Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...

    Dei inicio ao meu processo de crédito habitação e as coisas já se estão a encaminhar...

    Acho que até fiz um bom negócio. Depois de palmilhar 50.000 agências...qem me ofereceu a melhor proposta foi a agência onde está a minha conta...

    Para um Rácio Financiamento Garantia de 75% e tx de esforço de 45% apresentaram-me um spread de 0,4, bem bom para os tempos que correm...(a avaliação vai ser no final desta semana ou inicio da próxima e é espectável - apesar das avaliações andarem por baixo - que dê para os 75% de RFG)

    Para o crédito sinal (pois a escritura vai ser em Abril e tenho de adiantar uma parte agora) apresentaram-me euribor3M + 1,25 e até Abril só pago juros...

    Gostava que alguém falasse sobre a situação de recorrer ao serviço casa pronta....

    Os custos totais e quando são pagos...de referir que vou pedir isenção de IMI e IMT (posso pedir - já me informei na câmara) - os prazos que terei de cumprir e com o que terei de contar...

    Não há praticamente tópicos sobre o serviço "casa pronta"...
  2.  # 2

    Ninguém me consegue falar de prazos para pedir isenção de IMT??
  3.  # 3

    Anónimo disse:
    "...de referir que vou pedir isenção de IMI e IMT (posso pedir - já me informei na câmara)..." ??????????

    Existe ai, qualquer equivoco...
    Desde quando é que as Câmaras, ou melhor, os Municipios têm competências para aferir isenções fiscais?

    Quanto à casa pronta, é simples. Vai a uma CRP e faz tudo na hora - registos e impostos. É mais barato e eficaz do que ir a um Notário. Poupa tempo, dinheiro e a sua sanidade mental agradece. (LOL)

    Quanto à isenção do IMT, ou paga à priori (no caso de estar sujeito) ou então a isenção é automática (não carece de pedido).

    Cump.
    •  
      FD
    • 16 outubro 2008 editado

     # 4

    Os custos totais são um pouco complicados de aferir, porque depende muito do que vai fazer.

    Mas, depreendendo da sua mensagem, estaremos a falar de 600€ ou 650€ para o registo com hipoteca e escritura, não tenho bem a certeza.

    Pode pedir isenção de IMT? A casa custou menos de 87.500€? Só estão isentas as casas até esse valor.

    Quanto ao IMI é o normal, fica isento durante alguns anos, dependendo do valor da casa.

    Quanto aos prazos para pedir isenção do IMT, se vai ao Casa Pronta eles fazem lá tudo. Ou estará a falar do IMI?
    O IMT é pago uma única vez e é devido pela compra de um imóvel. O IMI é pago todos os anos e é devido pela propriedade de um imóvel.

    Se se enganou e está a falar do IMI: "esta isenção terá que ser requerida pelos sujeitos passivos, até 60 dias após o período de 6 meses que têm para afectação do imóvel a habitação própria e permanente e que começa a contar a partir da data da escritura pública de aquisição do prédio ou da conclusão das obras. O requerimento, devidamente documentado, pode ser apresentado em qualquer serviço de finanças ou através da Internet no endereço www.e-financas.gov.pt, que dá acesso à página das Declarações Electrónicas da DGCI."

    Taxas do IMT e isenção em anos do IMI. Atenção que o prazo de isenção de IMI foi alargado em mais dois anos, passando a 8 anos, se a casa custar menos de 157.500€.
    Além disso o pagamento do IMI é devido em 31 de Dezembro logo, se fizer a escritura em Novembro por exemplo, um ano de isenção já foi à vida...

    Quase tudo sobre o Casa Pronta: http://www.mj.gov.pt/sections/newhome/casa-pronta-em-****-7/downloadFile/attachedFile_1_f0/P_R_-_Casa_Pronta.pdf?nocache=1221591574.76

    O facto de não haver opiniões: costuma-se dizer que quando não há notícias é uma boa notícia, certo? ;)

    O procedimento é simples:
    -> fala com o banco
    -> banco fala com um balcão Casa Pronta, se existir
    -> marcam um dia
    -> aparece, paga e assina
    -> entregam-lhe as chaves
    -> pede a isenção do IMI
    -> já está

    Está-se é a esquecer de outra despesa importante que é o Imposto de Selo: 0,8% do valor do imóvel e 0,6% do valor do empréstimo (sim, leu bem, paga duas vezes). Uma roubalheira, mas o que é que se há-de fazer...
  4.  # 5

    Também há lugar a isenção de IMT mesmo que o imóvel custe mais de 87.500€...é um imposto municipal e estas isenções são decididas em assembleia municipal.

