Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É a primeira vez que participo neste fórum. Foi com alguma satisfação que encontrei este fórum que de verdade considero bastante útil e interessante. Espero poder contribuir também com os meus conhecimentos nesta área esclarecendo e ajudando quem de mim precisar.

    Mas para já uma dúvida de uma área que não domino….

    A minha casa tem um fraco isolamento térmico. É constituída por dois pisos + sótão. (sótão não utilizado insuficiente pé direito; cobertura tradicional inclinada com telhas assentes directamente nas vigas)
    Como seria de esperar, constato que quer no Inverno quer no Verão, a divisão de cima demonstra-se muito mais sensível às variações térmicas, sendo bastante fria de Inverno e muito quente de Verão. Gostaria que me recomendassem o sistema de isolamento térmico mais adequado e menos dispendioso para resolver ou pelo menos que atenuar bastante o problema. (Placas DOW, Roofmate, Poliuretano projectado…)

    Digo atenuar bastante pois interessa-me investir se os efeitos se notarem de facto. Se forem mínimos penso que não vale a pena!


    Obrigado!
    •  
      alv
    • 7 outubro 2008

     # 2

    Vivam!
    Aqui cada cabeça sua sentença, mas aqui vai a minha:
    Se puder executar um tecto falso pelo interior em pladur com isolamento térmico-acustico em manta de lã de vidro, isso vai resolver-lhe o problema, sobretudo de inverno quando aquecer a casa.
    Também temos obtido excelentes resultados com o revestimento sobre a laje com a mesma manta, mas aí tem o problema de inverno em que se quiser aquecer a casa, terá de vencer sempre a "inécia" da laje do tecto, isto é tem de aquecer sempre a casa e a laje do tecto. Esta solução é económica, simples, mas tem como inconveniente o inviabilizar o uso do sótão.
    O ideal, se puder é usar as duas soluções.
    Outra hipótese é isolalar a cobertura, e aí também as soluções são infindáveis, sendo a mais eficiente a utilização imediatamente sob a telha do isolamento em Polietileno extrudido (XPS) da Dow ou outro e pelo interior da laje o tecto falso semelhante ao do interior da casa.
    Como vê as soluções são muitas e dependem do que possa fazer.
    "Fassam" parte.
  2.  # 3

    Boas,

    Faço minhas as palavras...
    Colocado por: alvSe puder executar um tecto falso pelo interior em pladur com isolamento térmico-acustico em manta de lã de vidro, isso vai resolver-lhe o problema, sobretudo de inverno quando aquecer a casa.
    Também temos obtido excelentes resultados com o revestimento sobre a laje com a mesma manta, mas aí tem o problema de inverno em que se quiser aquecer a casa, terá de vencer sempre a "inécia" da laje do tecto, isto é tem de aquecer sempre a casa e a laje do tecto. Esta solução é económica, simples, mas tem como inconveniente o inviabilizar o uso do sótão.
    O ideal, se puder é usar as duas soluções.


    Cump
  3.  # 4

    Obrigado pelas sugestões, mas o tecto falso em Pladur é um desperdício, pois como havia referido o sótão não é utilizável (infelizmente) a não ser para arrumações devido ao baixo "pé direito", assim sendo o que pretendo é uma solução eficaz e não estética.

    Opção de Poliestireno Extrudido tipo DOW: acontece que tenho as vigas que nao facilitm a aplicação dessas placas junto às telhas. Teriam que ser aplicadas por baixo das vigas para evitar folgas e não perder eficácia. Penso que o custo será um pouco alto... ou será que a aplicação será feita de forma diferente da que estou a pensar?

    Em relação à solução de Poliuretano projectado, que opinam?
  4.  # 5

    Colocado por: poeta ruralEm relação à solução de Poliuretano projectado, que opinam?

    Esqueça, não funciona no seu caso

    Colocado por: poeta ruralOpção de Poliestireno Extrudido tipo DOW:

    A dow tinha umas peças metálicas para segurar a placa ás vigotas. São uma peças que eles usam quando querem colocar isolamento em pavilhões industriais. Não consegui no entanto encontrar no site deles, mas falando com eles devem-lhe indicar.

