Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Antes mais peço desculpa de iniciar este topico que por aqui já muito foi descutido, mais infelizmente não consegui tirar conclusões para a minha questão.
    Estou a finalizar construção de uma moradia e enfrento-me agora com a duvida qual a melhor opção: obtar por ligação monofasica ou trifasica.
    Para já não encontro custos no site da EDP para um contador trifasico, para assim ver os custos adicionais versus um monofasico.
    A moradia vai ter uma bomba de calor daikin para aquecimento e arrefecimento piso radiante e complemento aos paineis solares para AQS (ainda vou a tempo de escolher se será mono ou trifascia), no entanto argumentam-me que se for trifasica o consumo será menor que monofasica, mas não me sabem dizer se a economia num aparelho trifasico compensa o que mais vou ter que pagar pelo contador trifasico.
    Alem da bomba de calor terei provavelment tb uma bomba para um poço, mas que só deve servir ocasionalmente para regas. A casa tem equipamento habitual, forno, placa indução, maquina levar loiça e roupa, frigorifico e congelador (side by side) etc. Tenho cuidado de obtar por equipamentos de consumo reduzido, lampadas leds, e tb pretendo alimentar maquinas de lavar louça e roupa com agua quente.
    Podem-me orientar para tomar a decisão para acertada e obvio mais economica?
    obrigado desde já
      contador.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: kuestenpeterPara já não encontro custos no site da EDP para um contador trifasico,

    Potência Contratada 10,35 kVA (trifásico) - 15.67€/mês
  3.  # 3

    a opção entre trifasico ou monofasico não pode ser como a coloca,

    porque quer em monofasico quer em trifasico, aquilo que paga é a potencia e não a corrente, a diferença é que em monofásico somente pode colocar até 10,35Kva (maximos) e em trifásico pode ir até aos 20,7Kva,

    para a mesma potencia paga o mesmo,

    em trifásico fica é com possibilidade de colocar mais potencia caso necessite, bastando solicitar via online ou telefone
    • eu
    • 29 setembro 2011 editado

     # 4

    Colocado por: kuestenpeterargumentam-me que se for trifasica o consumo será menor que monofasica

    Quem lhe disse isso ? Não há razão nenhuma para um aparelho trifásico gastar menos que um monofásico...

    Não vejo nenhum motivo para ter energia trifásica numa moradia...
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesa opção entre trifasico ou monofasico não pode ser como a coloca,
    para a mesma potencia paga o mesmo,

    em trifásico fica é com possibilidade de colocar mais potencia caso necessite, bastando solicitar via online ou telefone


    Jorge Alves,
    sendo assim será sempre vantajoso obtar pelo trifasico se o custo da potencia contrada é sempre igual, certo?
    a potencia que me foi sugerida foi 13.8 KVA, seguinda a sua explicação que a partir 10.35 terá que se obtar pelo trifasico, parece que de qualquer forma não terei outras opções. percebi bem?
  5.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Potência Contratada 10,35 kVA (trifásico) - 15.67€/mês


    é o mesmo valor que se paga então em monofasico pois corresponde ao que a EDP tem na sua tarifa: http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx
  6.  # 7

    Colocado por: eu
    Quem lhe disse isso ?

    o instalador



    Colocado por: eu
    Não vejo nenhum motivo para ter energia trifásica numa moradia...

    porquê?
    • eu
    • 29 setembro 2011

     # 8

    Colocado por: kuestenpeterporquê?


    Qual é a vantagem de ter energia trifásica? Não vejo nenhuma...
  7.  # 9

    O sistema trifásico tem a vantagem, tal como já foi aqui explicado, de ser adequado para situações onde o consumo de energia é maior.

    Tem uma pequena desvantagem, em caso de queda de postes devido por exemplo a acidentes, as casas c\ trifásico têm maior probabilidade de ficar c\ os electrodomésticos avariados, mas a EDP costuma pagar isso.

    Na minha rua caiu um pinheiro na linha de abastecimento eléctrico e apenas as moradias c\ trifásico é q ficaram c\ os electrodomésticos pifados.

    Não é verdade q o trifásico resulte em consumos inferiores
  8.  # 10

    Não vejo nenhuma...
    1ª vatagem é mais caro a trifasica que a monofasica em termos de contador, i,é bom para a EDP e agora com o aumento do IVA, maravilha.

    2ª vantagem faz melhor distribuição com 3 fases do que com uma, uma moradia não é um apartamento
  9.  # 11

    Colocado por: Paramontemas a EDP costuma pagar isso.


    Treeeetaaaaaaa. :)
    Concordam com este comentário: bmxer, luis caetano
    • eu
    • 29 setembro 2011

     # 12

    Colocado por: ParamonteO sistema trifásico tem a vantagem, tal como já foi aqui explicado, de ser adequado para situações onde o consumo de energia é maior.

    Fosga-se... 45 ampéres monofásico não chega para uma moradia? Qual é a vantagem de ter 3 x 15 ampéres versus 1 x 45 ampéres?

    Colocado por: Paramonte
    Não é verdade q o trifásico resulte em consumos inferiores

    Claro que não: os consumos são exactamente os mesmos.

    Colocado por: pdavidmarques
    2ª vantagem faz melhor distribuição com 3 fases do que com uma, uma moradia não é um apartamento

    Treta. 1 x 45 ampéres ou 3 x 15 ampéres é exactamente o mesmo. Aliás, com 1 x 45 ampéres não precisa de andar a equilibrar os circuitos entre as fases.