    "Benefícios Fiscais - IMT
    Determinadas operações podem beneficiar de isenção ou redução de IMT, nomeadamente a compra ou troca de imóveis para habitação, até determinado valor

    Isenção

    Se um imóvel for adquirido em 2008, exclusivamente para habitação, e o seu valor for inferior a 87.500,00 EUR, no Continente, ou 109.375,00 EUR, nas Regiões Autónomas, está isento do pagamento de IMT.

    Entre outros, podem destacar-se, ainda, os seguintes casos que beneficiam de isenção de IMT:

    - aquisições de imóveis (casas ou terrenos) até ao montante do dobro do saldo da conta emigrante que seja utilizado na compra. Por exemplo, se o preço do prédio for 100.000 EUR e o saldo da conta utilizado na compra for de 45.000 EUR, o IMT a pagar recai só sobre 10.000 EUR. Se o saldo utilizado for de, pelo menos, 50.000 EUR, a isenção é total, não havendo, assim, lugar a pagamento de IMT;

    - aquisições de imóveis para habitação, localizados em certas zonas do interior do país e dentro de determinados preços, por jovens de 18 a 35 anos e para sua habitação própria e permanente;


    - aquisições de terrenos agrícolas por jovens agricultores candidatos a determinados apoios estatais e desde que se destinem à sua primeira instalação, até ao limite de 87.500 EUR, sendo devido IMT pela parte do valor de aquisição do terreno que exceder este limite;

    - aquisições de prédios classificados como património cultural ou como de interesse público, nacional ou municipal;

    - aquisições de prédios para empreendimentos qualificados de utilidade turística.

    Para se obter algumas destas isenções é preciso requerer a concessão do benefício antes de se pagar o IMT e antes de se adquirir a posse ou propriedade dos bens, ou seja antes de realizar a escritura ou de os ocupar. Em regra, o pedido é entregue nos serviços de finanças da zona dos imóveis a adquirir.

    No caso da aquisição de imóveis por emigrantes, que mobilizem a sua conta poupança-emigrante, o reconhecimento desta isenção ou a liquidação do IMT, bem como o seu pagamento, podem efectuar-se sem sair de casa. Para este efeito, deverá aceder à página das Declarações Electrónicas da DGCI, identificar-se com o seu número de contribuinte e senha de acesso, e no Menu lateral escolher sucessivamente as as opções CONTRIBUINTES / ENTREGAR / PATRIMÓNIO /IMT.

    No preenchimento do Quadro V do formulário, deverá seleccionar o Benefício Fiscal com o Código 1, correspondente a "Emigrantes - isenção de imposto através de conta poupança-emigrante". O valor a indicar corresponde ao dobro do montante transferido da Conta Poupança-Emigrante e utilizado na aquisição.

    Redução da Taxa

    No que respeita aos imóveis destinados exclusivamente à habitação, se o valor do imóvel ultrapassar os valores que permitem beneficiar de isenção de IMT, mas for inferior a 543.900 EUR, no Continente, ou 679.875 EUR, nas Regiões Autónomas, a sua transmissão beneficia de uma redução da taxa.

    O valor da redução varia também em função do destino final do imóvel. Deste modo, se o imóvel se destinar exclusivamente à habitação própria e permanente do comprador o IMT a pagar será inferior ao de um imóvel que se destine ao mercado de arrendamento, a segunda habitação ou qualquer outro fim habitacional.


    No caso da cidade onde estou, a Câmara atribui isenção a imóveis que custem até cerca de 150.000 euros - gostava é que alguém me falasse nos timings sobre a isenção do IMT - prazos de pedido, quando pedir, como se faz a escritura tendo direito a isenção, tempo de resposta da câmara...
  5.  # 6

    Anónimo disse:
    Visto que está tão 'bem informado', não se percebe porque anda colocar questões para as quais já tem a resposta.
    •  
      FD
    • 17 outubro 2008 editado

     # 7

    Desconhecia esse benefício, como não estava no Código do IMT... Agora já vi que está no Estatuto dos Benefícios Fiscais.

    Pelo que percebi do que li, vai à Câmara Municipal pedir um parecer e antes de fazer a escritura vai às finanças com esse parecer. Aí entregam-lhe um documento para entrega no balcão Casa Pronta em como está isento do IMT. Será isto?

    Mas acho que ninguém o poderá esclarecer melhor que a Câmara em questão e a repartição de finanças do município, visto que a questão dos prazos não me parece estar regulada.

