Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste dia é com prazer que assinalo a abertura deste espaço aonde irei divulgar a evolução da construção da minha moradia.

    Esta é uma forma de expor os meus gostos ideias e conceitos, e porque não a minha vaidade pela obra construída, mas também de eventualmente poder ajudar alguém que pretenda ou esteja a desenvolver um projecto semelhante.

    Divulgarei projectos, fotografias, de uma obra idealizada de raiz, aonde em conjunto com minha esposa projectamos nossos sonhos, dentro de um determinado orçamento obviamente.

    Estejam atentos aos desenvolvimentos, e perguntem o que vos parecer conveniente, da minha parte farei os possíveis de prestar os esclarecimentos pretendidos. Mas também estou inteiramente disposto a escutar ideias que nesta fase ainda sejam possíveis de implementar.
  2.  # 2

    Boa tarde.


    Boa sorte na sua obra.

    Ficaremos à espera de desenvolvimentos.
  3.  # 3

    RSfilosofo,
    Boa sorte para a odisseia.

    Se quiser pode começar por "apresentar" o projecto :-)

    Até mais!
  4.  # 4

    Toda esta grande odisseia começou com a escolha do local aonde desejávamos erigir a nossa moradia.
    Nesta escolha determinamos a partida que Odivelas-Ramada, era o local de eleição. Porque tem uma fantástica vista sobre Lisboa e o seu rio, porque estaríamos a 15 minutos de Lisboa, local de nossos empregos, e finalmente porque os preços dos terrenos estavam dentro das nossas possibilidades.

    Depois de muita procura acabei por fechar negocio num lote de 586 m2, já com projecto aprovado, com licença a pagamento.

    Deixo-vos aqui as imagens da planta do terreno e das fotografias do local.
      terreno.JPG
  5.  # 5

    Terreno imag1
      CIMG1133.jpg
  6.  # 6

    terreno imag2
      CIMG1134.jpg
  7.  # 7

    terreno imag3
      CIMG1135.jpg
  8.  # 8

    terreno imag4
      CIMG1136.jpg
    • fjv
    • 24 junho 2011

     # 9

    Boa sorte RSfilosofo,

    Quer dizer que acabou o "descanso" e vai começar a maratona. :-)
    Acho que faz bem em divulgar a obra, pois aqui no forum encontra-se pessoal com grandes conhecimentos nas diversas áreas e que felizmente prestam uma grande ajuda aqueles que a solicitam.
    Eu, apesar de ainda não a ter solicitado, vou "aprendendo" com a ajuda prestada aos outros.

    Espero, também, dentro de alguns meses inicializar a construção da minha moradia.
  9.  # 10

    Escolhido o terreno e efectuados os procedimentos normais neste tipo de compra, uma vez que desejávamos fazer alterações estruturais ao projecto licenciado, tive de recorrer a um arquitecto. O mesmo fez-me um orçamento tendo em vista as alterações por mim pretendidas.

    O arquitecto com quem contactei era o mesmo que havia feito o projecto inicial, o que neste caso facilita em muito as coisas, pelo nível de conhecimento que já tinha do projecto em causa, e pelo seu conhecimento relativo ao funcionamento da câmara aonde haveria de submeter o dito. Devido ao funcionamento dos nossos serviços camarários é de todo recomendável.

    Outro conselho útil que deixo é o de contratar os serviços de um arquitecto que trabalhe com um Engenheiro da sua confiança, evita problemas e optimização de tempo nos diversos trâmites que este tipo de projecto implica.
    Concordam com este comentário: riscas
  10.  # 11

    RS

    Pelas fotos que deixou parece:
    o sossego ás portas de Lisboa!

    Qual a tipologia? RC+1º piso?
  11.  # 12

    Em resposta a sua pergunta deixo aqui as plantas e alçados principais.

    De lembrar que num projecto do género, existem sempre "pequenos grandes" problemas que inviabilizam a aplicabilidade de todas as nossas ideias no papel.

    Por força das inúmeras imposições legais o projecto final acaba por revelar-se um verdadeiro jogo, aonde procura-mos optimizar os m2 concedidos em comunhão com as inúmeras regras que regem este tipo de construções.
      compact.JPG
  12.  # 13

    No final, já com as alterações que pretendo implementar, terei algo aproximado com esta imagem que aqui vos deixo.
      mak.JPG
  13.  # 14

    Rsfilosofo,

    O projecto de arquitectura já foi aprovado?
    Acessibilidades ok?
  14.  # 15

    Boa noite,

    Quero lhe desejar boa sorte para a sua nova aventura...
    Pelo que vejo parece-me bastante bonita!!

    Cumpts

    Santos
  15.  # 16

    RSfilosofo

    Essas imagens 3D, mostram a "derrota do arquitecto".
    Como é que uma moradia parece ser de cobertura plana e não é?
  16.  # 17

    .. espero que não contrua os muros.. dessa maneira. ficam mesmo mal com a arquitectura da casa.
    Não compreendo a utilização de cobertura inclinada.. para estar praticamente escondida pelas platibandas...


    PS: reparei agora que o 3D, não tem nada a haver com as plantas...
  17.  # 18

    Permitam-me explicar:

    O 3D foi feito por mim, num programa muito rudimentar, de forma que nem de perto consegui aplicar as medidas correctas. Apenas tentei transmitir uma ideia final. Muitas vezes as pessoas não conseguem visualizar algo existente no papel, a ideia foi dar forma a esses desenhos.

    Quanto a questão da platibanda ela aparece maior do que será na realidade, no entanto a ideia que transmiti ao arquitecto era mesmo essa, parecer ser plana sem o ser. Na realidade preferia ter um terraço, mas por mais que me digam o contrario os terraços são uma fonte de problemas a longo prazo, daí tentar disfarçar o telhado ao máximo. Não gostando muito de telhado acredito que seja a melhor solução de cobertura a longo prazo a todos os níveis.

    Quanto as diferenças existentes em relação as plantas, elas fazem parte das alterações que aguardo aprovação nesta altura.
  18.  # 19

    Ok, já entendi ;)

    Nao cumpre as acessibilidades a IS do piso 0.
    No piso 1.. a IS da Suite está muito mal "arrumada" e com uma geometria dificil , eu trocaria uma série de coisas... mas só mudando o resto da suite.
    O quarto de vestir, deveria ter iluminação natural, ou ser convertido noutro tipo de arrumação/ disposição.

    Não sei.. aquele "nó" não está bom...
  19.  # 20

    Eu continuo a achar a cobertura incoerente. Aqui estou de acordo com Pedro Barradas. Porque não assume a visibilidade dos beirais e aproveita esse facto para despejar as águas para fora do edifício?
    Se fizer questão de ser assim, nada a fazer...
    O Dono de obra manda!!!

    Cmps
 
0.0172 seg. NEW