Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Obrigado mais uma vez . No fim de semana tenciono adiantar mais qualquer coisa. Depois meto aqui fotos
  2.  # 102

    Boas! Passei o fim de semana a bombar no meu apartamento , e só hoje à tarde fui um bocadinho à aldeia para adiantar um pouco o sistema da rega.

    Andei de volta de motores, desmontei um deles, arranjei uma fissura no deposito de 1000L (na torneira, eliminei-a), e ainda tive tempo de fazer os colectores, um com 5 x 3/4 e outro com 10x 1/2

    Vou de seguida colocar aqui umas quantas fotos, até porque estou com uns quantos dilemas (para variar :P )
      DSCF6109_resize.JPG
      DSCF6061_resize.JPG
      DSCF6096_resize.JPG
      DSCF6063_resize.JPG
      DSCF6065_resize.JPG
  3.  # 103

    O motor que está a na foto acima com um balão, é um motor relativamente novo, o qual deixou de ser usado para ai há 1 ano, quando cheirou a queimado (isto após o compartimento dos motores ter ficado inundado) , então desligaram-no e meteram toda a casa com agua da rede, então ficou ali abandonado.

    Alimentei-o no local onde estava montado, e nada, nem sinais de vida.

    Desmontei-o, levei-o para uma mesa, tirei a tampa traseira da ventoinha, e não rodava, estava preso totalmente.

    Desmontei-o todo, e estava cheio de ferrugem e àgua (a qual certamente até fui eu que deixei cair ao desmontar o balão).

    Apercebi-me que o que estava a prender eram os rolamentos, ambos estavam super super presos. Lá esforcei, começaram a ficar mais soltos , montei o motor de volta so para ensaiar, antes de ligar à corrente reparei que tinha resistencia nos bornes (bom sinal , é porque o cheiro a queimado foi do esforço, mas não interrompeu a bobina)

    LIga e funciona e tal, mesmo cheio de àgua.

    Constatei que a parte da bomba em si parece impecavel, zero ferugem, já o interior do motor tem muita, mas uma vez que o induzido não tem escovas, é apenas um cilindro num eixo com um rolamento a cada ponta, por isso não ha muito por onde falhar

    O motor é um bocado ruidoso, mas se bem me lembro já era assim. Só espero é que o ruido n seja de algum rolamento gripado ...

    Reparei entretanto que na placa fala em 89db, por isso o ruido é normal :P

    Será que vale a pena trocar os rolamentos ? Será fácil e barato ?

    Deixei-o desmontado para secar, e se calhar vou-lhe dar com WD40 antes de o montar de volta ... que me dizem ?
    E precisa de mais algum lubrificante para alem do WD40 ?

    Nota: Reparei agora que aquele pressoestado é recente, da scnheider controls: http://static.schneider-electric.us/docs/Machine%20Control/Pressure-Float-Vacuum%20Switches/Pressure%20Switches-Water%20and%20Air/9013F/9013HO0801.pdf
      DSCF6090_resize.JPG
      DSCF6069_resize.JPG
      DSCF6070_resize.JPG
      DSCF6072_resize.JPG
      DSCF6093_resize.JPG
      DSCF6071_resize.JPG
      DSCF6092_resize.JPG
  4.  # 104

    Entretanto, e como estava com a mão na massa, ainda por cima motivado porque tinha corrido bem com o anterior, então resolvi pegar também num que estava lá encostado a um canto, bem maior do que o que aqui falei antes.

    Antes de o ligar tirei a tampa de tras e a ventoinha tambem estava presa.

    Desmontei a parte da bomba, caiu um monte de ferrugem, dei umas voltas, ficou mais solto , liguei-o, e não é que tem um trabalhar espectacular, super silencioso e muito certinho.

    Agora resta é saber se com tanta ferrugem se a bomba ainda bombará alguma coisa...

    Será que se vende só a parte que esta ferrugenta ?
      DSCF6074_resize.JPG
      DSCF6076_resize.JPG
      DSCF6080_resize.JPG
  5.  # 105

    Entretanto há lá também um rabor, o qual já ficou inundado umas quantas vezes... neste momento está desactivado, e suponho que não esteja com grande saude ... mas este não tem balão, é um motor simples de rega

    Este motor sempre teve a fama lá em casa de ser muito pujante ...mas a realidade é que o velhote que está neste momento ao serviço, tem mais Watt do que este rabor ...
      DSCF6082_resize.JPG
      DSCF6085_resize.JPG
  6.  # 106

    E por ultimo, novas fotos do velhote que está neste momento ao serviço :

    So não percebo é os 450v cá em baixo ... mas entretanto reparei e todos dizem o mesmo ... deve ser a tensão no condensador ... sinceramente nem me lembro bem para que serve o consensador ... será para melhorar o cos de fi ? Ou para evitar interferencias ? è Necessário para o motor funcionar ?
      DSCF6088_resize.JPG
  7.  # 107

    Colocado por: ?