    Colocado por: poeta ruralTeriam que ser aplicadas por baixo das vigas para evitar folgas e não perder eficácia. Penso que o custo será um pouco alto... ou será que a aplicação será feita de forma diferente da que estou a pensar?

    Pode também usar grampo de alumínio com ponta roscada, para fixar as placas ás vigotas. Fica com a porca e a anilha á vista
  5.  # 6

    Poeta rural acho que não percebeu a ideia do alv, ou seja o tecto falso é nos tectos do 1º andar e não no sotão.
    e parece-me que no seu caso é capaz de ser a solução mais viável quer em custos até pela facilidade de execução.
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 7

    Vivam!
    É como diz o marco1, parece que no caso do poeta rural, poderá so lhe resta uma das duas soluções, e se puder as duas:
    Uma - o tecto falso com isolamento em MLV sob a laje do piso que serve agora de tecto; Outra - o extender da mesma MLV sobre a laje do piso que serve agora de tecto.
    Como referí tenho imensas obras desse tipo sempre com óptimos resultados. O XPS só resulta pelo exterior ou imediatamente sob a telha, mas não deixará de ter um espaço não util francamente ventilado no sótão, e consequentemente a laje de tecto continuaria a ser uma envolvente, neste caso, interior.
    "Fassam" parte.
  6.  # 8

    Colocado por: alvVivam!
    o tecto falso com isolamento em MLV sob a laje do piso que serve agora de tecto; "Fassam" parte.


    Para ter uma ideia, em termos médios por quanto fica esta solução / m2 ?

    Colocado por: alv
    Outra - o extender da mesma MLV sobre a laje do piso que serve agora de tecto.
    Como referí tenho imensas obras desse tipo sempre com óptimos resultados.


    Esta sem dúvida fica mais em conta e seria bastante fácil de concretizar. Ou seja seria estender os rolos de MLV tipo colchão no chao do sotão, simplesmente, sem qualquer junção entre eles ou união a laje? e funciona?
    Não sei que parece...e por outro lado dificultaria a utilização do sotão para arrumos.
    Quando refere que tem várias obras com bom resultado, refere-se apenas á manta sobre laje ou as duas soluções mencioandas em conjunto?

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: poeta ruralEm relação à solução de Poliuretano projectado, que opinam?

    Esqueça, não funciona no seu caso


    Não funciona...porquê?
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 9

    Vivam!
    Isto já é um vicio. Espero que aproveitem.
    Realmente tenho de umas, de outras e de ambas, o que é estranho, mas acredite sempre com óptimos resultados. O que recomendo é que poderá ir por partes e á medida que puder.
    Pode começar pelo revestimento do pavimento do sótão com a MLV (normalmente de 60 ou 80mm entre 2.50 e 3.00€/m² por aplicar) que poderá ser aplicada por si, dado não ter nenhuma técnica especial, mas alguns cuidados, a saber: Proteja-se com luvas e máscara, porque em fase de aplicação, para quem não está habituado, poderá causar irritação na pele; Aplique a manta com o papel craft virado para cima, sobreponha as emendas entre si, e nos extremos, junto ás paredes e junto á cimalha, levante a manta cerca de 10 a 20cm.
    Se vir que não é suficiente, poderá avançar para a solução do tecto pelo interior, mais cara, mais maçadora, por nos obrigar a ter obras em casa, mas ainda assim muito eficiente, e que pode aproveitar para dar aquele arranjinho que anda para fazer há anos...
    Os preços corrente, dependendo do instalador e do material, poderá começar na ordem dos 20€ e ir aos 25€/m² se fôr um instalador oficial da marca.
    É importante escrever aqui duas linhas sobre o mito das mantas de lã mineral (de vidro e de rocha) por agora apenas relativamente ao mito do material proíbido que de mito se trata.
    Ambas são produtos absolutamente naturais, obtidas, uma da silica, outra de rochas basálticas, obtidas por centrifugação dos materiais em fusão, que não poderão ser utilizadas em ambientes em que possam ser enaladas as partículas de que são compostas. É por isso que têm de ser aplicadas no interior de divisórias, tectos e quando sobre o sótão não acessivel devem ser aplicadas com o papel Kraft virado para cima, isto é, em ambientes "anaeróbios" (espero ser assim que se escreve!).
    "Fassam" parte.
  7.  # 10