    E digo mais: numa instalação monofásica é muito mais fácil aproveitar a potência contratada até ao limite, pois numa instalação trifásica isso só pode ser feito se os consumos estiverem no limite nas três fases ao mesmo tempo... o que é quase impossível de se conseguir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, system32, nmex2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuestenpeter
  10.  # 13

    Colocado por: MikeMelga

    Treeeetaaaaaaa. :)


    pagam quando estão de bom humor!!!
  11.  # 14

    Como o Jorge Alves disse, a vantagem do trifásico é poder ter uma potência de 20,7 em vez de um máximo de 10,35.

    A questão é que se 10,35 forem suficientes então é preferível a monofásica já que aproveita melhor a potência total.
    Na trifásica se tiver uma potência por exemplo de 13,8, tem 4,6 por fase. Se os electrodomésticos dessa fase consumirem 5 o contador vai abaixo, enquanto que se tivesse monofásica de 5,75 não ia, partindo do pressuposto que não havia mais nada ligado. É importante uma boa distribuição das cargas numa instalação trifásica, mas a distribuição nunca é perfeita, pelo que em trifásico normalmente tem de se ter uma potência superior à monofásica,, com consequente custo.

    Eu quando tinha tri a 10,35, a luz ia abaixo quando ligava um dado aquecedor juntamente com a máquina de lavar louça. Quando passei para 6,9 monofásico deixei de ter esse problema e poupei mais de 5 euros por mês.

    Por isso tem é de fazer contas e ver se em simultâneo necessita de mais de 10,35 Kva, o que corresponde sensivelmente a 10 000 w.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuestenpeter
  12.  # 15

    ok, então imaginamos que obto por monofasico 10.35 KVA, mas se depois um dia noto que não é suficiente e preciso de mais (p.ex 13.8) vou ter que fazer alteração ao quadro e pedir novo certificado a Certiel.
    certo?
    • mog
    • 29 setembro 2011

     # 16

    Colocado por: kuestenpeterBoa noite,
    Antes mais peço desculpa de iniciar este topico que por aqui já muito foi descutido, mais infelizmente não consegui tirar conclusões para a minha questão.
    Estou a finalizar construção de uma moradia e enfrento-me agora com a duvida qual a melhor opção: obtar por ligação monofasica ou trifasica.
    Para já não encontro custos no site da EDP para um contador trifasico, para assim ver os custos adicionais versus um monofasico.
    A moradia vai ter uma bomba de calor daikin para aquecimento e arrefecimento piso radiante e complemento aos paineis solares para AQS (ainda vou a tempo de escolher se será mono ou trifascia), no entanto argumentam-me que se for trifasica o consumo será menor que monofasica, mas não me sabem dizer se a economia num aparelho trifasico compensa o que mais vou ter que pagar pelo contador trifasico.
    Alem da bomba de calor terei provavelment tb uma bomba para um poço, mas que só deve servir ocasionalmente para regas. A casa tem equipamento habitual, forno, placa indução, maquina levar loiça e roupa, frigorifico e congelador (side by side) etc. Tenho cuidado de obtar por equipamentos de consumo reduzido, lampadas leds, e tb pretendo alimentar maquinas de lavar louça e roupa com agua quente.
    Podem-me orientar para tomar a decisão para acertada e obvio mais economica?
    obrigado desde já


    Boas,

    Não sou profissinal, sou um consumidor exatamente na mesma situação que você.

    A minha bomba de calor é trifásica, logo tive que ir para contador trifásico. Se tiver possibilidade de colocar uma bomba monofásica (se esta tiver capacidade de alimentar o radiante - veja a área a climatizar) não hesite. Isto porque se for para trifásico certamente terá de contratar uma potência 20.7 kva o que significa que só de potência vai pagar qase 1 euro/dia. Se optar por monofásico acredito que poderá contratar apenas 10.35 kva, poupando um bom bocado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuestenpeter, luis caetano
    • mog
    • 29 setembro 2011

     # 17

    Colocado por: kuestenpeterok, então imaginamos que obto por monofasico 10.35 KVA, mas se depois um dia noto que não é suficiente e preciso de mais (p.ex 13.8) vou ter que fazer alteração ao quadro e pedir novo certificado a Certiel.
    certo?


    Em princípio será assim. Mas não acredito sinceramente que precise de mais potência. Eu, se pudesse voltar atrás, teria feito todos os possíveis para ficar com o monofásico.
  13.  # 18

    Eu quando comprei este apartamento, ele estava certificado para tri a 13,8kva. A EDP permitiu-me passar para Mono, e suponho que se for necessário, poderei passar para tri sem necessidade de novo certificado.

    Se estiver correcto nisto e se for possível fazer o mesmo numa moradia, poderia preparar a sua instalação para tri e depois pedir monofásico a ver como se dá.

    De qualquer modo, apenas um electricista ou a EDP poderão dizer se isto é realmente possível
  14.  # 19

    acabo de fazer precisamente esta questão à EDP (via telefone). Se terei que pedir nova certidão se passar de 10 monof. para 13 trif.
    a Senhora disse-me (algo pouco segura) que em principio não.
    acho que vou ficar pelo monofasico, pelos argumentos maioritarios, parece-me a melhor opção
  15.  # 20

    falei agora tb com o instalador da bomba de calor ele disse-me que a maquina (Dakin - Altherm), precisava de 15A (talvez um pouco mais no arranque).
    alguem sabe-me dizer o que isto pode significar para potencia que penso contratar de 10.35 KVA?
 
0.0329 seg. NEW