Iniciar sessão ou registar-se
    • ndc
    • 2 janeiro 2013 editado

     # 121

    Colocado por: mario74Boa tarde ndc.
    Pretendo fazer o mesmo, como o poderei fazer? Liguei para a EDP e foram logo dizendo que era necessário fazer uma certificação após essa alteração... é mesmo assim?
    ndc

    Apenas alterei na area de cliente, em alteração contratual, preenchendo as caixinhas que lá estão. Atenção que quando depois de preencher a potencia, validar novamente a caixa da tarifa bi-horaria, porque por defeito passa para a normal.
    Não sei o que fizeramm porque não estava em casa, mas foi rápido, menos de 10 minutos.
  1.  # 122

    Mudaram o contador e mudaram tb o diferencial da edp.

    juntaram os 3 fios que vão para o diferencial interior e está feito.

    já se fosse ao contrario é bem mais complicado ne nesse caso sim, já precisava de electricista para depois distibuir as fazes correctamente.
  2.  # 123

    Boa tarde

    Até há uns dias tinha contratado à EDP 10,35 kVA trifásico. Após umas contas achei que estava a pagar demasiado por algo que não usufruía. Ainda tenho esquentador a gás, e nunca uso máquinas ao mesmo tempo que forno, etc... Depois de umas pequenas contas decidi baixar para os 5,75, ao que me disseram que o mínimo trifásico que podia baixar era 6,9. Avancei (erradamente) para o 6,9!
    Neste momento nem a máquina de lavar consigo ter ligada. E aí decidi vasculhar mais um bocado para tentar perceber qual seria o problema. Pelo que percebi a uma das fases está ligada toda a iluminação de tecto, a outra está metade das tomadas (2 quartos, e sala) e na outra metade as restantes tomadas (cozinha, casas de banho, escritório).
    Depois de chegar a esta conclusão percebi porque é que a potência contratada tinha que ser 10,35, mas sempre me tinha perguntado porque raio é que com um valor tão alto não consegui ter uma máquina ligada e 2 bicos da placa ligados quando os pcs do escritório estavam ligados...

    Neste momento tenho:
    cozinha: forno, placa com 2 bicos elécticos, frigorifico, pequena arca congeladora.
    sala: tv, alguma iluminação, e o unico aquecedor da casa que costuma estar muito fraquinho
    escritório: 2 pcs fixos
    2 quarto: iluminação apenas

    As minhas duas perguntas são:
    Telefonei para a EDP, e eles disseram-me que alteravam sem qualquer custo para monofásico, mas que era preciso antes um electrecista alterar a instalação no quadro. Vão aqui duas fotografias. O que preciso de fazer?



    Uma vez alterado para monofásico, e visto já estar bastante habituado a não utlizar muita cosia ao mesmo tempo, serão 5,75 suficientes ou é melhor 6,9?

    Desde já obrigado pela ajuda
    António
  3.  # 124

    medo.... que é que já se passou nesse quadro?

    qual foi a ideia de ter trifásico nessa instalação?

    Meu Deus do céu, acho que nem num palheiro se faz uma coisa dessas....

    mude isso com a maior urgência possível para monofasico.

    Com 10,35 trifásico você tem 3.45 por fase, logo, se alterar para 3.3 monofasico não lhe vai chegar, visto já ter uma fase em sobrecarga, mas para 4. qualquer coisa já lhe deve dar.
  4.  # 125

    Construção antiga dá nisto...

    Mas continuo com a minha dúvida. Quais os procedimentos exactos para alterar para monofásico antes de chamar cá a EDP.

    Obrigado
  5.  # 126

    Se não percebe patavina disso chame o electricista, se percebe alguma coisa disso (o que não pode ser verdade se não já o tinha feito) é juntar as fases á saída do diferencial, ou seja, os 3 fios que estão a sair do disjuntor diferencial passam a ligar todas numa fase.

    Mas isso com geito até os homens da edp lhe fazem isso.

    Esse diferencial tb tem de ser alterado para um monofasico.

    Depois disso é só fazer o pedido á edp para alteração de trifasica para monofasica a 4kva ou 5kva.

    Por ser uma instalação antiga não tem de estar nesse estado, de quem diabo foi a lembrança de colocar trifásico nessa instalação?
  6.  # 127

    Do antigo dono, do antigo inclino, não sei... Quando cá cheguei estava já assim. Estou a fazer agora porque só agora olhei com atenção... (Atenção, esqueci-me de mencionar: Isto pertence à casa dos meus pais)

    Também não percebo porque é que uma casa que não tem necessidade de qualquer tipo de aparelho trifásico e tem consumos "normais", não tinha logo à partida monofásico.