    Hum ... como sabe ? :P

    Realmente deu umas marteladazinhas para ajudar a sair :P

    Tenciono comprar uma bombar xpto no futuro, até fiquei receptivo pela grundfos, mas se neste momento conseguisse safar.me com uma destas que tenho, dava-me muito jeito.

    Será que a mais pequena, a Vertix do balão, terá pujança para 4 pequenos aspersores, destes tipo hipermercado ?
      041_b_ferramentas_jardicentro_cutman[2].jpg
  8.  # 108

    Colocado por: civismo450v cá em baixo ... mas entretanto reparei e todos dizem o mesmo ... deve ser a tensão no condensador ... sinceramente nem me lembro bem para que serve o consensador ... será para melhorar o cos de fi ? Ou para evitar interferencias ? è Necessário para o motor funcionar ?

    nos motores monofasicos sem escovas (a grande maioria) precisa de um condensador para fazer o desfasamento entre enrolamentos para criar um campo girante magnético que faz arrastar o induzido,

    lógico que sem condensador não trabalha,

    como o condensador tem uma tensão máxima de serviço e a tensão monofasica é "EFICAZ" de 230V mas com nível de pico muito superior, o condensador é calculado para essa tensão máxima e não para a tensão eficaz, o valor do condensador é o valor que vem logo a seguir em microfarad´s,

    troque os rolamentos,esses são somente blindados coloque blindados estanques custam uns 30€ os 2 e fica quase como novo, apesar de a bomba não ser grande espingarda, dá para qualquer coisa,

    a ferrugem, deixe-a sossegada que não afecta nada a não ser a imagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  9.  # 109

    Viva,

    Obrigado pelas fotos. Um único comentário: Nesta instalação há gato.

    Desejo que consiga colocar toda a instalação a funcionar sem grandes problemas, não o posso ajudar, pois nada percebo, nem de regas, nem de lagares.

    Cumpts,
    PMir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  10.  # 110

    Colocado por: jorgealves
    nos motores monofasicos sem escovas (a grande maioria) precisa de um condensador para fazer o desfasamento entre enrolamentos para criar um campo girante magnético que faz arrastar o induzido,

    lógico que sem condensador não trabalha,

    como o condensador tem uma tensão máxima de serviço e a tensão monofasica é "EFICAZ" de 230V mas com nível de pico muito superior, o condensador é calculado para essa tensão máxima e não para a tensão eficaz, o valor do condensador é o valor que vem logo a seguir em microfarad´s,

    troque os rolamentos,esses são somente blindados coloque blindados estanques custam uns 30€ os 2 e fica quase como novo, apesar de a bomba não ser grande espingarda, dá para qualquer coisa,

    a ferrugem, deixe-a sossegada que não afecta nada a não ser a imagem.
    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:civismo


    Nem sei se merece trocar os condensadores, pois a minha ideia é daqui a 1 ano ou 2 mudar essa bomba para uma mais cavalona, até fiquei receptivo pela grundfos, mas se neste momento conseguisse safar.me com uma destas que tenho, dava-me muito jeito.

    O facto de os rolamentos terem estado presos, significa que estão marados, ou com um WD40 + oleo ficam como novos ?

    Já aqui tinha feito esta pergunta numas linhas acima, será que esta pequena terá pujança para 4 pequenos aspersores, tipo os de hipermercado ?
  11.  # 111

    Outra questão existencial: Para encher o deposito dos 1000Litros, independente da rapidez, qual das bombas acima relatadas conseguirá faze-lo com uma melhor eficiencia , ou seja, gastando o minimo possivel ?

    Não tenho pressa, pode ser lenta, gostava era que gastasse o minimo possivel
  12.  # 112

    Colocado por: ?mesmo sem ter direito a agradecimento....digo que a bomba dá para esses aspressores,poderão é perder algum alcance


    Claro que agradeço, até porque o "?" é dos utilizadores que mais proactivamente responde às minhas questões existenciais :D

    Quanto aos aspersores, quando diz que deve dar, estamos a falar em ter os 4 a funcionar ao mesmo tempo ?

    Obrigados :P
  13.  # 113

    Colocado por: civismoNem sei se merece trocar os condensadores

    se trabalha, porquê mudar?

