Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma vivenda isolada e como tal, tenho as caixas para o exterior. O que se sucedeu foi que tenho MEO vindo da caixa propria da Portugal Telecom indo para a suposta minha caixa e depois para a ATI. O meu zinho pediu Meo e fizeram a ligação através da minha caixa exteior ( a que está encastrada no meu muro) dizendo que a caixa era deles e servia de central para as outras vivendas.
    O meu vizinho também tem uma caixa exteior e a meu ver não deviam passar da minha caixa para a dele pois se eu tiver algum problema ou cortar o serviço ele perde a ligação.
    Fizeram tipo um chante ou qualquer coisa do género.Para além disso a caixa penso que é minha visto ter sido obrigatório ter essa caixa e o construtor de certeza ter pago, consequentemente eu ter pago a casa.

    O que posso fazer numa situação destas.

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Sinceramente não lhe sei responder...
    mas se a caixa é deles então eu pedia uma renda à PT:)
  3.  # 3

    O próximo passo é esse, mas já liguei para o 16200 a exigir que tirassem a outra ligação ou então tirava eu.
    Alguém pode ajudar neste caso chato?
  4.  # 4

    consulte o DL123/2009, sobre o ITED, e procure lá o que diz sobre as ligações do operador na CEMU (Caixa de Entrada Moradia unifamiliar).

    tanto quanto sei, a caixa é sua, e deve servi-lo só a si, pois é nessa caixa que o operador o "desliga" caso não pague a renda... e assim, nesse caso, desliga-o a si e ao vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jgoncalves
    • pom
    • 3 agosto 2011 editado

     # 5

    A ligar...não vai lá.

    Exposição via mail. Parece-me que 'essa ligação' tem muito que se lhe diga...
    •  
      FD
    • 3 agosto 2011

     # 6

    Não esquecer que essas ligações são feitas por empresas subcontratadas cujo profissionalismo, algumas vezes, deixa a desejar...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., PMir, Meia Cuca, jgoncalves, Silver Wolf
    • eu
    • 3 agosto 2011

     # 7

    Essa caixa no seu muro, chamada de CEMU, é sua e só sua, pelo que os que eles fizeram está errado.

    Mas esta situação também não o prejudica em nada, pois não? Afinal qual é o problema?
  5.  # 8

    Como disse a caixa é minha e só minha. Não tem de fazer este tipo de ligações. Pois pagamos pata termos tudo , cada vez é pior e eles como são pobres, para não gastarem cabo que dava muito trabalho, vão ao do vizinho que é muito mais fácil. Sendo assim tinha feito eu uma puxada e pagavamos a meias a ligação. É uma questão de principio.
    O correto é vir da caixa principal e não da minha.
  6.  # 9

    Concordo com o FD.

    Historinha:
    Antes de existir TV-cabo, informei-me junto dos serviços técnicos (foi difícil, porque parecia que eles só tinham vendedores!!), das condições necessárias para não me colocarem cabos pendurados por todo o lado num edifício novo.

    Vali-me de conhecimentos (um meu cliente era presidente de uma das empresas de TV-cabo) e lá consegui deixar o prédio todo preparadinho para o futuro.

    Anos (poucos anos) depois, quando foram lá instalar a TV por cabo, havia uma série de caixas e tubagens (super dimensionadas) devidamente identificados para receberem os cabos desde a rua até aos condóminos. E não é que os instaladores já iam preparados para furar betão e deixar cabos pendurados por todo o lado?!?

    Não fosse eu estar (por sorte) por perto, e aquilo havia de ficar um belo arraial...
  7.  # 10

    faça uma reclamação para o provedor do cliente...
  8.  # 11

    Se tiver hipótese vá a uma loja da PT com uma carta a explicar o sucedido e começe por solicitar o livro de reclamações.
    Se falar em DECO também costuma dar resultado: por exemplo que enviou ou vai enviar uma cópia da carta à DECO...
    Penso que não será necessário chegar a vias de facto, ou seja não deve ter de escrever nada no livro de reclamações. A vontade de solucionar o seu problema por parte do atendimento será bem maior...:o)
  9.  # 12

    Colocado por: jgoncalvesBom dia,

    Tenho uma vivenda isolada e como tal, tenho as caixas para o exterior. O que se sucedeu foi que tenho MEO vindo da caixa propria da Portugal Telecom indo para a suposta minha caixa e depois para a ATI. O meu zinho pediu Meo e fizeram a ligação através da minha caixa exteior ( a que está encastrada no meu muro) dizendo que a caixa era deles e servia de central para as outras vivendas.
    O meu vizinho também tem uma caixa exteior e a meu ver não deviam passar da minha caixa para a dele pois se eu tiver algum problema ou cortar o serviço ele perde a ligação.
    Fizeram tipo um chante ou qualquer coisa do género.Para além disso a caixa penso que é minha visto ter sido obrigatório ter essa caixa e o construtor de certeza ter pago, consequentemente eu ter pago a casa.

    O que posso fazer numa situação destas.

    Obrigado pela ajuda
    na sua p1 só pode estar ligado o que é seu, independentemente de eles colocarem uma fechadura com chave universal que só eles mexem, o seu vizinho tem que ter uma igual e que deve ser ligada a caixa grande pt que deve estar instalada no passeio, pergunto algum amigo do seu vizinho que é da pt não terá la ido buscar de borla?
  10.  # 13

    Anos (poucos anos) depois, quando foram lá instalar a TV por cabo, havia uma série de caixas e tubagens (super dimensionadas) devidamente identificados para receberem os cabos desde a rua até aos condóminos. E não é que os instaladores já iam preparados para furar betão e deixar cabos pendurados por todo o lado?!?

