Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Gasto uma bilha de butano (13Kg) por ano.

Esta bilha esta apenas dedicada à caldeira de apoio, por isso não tem nada que saber:
    Troco-a por volta do natal. Já é a 2º ano que isto acontece, e este ano a caldeira foi desligada no final do mes de Fevereiro.

Colocado por: rnja4Real

boas,
    é mesmo conforme diz?
    gasta 20€/ano em AQS para 4 pessoas?
    cumprimentos
  2.  # 22

Colocado por: system32Gasto uma bilha de butano (13Kg) por ano.
    Esta bilha esta apenas dedicada à caldeira de apoio, por isso não tem nada que saber:
    Troco-a por volta do natal. Já é a 2º ano que isto acontece, e este ano a caldeira foi desligada no final do mes de Fevereiro.

É obra ...
    aliás, eu se fosse a si não colocava aqui fotos do sistema,
    o melhor para si é registar a patente e começar a vender.
    Sinceramente, não acredito, partindo do principio que as 4 pessoas lá em casa tomam banho de 2 em 2 dias com a água a uma temperatura de 38ºC.
  3.  # 23

Colocado por: system32Gasto uma bilha de butano (13Kg) por ano.

Eu até posso acreditar nisso, agora diga-me lá uma coisa, em que zona do país é que vive.... certamente que não é na Guarda, Covilhã, Bragança ou Évora.

com uma pequena pesquisa encontrei um tópico do system32 em que nele diz o seguinte:

Consumos:
    Meia duzia de euros em electricidade
    Caldeira ligada no inicio de novembro
    Gastou até ao natal de 2009, um restinho de uma bilha de gas.
    Caldeira desligada no final de março
    Ligada em novembro de 2010
    Gastou uma bilha de gas até ao natal de 2010

Desligada em fevereiro de 2011

Continua...

ligada em Novembro de 2010 e até a natal de 2010 gastou uma bilha.... nada mau, 1 mês 1 bilha...

"bóta" lenha na fogueira....
  4.  # 24

5.  # 25

Quando digo ligada em..., ou desligada em...: refiro-me à caldeira!!

Colocado por: ultrahipermega

Eu até posso acreditar nisso, agora diga-me lá uma coisa, em que zona do país é que vive.... certamente que não é na Guarda, Covilhã, Bragança ou Évora.

com uma pequena pesquisa encontrei um tópico do system32 em que nele diz o seguinte:

Consumos:
    Meia duzia de euros em electricidade
    Caldeira ligada no inicio de novembro
    Caldeira desligada no final de março
    Ligada em novembro de 2010

Desligada em fevereiro de 2011

Continua...

ligada em Novembro de 2010 e até a natal de 2010 gastou uma bilha.... nada mau, 1 mês 1 bilha...

"bóta" lenha na fogueira....
  6.  # 26

Colocado por: system32Quando digo ligada em..., ou desligada em...: refiro-me à caldeira!!

Mas eu tb me estava a referir à caldeira, de Novembro de 2010 até Dezembro de 2010 é um mês de intervalo, se nesse intervalo gastou 1 bilha de gás não está a fazer milagre nenhum... ou sou eu que ado a ver as coisas de pernas para o ar??
  7.  # 27

Não: a bilha dura de natal a natal ou seja: mete-se no natal, desliga-se em fevereiro , torna-se a ligar em novembro e troca-se no natal.

Mas veja a discução da minha instalação, veja os promenores que até podem ajudar ao feito!
  8.  # 28

o que eu lhe estou a dizer é que você se enganou nas datas, desde Novembro de 2009 até Dezembro de 2010 gastou uma bilha, mas você diz que é de Novembro de 2010 até a natal de 2010, óra esse intervalo é só de 1 mês.
  9.  # 29

Colocado por: ultrahipermegao que eu lhe estou a dizer é que você se enganou nas datas, desde Novembro de 2009 até Dezembro de 2010 gastou uma bilha, mas você diz que é de Novembro de 2010 até a natal de 2010, óra esse intervalo é só de 1 mês.

...

Qual a duvida??
    O resto da converça é sobre a caldeira
  10.  # 30

Caríssimos..
    eu.. não sendo instalador.. e percebendo pouco da pesca.. depois de ver as fotos do tópico do system 32.. digo-vos uma coisa.. quem andou a fazer aquela instalação, se fosse para mim.. no final.. começava a fazer tudo de novo.. porque a coisa de aspecto.. parece coisa de criança..
    depois.. isolamento que deve estar no exterior, aquele que tem uma capa branca.. está no interior.. e no exterior.. andaram com fita no exterior.. e fita aqui.. fita ali... ui.. que miséria.. revela a inexperiência e falta de planeamento da instalação..!
    mas independentemente do aspecto.. tenho uma dúvida..! no inverno a AQS sai directamente da caldeira mural para a instalação, certo?
    se assim for.. e se não tiver um recuperador com água para aquecer a água do depósito, não me parece que tenho porque o depósito de inércia não parece ter mais nenhuma serpentina.. parece-me o milagre da multiplicação do gás..! hehe; portanto.. Parabéns

cumps.
  11.  # 31

caro filipeleaosilva

Considere um depósito de inércia com os tais 300l, mas com duas serpentinas, e a instalação de um recuperador.. e uns radiadores nos quartos e WC..

