Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Estou empenhado em ser um Homem com um H maior, por isso , com 33 anos, eis que sinto que chegou o momento de plantar umas arvores.

    Felizmente na familia temos 2 bocadinhos de terra, uma horta, na qual ando a fazer a rega automática, e ainda uma fazenda com oliveiras.

    Na horta já existem algumas arvores, mas gostava de meter mais.
    AS minhas duvidas são:

    Quais as melhores arvores para meter numa horta, tendo em atenção:
    >Baixa manutenção (folhas no outono),
    >Precisar de pouca rega (mas pode levar alguma rega),
    >Não estragar os solos nem interferir com outras arvores.
    >É ainda importante que as raizes não se espalhem por todo o lado ...
    >Que cresça em poucos anos


    Na fazenda é importante:
    >Ausencia de manutenção
    >Ausencia de rega
    >Que não interfira com as oliveiras
    >Que se dê bem com o mato que as vezes lá cresce


    Por ultimo, na horta temos um pinheiro, com uns 3 ou 4 anos, o qual já está com uns 3 metros. Acontece que a escolha do lugar onde foi colocado não foi a mais feliz, por diversas razões, fica ao lado de uma zona onde pretendemos um dia construir e as raizes podem partir a construção, fica numa zona de passagem, fica a 2 metros de uma estrada, etc.
    Pelos meus pais o pinheiro já teria sido cortado, mas eu gosto do pinheiro, e estou disposto a transplanta-lo para outra zona da horta onde não incomode.
    Isto é possivel?
    O meu plano, de quem não consegue distinguir se aquilo é um ponheiro manso de um bravo (mesmo tendo lido este trabalho escolar que encontrei na internet: http://www.slideshare.net/bichareca/pinheiro-manso-e-bravo) , seria o de cavar no raio de 1 metro à volta do pinheiro, e depois pedir ajuda a um dos muitos tractores que passam la na estrada se me davam um puxãozinho ... isto será que funciona ?
    E o pinheiro sobreviverá ?

    Dicas agradecem-se !

    PS: Entretanto encontrei este site giro mas básico : http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/plantacao_arvores.htm
      plantar-arvore[1].jpg
  2.  # 2

    É um mito que as raizes de pinheiro "partem a construção".

    Tenho uns quantos e poucos metros da casa e nada...

    Se a construção fôr antiga, sem betão aí sim, o pinheiro pode fazer alguma coisa
  3.  # 3

    Obrigado por ajudar a desfazer esse mito urbano.

    No caso concreto a construção é umas ruinas, nas quais tenciono construir betão / tijolo aos poucos
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

     # 4

    Limoeiros e laranjeiras.
    Não crescem muito, não exigem grande manutenção, dão frutos e são perenes (folha persistente).
  4.  # 5

    Tb a nespereira que é perene e visualmente agradável, quanto ás laranjeiras eu passava, porque têm uma tendência terrivel a ganhar doenças
  5.  # 6

    Laranjeira, limoeiro e pereira... até agora plantei estas já há quase 2 anos e estão a crescer bem. Manutenção é só uma poda no final do Inverno e rega sem cuidados especiais... A pereira e a laranjeira já deram frutos... mas os primeiros eram muito pequenos.

    Folha perene é fundamental para baixa manutenção.
  6.  # 7

    boas
    para a fazenda árvores de frutos secos tipo: castanheiros, amendoeiras, nogueira, aveleira, abacateiro, medronheiro
    para o quintal:
    árvores sem manutenção: diospireiro, nespereiras, marmeleiros, figueiras, romanzeiras, amoreira, damasqueiro
    arvores com pouca manutenção: limoeiro, laranjeira, tangerineiras, ameixoeira, pessegueiros - (sulfato de cobre nos pés e poda) e só poda Kiwis
    arvores com muita manutenção: pereiras e macieiras(tirando as de são João que pela antecipação ao período quente, não tem pragas).
    um abraço
  7.  # 8

    Obrigado pelas dicas !

    Aqui no meu bairro ha umas arvores que crescem que se fartam (Não, não são eucaliptos!). Vou tirar fotos para ver se me ajudam a identificar
  8.  # 9

    Já agora transplantou o pinheiro?
  9.  # 10

    Já tentei transplantar pinheiros pequenos que arrancava mesmo com terra e nunca tive taxas de sucesso animadoras.
    por maioria de razao acho mto dificil fazê-lo com um pinheiro de 3 ou 4 anos, mas tb estou curioso
  10.  # 11

    Pessoal

    num terreno agrícola, sabem estimar + / - quanto tempo demora para por exemplo um Carvalho ou Pinheiro crescer 1 metro?

    é que um carvalho de 3 metros custa 39€ e um de 4 metros 200€!!
  11.  # 12

    Colocado por: fascaPessoal

    num terreno agrícola, sabem estimar + / - quanto tempo demora para por exemplo um Carvalho ou Pinheiro crescer 1 metro?

    é que um carvalho de 3 metros custa 39€ e um de 4 metros 200€!!



    Um carvalho cerca de 10 anos tenho carvalhos com cerca de 10 anos tem agora 3 metros e estão a começar a alargar,
    E tenho pinheiras mansas com dez anos que ja tem uns 5 a 6 metros dai diria que o pinheiro uns 5 anos.
  12.  # 13

    Também pretendo plantar algumas arvores de fruto, damasqueiro, laranjeira, tangerineira, diospireiro.

    Existe alguma distancia a respeitar entre as arvores a plantar?
  13.  # 14

    Colocado por: ToinoTambém pretendo plantar algumas arvores de fruto, damasqueiro, laranjeira, tangerineira, diospireiro.

    Existe alguma distancia a respeitar entre as arvores a plantar?


    Existe

    Depende da especie da arvore :)
  14.  # 15

    Com as características que pretende, tem laranjeiras, figueiras, pereiras, limoeiros, etc.
  15.  # 16

    Colocado por: larkhe

    Existe

    Depende da especie da arvore :)


    As que referi.
    Qual a distancia razoável?
  16.  # 17

    Tenho aqui 3 orçamentos para o terreno.

    Que acham?

    Obrigado
  17.  # 18

    Colocado por: Toino

    As que referi.
    Qual a distancia razoável?



    Não menos de 2 metros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino
  18.  # 19

    Colocado por: ToinoTambém pretendo plantar algumas arvores de fruto, damasqueiro, laranjeira, tangerineira, diospireiro.

    Existe alguma distancia a respeitar entre as arvores a plantar?


    Nao sou formado em silvicultura, mas dessas árvores a laranjeira, tangerineira e diospireiro tem tendencia a criar copas com uns bons 2m de envergadura logo o espaço mínimo entre elas deve garantir que não se ensobrem umas às outras qdo forem adultas. o damasqueiro consegue ser mantido mais pequeno por ter tendencia a produzir rebentos verticais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino
  19.  # 20

    E destes 3 Orçamentos, no mais barato acham razoáveis os preços?
 
0.0219 seg. NEW