    Obrigado Alv pela ajuda e pela paciencia.
    Acho que vou optar por essa sugestão. Primeiro a Lã de Vidro no sotão e depois se não resultar como quero...lá terei que me chegar à frente!
    Alguém sabe aproximadamente o diâmetro de cada rolo de MLV?
    É que a abertura para o Sotão tem apenas 47 com de lado, pelo que caso seja mais larga a manta (que penso que será) terei de tirar telhas para a meter no sotão ou desenrolá-la antes de a subir para o Sotão.
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 11

    Vivam!
    Andará por aí - 50cm, mas como é compressível, passará concerteza.
    Normalmente têm 12.5x1.2m os de 60mm e 11.0x1.20 os de 80mm.
    Verá que é fácil.
    "Fassam" parte.
  8.  # 12

    Opção abortada!

    Lá em casa existe o receio de que com esta solução esteja-se a criar condições para uma eventual proliferação de rataria no Sótão!
    Realmente se isso acontecer terão uma caminha XLLLLLL...

    Mais opcões?
  9.  # 13

    Colocado por: poeta ruralNão funciona...porquê?

    essa solução é difícil de concretizar, pois teria que contornar as vigas de suporte das telhas, é não ficava com caixa de ar entre as telhas e o isolamento. Por outro lado um dia se tiver que mudar uma telha rachada (coisa vulgar) teria que partir o poliuretano.

    Colocado por: poeta ruralMais opcões?

    1 - Levantar as telhas e colocar o isolamento sobre o ripado
    2 - Colocar uma camada de LECA solta, sobre a lage de esteira (tipo esta solução )
    3 - Não fazer nada e lixar a cabeça à mulher quando ela reclamar que está frio ou calor
    •  
      alv
    • 10 outubro 2008

     # 14

    Vivam!
    Imagine a minha casa toda em pladur, toda com mantas de lã de vidro nos tectos, paredes divisórias e interior das paredes exteriores, toda aplicada de acordo com as normas, construída numa zona rural, se os ratos pudessem fazer lá a cama!!!
    Não Poeta Rural, as mantas de lã nimeral , na realidade são feitas de mineral, pelo que a rataria e bicharada não tem grande atracção por essas coisas que como são compostas por particulas minuscúlas para nós, mas á escala deles é como moverem-se numa cama de pregos.
    Outro factor que todos os fabricantes dizem, mas que nunca vi escrito, é que têm aditivos repelentes, que também poderemos ser nós a introduzir ciclicamente com raticidas comerciais domésticos.
    Na realidade, pode parecer estranho, mas uso o sistema á cerca de 20 anos, estou a desenvolver um estudo sobre patologias sobre sistemas de construção em Pladur, em que o principal material de isolamento são as mantas ou painéis de lã mineral e nunca tive nenhuma situação reportada sobre esse assunto. Já agora se alguém tiver alguma, que me queira ajudar, já coloquei um tema sobre isso neste forum.
    "Fassam" parte.
  10.  # 15

    Acho que estou a ficar convencido Alv.

    Já agora uma dúvida que tenho há algum tempo...
    Qual a diferença em termos de aplicações a que se destinam entre a MLV e MLR?
    Quais as vantagens e inconvenientes de uma e de outra?
    •  
      alv
    • 15 outubro 2008

