Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou desde Maio de 2011 um dos novos micro produtores de energia. Adquiri um sistema de painéis fotovoltaicos e passados que estão dois meses, estou muito descontente com ele.A todos os interessados em microgeração ou energia fotovoltaica , vou dar-vos um pequeno mas útil conselho, que é: Antes de pensarem em adquirir um sistema, meçam a tensão que têm nas tomadas de vossas casas, se for superior a 240V não vos aconselho a montar o equipamento sem antes regularizarem a situação, o que só a edp pode fazer. O que acontece comigo e com outras pessoas que já encontrei em pesquisas que fiz na net, é que nas horas de maior produção o equipamento está sempre desligado porque a tensão na rede é excessiva e como tal não produzimos nada e não produzindo nada não se rentabiliza o investimento feito. Se tiverem amigos ou conhecidos interessados passem esta msg, de certeza que vão ficar gratos.
    Entretanto já fiz uma reclamação na edp à qual me foi dito que seria informado sobre alguma coisa no prazo de 20 dias úteis.
    Agradeço a todos os que possam contribuir de alguma forma para a resolução deste problema. Eu da minha parte tento evitar com este aviso que aconteçam outro semelhantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel, noves fora, skypt, jukz
      MicroGeracao_foto1.jpg
    • eu
    • 5 julho 2011

     # 2

    Agora que penso nisso, é uma questão extremamente pertinente...

    De facto, se a tensão na rede for superior à tensão que sai do inversor, não há injecção de energia na rede...
  2.  # 3

    Colocado por: 21papaleguasSou desde Maio de 2011 um dos novos micro produtores de energia. Adquiri um sistema de painéis fotovoltaicos e passados que estão dois meses, estou muito descontente com ele.A todos os interessados em microgeração ou energia fotovoltaica , vou dar-vos um pequeno mas útil conselho, que é: Antes de pensarem em adquirir um sistema, meçam a tensão que têm nas tomadas de vossas casas, se for superior a 240V não vos aconselho a montar o equipamento sem antes regularizarem a situação, o que só a edp pode fazer. O que acontece comigo e com outras pessoas que já encontrei em pesquisas que fiz na net, é que nas horas de maior produção o equipamento está sempre desligado porque a tensão na rede é excessiva e como tal não produzimos nada e não produzindo nada não se rentabiliza o investimento feito. Se tiverem amigos ou conhecidos interessados passem esta msg, de certeza que vão ficar gratos.
    Entretanto já fiz uma reclamação na edp à qual me foi dito que seria informado sobre alguma coisa no prazo de 20 dias úteis.
    Agradeço a todos os que possam contribuir de alguma forma para a resolução deste problema. Eu da minha parte tento evitar com este aviso que aconteçam outro semelhantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:noves fora
      MicroGeracao_foto1.jpg

    obrigado pela informação.
    tem toda a lógica, 'agora que se pensa nisso'.
    já ponderei a instalação de um sistema de micro-geração por diversas vezes, mas o medo do futuro sempre me demoveu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
    • eu
    • 5 julho 2011

     # 4

    Colocado por: noves forajá ponderei a instalação de um sistema de micro-geração por diversas vezes, mas o medo do futuro sempre me demoveu...

    Também eu, também eu...
  3.  # 5

    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    É impressão minha do meu browser ou esta página ficou danificada por um post anterior?

    Seja como for é de facto uma questão pertinente.
    Solução: Aldrabar e arranjar um inversor com tensão ainda maior, hehehehe. Estou só a brincar.

    Pelo menos é um problema ao contrário do que já tive que era tensão sistematicamente mais baixa do que o normal de forma que deu cabo de vários aparelhos (UPS, TV e quase que ia a placa de indução), devido ao esforço de compensação na fonte de alimentação, ficaram avariados. Não consegui provar nada, apesar do próprio elevador do prédio ter sistematicamente de ser reparado pela mesma causa e como eu era o único com UPS (para o PC) no prédio e as TV's quase não têm valor de prova fiquei a arder...