    Num caso que se passou comigo, iam preparados e furaram betão, paredes, cantarias (numa delas aparentemente "enganaram-se" e deixaram um furo aberto no peitoril de uma janela que "desaguava" numa parede interior...). A casa tinha acabado de ser remodelada. Informei a inquilina de que não queria cabos pendurados na fachada e informei-a de que se tinha feito instalação subterrânea através do jardim e mostrei-lhe a caixa de ligação para os cabos no muro. A senhora comunicou a informação aos bandalhos, disseram que "não viam a caixa" e fizeram passar os cabos exactamente pelos mesmos sítios por onde passavam antes da remodelação...
  11.  # 14

    Já fiz reclamação por e-mail para a pt e copia para a IPC-ANACOM. Se até sexta não tiver noticias irei fazer reclamação por escrito na PT. Se não chegar desligo a outra ligação.
  12.  # 15

    carta registada é que é garante que a reclamação lá chega...
    ...e sim, desligue a outra o quanto antes, assim sempre terá o seu vizinho também a chatear a PT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jgoncalves
  13.  # 16

    já agora alguém me sabe dizer quantos cabos devem de sair do chão, pois tenho um para ligar a televisão (o normal para a televisão) um preto que tem muitos fios finos de várias cores, um branco com fios finos também de varias cores e tenho um preto com dois fios finos que vão ligar juntamente com o outro fio que tem muitos fios finos (penso que seja este que está a mais).
    Desculpem-me, mas os nomes dos cabos ainda não sei.
  14.  # 17

    Boa tarde, pelos conhecimentos que tenho vou tentar ajudar. Faço-lhe uma pergunta: A sua vivenda está ou faz parte de alguma urbanização? Vem isto a propósito porque em tudo o que li não é suficientemente claro que tenha sido o jgoncalves a construir a dita caixa onde está a CEMU, se foi então tem toda a razão para protestar e ir até às últimas consequências. Mas deixo-lhe uma outra pergunta: como é que o seu vizinho tem a caixa de CEMU dele ligada à sua?
    Só pode ser por tubagem saída da sua CEMU, embebida no seu muro e das duas uma essa tubagem vai dar à CVP (caixa de visita permanente) da PT e daí sairá para a CEMU do seu vizinho, ou segue logo da sua CEMU para a dele.
    De qualquer modo a caixa que está no seu muro se foi construída por si é só por si a mais ninguem pertence senão ao jgoncalves. Apesar de longa a explicação espero ter sido útil.
    Quanto aos cabos deverá ter um único cabo (TV,NET e Telefone fixo) se for uma unica empresa a prestar estes três serviços (são os designados pacotes), se forem varias empresas então será um cabo por cada um dos serviços o que normalmente não se deve fazer.
  15.  # 18

    A minha vivenda é isolada, tendo eu uma CEMU e o meu vizinho do lado, outra; existem mais vivendas quer dos lados como de frente pois passa uma estrada principal pelo meio.Existe nessa estrada uma caixa principal da PT e é daí que vem o meu cabo. Os da empresa que esteve a fazer esta ilegalidade passaram do interior da minha caixa embutida no meu muro que vai dar à CVP da PT e daí sai para a CEMU do meu vizinho. Pelo que li e sei a caixa foi colocada pelo construtor e como comprei a casa teoricamente fui eu que a paguei, os da PT só colocam uma fechadura deles para garantir segurança. Quanto à empresa é apenas uma instaladora e presta esses 3 serviços (ou pacotes) De qualquer maneira tenho um cabo coaxial, um cabo para 4 pares de cobre e um cabo terra. Espero que tenha ajudado nesta explicação para me ajudarem.
  16.  # 19

    Meu caro jgoncalves, pelo que nos disse dá-me a sensação que do bolo rei calhou-lhe a fava. Explico: há projectistas para infraestruturas de telecomunicações que em projecto colocam pilaretes técnicos no alinhamento dos muros, o construtor limita-se a construir o muro deixando logicamente o dito pilarete encastrado no muro, os técnicos de projecto fazem isto para não ocupar espaço no passeio, normalmente uma caixa deste tipo irá servir no máximo 5 fracções (vivendas). Se possivel solicite ao construtor o projecto de infraestruturas de telecomunicações e assim poderá esclarecer todas as duvidas.Quanto aos cabos pode-se considerar correto (coaxial-TV; 4 pares-telefone, net).
  17.  # 20

    Obrigado pela ajuda que disponibilizaram.
    O caso ainda não está resolvido, mas posso dizer que a caixa pertence-me e que eles não podiam fazer o que fizeram. Porque uma CEMU não serve para fornecer outras vivendas, pelo menos na certificação da minhas telecomunicações exitente na Câmara e que pertence a minha casa nada o diz. A anacom diz a mesma coisa e a PT também só que neste caso o técnico que esteve a averiguar a situação diz que se assim eu pretender a maneira de resolver a questão é colocar postes, o que é um absurdo visto eu já ter ligação por conduta da PT e que vai ligar à minha CEMU. Mais uma vez vão pelo que dá mais jeito e não por fazer as instalações como deve de ser. Pagamos e ainda temos de levar com isto. Pelos vistos ainda vai dar um pouco de trabalho, mas se a situação se resolver, irei colocar aqui. De momento aguardo resposta via e-mail da PT.O que se torna um pouco dificil pois indica que tenho razão e torna-se um pouco chato.
 
0.0222 seg. NEW