    Em relação ao diferencial, basta comprar uma de 25A (paras os 5,35kVA), ou até convem que seja em excesso?
  7.  # 128

    o de 25A deve chegar perfeitamente.

    não compre de 30ma senão isso vai estar sempre a disparar, tem de comprar de 300ma.
  8.  # 129

    Não é mais seguro o de 30mA?
  9.  # 130

    Mais segurança terá com o de 30mA, mas se é uma instalação antiga duvido que o de 30mA se aguente ligado.

    Nada como experimentar.
  10.  # 131

    Muito obrigado pela ajuda.

    Vou agora adquirir um Diferencial então. Não sei se é permitido ou não fazer publicidade aqui no forum, mas sabem-me dizer lojas mais em conta deste tipo de material em Lisboa?
  11.  # 132

    uiii
    isso é barato, não conheço sequer lisboa quanto mais casas. hehe

    qualquer casa de electricidade tem isso.
  12.  # 133

    Colocado por: antoniomvprgVou agora adquirir um Diferencial então

    não precisa de comprar mais nada, o que está lá serve perfeitamente.
  13.  # 134

    caro jorge, seria melhor alterar o diferencial para um monofásico. não é pelo preço dele que não se vai alterar.
  14.  # 135

    Colocado por: ultrahipermegade quem diabo foi a lembrança de colocar trifásico nessa instalação?

    pelas cores dos fios e pela madeira isso é uma instalação dos anos 50\60 que ainda tinham fusíveis para protecção dos circuitos e TODAS as instalações dessa altura eram assim, pelo menos em Lisboa a arredores.

    Colocado por: ultrahipermegaé juntar as fases á saída do diferencial, ou seja, os 3 fios que estão a sair do disjuntor diferencial passam a ligar todas numa fase.

    isto só pode ser fieto DEPOIS da alteração para monofásico no contador, outra hipotese é simplesmente agarrar nos 3 fios de fases na saida do diferencial e liga-los todos no borne 5, ficando o azul sem qualquer alteração,

    a potencia recomendada a contratar é de 5,75Kva, nunca menos do que isto,

    e é preciso que a instalação o permita, o que tenho algumas duvidas.
  15.  # 136

    Colocado por: ultrahipermegaseria melhor alterar o diferencial para um monofásico. não é pelo preço dele que não se vai alterar.

    e porquê??
    aquele diferencial trifasico com o fio azul no ligador N e as fases no ligador 5 fazem RIGOROSAMENTE o mesmo e já lá está.
  16.  # 137

    Comprei um 25A 300mA. Menos uma coisa que a EDP possa embirrar.
  17.  # 138

    O que Colocar Monofásico ou trifásico ?

    Estava a receber orçamentos de bombas de calor e reparei q umas empresas orçamentavam material em Monofásico outras em trifásico.

    nota: minha casa vai ter piso radiante 260m2 hidraulico com bomba de calor / todos eletrodomesticos cozinha + iluminacao casa + bomba de calor para aquecimento piscina +deposito 200L de AQS

    Estou a construir moradia, e gostaria de saber o que recomendam se eletricidade deve ser Monofásico ou trifásico ?
  18.  # 139

    Se não vai instalar nada trifásico coloque monofásico,
    no entanto é mais fácil ter uma instalação/baixada trifásica e quando quiser altera para monofásico do que o contrário, não paga mais pelo trifásico pode é dar mais trabalho a equilibrar as fases.
    Veja se tem alguma vantagem em termos de preço e consumos da bomba de calor e decida em função disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscoclement
  19.  # 140

    sabendo que o monofasico esta limitado a 10,35Kva, e isso pode ser um problema pois fica automaticamente limitado na potencia a contratar,

    portanto é de fazer ramal trifasico e depois se assim quiser contrata monofasico, se alguma vez quiser alterar para trifasico é facil, rapido e sem custos,

    o inverso é muito oneroso,

    a bomba de calor se for inverter não tem qualquer diferença ser monofasica ou trifasica, mas em monofasico pode logo absorver metade da potencia máxima do contador, sobrando muito pouco para os restantes usos da habitação.

    PS: 200 litros de AQS é muitíssimo pouco, para aquecimento da piscina o melhor e mais económico é uma solução solar térmica que até ser partilhada com o deposito de AQS, as bombas para piscinas são muito baratas mas de muito fraca qualidade e rendimento.
 
0.0392 seg. NEW