Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Concluí o processo de escolha de empreiteiro. Depois da recolha e comparação de diversos orçamentos foi escolhido o empreiteiro e aceite o orçamento.

    Após informar um dos empreiteiros que tinha optado por outro orçamento, este informa-me que tenho de pagar o orçamento. Acrescento que o empreiteiro nunca me informou que o seu orçamento iria ter custo. Só abordou esse assunto quando informamos que o seu orçamento não foi aceite. Aquando do pedido de orçamento não foi discutido a existência de algum custo.

    Gostaria de saber a opinião do fórum sobre as vossas experiências e sobre o custo "normal" de um orçamento para uma empreitada "chave na mão" de apartamento e loja comercial.

    Cumprimentos
    • naar
    • 5 agosto 2011

     # 2

    este informa-me que tenho de pagar o orçamento


    E onde estava isso escrito, sabe?
    Concordam com este comentário: NELSON SANTOS, Moura82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NELSON SANTOS
  2.  # 3

    Colocado por: naar

    E onde estava isso escrito, sabe?


    Nunca vi nada escrito sobre assunto. Não está nada escrito no orçamento a alertar. Não vi nada escrito em nenhuma tabela de preços. Só fui informado por telefone, quando liguei ao empreiteiro a dizer que tinha declinado o seu orçamento.

    Saudações
  3.  # 4

    Colocado por: twopisces

    Nunca vi nada escrito sobre assunto. Não está nada escrito no orçamento a alertar. Não vi nada escrito em nenhuma tabela de preços. Só fui informado por telefone, quando liguei ao empreiteiro a dizer que tinha declinado o seu orçamento.

    Saudações


    há com cada um!!!!
    • eu
    • 5 agosto 2011

     # 5

    LOL... esta nunca tinha ouvido...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, J.C
    • J.C
    • 5 agosto 2011

     # 6

    pagar 1 orçamento por não ser aceite??? deve ser p'ra rir.então eu, ja estava rico.
    Realmente! Ha cada um.
  4.  # 7

    Colocado por: J.Cpagar 1 orçamento por não ser aceite?


    Ninguém disse que o orçamento não era pago por não ser aceite. Na prática não vejo mal nenhum em cobrar um orçamento, afinal de contas há trabalho envolvido. O que é preciso é que as coisas sejam/estejam claras.
    Concordam com este comentário: FD, naar, pdavidmarques, kuGu_eLu
  5.  # 8

    Há orçamentos que dão uma grande carga de trabalhos e despesas por parte de alguns construtores ou empreiteiros para os fazer,não sei se esse empreiteiro lhe deu a entender antes o que digo,se o esclareceu;penso que deve pagar o trabalho dele.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, Tiagm2, J.C
    • J.C
    • 5 agosto 2011

     # 9

    Pois...Mas não parece o caso! O que percebi foi!
    Não foi referido nem escrito, que o referido orçamento, era a pagantes.
    Por outro lado , Danobrega tem razão claro, que há trabalho envolvido.
    Tempo, gasoleo, desgaste das viaturas, papel e tinta e, por ai fora.
    Mas só assim se consegue trabalhar.são as chamadas pequenas quebras.
    Eu não faço isso, daì o meu comentário, (Não se ganhou este? ganha-se o proximo)
  6.  # 10

    Colocado por: Jorge RochaHá orçamentos que dão uma grande carga de trabalhos e despesas por parte de alguns construtores ou empreiteiros para os fazer,não sei se esse empreiteiro lhe deu a entender antes o que digo,se o esclareceu;penso que deve pagar o trabalho dele.
    Concordam com este comentário:J.C


    Pagar nada!
    Deu trabalho? É o risco de ter casa aberta! Dão-se orçamentos para ganhar obras e ter trabalho, ganhar dinheiro honesto!

    Quer ganhar ao orçamento?

    twopisces:
    peça o livro de reclamações!
    o construtor que vá para tribunal se quiser!
  7.  # 11

    ganhar dinheiro honesto!
    orcamentar uma obra nao é ganhar dinheiro honestamente? eu não lhe digo quanto levo para orcamentar uma obra que sei de antemão que o cliente só quer comparar orçamentos, pois já decidiu há muito o empreiteiro, e mais não digo.,..
    Concordam com este comentário: nunal, Tiagm2, XPTObras
  8.  # 12

    Para muitos "clientes" os orçamentos deviam ser cobrados e bem!!! Muita gente anda a brincar com o trabalho dos outros.
    Concordam com este comentário: naar, Máquina, Tiagm2
  9.  # 13

    Colocado por: Jorge RochaHá orçamentos que dão uma grande carga de trabalhos e despesas por parte de alguns construtores ou empreiteiros para os fazer,não sei se esse empreiteiro lhe deu a entender antes o que digo,se o esclareceu;penso que deve pagar o trabalho dele.
    Concordam com este comentário:pdavidmarques,J.C


    Esclareço que o empreiteiro nunca informou ou deu a entender que iria cobrar pelo orçamento. Percebo perfeitamente que dar um orçamento envolve muito trabalho, mas não me parece correcto informar o cliente que o orçamento tem custos depois da sua entrega e após o cliente ter informado que declinava o orçamento.

    Se o empreiteiro informasse que o orçamento teria determinado custo, nem colocava qualquer tipo de questão. Agora nestas circunstâncias não me parece no mínimo correcto.

