Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Comprei uma casa antiga e estou a remodela-la,
    Uma das coisas que fiz foi tirar a banheira e no lugar coloquei azulejos (no chão e parede), contudo a uma questão que se coloca:
    Como fazer a impermeabilização da zona de duche para evitar que a agua se infiltre pelas juntas do azulejo?
    Houve que sugerisse que aplicasse "Rubson IN2210" da Sista, que é um isolante de fachadas, em toda a superficie da zona de duche.
    Qual a vossa opinião?
    •  
      FD
    • 30 junho 2011

     # 2

    Colocado por: omar isnardQual a vossa opinião?

    Pelo que tenho lido por aqui, o isolamento era para ser aplicado antes de colocar os azulejos...
    Concordam com este comentário: pc ferreira, FParquitecto
  2.  # 3

    Boa tarde,

    O correcto era isolar antes de aplicar os azulejos.
    Eu conheço o revilástico poly, é um poliuretano incolor.
    Existem outras marcas.

    Cumpts
  3.  # 4

    Antes de mais obrigado pelas respostas.
    Sendo que tal já não é possivel, uma vez que os azulejos já estão colocados e betumados será que posso
    aplicar o produto referido? ou sugerem alguma solução melhor?
    já agora, esta casa é uma vivenda e a casa de banho em questão é num piso 0 não havendo mais nenhum piso
    para baixo, no sanitário do 1º piso irei usar uma base de duche.
  4.  # 5

    Boa noite,

    Até pode ter sorte e as juntas estarem bem betumadas e não ter problemas de infiltrações, mas com os anos vai-lhe aparecer humidades no chão e paredes adjacentes à zona de duche.
    Verifique se a água escoa rapidamente e não fica muito tempo na zona de duche, se for assim e o betume aguentar, não deve ter muitos problemas.
    Esteja atento ao betume, pois se começar a ficar escuro, pode haver infiltrações por essa junta.

    Cumpts

    Santos
  5.  # 6

    Se o betume aguentar?

    Aguentar o que? a agua?

    Certamente que vai ter infiltrações, agora a questão é saber o que vai danificar.

    Atenção com pavimentos de madeira e gesso cartonado (ou laminado).
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  6.  # 7

    Colocado por: C3R3J0Se o betume aguentar?

    Aguentar o que? a agua?

    Certamente que vai ter infiltrações, agora a questão é saber o que vai danificar.

    Atenção com pavimentos de madeira e gesso cartonado (ou laminado).


    Diga-me uma coisa...voce não tem azulejos betumados na parede da sua banheira?
    E tem humidade na parede adjacente?Não, Porquê?
    Eu sei que na base é um pouco diferente, tudo depende do tempo de escoamento da água...eu tenho na minha IS zona de banho toda em azulejo tipo pastilha e não tenho problemas de húmidades..vivenda r/c...não quer dizer que daqui a uns anos não tenha...mas foi isso que disse...
    Não existem também terraços apenas revestidos a azulejo? O que estão bem aplicados com bons escoamento duram anos...os que foram mal aplicados, temos problemas...
  7.  # 8

    como diz o outro... você é que é engenheiro...

    Eu ponderava o valor do que se pode estragar e do que se teria de partir e reconstruir, pois que terá infiltrações logo desde o primeiro banho disso não tenho duvidas, agora a questão será onde e quando vão aparecer
  8.  # 9

    Pois sou...
    Por isso é que no meu 1º comentário apresentei uma solução de um produto que o senhor deve desconhecer...
    Já o senhor o que fez???? Nada...apenas discordou....mas isso é fácil, agora apresentar soluções não é para todos!
  9.  # 10

    Colocado por: Eng.º SantosPor isso é que no meu 1º comentário apresentei uma solução de um produto que o senhor deve desconhecer...


    o Homem mas que solução quer?
    Voçe acha que colocar um verniz de poliuretano em cima de azulejo vidrado é uma boa solução. dessas soluções eu não recomendo, acho que vale mais remover 1 ou 2 metros quadrados de cerâmica e fazer as coisas como deve ser.

    Gastar dinheiro para depois ter pele de cobra debaixo dos pés quando se toma banho não obrigado

    PS.já agora quantos produtos semelhantes quer que lhe mostre?
  10.  # 11

    zona de duchezona de duche
  11.  # 12

  12.  # 13

    zona de duche
  13.  # 14

    file:///C:/Users/Omar/Desktop/testes.jpg
  14.  # 15

  15.  # 16

    tenho estado a ler os vossos comentarios de forma muito atenciosa.
    estou a tentar colocar 2 fotos da zona de duche aqui no forum mas estou com algumas dificuldades.

    Na minha zona de duche não usei pastilha mas sim Cerâmica de marca Revigrés modelo COPPER de tamanho 60*30.
    As juntas foram preenchidas com Weber.color. cor preto

    Hoje deitei cerca de 20 litros de água no chão e o escoamento fez-se de forma rápida.
  16.  # 17

    Colocado por: Eng.º Santos



    Diga-me uma coisa...voce não tem azulejos betumados na parede da sua banheira?
    E tem humidade na parede adjacente?Não, Porquê?
    Eu sei que na base é um pouco diferente, tudo depende do tempo de escoamento da água...eu tenho na minha IS zona de banho toda em azulejo tipo pastilha e não tenho problemas de húmidades..vivenda r/c...não quer dizer que daqui a uns anos não tenha...mas foi isso que disse...
    Não existem também terraços apenas revestidos a azulejo? O que estão bem aplicados com bons escoamento duram anos...os que foram mal aplicados, temos problemas...
    Discordam deste comentário:pc saldanha,C3R3J0


    Mesmo nestes é "obrigatório" impermeabilizar. Leia o RGEU.
  17.  # 18

    Caros,

    Recupero este tópico porque me parece ser o mais adequado à minha situação, sem ter de criar um novo tópico que mais não seria do que uma repetição.

    Há 8 anos remodelei o meu apartamento que tem 2 WC. Acontece, porém, que em ambos os WC estou com problemas de infiltrações nas zonas de duche.

    Nesse sentido, vou refazer toda a zona de duche das 2 WC, se bem que o meu orçamento seja curto. A ideia é retirar a cerâmica das paredes assim como as bases de duche e impermeabilizar essas mesmas paredes e chão para depois recolocar nova cerâmica e voltar a instalar as bases de duche.

    Sei que há vários sistemas de impermeabilização da Schluter/Mapei/Enke mas pelos preços que tive oportunidade de verificar, infelizmente não disponho de orçamento suficiente para tal investimento.

    Assim, peço-vos ajuda para perguntar se há algum tipo de material impermeabilizante que se possa aplicar nas paredes e chão, antes de assentar a cerâmica nas paredes e as bases de duche?

    Desde já agradeço qualquer contribuição que me possam dar.

    Obrigado.
 
0.0204 seg. NEW