    Anónimo, não seja assim, hoje já é 6ª feira... :)
  6.  # 8

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Visto que está tão 'bem informado', não se percebe porque anda colocar questões para as quais já tem a resposta.


    Gostava de saber eram os timings caríssimo...

    Já me disseram que primeiro é preciso pagar, e depois há reembolso.

    Já me disseram que basta pedir isenção...mas depois como funciona aquando da escritura?

    Aí é que estão as duvidas...
  7.  # 9

    Anónimo disse:
    Fácil, meu caro
    Contrata os serviços de um profissional do foro, visto que não sabe bem o que pretende - (já vai para lá de 4 meses, aqui e noutros 'sitios'), e esclarece todas as dúvidas, e com certeza que terá o seu caso resolvido e sem grandes demoras.

    Pense nisso

    Bom fim-de-semana
  8.  # 10

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Fácil, meu caro
    Contrata os serviços de um profissional do foro, visto que não sabe bem o que pretende - (já vai para lá de 4 meses, aqui e noutros 'sitios'), e esclarece todas as dúvidas, e com certeza que terá o seu caso resolvido e sem grandes demoras.

    Pense nisso

    Bom fim-de-semana


    Beba 25,43 cl de água com 10,68 gr de ENO...pode ser que lhe faça bem
  9.  # 11

    Anónimo disse:
    Vejo-me, obrigado a admitir que teve graça

    Desejo-lhe boa sorte nesse seu negócio (?)
  10.  # 12

    A avaliação do imóvel já foi. Avaliaram por 126.300 euros!!

    O apartamento é este:
    https://forumdacasa.com/discussion/1165/apartamento-condominio-ideias/#Item_17

    Como é que é possível...com as condições que aquilo tem:

    - Certificação energética classe A
    - Piso radiante com aquecimento por placas solares
    - Isolamento tipo capoto da Maxit, impermeabilizante
    - Flutuante em madeira nobre de 1 cm
    - Cozinha toda equipada (mobiliário, lava louça, microondas, exaustor, forno, placa vitroceramica)
    - Condomínio fechado com espaços verdes e sistema de rega privativo (a água não é da rede publica - é de um "furo")
    - Jardim de 25 m2 privativo
    - Sistema de domótica "casa inteligente"
    - Revestimentos e mosaicos da cozinha e casa de banho - révigrés, gama ilusion e aroma
    - Estores eléctricos
    - Tectos falsos/suspensos
    - Garagem de 60 m2

    A avaliação ainda ficou abaixo do que eu estou a dar pelo apartamento!

    O que vale é que dá um Racio Fin. Garantia de 79% e dá para um spread de 0,4...

    Estava à espera de no mínimo 130 e poucos mil!

    Que ****´s......
  11.  # 13

    Colocado por: hpassosA avaliação do imóvel já foi. Avaliaram por 126.300 euros!!

    O apartamento é este:
    https://forumdacasa.com/discussion/1165/apartamento-condominio-ideias/#Item_17

    Como é que é possível...com as condições que aquilo tem:

    - Certificação energética classe A
    - Piso radiante com aquecimento por placas solares
    - Isolamento tipo capoto da Maxit, impermeabilizante
    - Flutuante em madeira nobre de 1 cm
    - Cozinha toda equipada (mobiliário, lava louça, microondas, exaustor, forno, placa vitroceramica)
    - Condomínio fechado com espaços verdes e sistema de rega privativo (a água não é da rede publica - é de um "furo")
    - Jardim de 25 m2 privativo
    - Sistema de domótica "casa inteligente"
    - Revestimentos e mosaicos da cozinha e casa de banho - révigrés, gama ilusion e aroma
    - Estores eléctricos
    - Tectos falsos/suspensos
    - Garagem de 60 m2

    A avaliação ainda ficou abaixo do que eu estou a dar pelo apartamento!

    O que vale é que dá um Racio Fin. Garantia de 79% e dá para um spread de 0,4...

    Estava à espera de no mínimo 130 e poucos mil!

    Que ****´s......


    Isso só significa que você avaliou mal.
    • vr
    • 6 janeiro 2009

     # 14

    1-Vou comprar um apartamento que não esta em nenhuma zona especial ,
    tenho na mesma de colocar no site e esperar 10 dias?
    "Colocar informação no site www.casapronta.mj.pt relativamente ao prédio que se pretende vender (identificação do vendedor, do comprador, do imóvel e indicação do preço)" ?

