Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou ter que ligar uma enormidade de caixas lá em casa , e algumas na horta também.

    Sou da geração dos torix, mas descobri ha pouco tempo os terminais de encaixe rapido em barra para 3, 4 ou 5 fios, daqueles tipo wago, legrand, jsl os quais já comprei mas ainda não experimentei...
    E estou ceptico, parecem tão frageis ... aquilo fará mesmo bons contactos e conseguirá as amperagens que promete ?

    Sou fã dos torix para a generalidade das situações, mas estes ligadores novos com 3, 4 ou 5 buracos (para 1.5 ou 2.5 mm) parecem suoper praticos e compactos

    Quais os vossos favoritos para :

    >Iluminação (1.5mm)
    >Tomadas (2.5mm)
    >Cenas que gastem muita corrente (4mm)
      Push_Wire_starke_Marken[1].jpg
      torix_150[1].jpg
      Barra%20juncao%204mm[1].jpg
      pop_PB2X6_PB4X6[1].jpg
  2.  # 2

    Colocado por: civismoSou da geração dos torix,

    usei muito, mais por imposição do que por vontade, e abomino, é o pior que se pode ter em qualquer instalação,

    para fio rígido use ligadores automáticos com mola (sua 1ªfoto), se ficar bem feito nunca terá qualquer problema, existem nas secções de 1 a 2,5mm e de 4mm

    par fio flexivel use estes da Wago
    http://www.wago.com/cps/rde/xchg/SID-F4F2F1ED-32A6C8F4/wago/style.xsl/esn-2631.htm
    ou similar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jotape20
  3.  # 3

    Boas!

    Por acaso estive a ler agora uma conversa noutro forum, e ao que parece os torix ja nem são permidos : http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:D_wTjfcU3AcJ:www.electricidade.com.pt/forum/viewtopic.php%3Ff%3D10%26t%3D771+ligadores+torix&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&source=www.google.pt

    Pensava que eram os melhores, na medida em que o fio ao enrolar sobre outro fio, aumenta a superficie de contacto
    O meu preconceito em relação aos ligadores automáticos com mola reside precisamente ai, parece que a superficie de contacto é muito pequena .. ou é filme meu ?
    E neste de mola, têm todos qualidadades equiparadas, exemplo jsl, legrand, wago?

    Posso misturar diversas secções de fio no mesmo ligador, uma vez que as molas são independentes, certo ?

    Por acaso ainda não os vi de 4mm , nem à venda nem em catalogo, os que já vi são todos para 1.5 a 2.5 mm
  4.  # 4

    Boas, caro civismo, tenho lido alguns dos seus tópicos e desde já lhe dou os parabéns pela sua iniciativa. Como eu também sou um portuga que adora a "caroca" e meter as mãos ao trabalho com alguma invenção à mistura, como é claro gosto deste tipo de iniciativas. Aconselho a utilizar ligadores apenas da 1ª imagem, tanto para cabo rígido como fléxivel, não uso os da 2ª figura porque dá mais trabalho para um dia mais tarde se for preciso adicionar mais um condutor, e no caso da 1ª figura basta um orificio livre e "zumba"! As barras de junção só utilizo para desenrasque e quando estou a fazer uma experiência qualquer. Os últimos ligadores...bem já remontam um pouco ao século passado...boa sorte com o projecto!
  5.  # 5

    Colocado por: civismoBoas!

    Por acaso estive a ler agora uma conversa noutro forum, e ao que parece os torix ja nem são permidos :http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:D_wTjfcU3AcJ:www.electricidade.com.pt/forum/viewtopic.php%3Ff%3D10%26t%3D771+ligadores+torix&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&source=www.google.pt

    Pensava que eram os melhores, na medida em que o fio ao enrolar sobre outro fio, aumenta a superficie de contacto
    O meu preconceito em relação aos ligadores automáticos com mola reside precisamente ai, parece que a superficie de contacto é muito pequena .. ou é filme meu ?
    E neste de mola, têm todos qualidadades equiparadas, exemplo jsl, legrand, wago?