    Colocado por: civismoO facto de os rolamentos terem estado presos, significa que estão marados

    os rolamentos não prenderam, quem prendeu foi a turbina nos encostos, os rolamentos apanharam agua logo não lhes dá saúde, se pensa trocar daqui a algum tempo, se calhar esses rolamentos aguentam, se não aguentarem a bomba começa a fazer muito barulho e depois é só trocar, antes de partirem, o que eventualmente acaba por acontecer se não forem substituídos,

    Colocado por: civismoPara encher o deposito dos 1000Litros, independente da rapidez, qual das bombas acima relatadas conseguirá faze-lo com uma melhor eficiencia , ou seja, gastando o minimo possivel ?


    a que tiver mais caudal,

    sem conhecer em detalhe as características delas, estou inclinado para a Rabor, mas é só impressão minha sem grandes dados para analise e posso estar completamente enganado.
  14.  # 114

    Colocado por: jorgealves
    se trabalha, porquê mudar?


    os rolamentos não prenderam, quem prendeu foi a turbina nos encostos, os rolamentos apanharam agua logo não lhes dá saúde, se pensa trocar daqui a algum tempo, se calhar esses rolamentos aguentam, se não aguentarem a bomba começa a fazer muito barulho e depois é só trocar, antes de partirem, o que eventualmente acaba por acontecer se não forem substituídos,



    a que tiver mais caudal,

    sem conhecer em detalhe as características delas, estou inclinado para a Rabor, mas é só impressão minha sem grandes dados para analise e posso estar completamente enganado.


    Eu não queria dizer mudar os condensadores, mas sim os rolamentos, por isso a frase correcta é:

    Nem sei se merece trocar os rolamentos, pois a minha ideia é daqui a 1 ano ou 2 mudar essa bomba para uma mais cavalona, até fiquei receptivo pela grundfos, mas se neste momento conseguisse safar.me com uma destas que tenho, dava-me muito jeito.

    O caudal não costuma ser proporcional à potencia do motor ?

    É que o Rabor tem 0.55KW

    E o velhote que esta neste momento ao serviço (o qual já tinha aqui colocado fotos, debaixo de uma chapa) tem quase o dobro da potência

    Os motores de Rega "sem balão" costumam ser mais eficientes que os "de balão", ou isto sou eu a inventar e não existem estas duas categorias ??
  15.  # 115

    Colocado por: civismoEntretanto, e como estava com a mão na massa, ainda por cima motivado porque tinha corrido bem com o anterior, então resolvi pegar também num que estava lá encostado a um canto, bem maior do que o que aqui falei antes.

    Antes de o ligar tirei a tampa de tras e a ventoinha tambem estava presa.

    Desmontei a parte da bomba, caiu um monte de ferrugem, dei umas voltas, ficou mais solto , liguei-o, e não é que tem um trabalhar espectacular, super silencioso e muito certinho.

    Agora resta é saber se com tanta ferrugem se a bomba ainda bombará alguma coisa...

    Será que se vende só a parte que esta ferrugenta ?
      DSCF6074_resize.JPG
      DSCF6076_resize.JPG
      DSCF6080_resize.JPG


    E este pedrollo, terá salvação ?
    Será que este motor é fixe para trabalhar com um balão ?
      DSCF6074_resize2.JPG
      DSCF6076_resize2.JPG
      DSCF6080_resize2.JPG
  16.  # 116

    Colocado por: civismoO caudal não costuma ser proporcional à potencia do motor ?

    É que o Rabor tem 0.55KW

    NIM, a curva característica de qualquer bomba é sempre a relação entre 2 factores, a pressão ou altura barométrica (já aqui tinha chamado altura manométrica, que é errado, lol) e o debito ou caudal, logo uma bomba que dê pressão para uma habitação, que tenha um autoclave ou balão e que tenha de fornecer também caudal, tem que ter potencia para isso, mas por outro lado uma bomba que tenha pouca pressão (habitualmente bombas de rega) debitam muito caudal com menos potencia.

    O motor Velhote é uma bomba típica de pressão, nas características indicadas na chapa está lá caudal 10 a 50 litros por segundo com uma altura de 47 a 8 metros, até o formato da turbina é típica de uma bomba de pressão.
  17.  # 117

    Colocado por: jorgealvesjá aqui tinha chamado altura manométrica, que é errado, lol)


    Olhe que não...olhe que não.


    Colocado por: ?o que é um barómetro?

    Sempre a picar...:)
  18.  # 118

    Colocado por: ?o que é um barómetro?


    equipamento para medir a ALTITUDE, por efeito de comparação da pressão atmosférica do local com a pressão ao nível do mar, por isso é que tem que ser calibrado sempre antes de uso,

    pode também ser utilizado para medir a probabilidade de precipitação pela variação de pressão atmosférica no local.

    manometro= equipamento para medir a pressão, normalmente de um qualquer fluido.

    Colocado por: PicaretaOlhe que não...olhe que não.

    ou se calhar não é,
  19.  # 119

    Para que servem os pipos no topo do balão ?

    Outra coisa, este conjunto Balão + Bomba + Pressoestato precisa de valvula de anti-retorno ?

    É que não tinha , pelo menos à vista, mas estava a funcionar correctamente ...
      DSCF6061_resize2.JPG
  20.  # 120

    Colocado por: ?
    ai ai...tem a da "pesca"....no fundo do poço


    A da pesca faz antiretorno ???? As coisas que se aprende aqui :P

    E será que devia pegar no balão ferrugento e liga-lo em paralelo com o "novo" ?
 
0.0501 seg. NEW