    No meu caso, de vários orçamentos que solicitei e recebi orçamento, só um empreiteiro, e na minha opinião de forma errada, solicitou cobrança pelo orçamento. É habitual cobrar-se pelos orçamentos?

    Pela minha pouca experiência, o habitual será ter orçamentos gratuitos, não deveria o empreiteiro alertar o cliente que o seu orçamento deveria ser pago, mas antecipadamente?

    Cumprimentos.
  10.  # 14

    Ainda me lembro quando se levava 5 contos por um orçamento. Se era justo? Claro que era, já que implicava deslocações, trabalho na orçamentação...mas se o trabalho fosse adjudicado o desconto relativo ao orçamento era efectuado.
    Hoje em dia e da maneira como está a "selva" é impossível tal situação. Essa empresa ficava à partida de fora do concurso porque seriam uns "ladrões" e "aldrabões".
    Visita, orçamentação e desenhos 3D, pode implicar bem mais de um dia de trabalho para um homem (digam se esses cinco contos chegam). Costumo dizer que chama-se a isto semear, convém é não semear em terreno infértil. Uns ganham-se outros perdem-se...o que interessa é a consciência de que fizemos o nosso melhor. Quantos mais orçamentos uma empresa fizer mais probabilidades tem a nível de volume trabalho.

    Colocado por: twopisces
    Após informar um dos empreiteiros que tinha optado por outro orçamento, este informa-me que tenho de pagar o orçamento.


    De louvar a sua atitude. É o mínimo que se pode fazer, muitas vezes esquecida...no meu caso já fico satisfeito quando recebo esse feedback.
    No entanto já tive clientes que me informaram que determinado orçamento não foi adjudicado e perguntaram quando tinham que pagar pelo trabalho relativo ao orçamento e desenho, sabendo de antemão que era gratuito (mas fica bem atitude). Cada caso é um caso.
    Neste caso caro twopisces como nada foi acordado...não tem que pagar nada.

    Cump.
    Lucílio
    Concordam com este comentário: Luis K. W., naar, Máquina, jorgealves, ruiamaral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: twopisces
    • naar
    • 5 agosto 2011

     # 15

    Colocado por: twopisces

    Nunca vi nada escrito sobre assunto. Não está nada escrito no orçamento a alertar. Não vi nada escrito em nenhuma tabela de preços. Só fui informado por telefone, quando liguei ao empreiteiro a dizer que tinha declinado o seu orçamento.

    Saudações


    Então só tem que responder ao empreiteiro que se ele quer receber por orçamentos recusados tem a obrigação de informar os potenciais clientes desse facto.

    Normalmente na construção civil os orçamentos são gratuitos.

    Se deviam ser?

    Isso é tão subjectivo, depende de muitos factores.

    Durma descansado e boas obras.
  11.  # 16

    Isto no minimo é insolito , o twopisces teve a dignidade de fazer aquilo que a maior parte de nós nao faz ( e o " premio " é pagar o orcamento)...
    Haja vergonha...
  12.  # 17

    Também concordo que alguns orçamentos (os mais trabalhosos) deveriam ser pagos... Mas no acto de entrega do referido orçamento, independentemente a a obra lhe vai ser adjudicada ou não. Por se tratar de um serviço, e não um chamariz. Tipo, se fizer a obra é de borla, se não... PAGA!!
  13.  # 18

    Se um empreiteiro me pedisse dinheiro por um orçamento, ía à vidinha dele, que eu ía à minha!!

    E se cobrasse sem ter avisado, ficava na conta de oportunista!
  14.  # 19

    Colocado por: ParamonteSe um empreiteiro me pedisse dinheiro por um orçamento, ía à vidinha dele, que eu ía à minha!!

    Imaginem 10.000 obras para as quais são pedidos 150.000 orçamentos (15 orçamentos/obra).
    Se cada orçamento levar apenas UM DIA de trabalho, são 140.000 dias de trabalho que vão para o lixo.
    Uns 10 a 15 milhõezitos de euros de custos sem retorno.
    E quem acham que acaba por pagar estes custos?
    A empresa ?
    Nope. :-)
    É o dono-de-obra.
    É sempre o cliente final quem acaba por pagar os custos da empresa (a não ser que a empresa trabalhe abaixo do preço de custo e, nesse caso, não durará muito tempo).

    Por isto eu acho que todos os empreiteiros deviam cobrar um valor, mesmo que simbólico (50 ou 100 euros) para que haja mais respeito pelo seu trabalho, e para não andarem a acumular custos ao trabalhar à borla.

    Reparem que, se os donos-de-obra em vez de pedirem 15 orçamentos pedirem 5, em vez de haver 10-15 milhões de prejuízos nas empresas haverá apenas 3-4 milhões.
    E isto reduzirá os custos de estrutura das empresas o que lhes permitirá terem valores mais baixos para o cliente final.


    (*) estou a falar de orçamentos de remodelações completas (valores acima dos 25mil euros), ou de contrução de raiz, claro.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, danobrega
  15.  # 20

    Nah, o custo do orçamento deve ficar a cargo do empreiteiro, caso contrário faria lógica ele cobrar-nos uma taxa por cada telefonema, tipo, se atender 10 chamadas por dia e perder 10 minutos em cada chamada etç etç, o orçamento faz parte dos custos de opeação do negócio que ele depois deve fazer reflectir nos custos finais do negócio.
 
0.0225 seg. NEW