    2-O meu banco o Barclays , não tem experiência neste assunto ( Casa Pronta), como agora posso fazer o registo em qualquer
    sítio como proceder? Digo ao banco para marcar no Casa Pronta de Braga(exemplo)? eles podem recusar-se ?
    O registo antes de 1 Janeiro teria de ser na conservatoria de Guimarães.

    Como procedo? peço ao banco para ligar para o Casa Pronta e combinar o dia?

    Obrigado,
    Dr Vitor Costa
  12.  # 15

    Colocado por: vrDr Vitor Costa

    Estas assinaturas dão cabo de mim...
  13.  # 16

    Boa noite, também estou a pensar em comprar casa e desconhecia por completo a isenção do IMT. Se não é indiscrição qual é a cidade onde está para comprar casa ou em que cidades é que este ponto em particular se aplica?

    - aquisições de imóveis para habitação, localizados em certas zonas do interior do país e dentro de determinados preços, por jovens de 18 a 35 anos e para sua habitação própria e permanente;
  14.  # 17

    Boas...

    Vinha por umas questões sobre timings...

    A minha casa já era para estar pronta, mas...claro! Atrasos!

    Neste momento o empreiteiro diz-me:

    "Relativamente às licenças, estamos apenas à espera do certificado de vistoria da Certiel, para poder avançar com o processo da licença de ultilização na câmara municipal.
    Infelizmente os timings do processo da certiel foge completamente do nosso controlo, pelo que teremos de aguardar
    "

    Parece que tem a aver com o licenciamento da instalação electrica...

    A certidão predial da Fracção, de acordo com a propriedade horizontal já aprovada e registada já me entregou...

    Ainda faltará muito para sair a licensa de habitabilidade?

    Obrigado
  15.  # 18

    Ola a todos,

    Eu comprei a poucos dias um apartamento em lisbo no alto de são joão!

    De todos este processo o que tenho a dizer é:

    Primeiro O BANCO.
    a isntituição financeira com que trabalho, na simulação tinha um spred de tb 0,4. Após a avaliação disseram que ia ter um spread de 1,25 e q tlvz fosse aos 1%. Depois de mt barulhos, espernear chatear etc etc etc consegui no final um spread de 0,8.
    Bom quero isto dizer q num espaço de 6 meses a avaliação da casa foi dos 125 000 para os 99 200€. Pedi um financiamento de 74500€
    Cuidado com os spreads q vos são propostos.

    Segundo - CASA PRONTA
    Aqui so me apetece dizer asneiras "#$%$$%&"#%$"&%#"#%&"#&"#E&"%"#%"&
    Bom todos e reforço o TODOS os bancos andam a fugir deles... as marcações estao com mt tempo, por isso precionem e mantenham-se em cima das datas. eu tinha 3 meses pra escritura e consegui faze-la a 2 dias do final do prazo... sim 2 dias... e era eu todos os dias a ligar ao banco a preciona-los, ameaça-los de queixas ao BdP, e um processo em cima pk se perdesse o sinal a culpa n seria minha e eles teriam que me pagar o sinal. por isso CUIDADO, atençao aos prazos, mesmo que falte 2 meses comecem ja a precionar...

    De resto depois la na Casa pronta foi tudo bem... isto é +\-... ainda tive q ir as finanças por causa do IMT e imposto Selo, pois o "sistema informatico casa pronta" n esta a funcionar a 100% lololol mas pronto ja tenho a minha casa... ou melhor a casa do banco lololol

    Já agora, comprei a casa e agora??

    Como é para pedir isenção do IMI??
    tenho q colocar la a minha morada fiscal?
    e tenho tb q alterar nos meus documentos todos?? (carta d condução, BI, etc etc etc?? ) é que eu ainda irei demorar um pouco para ir morar pra la... obra

    o que mais tenho que fazer?
    s

    obrigado
  16.  # 19

    Alguém sabe da situação da isenção do IMT ao abrigo da interioridade??

    http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/archive/00392/Regi_es_Interior_392680a.pdf

    Já me disseram que primeiro é preciso pagar na camara, e depois há reembolso.

    Já me disseram que basta pedir isenção...mas depois como funciona aquando da escritura?

    Alguém me sabe dizer??

    Obrigado
    • ng3
    • 29 junho 2009

     # 20

    uma coisa que eu acho impressionante é que os custos do processo no banco as despesas são diferentes de banco para banco o que me leva a crer que eles põe bem a mão no bolso do clientes grandes exploradores.
 
0.0219 seg. NEW