Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Comprei recentemente um apartamento que era um antigo infantário abandonado e iniciei uma profunda remodelação no mesmo (Isto é: mandei abaixo todas as paredes interiores)

    Entretanto as novas paredes interiores já foram subidas em Alvenaria de 11cm e vai levar agora os roços para eletricidade, gás, etc.

    Acontece que tenho em breve de decidir que faço o acabamento das paredes e não sei se hei-de fazer placagem em Pladur ou se avanço com gesso projectado.

    Estas duvidas surgem por vários motivos:
    1) Para alem das novas paredes, as existentes têm tinta de areia e de esmalte e têm de ser picadas pra levar o gesso projectado, o que abona em favor do pladur - Podia "por por cima", para alem das outras vantagens deste sistema.
    2) Pelo que percebo do que li sobre o assunto, a colocação do pladur pra ser bem feita devia levar um perfil que me vai roubar espaço, nao percebi se é suposto simplesmente coloca-la por cima do que existe e pelo que percebo é uma solução bem mais cara e demorada.

    As arquitectas querem Gesso, o Empreiteiro quer pladur nas paredes novas e gesso nas outras, o meu irmao diz-me para correr tudo a pladur...

    HELPPPPPP!
  2.  # 2

    Pladur pelas seguintes razões

    Solução mais limpa em obra
    Tempo de montagem mais rápido que o estuque e além disso o estuque terá de secar 3 semanas antes de pintar, contra 24 a 48hr do pladur
    Evita problemas de salitres nas paredes velhas
    Evita picar os revestimentos antigos (4€/m2)
    Poupa nos roços
    A aplicar pladur, aplica-se em todo o lado, porque se evita ter 2 subempreiteiros em obra
    Nas paredes exteriores pode aplicar lã de rocha no interior, aumentando o conforto térmico. Idem para os tectos

    Em termos de custo, custa-lhe o dobro 16 para 8€/m2, mas se dedudir o valor da abertura e tapamento de roços, picagens de revestimentos e problemas de salitres, a diferença não deverá chegar a 1000€ /1500€ no total

    Para ficar bem aplicado, deverá ser montado numa estrutura em aço galvanizado com 48mm de espessur e com a placa de 13 mm, vai-lhe roubar 61mm em cada parede
  3.  # 3

    esses 61mm podem ser um problema em uma das divisões... é "roubar" 12cm num quarto que só tem 2,60 de largura.
  4.  # 4

    Colocado por: nspinheiroesses 61mm podem ser um problema em uma das divisões... é "roubar" 12cm num quarto que só tem 2,60 de largura.

    Existe também a solução de colar as placas directamente á alvenaria com pasta de agarra. A espessura é de 20mm
  5.  # 5

    Mas pelo que já li essa solução é pouco perfeita, pois segue as imperfeições da parede...

    E... picar as paredes antes de aplicar o pladur? sendo um prédio com 22 anos, as "areias" ainda sao bastante espessas...

    Tomei a liberdade de lhe enviar um e-mail, espero não estar a abusar.
  6.  # 6

    Colocado por: nspinheiroMas pelo que já li essa solução é pouco perfeita, pois segue as imperfeições da parede...

    Correcto, mas não se pode ter tudo na vida :)

    Colocado por: nspinheiroE... picar as paredes antes de aplicar o pladur? sendo um prédio com 22 anos, as "areias" ainda sao bastante espessas...

    Se picar, vai ganhar algum espaço para colocar a estrutura, mas perde alguma rentabilidade, porque terá de pagar a picagem e a remoção dos entulhos

    Colocado por: nspinheiroTomei a liberdade de lhe enviar um e-mail, espero não estar a abusar.

    Se e quando estiver, é simples, não respondo :)
    •  
      alv
    • 5 outubro 2008

