tenho que arranjar algo mais pratico. Para tirar o tubo tinha que estar a abrir o quadro de sondas e acabei por cortar o fio para simplificar. Na altura estava a passar-me pois estava com problemas e não sabia o que era. Quando la descobri era a porcaria da válvula de retenção da aspiração que estava marada, por vezes não abria na totalidade (como o ? disse - peças muito importantes) tirei e montei uma nova (melhor acho eu) e um filtro novo.

    O prob que tenho quando compro o material e que se fizer perguntas + elaboradas os vendedores engasgam-se e respondem como te responderam.

    Se quiseres podes por a electrovalvulas na saída para o deposito para encher os 1000l. Com a bóia esta cheio fecha a entrada de agua. Não da e para teres varias saídas com electrovalvulas a não ser que tenhas vários depósitos :)

    Não sei os bars mínimos para elas funcionarem nem as contas de quantos bars e que tens a saida de um deposito de 1000l a 1 mt de altura.
  3.  # 63

    Boas!

    Acho que terá que ser algo mais complexo do que uma boia, pois a boia apenas fecha quando está cheio, mas o ideal seria um sistema em que por exemplo desliga a electrovalvula quando o deposito esta a 90%., e abre-a quando baixa aos 10%

    Será que posso usar o deposito de 1000 litros como se fosse um autoclave , ou seja, fechava-o muito bem por forma a que a agua que entrasse criasse pressão, pressão essa que já daria seria o suficiente para permitir o disparar da electrovalvula

    Ou será que usar um depósito como autoclave pode ser perigoso, tipo será que pode explodir ?!?
  4.  # 64

    Colocado por: cjulionem as contas de quantos bars e que tens a saida de um deposito de 1000l a 1 mt de altura.

    pressão=altura da coluna de agua (10metros de altura=1 bar) 40cm=0,002Bar, de um modo muito simples e sem grande rigor, as válvulas normalmente precisam de 2 a 3 bar para operarem, por isso é que se usa bombas de balão mesmo com depósitos a nível superior

    Colocado por: civismoSerá que posso usar o deposito de 1000 litros como se fosse um autoclave

    achei piada á ideia, mas irrealizável, sem gastar uma fortuna.

    Colocado por: civismoOu será que usar um depósito como autoclave pode ser perigoso, tipo será que pode explodir

    explodir, claro que não, rebentar claro que sim, mas para isso precisava de uma bomba que tambem desse essa pressão, o que não aparenta.


    solução definitiva: bomba de balão (bomba com vaso de expansão integrado e pressostacto)
  5.  # 65

    Ora bolas ... mas nem tudo está perdido, pois tenho lá ao lado o tal motor com um balão, o tal que é usado para levar agua para dentro de casa, para rega das flores, lavar o quintal, etc ...

    Se calhar vou experimentar se esse tem força suficiente para accionar a electrovalvula , e já daria para a rega automática ...

    Mas entretanto estou a pensar noutra coisa. O JorgeAlves disse: "mas para isso precisava de uma bomba que tambem desse essa pressão, o que não aparenta." >>> E será que tem pressão para pelo menos abrir a electrovalvula para os aspersores ?

    Obrigado
  6.  # 66

    Eu tinha dito : civismo
    Será que posso usar o deposito de 1000 litros como se fosse um autoclave

    E o Jorge respondeu: achei piada á ideia, mas irrealizável, sem gastar uma fortuna.

    Por acaso ontem à noite adormeci a pensar no assunto ...

    Pensei nos seguintes pressupostos:
    > Um tubo que leva agua da bomba para a o depósito , com uma electrovalvula e uma valvula de antiretorn, para a agua nunca voltar para trás.
    >A electrovalvula acima mencionada , esta ligada em paralelo a um relé que liga o motor, e este conjunto (electrovalvula de entrada de agua + motor) é comandado por um pressostato, ou seja, bombeia-se mais àgua quando esta desce até uma determinada pressão. (No fundo isto é o mesmo principio de um motor que já vem com balão)

    >Á saida do depósito leva uma electrovalvula , comandada pelo programador , a qual fornece àgua ao colector da rega gota a gota.