    Posso misturar diversas secções de fio no mesmo ligador, uma vez que as molas são independentes, certo ?

    Por acaso ainda não os vi de 4mm , nem à venda nem em catalogo, os que já vi são todos para 1.5 a 2.5 mm
    Eu julgo que você só precisa de 4mm para a placa do fogão...pode-me estar a escapar mas eu julgo que é só para isso e, eu no seu lugar passava logo directo do quadro, disjuntor ao fogão. Eu utilizo ligadores da wago e a medida é aquela que está descrita na caixa...se está lá escrito 2,5mm é porque é conveniente usar apenas para essa medida. Não se preocupe com a superficie de contacto, agora todas as instalações eléctricas levam ligadores deste género sem qualquer tipo de problemas.
    • eu
    • 18 julho 2011 editado

     # 6

    Colocado por: rodrigo_gomes29Não se preocupe com a superficie de contacto, agora todas as instalações eléctricas levam ligadores deste género sem qualquer tipo de problemas.


    Eu confesso que sou céptico nesta questão. A probabilidade de surgirem problemas a médio/longo prazo é elevada, principalmente em circuitos de tomadas...
  6.  # 7

    Colocado por: euA probabilidade de surgirem problemas a médio/longo prazo é elevada, principalmente em circuitos de tomadas...

    a probabilidade de surgirem problemas é menor porque a mola garante sempre o contacto perfeito e corrige as dilatações e contracções próprias dos materiais sujeitos a aquecimento derivado da passagem da corrente eléctrica, e a probabilidade de erro na ligação é muito menor que com qualquer outro sistema, então no capitulo da reparação é incomensuravelmente mais rápido e permite fazer uma instalação completa em carga,

    mas para fio flexível existem ligadores próprios com alavanca,

    a Weidmuller tem ligadores para fio rigido de 4mm,
    Concordam com este comentário: two-rok, rodrigo_gomes29
    • GJP
    • 18 julho 2011

     # 8

    estou a usar 2.5mm para placa do fogão! chega perfeitamente! (nunca uso os 4 bicos à potência máxima ao mesmo tempo)
  7.  # 9

    ... mAS NÃO DEVE!!!

    PS: eu também tenho a minha placa com condutores de 2,50mm ( e o circuito não é exclusivo)
    • GJP
    • 18 julho 2011

     # 10

    tenho 2.5 directos ao quadro com dijuntor de 20A para forno e placa para as restantes tomadas tenho + 3 circuitos adicionais: 1 para máquinas + 1 para tomadas gerais + 1 para microondas com exaustor (não que estes últimos consumam por aí além mas foi passado mais um fio preto com o que vai para a placa.)
    • eu
    • 18 julho 2011

     # 11

    Colocado por: GJPestou a usar 2.5mm para placa do fogão! chega perfeitamente!

    Se for protegido com um disjuntor de 16 Ampéres, não há realmente problema...
  8.  # 12

    Colocado por: GJPestou a usar 2.5mm para placa do fogão! chega perfeitamente! (nunca uso os 4 bicos à potência máxima ao mesmo tempo)
    Peço desculpa pela observação, mas até se pode usar fio de 1mm para o fogão...depende é de quem o faz...e existem certas regras a cumprir...eu não o faço, porque isso é a mesma coisa que ter um carro que dá 300 kmh e não poder ultrapassar os 200 kmh por usar uns pneus que não permitem essa velocidade...agora da forma como pensa, que nunca vai usar todas as potencialidades da placa ao mesmo tempo, ou mesmo de placa e forno em simultâneo, também é correcto que em Portugal é proibido circular a mais de 120 kmh...
    Concordam com este comentário: two-rok
    • GJP
    • 18 julho 2011