     # 16

    Vivam!
    É um assumto interessante, com muitas opiniões, sobretudo para quem se dedica a teorizar sobre o assunto, na prática corrente importa saber duas coisas básicas: A MLV (manta de lã de vidro) e a MLR (manta de lã de rocha) são ambas mantas de lã mineral, inóculas, naturais, impotrescíveis, etc.,etc., pelo que importa desmistificar. A primeira tem por base a silica (vulgar areia) e a outra tem como base rochas vulcânicas (basaltos e cálcários) e são obtidas como o algodão doce, isto é por centrifugação do material em fusão, obtendo-se partículas com as quais se compões mantas ou paineis com as diferentes densidades correntes.
    Normalmente, usam-se as mantas para densidades mais baixas e os paineis quando se usam densidades maiores, e normalmente, usam-se uma ou outra tendo como principio prático o seguinte:
    Quando necessitamos de absorsores acústicos e isolamentos correntes de temperaturas de serviço correntes usamos as MLV com densidades baixas; Quando necessitamos de isolantes mássicos como no caso de ruídos de máquinas, estúdios e caldeiras, lareiras, então optamos pelas MLR, mas que normalmente são aplicadas em paineis e com densidades mais elevadas.
    No isolamento corrente em interiores de habitação, das coberturas como é o caso, claramente que se usam MLV, normalmente com densidades de 16Kg/m³, porque para além de ser fácilmente aplicada, subrepõem-se as emendas e junto ás paredes, por vezes, querendo fazer algo melhor, sobrepõem-se duas mantas cruzadas, fazendo com que não haja pontes nem fugas.
    Um sitio insuspeito para desmistificar estas coisas: www.ecocasa.org/projecto2.php?id=1&mat_sol=1
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, antónio feijão
  11.  # 17

    Boa tarde!

    Vou construir uma moradia térrea com aproveitamento de sótão e não sei qual o melhor tipo de isolamento que devo requerer ao construtor.

    Paredes duplas? Isolamento exterior? O que devo ter em conta? Estou numa zona húmida e próxima do mar!
  12.  # 18

    Indias.. deve requerer ao construtor o sistema definido no Projectos de Arquitectura, Acústica e Térmica (RCCTE)..
    Partindo do pressuposto , que os projectos que pagou/ encomendou, estão devidamente BEM Feitos...
  13.  # 19

    Olá a todos, gostava de perguntar se alguém tem conhecimento do insolamento térmico/acústico da tela SPACE REFLEX. Este material tanto dá para paredes, telhados, chão, condutas. Estive a falar com um representante desta marca ele disse que era tanto eficaz como lã de rocha e mais barato. Sera que alguém pode dar alguma opinião sobre este material. O site deste material é o seguinte www.spacereflex.pt
    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 14 dezembro 2008

     # 20

    Vivam!
    Caro Viegas esse isolamento é mais um do tipo dos isolamentos sintéticos, termorefletores, só quezesse em ves de ser multicamada é com bolha de ar normalmente denominados de Boble.
    A "wurt" tem uma coisa parecida e tem doutro tipo em www.tripolux.pt em www.actis.isulation.com em www.winco-tech.com sendo que este último foi o último que aprendi noutro forum e que tem uma explicação clara sobre o funcionamento deste tipo de isolamentos. No meu escritório tenho uma colecção de amostras e marcas que começam nos 3mm e acabam nos 30mm e dos dois tipos, isto é multicamada e boble.

    Agora a parte do engano comercial dos vendedores:
    É verdade que em termos de condutibilidade térmica ( Lambada ) eles têm valores semelhantes ás mantas de lã mineral, dos EPS e dos XPS,entre 0,03 e 0,04 w/m.C. O problema é que normalmente este tipo de isolamento é fino uns que começam em 3mm até 20 ou 25mm, e para terem a mesma resistencia térmica que as mantas ou os polietilenos, normalmente começam em 30mm até 5 ou 6 cm, terão de ter uma espessura muito próxima, por isso quando lhe dizem que é tão eficaz como a lã e mais barato, desconfie, porque a única coisa que têm de comum é a condutibilidade, mas como um é normalmente muito mais fino que o outro, a resistencia térmica, que é o que interessa, é normalmente muito menor.

    Não quero com isto dizer que esses sistemas não são muito bons para determinado tipo de isolamentos, como por exemplo em pavimentos flutuantes, nas pontes térmicas onde não temos espessura para colocar o isolamento corrente, como junta de estanquicidade em revestimentos e paredes divisórias nos sistemas de gesso laminado, etc.

    Cada coisa é para o que é, mas não compre ilusões.

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Viegas, leticia abreu, coelhone
 
0.0243 seg. NEW