    >Por uma questão de segurança, o conjunto da electrovavula que deixa encher o depósito + relé do motor, só ligariam quando a electrovalvula de saida também estivesse aberta, numa de "dupla segurança", tipo se o pressoestato avariar, pelo menos à agua a sair :)
  7.  # 67

    Colocado por: civismoPor acaso ontem à noite adormeci a pensar no assunto

    oh homem não tente inventar a roda (também é valido para si)
    veja o que lhe disse no primeiro paragrafo do post 89,

    e francamente não percebi a ideia,

    uma bomba de balão é uma bomba para alimentar circuitos que requeiram alguma pressão, tipo utilização numa habitação, uma bomba sem balão é uma aplicação típica onde se pretende usar somente caudal sem grande pressão,

    por miúdos, se quer colocar o deposito, coloque, mas só como reserva de agua, se tiver deposito ou o coloca a uma altura de 10 metros para ter 1 bar de pressão e mesmo assim as válvulas não abrem, ou coloca uma bomba de balão para fazer a pressão necessária para abrir as válvulas,

    ou esquece isto tudo e comanda a partir do programador a bomba e não usa qualquer válvula comandada electricamente, claro que tinha que ficar tudo num único circuito com válvulas reguladoras de caudal.
  8.  # 68

    Obrigado :)

    Então e não há electrovalvulas que funcionem com baixa pressão , tipo um motor acopolado a uma torneira ?
  9.  # 69

    Colocado por: civismoEntão e não há electrovalvulas que funcionem com baixa pressão


    é claro que existem, o preço é que não "user frendly",

    só para ter uma ideia, uma válvula de corte sem pressão piloto (válvulas para pressão nula) custa mais ou menos 230€+IVA, por uma parte disto compra uma nova bomba de balão.
  10.  # 70

    Isso é puxado .... acho que ficava mais barato acopolar o motor a uma torneira :P

    Acho que as sulfagens dos carros têm valvulas dessas, com motor acopolado ... e na sucata deve custar peanuts ... será que aquilo tem uma passagem para ai de quanto ? 1/2 " ? 3/4" ? 1" ?
  11.  # 71

    Colocado por: civismoAcho que as sulfagens dos carros


    As quê?
  12.  # 72

    Sufagens :p
  13.  # 73

    Não será : chauffage como em sistema de climatização
  14.  # 74

  15.  # 75

    Hehe

    Pesquise sufagem, sofagem, solfagem, sulfagem.... todos eles dão resultados para a mesma coisa :)
  16.  # 76

    Tanta gente não pode estar errada :P
  17.  # 77

    Tanta gente não pode estar errada :P

    Pois olhe que está mesmo :-)
    •  
      FD
    • 30 maio 2011

     # 78

    Colocado por: civismoTanta gente não pode estar errada :P

    Essa suposição nunca devia ser fundamento para nada...
  18.  # 79

    Se utilizar a electovalvula antes do deposito não tem problemas nenhuns pois vai encher o deposito e quando estiver cheio a boia impede de deitar fora, o sistema gota a gota vai trabalhar enquanto houver agua no deposito o que pode ser uma noite completa conforme o numero de saídas e vai gastando os 1000l, se quiser pode abrir a electrovalvula 2 vezes por noite para encher duas vezes o deposito. O prob é se quiser duas saídas separadas tem que por 2 deposito, mas pode utilizar a mesma electovalvula.

    Em termos económicos tanto em custo eléctrico como em acessórios é o + barato

    Não se esqueça que tem que regular o tempo que tem a electrovalvula ligada para o tempo que leva a encher o deposito (só para evitar o desgaste da bomba com o para arranca).

    penso que + simples que isto não vai achar.
  19.  # 80

    Uma duvida
    Como e que calculo os bars para um deposito de agua a 6mts de altura com 1.5mts de diametro e 2 mts de altura.
    A formula é a mesma? Não interessa o numero de litros?

    Obrigado.
 
0.0378 seg. NEW