     # 13

    Colocado por: rodrigo_gomes29Peço desculpa pela observação, mas até se pode usar fio de 1mm para o fogão...depende é de quem o faz...e existem certas regras a cumprir...eu não o faço, porque isso é a mesma coisa que ter um carro que dá 300 kmh e não poder ultrapassar os 200 kmh por usar uns pneus que não permitem essa velocidade...agora da forma como pensa, que nunca vai usar todas as potencialidades da placa ao mesmo tempo, ou mesmo de placa e forno em simultâneo, também é correcto que em Portugal é proibido circular a mais de 120 kmh...


    bom, em casa dos meus pais, tenho 1.5 para o a/C porque não foi pensado na altura 18000btu mas sei de ante~~ao que não posso ter os 2 split ligados em simultâneo... há que ser consciente! :)
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29
  9.  # 14

    Colocado por: GJP

    bom, em casa dos meus pais, tenho 1.5 para o a/C porque não foi pensado na altura 18000btu mas sei de ante~~ao que não posso ter os 2 split ligados em simultâneo... há que ser consciente! :)
    Concordam com este comentário:rodrigo_gomes29
    Ora nem mais... ;) ... Eu uma vez vi um cabo de 25mm em combustão onde trabalho, que por fim pegou mesmo fogo, que por uma falha de comunicação, deixou de consumir os habituais 70/80A num máximo admissível de 100/105A e passou a consumir 4 a 5X mais...aquilo não foi bonito...!! 2,5 A até permite consumos até 24/25A e a sua instalação até pode ser considerada segura e aguentar com placa toda ligada e forno...mas 4mm dá-lhe outra folga, menos risco eléctrico...
    • GJP
    • 18 julho 2011

     # 15

    Colocado por: rodrigo_gomes29Ora nem mais... ;) ... Eu uma vez vi um cabo de 25mm em combustão onde trabalho, que por fim pegou mesmo fogo, que por uma falha de comunicação, deixou de consumir os habituais 70/80A num máximo admissível de 100/105A e passou a consumir 4 a 5X mais...aquilo não foi bonito...!! 2,5 A até permite consumos até 24/25A e a sua instalação até pode ser considerada segura e aguentar com placa toda ligada e forno...mas 4mm dá-lhe outra folga, menos risco eléctrico...



    sem dúvida!!

    mas pensando assim: ora cozinhado no forno - prato principal... eu não sou dado de grandes cozinhados... a placa é para fazer o arroz ou aquecer a tablete de chocolate em banho maria ao mesmo tempo... se quiser fritar batatas, tenho 2 opções: ou uso o circuito das máquinas que tenho uma tomada para tal ou uso uma das outras tomadas da cozinha que estão directas ao quadro e que não passam pelo microondas (visto este ter um circuito independente + o exaustor) :) :)
  10.  # 16

    Colocado por: GJP


    sem dúvida!!

    mas pensando assim: ora cozinhado no forno - prato principal... eu não sou dado de grandes cozinhados... a placa é para fazer o arroz ou aquecer a tablete de chocolate em banho maria ao mesmo tempo... se quiser fritar batatas, tenho 2 opções: ou uso o circuito das máquinas que tenho uma tomada para tal ou uso uma das outras tomadas da cozinha que estão directas ao quadro e que não passam pelo microondas (visto este ter um circuito independente + o exaustor) :) :)
    Uma vez um amigo pediu-me para ir a uma casa de um amigo dele, cheirava na cozinha a plástico queimado e um disjuntor estava sempre a disparar...ora vejamos: no mesmo circuito, micro-ondas, forno, exaustor, maquina lavar loiça, tv, jarro térmico e ainda maquina café...tudo a 1,5mm...! e diziam eles que aquilo tinha começado assim com a máquina do café...!! Era uma tomada que já estava toda carbonizada...e o pior de tudo é que depois da instalação já ter sido feita, ou se faz uma revisão profunda como deve ser ou então substitui-se o queimado e reza-se para o futuro...Imagino aquilo tudo junto a trabalhar...e pelas máquinas que são nem deve ter sido difícil acontecer várias vezes...Carga em demasia é bastante perigoso e podem ocorrer graves acidentes...Desde que exista consciência naquilo que fazemos cumprindo as normas pelo menos diminuímos sérios riscos.
  11.  # 17