é a solução que vou instalar em casa..! e que tenho instalado em casa dos meus pais à 2 anos.. e gás no inverno.. só é utilizado quando não se esteve em casa nos dias anteriores..

cumps.
  12.  # 32

O isolamento do circuito primario é o mesmo no interior e no exterior

O aspecto de algum isolamento interior não é o melhor porque já fui eu que o coloquei.
    O instalador não isolou alguns tubos, por exemplo o tubo que vao para a caldeira.
    A ligação à rede é feita logo abaixo da caldeira, esta serve como esquentador, completando apenas o necessario até aos 45º.
    Até tenho uma 2º serpentina , mas a caldeira está montada como esquentador com entrada da agua do deposito e não da rede, e não como outro circuito primario do deposito. Ou seja a agua da caldeira apenas é aquecida pelo solar. e em pleno inverno é normal ter 20 a 30º.
    a caldeira aquece o resto até aos 45º. por isso está quase sempre com a chama no minimo, dai o consumo ser menor

Colocado por: Ricardo.FigueiredoCaríssimos..
    eu.. não sendo instalador.. e percebendo pouco da pesca.. depois de ver as fotos do tópico do system 32.. digo-vos uma coisa.. quem andou a fazer aquela instalação, se fosse para mim.. no final.. começava a fazer tudo de novo.. porque a coisa de aspecto.. parece coisa de criança..
    depois.. isolamento que deve estar no exterior, aquele que tem uma capa branca.. está no interior.. e no exterior.. andaram com fita no exterior.. e fita aqui.. fita ali... ui.. que miséria.. revela a inexperiência e falta de planeamento da instalação..!
    mas independentemente do aspecto.. tenho uma dúvida..! no inverno a AQS sai directamente da caldeira mural para a instalação, certo?
    se assim for.. e se não tiver um recuperador com água para aquecer a água do depósito, não me parece que tenho porque o depósito de inércia não parece ter mais nenhuma serpentina.. parece-me o milagre da multiplicação do gás..! hehe; portanto.. Parabéns

cumps.
  13.  # 33

ok..! estou elucidado quanto à instalação que tem.. e tem uma torneira termóstática na saída da caldeira? certo?

cumps.
  14.  # 34

Da caldeira não, tenho uma à saida do deposito a 45º.
    Tenho tambem uma valvula de tres vias que manda agua do deposito directa para a rede ou passando pela caldeira (dependendo da temperatura do deposito: >45º vai para a rede, < 45º vao para a caldeira).
    A caldeira, como tem chama modulante (variavel), apenas aquece a agua, da temperatura que vier do deposito até aos 45º. Logo normalmente trabalha com chama bem pequena e durante 4 ou 5 meses apenas.

Colocado por: Ricardo.Figueiredook..! estou elucidado quanto à instalação que tem.. e tem uma torneira termóstática na saída da caldeira? certo?

cumps.
  15.  # 35

Então DOGMA : tem estado muito caladinho!!!???

Colocado por: DOGMAse você gasta apenas uma garrafa de gás por ano para 4 pessoas é de louvar..ou não é???

pergunte aqui num fórum se alguém consegue o mesmo que você...pergunte???

se assim é tenho de dizer e assumir que é o melhor sistema que passou aqui pelo fórum...é verdade!!
  16.  # 36

uma dúvida:
    diz que liga a caldeira em Nov e desliga no fim de Fev,
    como é que a água aquece naquelas semanas em que não há sol, por ex em Outubro, Março, Abril e até em Agosto ...?
  17.  # 37

Colocado por: filipeleaosilvaEnfim, apesar de baralhado ainda gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o esquema que me foi proposto (ver PDF) - Bomba de calor e paineis.

Agradeço desde já opiniões visto esta ser uma solução diferente da maioria.

Porque n falar com a JAPP - basta procurar na Internet? Têm um vasto leque de soluções em termos de climatização e energias renováveis e os preços ficam muitíssimo abaixo do q é praticado no mercado.

Atenção: n sou comercial ou promotor. Sou um cidadão comum q tb está no processo de construção da sua moradia.

Boa sorte.
  18.  # 38

Até agora nunca necessitei de ligar a caldeira nesse periodos, talvez porque mesmo nublado elas sempre aquecem alguma coisa e depois tenho uma reserva que ainda dá para uns dias.

Numeros redondos 300L a 60º transformam-se em para ai 600 a 45º (com agua a entrar a 30º da rede (no verão)
    a gastar 50L por banho (na melhor das hipoteses) dá para 12 banhos / 7*4/2 = daria para quase uma semana e contanto que o solar não aquecesse nada, como aquece sempre alguma coisa: até agore tenho-me safado.

Um dos termometros que tenho no deposito, mede a temperatura a 2/3 de altura do deposito. Este tambem envia o valor para uma base que tenho no hall dos quartos, logo tenho sempre a noção se tenho agua quente ou não. Se não tiver é faciil ir lá acima ligar a caldeira e passo a ter agua quente. Só nos meses de transição isso aconteceu.
  19.  # 39

Ainda à pouco você aconselhou um forista a compar um deposito em inox...

E já agora: viu o link da minha instalação??

Colocado por: DOGMA
    quem falou em depósitos de inox???...prepare-se primeiro antes de dizer asneiras!!

um cliente de quem??...é um participante como você ou outro qualquer.

mas afinal..é ou não é????

eu acho é que estão a demorar muito essas fotos....ou só tem tempo para me atacar??

repetindo o que já disse: você tem o sistema mais económico daqui do fórum e de todos os sistemas que eu conheço até hoje.
    1 garrafa de BUTANO de 13kg para 4 pessoas por ano...é obra !!!
  20.  # 40

system32, a partir de Fevereiro os painéis já lhe asseguram 100% das necessidades de AQS?
    Se desliga a caldeira é porque já não necessita certo?

0.0252 seg. NEW