     # 7

    Vivam!
    É sobre Pladur, cá estou eu a opinar, mas 20 anos a projectar e construir em Pladur, permitem-me, no minimo ter uma opinião, pelo que vejamos:
    Já noutro texto referi que não é a melhor solução a construção de paredes de alvenaria para depois revestir a Pladur, porque o revestimento de duas faces acrescido do preço da alvenaria é mais caro que a construção de raiz da alvenaria em Pladur, para além de todos os outros parametros serem melhor, mas adiante.
    Tendo feito as paredes em alvenaria, concordo com o "PauloCorreia" que deverá utilizar estrutura que poderá ser a que refere "Sistema auto-portante" - montantes de 46 ou se a parede não estiver muito empenada podrá utilizar o sistema "Semi-directo", que é composto por perfis em forma de omega com - Maestras ou mestras - de 17mm de espessura ás quais sáo fixas por aparafusamento as placas de 13mm ou 15mm. Este sistema tem como inconveniente o de aconpanhar as possiveis deficiencias da parede, e não permitir a passagem de tubos com espessura superior aos 17mm sem necessidade de outras intervenções ou a introdução de isolamentos para além de um do tipo "Tripolux" ou equivalente.
    Uma coisa que não recomendo "nunca" é a colagem directa com a "Pasta de agarre" em placas simples sem ser com placas que tenham acopulados os isolantes, por várioa motivos, mas em que o principal é a criação de pontes térmicas que só ao longo dos anos vão aparecer, pois nos locais dos "mametes" o coeficiente de transmissão térmica é diferente da zona á sua volta e ao criar condições diferentes do ciclo de condensação e evaporação, os teores de humidade são diferentes e com o tempo há a formação de "auréolas" de côr diferente ou havendo humidades no suporte ele passa por absorção para a superfície criando aquele maus aspecto que queremos evitar.
    Por vezes como vêm é a má escolha do sistema associado a uma má instalação e não o material utilizado que faz com que seja ineficiente e eventualmente dar um mau nome ao material.
    "fassam" parte.
  7.  # 8

    Colocado por: alvÉ sobre Pladur, cá estou eu a opinar, mas 20 anos a projectar e construir em Pladur, permitem-me, no minimo ter uma opinião, pelo que vejamos:

    permissão concedida :) aliás é de opiniões de pessoas conhecedoras que o fórum bem precisa

    Colocado por: alvJá noutro texto referi que não é a melhor solução a construção de paredes de alvenaria para depois revestir a Pladur, porque o revestimento de duas faces acrescido do preço da alvenaria é mais caro que a construção de raiz da alvenaria em Pladur, para além de todos os outros parametros serem melhor, mas adiante.

    Certo, mas neste caso muitas das paredes já lá estão

    Colocado por: alvUma coisa que não recomendo "nunca" é a colagem directa com a "Pasta de agarre" em placas simples

    Também não gosto. mas nem sempre temos as condições ideais ou se podem aplicar soluções ideais. Como em tudo na vida, temos de encontrar compromissos entre o que é desejável e o que é possivel.
  8.  # 9

    E que tal, se no compartimento onde ele tem problema de espaço, abrir uns roços onde entre o perfil aproveitando ao máximo o espaço, garantindo uma distancia livre entre o pladur e a parede de uns 10mm?
  9.  # 10

    Terá de abrir esse roço junto ao rodapé e ao tecto, para poder por os canais, mas é um mau trabalho e não vai ficar nada de jeito. Para isso, é preferivel usar o perfil omega, + 1cm não fará grande diferença
    •  
      alv
    • 5 outubro 2008

     # 11

    Vivam!
    São essas as outras intervenções a que me referi, isto é,poderá ser necessário abrir algum roço para passagem de tubagem ou outra coisa mais espessa que os 17mm. Pode ainda usar um sistema de estruturas duplas cruzadas, isto é, na parede que necessite, se utilizar um sistema a que coloca uma estrutura primária composta por uma primeira fiada de mestras - pode ser por ex. na horizontal -, dividindo o pé direito existente em três para alturas abaixo dos três metros - e depois aplicar a estrutura secundária vertival sobre a primária como é normal. Com este sistema de estrutura dupla consegue uma altura util entre o suporte e o Pladur de 34mm.

    Uma das novidades da Pladur deste ano é comercialização de uma nova maestra ou mestra com uma espessura maior. Não sei exactamente essa espessura, mas é na ordem do 35mm, mas como é bastante mais cara que a corrente, a solução da estrutura dupla cruzada continua a ser a mais económica, por ser mais corrente, mas que é certamente muito mais barato que abrir os roços, barulho, pó, entulho, fixar tubagem para que ela não saia de dentro dos roços, etc.
    Como vêm os sistemas Pladur (quando refiro Pladur não é monospreso para nenhuma das outras marcas que fazem exactamente as mesmas coisas) têm soluções infindáveis para quase todo o tipo de problemas de construção de interiores. Haja quem projecte, dimensione o sistema ou preconize a solução correcta, mas também é necessário um bom instalador, não dos que já viram fazer muitas vezes, mas dos que tenham conhecimentos ou que pelo menos estejam apoiados em que perceba, mas isso já são outros assuntos.
    "Fassam" parte.
  10.  # 12

    obrigado pelo feedback

    Vou pedir orçamentos e ver soluções para aquele quarto mais pequeno em especifico
 
0.0186 seg. NEW