    Colocado por: GJPtenho 2.5 directos ao quadro com dijuntor de 20A

    um fio de 2,5mm suporta uma corrente MAXIMA PERMANENTE de 16A, se tem uma proteção de 20A, arde primeiro o fio e a casa antes do disjuntor disparar,

    Colocado por: GJPtenho 1.5 para o a/C porque não foi pensado na altura 18000btu

    uma maquina de 18Kbtus mesmo inverter puxa 12 a 16A e convencional de gama baixa puxa 20A de corrente, é só uma questão de tempo até arder,

    Colocado por: rodrigo_gomes29Eu uma vez vi um cabo de 25mm em combustão onde trabalho, que por fim pegou mesmo fogo, que por uma falha de comunicação, deixou de consumir os habituais 70/80A num máximo admissível de 100/105A e passou a consumir 4 a 5X mais

    por isso é que os disjuntores NUNCA são colocados para correntes que os cabos não suportem,


    é suposto os disjuntores protegerem os utilizadores, não é para fazer quadros bonitos e com muitos botõeszinhos,

    por causa disto tudo é que até estranho não haver mais incêndios em habitações,
    Concordam com este comentário: two-rok, Nelhas
  12.  # 18

    Colocado por: GJPnão que estes últimos consumam por aí além mas foi passado mais um fio preto com o que vai para a placa


    e por acaso o fio azul até é comum aos 2 circuitos, não?

    se assim for para que é que tem dois fios de fase (preto) se no regresso vem tudo pelo mesmo fio(azul)?
  13.  # 19

    Colocado por: jorgealves
    um fio de 2,5mm suporta uma correnteMAXIMA PERMANENTEde 16A, se tem uma proteção de 20A, arde primeiro o fio e a casa antes do disjuntor disparar,


    uma maquina de 18Kbtus mesmo inverter puxa 12 a 16A e convencional de gama baixa puxa 20A de corrente, é só uma questão de tempo até arder,


    por isso é que os disjuntores NUNCA são colocados para correntes que os cabos não suportem,


    é suposto os disjuntores protegerem os utilizadores, não é para fazer quadros bonitos e com muitos botõeszinhos,

    por causa disto tudo é que até estranho não haver mais incêndios em habitações,
    Não acontecem mais incêndios devido a x percentagem de coeficiente ****ço que permite ir mais além...diz você que a corrente máxima pelo fio 2,5mm é de 16A, pois eu não concordo e volto a referir que este fio pode aguentar 24A e não estou a falar já com o coeficiente ****ço...mas sim no máximo admissivel. Nunca um cabo de 2,5A vai queimar com 20A de consumo...utiliza-se disjuntores de 16A para proteger a instalação eléctrica e para responder ás normas Certiel....tais como os de 10A para iluminação e por aí a diante...
  14.  # 20

    Colocado por: rodrigo_gomes29Boas, caro civismo, tenho lido alguns dos seus tópicos e desde já lhe dou os parabéns pela sua iniciativa. Como eu também sou um portuga que adora a "caroca" e meter as mãos ao trabalho com alguma invenção à mistura, como é claro gosto deste tipo de iniciativas. Aconselho a utilizar ligadores apenas da 1ª imagem, tanto para cabo rígido como fléxivel, não uso os da 2ª figura porque dá mais trabalho para um dia mais tarde se for preciso adicionar mais um condutor, e no caso da 1ª figura basta um orificio livre e "zumba"! As barras de junção só utilizo para desenrasque e quando estou a fazer uma experiência qualquer. Os últimos ligadores...bem já remontam um pouco ao século passado...boa sorte com o projecto!


    Obrigado, o meu primeiro elogio neste forum ... eu sabia que este dia havia de chegar :D

    Agora a sério, obrigado, faz sempre bem ao ego, sobretudo num forum em que me estão sempre a dar na cabeça por eu passar a vida a inventar :)
 
0.0244 seg. NEW