    Apertem com a EDP com bastante frequência ou eles deixam a situação andar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  4.  # 6

    @21papaleguas

    e a EDP o que fez? Ou ainda estás à espera desde 2011
  5.  # 7

    A EDP nao vai fazer nada porque a tensao esta dentro dos limites legais,

    Existem imensos casos assim e sem solucao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 8

    cada dia que passa fico mais indeciso em forçar a instalação de paineis em casa ou nao...
    ou é contadores que contam o injectado
    ou é esta agora que nao sabia da tensão

    :\
  7.  # 9

    Depois de muito reclamar e comprovar que o sistema não estava a funcionar conforme estava previsto, a edp lá se dignou a enviar um piquete instalar um "medidor de tensão", não sei se é assim que se chama mas é para esse efeito, durante 7 dias.
    Passado uns 15 dias enviaram-me uma carta a informar que não detectaram nenhuma anomalia nos valores medidos e como tal não era um problema que eles pudessem resolver.
    A reposta como é óbvio não foi positiva, mas eu também não me calei nem fiquei parado.
    Informei a edp que tinha feito uma medição independente e que tinha registado valores altos de tensão cerca de 280V nas horas de maior produção e que ia avançar com um processo em tribunal.
    Além disso servi-me de tudo o que esteve ao meu alcance para fazer publicidade contra os sistemas fotovoltaicos, dando informações sobre o meu caso.
    Aqui no forum foi um desses exemplos.
    Passado alguns dias, não consigo precisar, enviaram outro piquete e estiveram aqui em casa, com a empresa que o instalou, durante uma manhã de volta do sistema.
    Não sei o que fizeram, nem me interessa para nada, o que é certo é que a partir daí, está a funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, treker666, master_chief, pmquelhas
  8.  # 10

    Infelizmente tenho de voltar a este tópico e partilhar convosco mais um problema neste sistema.
    Parece que a Ana decidiu fazer estragos no inversor. Pura e simplesmente deixou de funcionar.
    Na manhã seguinte ao temporal e depois de algumas falhas de energia durante a noite, pela manhã apercebi-me que o inversor não estava a produzir. Chamei os técnicos, que me disseram que tinham de fazer umas medições com um aparelho próprio para ver qual a avaria.
    Já o vieram buscar, quando tiver novidades venho cá partilhar.
    Este parece que está definitivamente enguiçado.
  9.  # 11

    Fogo...essa micro está mesmo embruxada.
    A minha sobreviveu incólume, bem que pensei que aquilo ia pelos ares.
    Espero que tudo se resolva com rapidez...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  10.  # 12

    Pois, pelos visto microgeração em Portugal dá demasiadas dores de cabeça como este tópico informa
  11.  # 13

    Como sou apologista daquele velho termo, "antes quebrar, que torcer", cá vão os primeiros dados após montagem do novo inversor.
      microgeração.jpg
  12.  # 14

    25kWh em Fevereiro é bem bom. Qual é a capacidade de produção que tem instalada?
  13.  # 15

    Colocado por: Bruno.Alves25kWh em Fevereiro é bem bom. Qual é a capacidade de produção que tem instalada?
    ou seja poupou (25kwh*0.20€) 5€.
    • mafgod
    • 20 fevereiro 2018 editado

     # 16

    Colocado por: jorgealvesou seja poupou (25kwh*0.20€) 5€.
    Num dia.... :-)
    E não poupou, ganhou :-) ... um pouco menos que 5€....
  14.  # 17

    edit: pelo primeiro post parece ser autoconsumo, inicialmente pensei que fosse para venda pelo tópico.
    Queria era tentar perceber potência instalada ;-)
  15.  # 18

    Colocado por: Bruno.Alvesedit: pelo primeiro post parece ser autoconsumo, inicialmente pensei que fosse para venda pelo tópico.
    Queria era tentar perceber potência instalada ;-)
    Creio que seja mesmo uma microprodução:
    Colocado por: 21papaleguasSou desde Maio de 2011 um dos novos micro produtores de energia.
    E sendo 16 paineis, arriscava num valor: 3960W :-)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  16.  # 19

    Colocado por: Bruno.Alves25kWh em Fevereiro é bem bom. Qual é a capacidade de produção que tem instalada?
    ou seja poupou (25kwh*0.20€) 5€.

    Colocado por: mafgodNum dia.... :-)
    E não poupou, ganhou :-) ... um pouco menos que 5€....
    desde o inicio do mes tem produzidos 373kwh.
  17.  # 20

    Colocado por: mafgodE sendo 16 paineis, arriscava num valor: 3960W :-)

    Acho que tem um limite de produção de 10000kwh anual, só confirmando.
    Já tenho mais painéis também.
 
0.0157 seg. NEW